Covid-19

John Wick

Tribuna
31 Outubro 2019
3,805
7,979
Conquistas
2
  • Novembro/19
  • Deco
Claro que num mundo edílico teríamos um SNS com uma cama para cada doente, teríamos um autocarro para cada pessoa., etc etc.

Agora achar que algum pais vai dimensionar o sistema de saúde, ou o sistema de transportes para uma situação como estas que é algo absolutamente extraordinário é apenas uma fantasia.

P.e. mesmo que em lisboa ou Porto quisessem aumentar o numero de equipamentos que tenham no metro em 6 meses era impossível faze-lo. A mesma coisa em numero de autocarros.

Claro que as medidas tem de ser tomadas ao nível da procura, em termos de oferta é impossível mudar significativamente em 6 meses.
Naturalmente. Foi o que frisei. Depois há outras questões, como as condições de habitação, quantas pessoas em Portugal é que podem estar em casa isoladas do restante agregado familiar? Muito poucas, quem diz Portugal, diz outros países. É uma situação complicada e este número de casos por toda a Europa acaba por ser normal face a um aumento brutal da mobilidade e tudo aquilo que falamos antes.

Claro que isto não tira responsabilidades aos governos e na forma como prepararam a 2ª vaga. Seria utópico termos adaptado o SNS, os transportes, as escolas, etc., em 6 meses, mas poderia ter sido feito muito, muito mais.

Em Portugal, nunca houve planeamento, de nada, as coisas fazem-se sempre em cima do joelho, somos improvisadores por natureza.
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,671
3,156
Epa coitados dos miúdos, em casa, com os seus gadjets, as redes sociais, as consolas e mais um monte de coisas...
É mesmo má esta vida!

A única coisa que me põe triste, é os miúdos menos afortunados, dos bairros sociais, que perdem o comboio do elevador social.

Isso é "castrar". E é nesses que temos pensar sempre ao tomar medidas mais drásticas.

Porque realmente eu falei só dos miúdos que têm isso tudo...

Mas seja quais forem os miúdos, vem aí uma geração ainda mais fechada.

Se tu achas isso bem, ok.
Eu acho que o teu problema é mais com o mensageiro do que com a mensagem.
Mas nisso não te posso ajudar meu caro.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,788
4,434
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Naturalmente. Foi o que frisei. Depois há outras questões, como as condições de habitação, quantas pessoas em Portugal é que podem estar em casa isoladas do restante agregado familiar? Muito poucas, quem diz Portugal, diz outros países. É uma situação complicada e este número de casos por toda a Europa acaba por ser normal face a um aumento brutal da mobilidade e tudo aquilo que falamos antes.

Claro que isto não tira responsabilidades aos governos e na forma como prepararam a 2ª vaga. Seria utópico termos adaptado o SNS, os transportes, as escolas, etc., em 6 meses, mas poderia ter sido feito muito, muito mais.

Em Portugal, nunca houve planeamento, de nada, as coisas fazem-se sempre em cima do joelho, somos improvisadores por natureza.
Clara que se podia ter feito mais, mas repara pouca gente reparou numa noticia que dizia que o numero de dias de baixa dos profissionais de saúde nos últimos 6 meses bateu os records de sempre.

E não foi apenas por estar infetados por COVID. Eu pessoalmente conheço 2 enfermeiras que usaram o apoio à família para ficar em casa com os filhos, e eu não as critico. Conheço outra que esta de baixa psicológica há 3 meses pois não aguentou o stress dos últimos meses e entrou em Burnout.

Vou repetir o que já escrevi para que não restem duvidas o COVID veio por a nu os problemas da nossa sociedade (não apenas Portuguesa mas mundial) governantes incapazes e uma cultura generalizada em que o eu se sobrepõe ao nós.

Sobre os Portugueses e o improviso, há uns anos um formador contou numa formação que assisti a seguinte historia (segundo ele verídica):

Existia um proverbio holandês do seculo 17/18 ( e convém não esquecer que antes disso até guerras entre Portugueses e holandeses existiram) que dizia: Nenhum barco Holandês deve sair para o mar sem um Português a bordo.

Mas prendam-no, pois no dia a dia ele só faz merda. No entanto se tiverem um enrascando libertem o Português que ele consegue sempre desencantar uma solução.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,385
13,482
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Já tivemos "hospitais" de campanha, exemplo o Palácio de Cristal mas há muitos mais, que foram desativados. Está na hora de os montarem novamente. Não tiveram utilização na altura porque não foi preciso mas é altura de os montarem novamente e não apenas se a situação for desesperada. E há ainda os hospitais privados, misericórdias e militares. Isto pode libertar os Hospitais para continuarem a tratar doentes sem misturas. Todos os doentes que sejam transportados para os Hospitais em ambulâncias com covid em situação grave, se não for grave não vão de ambulância, deviam ter uma receção só para esses casos.
Isto algumas das medidas preventivas que deviam ser já tomadas. Mas há outras já aqui focadas. A China quando teve o problema grave na provincia de Hubei e concretamente em Wuhan agíu com certas medidas que se mostraram eficazes - não interessa nisto se o regime é democrático, ditatorial ou social-fascista como é o caso da China.
Faltou-me dizer uma coisa; para montarem estes serviços vão precisar de mais gente, desde médicos, enfermeiros e auxiliares de vários tipos. É altura de gastar dinheiro naquilo que é urgente.
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
296
840
Eu acho que a malta não esta bem ciente do que esta a acontecer nos hospitais aqui do Norte.

Lockdown total nao me acredito porque ha uma diferença muito significativa na distribuição dos casos, basta ver o mapa de hoje para perceber que nao faria sentido por exemplo promover um confinamento na região do Algarve... Mas aqui no Norte a situação vai ser, a muito curto prazo, absolutamente insustentável. Medidas de reforço dos transportes e do SNS já não chegam a tempo de ter resultados práticos em tempo útil, não sei mesmo o que vão fazer.
 

Eclipsisboy

COMO NÓS, UM DE NÓS! 💙
25 Maio 2014
27,345
40,102
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Muitas das medidas que têm vindo a ser tomadas por toda a Europa, são medidas desesperadas, com um impacto marginal na redução da transmissão e sem evidências científicas de que resultam. São tentativas compreensíveis de tentar alterar o comportamento das pessoas. Mesmo assim, podes aplicar um recolher obrigatório das 22h às 6h da manhã, vai ter um impacto praticamente inexistente. Aquilo que realmente faz a diferença, são SNS's musculados, bem preparados, transportes públicos reforçados que permitem às pessoas manter a distância nas horas de ponta, condições de trabalho e condições escolares que permitam que as pessoas mantenham a distância, espaços bem ventilados (algo fundamental), etc. Não há muitos países com capacidade para usufruir deste tipo de condições.
Pois nao. E nós somos um desses.. dos que não esta preparado.

Quando um jornalista pergunta a Marta Temido a solução para os ajuntamentos de pessoas nos transportes públicos em horas de ponta e a resposta dela foi : "ja estamos a aumentar as fiscalizações e as coimas.."! Penso que não é preciso dizer mais nada!

Mas então é essa a solução? Não é aumentar os transportes públicos? É multar quem tem que o usar para ir e regressar dos trabalhos?
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,166
39,827
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19

Mais um efeito colateral de ter focado tudo no Covid.
Por acaso fiquei a saber de um caso de uma mulher que vive a poucos km de mim, que foi diagnosticada esta semana com cancro da mama já numa fase avançada, precisamente por essa razão.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,414
15,634
Vila Nova de Gaia, 1975
Naturalmente. Foi o que frisei. Depois há outras questões, como as condições de habitação, quantas pessoas em Portugal é que podem estar em casa isoladas do restante agregado familiar? Muito poucas, quem diz Portugal, diz outros países. É uma situação complicada e este número de casos por toda a Europa acaba por ser normal face a um aumento brutal da mobilidade e tudo aquilo que falamos antes.

Claro que isto não tira responsabilidades aos governos e na forma como prepararam a 2ª vaga. Seria utópico termos adaptado o SNS, os transportes, as escolas, etc., em 6 meses, mas poderia ter sido feito muito, muito mais.

Em Portugal, nunca houve planeamento, de nada, as coisas fazem-se sempre em cima do joelho, somos improvisadores por natureza.
Pensar que isso é um problema de Portugal é um equívoco.

Ainda ontem ouvia de uma familiar da minha mulher que é médica na Suécia, que estavam a receber inúmeros pacientes Covid da Polónia e da Alemanha por falta de capacidade de resposta desses países.

Da Alemanha vê lá...
 
  • Like
Reações: domribeiro

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,166
39,827
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Acho que as próprias pessoas vão começar a fechar-se em casa como fizeram da primeira vez..! Antes de o governo decretar novo estado de emergência, as próprias pessoas, vão começar a fechar-se em casa.

E com isso é uma questão de dias até ser decretado o estado de emergência e novo lockdown.. nenhum de nós quer isso! Todos nós sabermos que isso vai ser o último dos recursos. Mas temos de admitir que não estamos a ajudar em nada!

Os números estão aí..!

Isto acaba por ser uma medida em que o estado nem tem escolha.. porque se o SNS começar a não dar resposta, eles não têm outra escolha que não seja novo lockdown para começar a dar um fôlego ao SNS..!
As que têm mais risco já deviam era estar em lockdown...

Fechas o país e daqui a uns meses não há dinheiro para os hospitais funcionarem.
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,671
3,156
As que têm mais risco já deviam era estar em lockdown...

Fechas o país e daqui a uns meses não há dinheiro para os hospitais funcionarem.
Eu tenho é dúvidas nos recolher obrigatórios.

Isso ajuda alguma coisa ou é só show off?
E em termos económicos, não sendo um lockdown eu diria que não anda muito longe no impacto...

Acho o pior de dois mundos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
296
840
Eu tenho é dúvidas nos recolher obrigatórios.

Isso ajuda alguma coisa ou é só show off?
E em termos económicos, não sendo um lockdown eu diria que não anda muito longe no impacto...

Acho o pior de dois mundos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
So vejo como efetivo no ponto de vista em que reduz não so os ajuntamentos noturnos da malta mais jovem (tradicionalmente mais descontraídos e sem regras À noite) mas também a afluência de pessoas a cafés/bares/shoppings/cinemas e outros espaços do género que são espaços fechados de mais difícil controlo na proteção de contágio (durante o dia a afluência aos mesmos é muito mais "espaçada" que noite, onde se verificam as maiores concentrações) e não teria em teoria um impacto financeiro tao significativo como teria um lockdown completo (restaurantes continuariam a servir as principais refeições, cafés mantinham 2/3 do dia para faturar, etc)

Mas isto vai ser uma constante, todas as medidas daqui para a frente vao parecer ter um efeito muito redutor, muito pouco significativo para justificar a sua aplicação, mas a verdade é que estamos já na fase em que temos de somar todos os efeitos redutores que conseguirmos na progressão do vírus. Não haverá volta a dar...
 

AdrianSmith

Tribuna
9 Junho 2019
2,671
3,156
So vejo como efetivo no ponto de vista em que reduz não so os ajuntamentos noturnos da malta mais jovem (tradicionalmente mais descontraídos e sem regras À noite) mas também a afluência de pessoas a cafés/bares/shoppings/cinemas e outros espaços do género que são espaços fechados de mais difícil controlo na proteção de contágio (durante o dia a afluência aos mesmos é muito mais "espaçada" que noite, onde se verificam as maiores concentrações) e não teria em teoria um impacto financeiro tao significativo como teria um lockdown completo (restaurantes continuariam a servir as principais refeições, cafés mantinham 2/3 do dia para faturar, etc)

Mas isto vai ser uma constante, todas as medidas daqui para a frente vao parecer ter um efeito muito redutor, muito pouco significativo para justificar a sua aplicação, mas a verdade é que estamos já na fase em que temos de somar todos os efeitos redutores que conseguirmos na progressão do vírus. Não haverá volta a dar...
Os shoppings à noite são um autêntico deserto nesta altura. Acredita que sou do que falo. E o contágio será baixíssimo lá, com todas as medidas.

Há assim tanta concentração de miúdos na rua à noite? Não me parece.

Quanto a cinemas e outros, isto será quase o equivalente a um lockdown.
Por isso digo que o impacto económico será demasiado severo e os resultados quase nulos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
296
840
Os shoppings à noite são um autêntico deserto nesta altura. Acredita que sou do que falo. E o contágio será baixíssimo lá, com todas as medidas.

Há assim tanta concentração de miúdos na rua à noite? Não me parece.

Quanto a cinemas e outros, isto será quase o equivalente a um lockdown.
Por isso digo que o impacto económico será demasiado severo e os resultados quase nulos.


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Sim, dou-te toda a razão, estava so a tentar dar exemplos que possam estar por trás do raciocínio da imposição desse recolher.
Mas olha que em muitos cafés e restaurantes o verdadeiro convívio decorria sempre nessas horas, continua-se a ver muitos grupos de malta a juntar-se nesses locais ou então a prolongar jantares nesses sítios muitas horas para la do termino da refeição. Talvez seja por aí, nao sei
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
296
840
entretanto nas esplanadas continua tudo sem mascara..

não conta como 'rua'...
Outro problema, é por isso que ontem falava aqui que a regra da mascara na rua ia servir para consciencializar as pessoas de que "ar livre" não é igual a "zero risco". Deixa de haver essa área cinzenta na nossa consciência coletiva, pelo menos...
 

Dragon

Tribuna Presidencial
15 Junho 2015
7,259
5,037
Conquistas
1
  • Jorge Costa
Essas imagens são chocantes, acabei de ver imagens na TV com milhares de pessoas (algumas sem máscara) a dirigirem-se para o autódromo.

Qual é a lógica de não poderem estar 2000 pessoas num estádio mas podem estar quase 30.000 ali em Portimão?