Covid-19

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,142
39,803
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Mas eu não tive sintomas nenhum, foi como se não me injetassem nada. Nem na 1ª nem na 2ª. No folheto que me deram um dos sintomas prováveis da 2ª dose era dor no braço onde me "picaram" - realmente nessa noite tive que dormir para o lado contrário mas se não tocasse lá não sentia nada.
Normalmente as reações adversas são no pessoal mais jovem porque o sistema imunitário e mais forte.

Depois entre homens e mulheres a diferença também e grande, se não me falava a memória 27% das reações adversas são em homens e o restante em mulheres.
 
  • Like
Reações: Devenish e JoaoFCP

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,405
6,568
44
Lisboa
Uma pergunta sobre um teste que já foi falado aqui mas não sei em que página está;
Há um teste que mostra os anticorpos que a vacina gerou ou não gerou ou já tinhamos ou não.
Como se chama e onde fazem isso?
Gostava de saber que influência a vacina da Pfizer que tomei teve em mim. Há certas coisas que sou desconfiado e queria saber se tomei a Pfizer ou um líquido "qualquer", parece estúpida esta minha reação, e até é, mas certos casos que se ouve por aí que tem tomou a vacina ficou infetado, e alguns até foram internados, e as explicações são poucas ou nenhumas leva-me a querer saber do meu estado.
O melhor é deixar passar mais uns dias antes de fazer o teste...
Acho que só passado uns 15 dias, após vacina, começa fazer efeito...e com o passar do tempo esse valor pode aumentar....
Importante saber quem foi infectado após vacina, se já tinha as duas tomas e se já tinham passado os tais 15 dias após vacina....
Contudo, mesmo com vacina, uma pessoa pode apanhar Covid, o objectivo é só baixar o efeito dos sintomas e a transmissibilidade....
Mesmo passado este tempo todo, ainda não se conhece a 100% o covid e com as variantes que vão aparecendo, ainda menos...
Tive covid em Janeiro, e cada médico diz a sua coisa, passado 3 meses posso voltar apanhar, ou não....
Sei é que só passado 6 meses, posso levar vacina toma unica.
Até lá, já vou em 7 testes covid realizados... por realização de procedimentos de saúde, por trabalhar num hospital ou descartar sintomas que aparecem....como uma simples febre.
Enquanto isto não acalmar, temos que ter cuidados, com ou sem vacina....
Cada vez há mais jovens pós covid, a precisar de tratamentos de medicina fisica reabilitação.... alguns por coisas simples como...pegar em talheres.
 
  • Like
Reações: Devenish

LR

Tribuna Presidencial
3 Julho 2017
8,405
6,568
44
Lisboa
como diz o sr. marcelo.... nao ha motivo para alarme... internamentos e mortos não estão a aumentar muito....enfim..... ultimamente tem andado com uma saidas o PR...
 

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
1,489
1,893
Teste serológico é o que pretende, ou seja, ver a carga de anti-corpos contra o Covid que tem em circulação.
Eu tomei a vacina há dois dias e tive sintomas quase como se fosse uma gripe sem fluidos. Repare que é normal; a resposta do corpo a uma entidade estranha que nos foi injectada é uma resposta imunológica como outra qualquer. Subida de temperatura, alguns tremores... Depois há a susceptibilidade individual, e há pessoas que podem ter uma resposta imunológica tão forte que pode correr mal. E isto acontece com qualquer doença, tratamento, etc.

Edit: Só uma coisa estranha; Há pouco a espreguiçar-me pus os dois braços no ar e imediatamnete tive uma sensação de estar a transferir chamadas para Tóquio. A cena do 5G é capaz de ser verdade! :)
Uma colega minha está de baixa desde a primeira toma há 2 meses com dores insuportáveis no braço.
Não é uma colega de faltar, em vários anos não me lembro de ter faltado ao trabalho uma única vez.
Anda de médico em médico, desesperada com dores, mudaram-lhe várias vezes a medicação e não conseguem resolver.
 

8down

Tribuna
9 Agosto 2006
4,576
1,544
Gostava de fazer o exame serológico sim, alguém sabe aonde fazem ou se fazem a pedido individual (a pagar como é óbvio).
Eu fiz no SynLab (nao me recordo se por 25 ou 30€).
Ac Anti-SARS-CoV-2 IgG Spike
Mét.: Quimioluminescência (CLIA) | Amostra: Soro

Jà agora, o meu resultado foi de 355AU/mL 6 meses após de ter apanhado o bicho. Para saber o que significam realmente estes "355" é que foi mais complicado. Ouvi de tudo, de "jà nao tenho quase anticorpos nenhuns e devia ser vacinado", ao "nao é nada mau passado 6 meses, e o que interessa é ter anticorpos..."

Se alguém aqui poder esclarecer o significado deste numero, agradeço.
 

Tiagotg999

Tribuna Presidencial
19 Maio 2016
11,508
17,007
33
Vila Das Aves
como diz o sr. marcelo.... nao ha motivo para alarme... internamentos e mortos não estão a aumentar muito....enfim..... ultimamente tem andado com uma saidas o PR...
Não sendo nenhum expert, o melhor indicador é mesmo o número diário de novos internados (quer em enfermaria, quer em UCI) e por fim as mortes.

Por exemplo, na última sexta tivemos 27 novos internamentos em enfermaria, hoje tivemos só 4.
Em cuidados intensivos tivemos 6 na semana passada, hoje só tivemos 2.
E "apenas" se registaram 2 mortes.

Relembro que muitos destes 1600 novos casos podem estar associados a testes feitos para eventos, nas empresas, etc, etc.

Eu pessoalmente penso que a coisa está (para já) controlada, agora se não se tomarem medidas em certas zonas..
 
  • Like
Reações: LR

Gelsenkirchen

Tribuna Presidencial
8 Junho 2016
16,405
22,811
Conquistas
4
41
Lisboa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Deco
  • Lucho González
  • Madjer
Não sendo nenhum expert, o melhor indicador é mesmo o número diário de novos internados (quer em enfermaria, quer em UCI) e por fim as mortes.

Por exemplo, na última sexta tivemos 27 novos internamentos em enfermaria, hoje tivemos só 4.
Em cuidados intensivos tivemos 6 na semana passada, hoje só tivemos 2.
E "apenas" se registaram 2 mortes.

Relembro que muitos destes 1600 novos casos podem estar associados a testes feitos para eventos, nas empresas, etc, etc.

Eu pessoalmente penso que a coisa está (para já) controlada, agora se não se tomarem medidas em certas zonas..
E o Rt pelo menos no relatório de hoje baixou.

Se mantiver esta tendência os casos vão baixar nas próximas semanas.
 

JoaoFCP

Bancada lateral
11 Abril 2012
623
781
Eu fiz no SynLab (nao me recordo se por 25 ou 30€).
Ac Anti-SARS-CoV-2 IgG Spike
Mét.: Quimioluminescência (CLIA) | Amostra: Soro

Jà agora, o meu resultado foi de 355AU/mL 6 meses após de ter apanhado o bicho. Para saber o que significam realmente estes "355" é que foi mais complicado. Ouvi de tudo, de "jà nao tenho quase anticorpos nenhuns e devia ser vacinado", ao "nao é nada mau passado 6 meses, e o que interessa é ter anticorpos..."

Se alguém aqui poder esclarecer o significado deste numero, agradeço.
Em relação aos valores não tenho agora presente os ranges recomendados.

"jà nao tenho quase anticorpos nenhuns e devia ser vacinado" - Verdade. Se tem uma baixa carga de anticorpos e for infectado a resposta imunológica vai ser lenta e é melhor reforçar com vacina.

"nao é nada mau passado 6 meses, e o que interessa é ter anticorpos..." - Também é verdade. Se já tem anticorpos significa, em princípio, que já tem a chamada memória imunológica e a formação de anticorpos específicos será muito mais rápida.
 
  • Like
Reações: 8down

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,365
13,459
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
O melhor é deixar passar mais uns dias antes de fazer o teste...
Acho que só passado uns 15 dias, após vacina, começa fazer efeito...e com o passar do tempo esse valor pode aumentar....
Importante saber quem foi infectado após vacina, se já tinha as duas tomas e se já tinham passado os tais 15 dias após vacina....
Contudo, mesmo com vacina, uma pessoa pode apanhar Covid, o objectivo é só baixar o efeito dos sintomas e a transmissibilidade....
Mesmo passado este tempo todo, ainda não se conhece a 100% o covid e com as variantes que vão aparecendo, ainda menos...
Tive covid em Janeiro, e cada médico diz a sua coisa, passado 3 meses posso voltar apanhar, ou não....
Sei é que só passado 6 meses, posso levar vacina toma unica.
Até lá, já vou em 7 testes covid realizados... por realização de procedimentos de saúde, por trabalhar num hospital ou descartar sintomas que aparecem....como uma simples febre.
Enquanto isto não acalmar, temos que ter cuidados, com ou sem vacina....
Cada vez há mais jovens pós covid, a precisar de tratamentos de medicina fisica reabilitação.... alguns por coisas simples como...pegar em talheres.
Já fez 3 semanas que levei a 2ª dose da Pfiser. Vou fazer esse teste no final de Julho então para ver o efeito.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Eu fiz no SynLab (nao me recordo se por 25 ou 30€).
Ac Anti-SARS-CoV-2 IgG Spike
Mét.: Quimioluminescência (CLIA) | Amostra: Soro

Jà agora, o meu resultado foi de 355AU/mL 6 meses após de ter apanhado o bicho. Para saber o que significam realmente estes "355" é que foi mais complicado. Ouvi de tudo, de "jà nao tenho quase anticorpos nenhuns e devia ser vacinado", ao "nao é nada mau passado 6 meses, e o que interessa é ter anticorpos..."

Se alguém aqui poder esclarecer o significado deste numero, agradeço.
AU/mL significa unidades arbitrarias por mL de sangue, e é apenas uma medida usada para normalizar os resultados em função de valores de refrência.

Neste caso, e como em tudo, temos de ter em conta que existe variabilidade de indivíduo para indivíduo, assim como a idade. Mas esse valor de 355 AU/mL diria que até dentro da média ou ligeiramente acima para uma infeção anterior. Convém salientar que este tipo de estudos apresentam diferentes unidades de medida, mas nos que pude ir vendo (e não são muitos), os valores médios 12 semanas após a infeção andam pelos 100 AU/mL.

Por outro lado, e comparando com os valores após vacinação, são relmente baixos. Após vacinação esses valores disparam para as dezenas de milhares AU/mL
 
  • Like
Reações: 8down

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,593
886
Tinha ideia que o sistema da pfizer e Moderna, que é RNA, não cria anticorpos como se da doença ou a astrazeneca funcionam... mas sou leigo...
Não. Todas as vacinas vão induzir anticorpos, o mecanismo que leva a essa indução é que é diferente nas vacinas de RNA quando comparado com as vacinas de adenovírus
 

Mehdi

Tribuna Presidencial
18 Janeiro 2021
7,596
16,117
Conquistas
3
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Eu tomei a primeira dose na segunda à noite e nesse dia nao senti nada basicamente (provavelmente por ter tomado à noite nao dou tempo). Alias nem sequer a agulha senti quando a gaja me picou.

No dia a seguir apareceu a dor no braço à volta da zona da injeçao. A dor/incomodo foi subindo. Até quarta à noite era uma chatice movimentar o braço porque causava um notorio desconforto e uma dor que apesar de nao ser insuportavel era chata.
Tal como senti até ontem alguma fadiga muscular mas nada demais.
 
  • Like
Reações: karalinda

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
1,489
1,893
Não sou negacionista, mas ainda não tomei a vacina (50 anos) e não tenciono tomar.
Ja tive Covid em Janeiro. Não estive bem porque nunca na vida tinha tido gripe. A única vez que estive mal foi precisamente no ano em que tomei a vacina da gripe.
Não sou negacionista, acho muito bem que toda a gente tome a vacina, mas não vou fazer nada com o objetivo de assegurar a minha saúde. Quero lá saber.
Máscara e distanciamento social total podem contar comigo. Pelos outros, não por mim.
 
Última edição:

onurB

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2015
5,180
7,850
42
Porto
Não sou negacionista, mas ainda não tomei a vacina (50 anos) e não tenciono tomar.
Ja tive Covid em Janeiro. Não estive bem porque nunca na vida tinha tido gripe. A única vez que estive mal foi precisamente no ano em que tomei a vacina da gripe.
Não sou negacionista, acho muito bem que toda a gente tome a vacina, mas não vou fazer nada com o objetivo de assegurar a minha saúde. Quero lá saber.
Máscara e distanciamento social total podem contar comigo. Pelos outros, não por mim.
Sem querer faltar ao respeito, não devia ser esse o pensamento pois na verdade a toma da vacina acaba por beneficiar também todos os que nos rodeiam. Não esquecer que, para além de reduzir significativamente os eventuais sintomas, a vacina faz com que exista uma redução grande da possibilidade de contagiar alguém na eventualidade de voltar a ter covid.
Devíamos pensar na vacina como algo que contribui para um bem comum.
 

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
1,489
1,893
Sem querer faltar ao respeito, não devia ser esse o pensamento pois na verdade a toma da vacina acaba por beneficiar também todos os que nos rodeiam. Não esquecer que, para além de reduzir significativamente os eventuais sintomas, a vacina faz com que exista uma redução grande da possibilidade de contagiar alguém na eventualidade de voltar a ter covid.
Devíamos pensar na vacina como algo que contribui para um bem comum.
As minhas acções contribuem para o bem comum.
Não tiro a máscara fora de casa, mesmo quando vagueio sozinho na rua, e raramente me aproximo seja de quem for.
De resto, assumo que sou cobarde ao ponto de continuar a andar por aqui. Não me peçam mais do que isto.
Obrigado pela tua gentileza. Não te levo nada a mal.
 
  • Like
Reações: Hulk27 e onurB

Hulk27

Tribuna Presidencial
11 Abril 2012
6,275
2,402
Sem querer faltar ao respeito, não devia ser esse o pensamento pois na verdade a toma da vacina acaba por beneficiar também todos os que nos rodeiam. Não esquecer que, para além de reduzir significativamente os eventuais sintomas, a vacina faz com que exista uma redução grande da possibilidade de contagiar alguém na eventualidade de voltar a ter covid.
Devíamos pensar na vacina como algo que contribui para um bem comum.
O "problema" é que certas pessoas não têm quase sintomas nenhuns. Assim sendo eu posso compreender a opinião dos que não querem ser vacinados( como a questão dos eventuais efeitos à longo prazo). Em Portugal tambêm temos muitas pessoas que so " começaram " a cuidar da propria saude com a COVID. Em 2019, faziamos parte dos paises da OCDE com o maior numero de pessoas com excesso de peso/obesidade. E o mais preocupante, e tenho familiares professores de ginastica aqui na Suiça(deve ser igual em Portugal), é que temos cada vez mais crianças,adolescentes que não fazem desporto sem ser na escola.
 
Última edição:

AntonioMachado

Bancada central
11 Outubro 2019
1,489
1,893
O "problema" é que certas pessoas não têm quase sintomas nenhuns. Assim sendo eu posso compreender a opinião dos que não querem ser vacinados( como a questão dos eventuais efeitos à longo prazo). Em Portugal tambêm temos muitas pessoas que so " começaram " a cuidar da propria saude com a COVID. Em 2019, faziamos parte dos paises da OCDE com o maior numero de pessoas com excesso de peso/obesidade. E o mais preocupante, e tenho familiares professores de ginastica aqui na Suiça(deve ser igual em Portugal), é que temos cada vez mais crianças,adolescentes que não fazem desporto sem ser na escola.
Respondeste a um colega que me respondeu a mim.
Tenho 50 anos e nunca me preocupei com a saúde.
No entanto, fiz agora uma operação ao nariz (apenas porque perturbo a minha mulher ao ressonar) e, nos exames prévios, o médico perguntou-me que idade tinha. Porque os resultados foram muito bons a todos os níveis.
E no entanto, nada fiz até hoje pela minha saúde. Excessos, álcool, coisas dessas.
Já agora, não me preocupo nada com possíveis efeitos da vacina que não vou tomar. Tenho muito medo da dor, mas tenho zero medo da morte. Bem pelo contrário.
 
  • Like
Reações: Dragao_man e Hulk27