Covid-19

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
6,930
9,640
Isso é de Maio e não tem muito a ver com o que falei.

Eles estão com 30mil casos (qualquer coisa por aí), mas têm uma taxa de mortalidade de 0,2%.

Eu sei que essa deve ser a taxa real se formos pelos números de estudos (até o último que a OMS lançou há umas semanas), mas a taxa de mortalidade oficial no mundo anda muito muito acima disso. Para aí nos 4%.

Gostava de perceber o porquê. Testam toda a gente?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Especulando um bocado, pode estar relacionado com o rácio de % de população idosa que o país tem.

Os países do leste europeu, Balcãs, etc, são países com uma população bastante mais jovem do que os países da Europa do Sul, por razões históricas, das guerras que tiveram, etc.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,624
3,071
Especulando um bocado, pode estar relacionado com o rácio de % de população idosa que o país tem.

Os países do leste europeu, Balcãs, etc, são países com uma população bastante mais jovem do que os países da Europa do Sul, por razões históricas, das guerras que tiveram, etc.

Talvez mas estamos a falar duma diferença brutal. É uma diferença 20x inferior a muitos países na taxa de mortalidade. E se formos a países como Itália então a diferença é mais de 50x inferior se não estou em erro.

Todos sabemos que esses países com taxas de mortalidade superiores a 10% estão muito longe dos números reais de infetados.
Mas para se ter uma taxa de 0,2% é porque o número deve estar muito próximo do real. Daí a minha pergunta de se testaram todos.

Ou então o número de mortos está muito por baixo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,624
3,071
A Islândia também está perto desses valores e na verdade lembro-me deles terem testado em massa no início.

Israel também tem uma taxa de mortalidade relativamente baixa, mas mesmo assim 3 vezes superior que a Eslováquia.


Cada vez mais acredito naquele número dos 10% de infetados.
Os números de infetados naqueles países que chegaram a ter taxas entre os 10 e 20% de mortalidade devem estar umas 10/20x por baixo.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,754
25,622
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A causa da sua morte foi o covid.
Não falei em saúde... Mas sim em forma física, a saúde não vejo, nem eu nem tu, já a forma é evidente.

A notícia é mais uma do imenso rol de informações sobre a perigosidade do vírus, quem não o reconhece e continua a pensar que estamos a falar numa gripe é que é perigoso para a sociedade.
O que o terá morto terá sido o covid ou terá sido a utilização abusiva de esteróides? Eu não sei, talvez se consiga arranjar a autópsia do rapaz para se saber a forma física em que ele se encontrava realmente.
Por cada notícia alarmista deste género temos milhares de outras pessoas que estão infetadas e apanhar banhos de sol, tal é a gravidade deste vírus onde a enorme maioria das pessoas são assintomáticas. Mas vá, vamos contribuir mais um pouco para a histeria colectiva que nos leve a um novo confinamento e à ruína total deste país.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,624
3,071
O que o terá morto terá sido o covid ou terá sido a utilização abusiva de esteróides? Eu não sei, talvez se consiga arranjar a autópsia do rapaz para se saber a forma física em que ele se encontrava realmente.
Por cada notícia alarmista deste género temos milhares de outras pessoas que estão infetadas e apanhar banhos de sol, tal é a gravidade deste vírus onde a enorme maioria das pessoas são assintomáticas. Mas vá, vamos contribuir mais um pouco para a histeria colectiva que nos leve a um novo confinamento e à ruína total deste país.

É olhar para estes números que falei da Eslováquia.


Como é que ninguém levanta este assunto?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,997
39,473
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Sim, os ultimos 3 dias parece que estabilizaram um pouco.

O preocupante são os internamentos a aumentar a olhos vistos e o número de mortos com números elevados.
Estes numeros não podem ser analisados ao dia, tem que se ter pelo menos 1 semana para se perceber algumas tendencias.

Gostava de ver os internamentos e óbitos da gripe nos últimos anos comparado com os números de óbitos por covid + gripe usual aka influenza deste ano, penso que só assim é que dá para ter uma ideia real do que se passa.
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,624
3,071
Hoje já tornou a ser uma grande merda. Nao percebo estas grandes discrepâncias! :/
É a coisa mais normal. Ainda para mais se tivermos em conta que só uma % dos casos são detetados.


Eu já deixei de me “preocupar” com o número de casos. É inevitável apanharmos isto quase todos. É esperar que não se entupa os hospitais (o que começa a ser difícil, admito), mas acho que é preciso ter consciência que isto ou já nos apanhou, ou muito provavelmente vai apanhar. Não há muito como fugir.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
É a coisa mais normal. Ainda para mais se tivermos em conta que só uma % dos casos são detetados.


Eu já deixei de me “preocupar” com o número de casos. É inevitável apanharmos isto quase todos. É esperar que não se entupa os hospitais (o que começa a ser difícil, admito), mas acho que é preciso ter consciência que isto ou já nos apanhou, ou muito provavelmente vai apanhar. Não há muito como fugir.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Mas por exemplo, vínhamos a 4 dias seguidos num decréscimo de novos casos.. mas hoje foi o 2 dia com mais casos..! É de loucos..!

E depois vais a ver, numero de mortos continua alto, internamentos a subir e nos ICI também.. aqui é que esta a merda! :/

Pah, pois.. continuando assim temo que tenhas razão! :/
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,624
3,071
Mas por exemplo, vínhamos a 4 dias seguidos num decréscimo de novos casos.. mas hoje foi o 2 dia com mais casos..! É de loucos..!

E depois vais a ver, numero de mortos continua alto, internamentos a subir e nos ICI também.. aqui é que esta a merda! :/

Pah, pois.. continuando assim temo que tenhas razão! :/

Repara, quanto mais casos tens maior a tendência de o dia a seguir ser maior.
Agora, com tempo de incubação, demora de rastreio nos testes, demora dos resultados, alguma desorganização em saber quem deve testar,... é normal as discrepâncias. Que nem acho assim tão grandes.

O número de mortos tem crescido com o número de casos, mas parece-me que a taxa de mortalidade tem caído muito. A confirmar nos próximos tempos.
Mas provavelmente isso deve-se mais ao número de testes. Contudo não excluiria outros aspetos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,486
16,896
33
Vila Das Aves
Hoje já tornou a ser uma grande merda. Nao percebo estas grandes discrepâncias! :/
Não é difícil de perceber.

Normalmente segunda e terça feira tem números mais baixos porque ao fim de semana existem ene de laboratórios que encerram, logo não são conhecidos tantos resultados como durante a semana, daí que existam "picos" de casos positivos a partir de quarta-feira.

Em todo caso isto é preocupante:

14/10 (última quarta-feira)
Casos: +2072
Internamentos: +41
Int. em UCI: +3
Óbitos: +7

21/10 (hoje)
Casos: +2535
Internamentos: +35
Int. em UCI: +11 (!!!)
Óbitos: +16 (!)
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,500
18,046
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Segundo a RTP, Hospital de Gaia já preencheu todas as camas de cuidados intensivos e Lisboa está com 77% das camas preenchidas.
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,888
9,271
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
O padrão é comum a muitos países, oscilações sucessivas do número de infectados ao longo da semana, repetidas de semana para semana, variando a amplitude das curvas conforme o cenário se agrava ou aligeira.


Comparem-se as médias a três dias e a semanal.

A tendência não pode ser observada numa sequência de um, dois, três dias, mas sim comparando período de tempo mais prolongados. Aumentos e decréscimos em três, quatro dias sucessivos é a normalidade.
 
  • Like
Reações: arkeru

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,343
40,074
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Não é difícil de perceber.

Normalmente segunda e terça feira tem números mais baixos porque ao fim de semana existem ene de laboratórios que encerram, logo não são conhecidos tantos resultados como durante a semana, daí que existam "picos" de casos positivos a partir de quarta-feira.

Em todo caso isto é preocupante:

14/10 (última quarta-feira)
Casos: +2072
Internamentos: +41
Int. em UCI: +3
Óbitos: +7

21/10 (hoje)
Casos: +2535
Internamentos: +35
Int. em UCI: +11 (!!!)
Óbitos: +16 (!)
Pois é.. e muito! :/ era bom que ao menos o numero de internamentos parasse de aumentar! :/
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Esta diminuição do número de casos ao domingo, segunda e terça tem a ver com o número de testes/testes reportados, uma vez que ao fim de semana há uma menor atividade de testagem.