Covid-19

PO

Tribuna Presidencial
24 Novembro 2013
17,160
17,310
slowboy disse:
Mas alguém acredita nos números da China?
Até são mais verdadeiros do que os Europeus. Eles contabilizam com base nos indivíduos que apresentam sintomas ou que não apresentando são suspeitos. Na Europa são contabilizados apenas os testes positivos.
 

MMPG0M3S

Tribuna
7 Maio 2016
4,526
3,455
35
Lisboa
Na China é interessante ver como eles aproveitaram o vírus para comprar ações das empresas estrangeiras que caíram a pique por causa da pandemia...
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,652
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Tanto tempo a ver o que se passava e o costa e seus muchachos não se lembram de arranjar mascaras de protecção para os medicos , pensam em tudo..
 

slowboy

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
14,506
3,916
Conquistas
1
  • José Maria Pedroto
PO disse:
Até são mais verdadeiros do que os Europeus. Eles contabilizam com base nos indivíduos que apresentam sintomas ou que não apresentando são suspeitos. Na Europa são contabilizados apenas os testes positivos.
Quando se soube verdadeiramente do virus foi a 22 de janeiro quando começaram a fechar cidades e tinham nessa altura á volta de 500 infectados.

A 1 de janeiro já tinham fechado lá o mercado de Wuhan, portanto isto começou bem antes até perceberem o que se estava a passar.

Hoje já se aponta o paciente zero para Novembro.

Quer dizer que num país com grande aglomerado de gente e pouca higiene, em mes e meio de surto tinha só 500 infectados? E começaram logo a fechar cidades?

Está bem.
 

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
13,538
4,201
slowboy disse:
Mas alguém acredita nos números da China?
Eu não acredito, tal como esconderam quase 2 meses a epidemia, acredito piamente que esconderam o verdadeiro número de infetados e de mortes.
 

xoli202

Arquibancada
1 Junho 2016
198
47
Não sei se já partilharam aqui, mas vale a pena a leitura
https://medium.com/@neto/coronav%C3%ADrus-por-que-voc%C3%AA-deve-agir-agora-93c33f46d0c3
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,652
38,964
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Karadavis disse:
Pois é meus caros vivemos nas republica das bananas, a minha esposa apresenta alguns sintomas do virus como tosse e febre, depois de 4h de madrugada e 3h de manhã a tentar ligar com a saúde 24 sem sucesso e os bombeiros não podem transportar estes "doentes" tive que me deslocar a um hospital publico devidamente preparadi (mascaras e luvas) e qual é o meu espanto quando me informam que temos que passar por todos os procedimentos (fazer a ficha na secretaria, triagem) e esperar na sala com dezenas de pessoas à volta.
Neste momento ja foi feita a análise e aguardamos pelo resultado na esperança que seja só uma gripe comum. Protegam-se como poderem e o máximo que puderem.
Só para deixar uma nota, o procedimento que o Karadavis tomou é errado, e se alguém tiver numa situação semelhante não o deve seguir, se os sintomas forem só febre e tosse, devem ligar até conseguirem.

No caso do Karadavis correu o risco de ir ao hospital apanhar o virus por causa de uma simples gripe.
 

orlandomro

Bancada lateral
21 Agosto 2016
622
275
Acho que fechar as escolas foi um erro tremendo, principalmente em Portugal, vai obrigar os miúdos a ficar em casa e ter alguém a tomar conta deles e adivinhem que vai tomar conta deles???? Os avós que são o principal grupo de risco.

 

RXavier10

Tribuna Presidencial
25 Maio 2013
13,143
4,995
teach disse:
Aqui fica o post original de quem criou este modelo com explicações mais detalhadas...

Utilizando os dados do número de casos confirmados de COVID-19 em Portugal até hoje e tendo em conta que as epidemias deste tipo inicialmente propagam-se exponencialmente, podemos, utilizando uma calculadora gráfica, fazer uma regressão exponencial para tentar "prever" como vai evoluir o número de infectados nos próximos dias.

Assim, o número de infectados pode ser aproximado em função de t, em dias, por  y = 1,8041*(1,3741)^t, sendo que t = 1 representa o dia 1 de Março de 2020. Neste caso r = 0,9905 (quer isto dizer que é uma boa aproximação). O número 1,3741 quer dizer que a cada dia o número de infectados vai aumentar, aproximadamente, 37,41%.

Assim, nos próximos dias podemos esperar, aproximadamente:

13 de Março: 112 infectados (previsão 113)

14 de Março: 154 infectados

15 de Março: 212 infectados

16 de Março: 291 infectados

17 de Março: 400 infectados
.
.
.

Se não forem tomadas medidas assertivas de modo a "parar" o crescimento exponencial da propagação da epidemia, no dia 20 de Março já teremos cerca de 1039 infectados e no final de Março, dia 31, esse número pode chegar a 34263! É este o "poder" do crescimento exponencial. Parece tudo controlado e de um momento para o outro dispara. Friso que isto não é uma inevitabilidade, com as medidas certas é possível conter a propagação do Coronavírus e dessa forma fazer com que a velocidade de propagação comece a diminuir para que os números comecem estabilizar (logística). Aparentemente é o que está a acontecer na China e na Coreia. Umas das medidas mais eficazes ficar em casa, não circular para não dar a hipótese ao vírus de ser transmitido. 

É preciso agir depressa! O carácter exponencial do crescimento da epidemia não perdoa, sob pena de o nosso SNS ficar sobrecarregado e não conseguir dar resposta a um aumento muito rápido do número de casos. Se isso acontecer é possível que venham a morrer pessoas por não haver capacidade de os tratar a tempo, não por não poderem ser salvas.

À medida que formos conhecendo mais dados, irei ajustar a regressão.

Adenda dia 13 de Março:

Relembro que este crescimento pode "travar" a qualquer momento, não se manterá sempre. Quando as medidas que o Governo tomou começaram a fazer-se sentir, a velocidade de crescimento irá começar a diminuir. Nessa altura podemos abandonar este modelo e adoptar o logístico. Relembro também que as medidas do Governo só farão efeito se nós, entanto indivíduos e enquanto sociedade, fizermos a nossa parte, cumprindo as determinações impostas pelo Governo. Nunca se esqueçam que a nossa acção não nos afecta só a nós, afecta também quem nos está próximo, de forma mais perigosa a quem é mais vulnerável.

Fonte: https://virusncov.com/covid-statistics/portugal
Eu diria que neste momento o número esteja mais perto dos 400 infectados de dia 17 do que dos 112 de dia 12. O número de infectados aumentou em 38 pessoas, salvo erro. Mas o número de casos suspeitos duplicou basicamente. Passou de 600 e tal para 1300 e poucos. Mesmo que apenas 20% dos casos suspeitos se venham a confirmar, são mais de 200 pessoas.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,801
5,903
45
Lisboa
PO disse:
Não estou a dizer que produzem ventiladores, mas têm treino em pegar numa determinada máquina, desmontá-la, remontar e se necessário reproduzir. A mão de obra especializada, para os montar tenho muitas dúvidas, para desenvolver um novo, claro que sim.
Nem de propósito.

É uma iniciativa louvável, mas tenho dúvidas que chegue a tempo. Talvez a tempo de uma 2ª vaga.
 

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
317
orlandomro disse:
Acho que fechar as escolas foi um erro tremendo, principalmente em Portugal, vai obrigar os miúdos a ficar em casa e ter alguém a tomar conta deles e adivinhem que vai tomar conta deles???? Os avós que são o principal grupo de risco.
Mas se os miúdos tão em casa fechados como vão infectar os avós?

Se fossem à escola iam ficar todos infectados. Vinham para casa infectar os pais, que por sua vez iam infectar os avós. Seria pior a emenda que o soneto...