Covid-19

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
LuisFreitas disse:
Claro que espero genuinamente que tenhamos uma vacina segura e eficaz o mais cedo possível...

Mas quando leio que a GSK e a Sanofi estão a trabalhar em conjunto, e que mesmo assim só conseguirão massificar a produção no final do próximo ano, não posso deixar de desconfiar de opções milagrosas...

https://www.theguardian.com/science/2020/apr/14/gsk-and-sanofi-join-forces-to-work-on-coronavirus-vaccine
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,118
23,746
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
O Cavaco recusar ir ao Parlamento celebrar o 25 de Abril, é como eu recusar ir ao Marquês festejar o título do regime.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,806
25,818
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Treinador de Bancada disse:
O Cavaco recusar ir ao Parlamento celebrar o 25 de Abril, é como eu recusar ir ao Marquês festejar o título do regime.
Olha aí está uma notícia que eu não estava nada à espera.. É a sua oportunidade para se conciliar com o mundo das internet´s..
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,829
5,970
45
Lisboa
miguelmv5 disse:
Claro que espero genuinamente que tenhamos uma vacina segura e eficaz o mais cedo possível...

Mas quando leio que a GSK e a Sanofi estão a trabalhar em conjunto, e que mesmo assim só conseguirão massificar a produção no final do próximo ano, não posso deixar de desconfiar de opções milagrosas...

https://www.theguardian.com/science/2020/apr/14/gsk-and-sanofi-join-forces-to-work-on-coronavirus-vaccine
Não sei. Acho que é um trabalho um bocado assimétrico. Há quem disponha de meios financeiros gigantescos, há quem invista mais na qualidade e especialização dos recursos humanos, há quem esteja mais ligado às Universidades..... Acredito que a vacina possa sair de qualquer um. Já a produção em massa, obviamento que só pode ser feita por uma grande farmacêutica.
 

Kandinsky

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
5,520
5,481
Conquistas
4
  • Taça de Portugal 19/20
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Jorge Costa
Vlk disse:
Não sei. Acho que é um trabalho um bocado assimétrico. Há quem disponha de meios financeiros gigantescos, há quem invista mais na qualidade e especialização dos recursos humanos, há quem esteja mais ligado às Universidades..... Acredito que a vacina possa sair de qualquer um. Já a produção em massa, obviamento que só pode ser feita por uma grande farmacêutica.
E sem a produção em massa pouco nos adiantará que a vacina exista. Mas concordo que a vacina pode sair de qualquer um! Principalmente se houver troca de informações e colaboração entre laboratórios - o que acredito que haja, a uma escala nunca antes vista
 

Paredes5

Tribuna Presidencial
16 Janeiro 2013
10,860
12,791
Conquistas
9
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Deco
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
Estou a tentar arranjar um adjectivo para os indivíduos que vão sozinhos no carro com a máscara colocada mas no entanto estão a enviar sms ou a aceder à internet no tlm enquanto conduzem.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,573
1,533
Paredes5 disse:
Estou a tentar arranjar um adjectivo para os indivíduos que vão sozinhos no carro com a máscara colocada mas no entanto estão a enviar sms ou a aceder à internet no tlm enquanto conduzem.
Faz-me lembrar um amigo meu que ao tentar telefonar à mulher recebe uma msg "nao posso atender, estou a conduzir". Com os 2  filhos no carro, claro.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,284
13,381
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Paredes5 disse:
Estou a tentar arranjar um adjectivo para os indivíduos que vão sozinhos no carro com a máscara colocada mas no entanto estão a enviar sms ou a aceder à internet no tlm enquanto conduzem.
Ainda agora ví na janela um fulano a passar na rua a baixar a máscara para ver qualquer coisa no tlm e sem luvas nas mãos. Como se fosse preciso baixar a máscara para ver qualquer coisa no tlm.
 

DaniMontana

Quitters never win and winners never quit.
12 Janeiro 2015
15,175
10,065
38
Londres
Devenish disse:
Ainda agora ví na janela um fulano a passar na rua a baixar a máscara para ver qualquer coisa no tlm e sem luvas nas mãos. Como se fosse preciso baixar a máscara para ver qualquer coisa no tlm.
Eu preciso por causa dos óculos
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,634
3,087
Devenish disse:
Ainda agora ví na janela um fulano a passar na rua a baixar a máscara para ver qualquer coisa no tlm e sem luvas nas mãos. Como se fosse preciso baixar a máscara para ver qualquer coisa no tlm.
E as luvas ou falta delas influencia em que?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,284
13,381
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
AdrianSmith disse:
E as luvas ou falta delas influencia em que?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Neste caso não influencia mas se eu for ao supermercado por exemplo devo ou não usar luvas ou é indiferente? Quando saio de casa para uma saída sem ir digamos a lado nenhum, ou seja ir à esquina e voltar um exemplo, luvas levo mas não máscara e não levo tlm. Luvas servem para quê? Acho que deves ser.
 

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Se uma vacina for desenvolvida e produzida em massa dentre de 18 meses a 2 anos, podemos dizer que já é um milagre, tendo em conta que a maioria das vacinas demorou em média 10 a 15 anos a ser desenvolvida e a ser disponibilizada em massa. Talvez desta vez seja possível pelo esforço conjunto, nível de investimento e o lucro.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,634
3,087
Devenish disse:
Neste caso não influencia mas se eu for ao supermercado por exemplo devo ou não usar luvas ou é indiferente? Quando saio de casa para uma saída sem ir digamos a lado nenhum, ou seja ir à esquina e voltar um exemplo, luvas levo mas não máscara e não levo tlm. Luvas servem para quê? Acho que deves ser.
É quase irrelevante as luvas.

Já falei com médicos que me disseram claramente que te podem dar uma sensação de segurança inexistente e basta pensar para se perceber isso.
Eu as vezes uso mas na verdade se andar com um desinfetante e limpar as mãos, acaba por ser melhor.

Quanto às pessoas fazerem asneiras com as máscaras... acho muita piada esse tipo de comentários.
A DGS era criticada por dizer que as máscaras davam uma falsa sensação de segurança. E por dizerem que só se devia usar máscara se se soubesse como o fazer.
E agora vejo pessoas a criticar outras por não o saberem fazer.

Guess what? Praticamente ninguém está habituado às máscaras. Eu noutro dia usei e debati-me com imensos problemas e fiz certamente muita cagada e realmente questionei-me se o melhor não seria nem usar em vez de usar mal.

Nós estamos a falar de pessoas, não de robots.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,829
5,970
45
Lisboa
AdrianSmith disse:
É quase irrelevante as luvas.

Já falei com médicos que me disseram claramente que te podem dar uma sensação de segurança inexistente e basta pensar para se perceber isso.
Eu as vezes uso mas na verdade se andar com um desinfetante e limpar as mãos, acaba por ser melhor.

Quanto às pessoas fazerem asneiras com as máscaras... acho muita piada esse tipo de comentários.
A DGS era criticada por dizer que as máscaras davam uma falsa sensação de segurança. E por dizerem que só se devia usar máscara se se soubesse como o fazer.
E agora vejo pessoas a criticar outras por não o saberem fazer.

Guess what? Praticamente ninguém está habituado às máscaras. Eu noutro dia usei e debati-me com imensos problemas e fiz certamente muita cagada e realmente questionei-me se o melhor não seria nem usar em vez de usar mal.

Nós estamos a falar de pessoas, não de robots.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Com médicos? Criou-se este mito de que os médicos são experts neste assunto. A esmagadora maioria dos médicos dizia em Fevereiro que não devíamos andar de mascara. A maioria deles só pensa (ou pensava) nos meios de protecção na lógica de bloco operatório em que o objectivo é protejer um único indivíduo, não numa lógica de disseminação de grupo. E muitos deles também sabem tanto de luvas como eu de guardas-chuva, sabem lá identificar se são de nitrilo ou do que quer que seja, ou se são permeáveis ou não.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,634
3,087
Vlk disse:
Com médicos? Criou-se este mito de que os médicos são experts neste assunto. A esmagadora maioria dos médicos dizia em Fevereiro que não devíamos andar de mascara. A maioria deles só pensa (ou pensava) nos meios de protecção na lógica de bloco operatório em que o objectivo é protejer um único indivíduo, não numa lógica de disseminação de grupo. E muitos deles também sabem tanto de luvas como eu de guardas-chuva, sabem lá identificar se são de nitrilo ou do que quer que seja, ou se são permeáveis ou não.
É uma questão de senso comum o uso de luvas.

E para os médicos efetivamente é importante.
Explica-me em quê que as luvas ajudam assim tanto.

Sais de casa com as luvas. E depois?

As luvas só te ajudam se tu saires com elas postas e as deitares fora mal chegues e depois não lavares as mãos.


Em tudo resto é igual. Se tiveres os mesmos cuidados, não muda nada.

O virus tanto fica nas luvas como nas mãos.
E se levares desinfetante contigo, diria que é mais fácil limpar as mãos que as luvas.


Eu até as uso por panca, é quase um extra de proteção.
Mas olhando de forma fria, não é a coisa mais relevante.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
AdrianSmith disse:
É quase irrelevante as luvas.

Já falei com médicos que me disseram claramente que te podem dar uma sensação de segurança inexistente e basta pensar para se perceber isso.
Eu as vezes uso mas na verdade se andar com um desinfetante e limpar as mãos, acaba por ser melhor.

Quanto às pessoas fazerem asneiras com as máscaras... acho muita piada esse tipo de comentários.
A DGS era criticada por dizer que as máscaras davam uma falsa sensação de segurança. E por dizerem que só se devia usar máscara se se soubesse como o fazer.
E agora vejo pessoas a criticar outras por não o saberem fazer.

Guess what? Praticamente ninguém está habituado às máscaras. Eu noutro dia usei e debati-me com imensos problemas e fiz certamente muita cagada e realmente questionei-me se o melhor não seria nem usar em vez de usar mal.

Nós estamos a falar de pessoas, não de robots.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Por acaso acho o mesmo. Comecei a andar mais regularmente de mascara e, na verdade, sente-se um bocado mais de segurança porque parece que ao ter a mascara retraio mais o tocar na cara (isto é uma visão puramente pessoal). Como se fosse uma barreira.

Com luvas já não sinto isso. Por isso vou sempre sem luvas e chego ao carro e passo o alcool-gel.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,806
25,818
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Sakamoto disse:
Por acaso acho o mesmo. Comecei a andar mais regularmente de mascara e, na verdade, sente-se um bocado mais de segurança porque parece que ao ter a mascara retraio mais o tocar na cara (isto é uma visão puramente pessoal). Como se fosse uma barreira.

Com luvas já não sinto isso. Por isso vou sempre sem luvas e chego ao carro e passo o alcool-gel.
Os fdp´s dos meus vizinhos andam com máscaras para se protegerem.. alguns deles, ao chegarem perto de casa, atiram-nas para o chão.. Conclusão.. salvaguardados mas porcos. Um clássico.

Ps: ver a maioria dos portugueses usar uma máscara é como assistir a um filme do chaplin ou do mister bean..