Não é nada de especial acordar a essa hora num fim de semana, há quem o faça todas as semanas, e há quem trabalhe em turnos rotativos.... se fores a um hospital vais la encontrar quem esteja a fazer turnos de 24 horas nos fins de semana.
São poucos os que vão a essa hora lá, por isso ainda é mais tranquilo para o trabalhador.
É incomparável trabalhar num hospital ou numa caixa de supermercado, é evidente que um enfermeiro ou um médico, com todos os seus problemas, são bem mais valorizados que um caixa de supermercado.
Aliás, quando alguém vai para médico, ou para trabalhar em turnos rotativos, já sabe ao que vai. Está no contrato de trabalho quando é assinado. Um caixa de supermercado a ganhar o salário mínimo ou perto disso, ainda ter de se sujeitar aos caprichos do patrão de abrir às 6.30? É incompreensível.
Além do mais, se os supermercados podem estar abertos na mesma, e as pessoas fazerem compras na mesma, qual é a lógica do aumento dos horários?
A mim parece-me mais uma manobra de marketing, estamos aqui para os nossos queridos clientes mesmo em confinamento, mas no final de contas os supermercados nem sequer tinham de se adaptar.
Eu volto a insistir, gostava de saber se os trabalhadores aceitam isto de livre de vontade ou se vão ser coagidos a tal, ou se lhes vão pagar horas extra por este esforço.