Covid-19

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
dragao86 disse:
Com a massificação dos testes na próxima semana, o número de positivos vai aumentar bastante mas vamos ter uma visão mais real da coisa e conseguir controlar melhor.
É uma excelente medida, mas tem que se obrigar as pessoas a fazer os testes. Senão só lá vai quem tá com sintomas e os que não têm mas estão infectados vão andar aí a espalhar o vírus.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
ixnay disse:
A solução do Governo para o Covid-19 é endividar as empresas para aguentar salários. Mas só para quem não despede!

Digam lá o que é que um empresário de uma PME que vive maioritariamente do seu cashflow mensal vai escolher:
1) endividar-se num cenário de extrema incerteza para algo que não há certeza de vir a recuperar no futuro (ninguém sabe quando é que a situação do vírus se vai solucionar)
2) despedir toda a gente, aguentar o barco sem despesas (nem receitas) e depois tentar reconstruir tudo quando a tempestade passar

Isto contado ninguém acredita. Só mesmo vindo da cabeça de quem nunca geriu uma empresa na vida.
As empresas não têm lucros?

Onde é que eles param?

Grande máquinas, casas de férias etc. E não tapes o sol com a peneira porque é verdade. Onde param os fundos europeus que muitos pediram ao abrigo do Portugal 2020?!?!

deco macau

Tribuna Presidencial
29 Outubro 2014
6,677
6,071
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
emm84 disse:
Isso é excelente.
Podes elaborar em relação ao número de ventiladores, e como Macau está a conseguir o acesso a eles nesta altura?
O numero ainda nao sabemos. Ha pessoal daqui com contactos na China para os comprar e enviar para PT

Sent from my ANE-LX2 using Tapatalk

emm84

Bancada lateral
22 Outubro 2014
984
722
ixnay disse:
Acredito que se possa retomar em Junho. Mas no final do ano seremos atingidos por mais uma vaga. O Costa (e bem!) ainda hoje falou várias vezes em “nesta primeira onda de infeção”. Ele sabe bem o que aí vem.

Parece-me que vai ser absolutamente impossível fugir a um rendimento mínimo universal nos próximos tempos. Pelo menos enquanto estivemos de baixo de ondas de infeção. Tem que se começar a planear isso imediatamente: sempre que se tenha que entrar em quarentena, dar um RMU. Para quase tudo, mas as pessoas têm forma de sobreviver pagando as suas contas, enquanto que as empresas ficam sem receber mas também sem pagar.
Só a vacina poderá ser um game changer. E sê-lo-á, sem dúvida, quando surgir e for distribuída de forma generalizada.

Entretanto há várias medidas:
- Desenvolvimento de testes massivos e rápidos de implementar (preferencialmente em casa e pelo próprio/a), em
  estreita colaboração com os serviços de saúde
      |       
      --> Faz com que seja mais fácil impedir a propagação da doença, colocando em quarentena os infetados mais
            rapidamente

- Descoberta e utilização de um tratamento de grande eficácia na doença
      |       
      --> Minimiza os períodos de internamento, "devolvendo" mais rapidamente as pessoas ao mercado de trabalho,
            com dupla função de aguentar a economia e contribuir p/ a imunidade de grupo (barreiras naturais à infeção)

- Aquisição URGENTE de EPIs e ventiladores, não só para esta vaga, como para a mais que previsível vaga no Inverno
      |       
      --> Diminui a probabilidade de propagação da doença e retira pressão aos serviços de saúde --> reduz o pânico

Bom seria que a vacina visse a luz do dia no outono. A competição será feroz, o que pode acelerar o processo.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Pinetree disse:
As empresas não têm lucros?

Onde é que eles param?

Grande máquinas, casas de férias etc. E não tapes o sol com a peneira porque é verdade. Onde param os fundos europeus que muitos pediram ao abrigo do Portugal 2020?!?!
O teu comentário revela entrincheiramento ideológico e é largamente desfasado da realidade.

A grande maioria das empresas em Portugal vive dos fluxos de caixa e operam para pagar salários apenas. Aposto que 50% delas não tem cashflow para aguentar 2 ou 3 meses sem receitas e só com despesas. Naturalmente que estes gerentes não estão confortáveis para se endividarem nesta fase, muito menos para pagar salários.

E estas 50%, se acabarem, provavelmente fazem a taxa de desemprego subir para os 20%.

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
“Na Holanda, 50% dos internados nos cuidados intensivos são pacientes abaixo dos 50 anos de idade.”

https://www.dutchnews.nl/news/2020/03/coronavirus-half-of-dutch-intensive-care-patients-are-under-50

Tiago Nunes

Bancada central
15 Março 2016
1,251
974
Conquistas
2
30
  • Bobby Robson
  • Campeão Nacional 19/20
Um dos meus patrões já disse diversas vezes que pode fechar o tasco durante 1 ano, continuar a pagar aos 350 empregados e ainda fica com dinheiro pra reforma...tenho 3 patrões, todos irmãos .
É uma empresa grande internacionalmente .

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Tiago Nunes disse:
Um dos meus patrões já disse diversas vezes que pode fechar o tasco durante 1 ano, continuar a pagar aos 350 empregados e ainda fica com dinheiro pra reforma...tenho 3 patrões, todos irmãos .
É uma empresa grande internacionalmente .
Tomara todas fossem assim e todos os gestores pensassem assim. És um funcionário de sorte!

Infelizmente a grande maioria das empresas não tem essa capacidade.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
ixnay disse:
O teu comentário revela entrincheiramento ideológico e é largamente desfasado da realidade.

A grande maioria das empresas em Portugal vive dos fluxos de caixa e operam para pagar salários apenas. Aposto que 50% delas não tem cashflow para aguentar 2 ou 3 meses sem receitas e só com despesas. Naturalmente que estes gerentes não estão confortáveis para se endividarem nesta fase, muito menos para pagar salários.

E estas 50%, se acabarem, provavelmente fazem a taxa de desemprego subir para os 20%.
Meu amigo sei do quer falo!

Não falo decor! ;)

Há muito chico esperto que recorreram aos fundos comunitarios para comprar grandes casa e grandes carros... e fico me por aqui. A mentalidade da maioria dos patroes em Portugal é igual há dos corruptos que nos governam!

ixnay

Tribuna
22 Julho 2006
3,887
318
Pinetree disse:
Meu amigo sei do quer falo!

Não falo decor! ;)

Há muito chico esperto que recorreram aos fundos comunitarios para comprar grandes casa e grandes carros... e fico me por aqui. A mentalidade da maioria dos patroes em Portugal é igual há dos corruptos que nos governam!
Certamente que há aldrabões. Há-os em todo o lado! Mas os justos não podem pagar pelos pecadores.

MeteOMarega

E, azul e branca, essa bandeira avança...
15 Maio 2018
5,560
6,257
Conquistas
8
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
ixnay disse:
É uma excelente medida, mas tem que se obrigar as pessoas a fazer os testes. Senão só lá vai quem tá com sintomas e os que não têm mas estão infectados vão andar aí a espalhar o vírus.
Podes explicar melhor? Vão começar a fazer exames em quem não tem sintomas?

Enviado do meu EML-L09 através do Tapatalk

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,850
28,234
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Ripas disse:
Nem quero imaginar as contas da electricidade nas famílias por este Portugal fora...
Tem de haver algum abate nas mesmas.
Abate? O Mexia ganha 6.000 ao dia! Como é q ele mete 6000 ao dia no chinelo se houver abate?
Somos todos primeiro abatidos do q ele, o Catroga ou os chineses perderem dinheiro.
Na administração e direção da EDP estão 6 ou 7 ex governantes ou políticos bem posicionados.
O secretário de estado passou a ser o Galamba, um facilitador vá.
Agora somos muito finos, agora já não se chama roubar, agora já não se chama corromper, agora já não se chama chular, agora há gabinetes de advogados caríssimos q arranjam umas palavras caras para encapotar isto, mas o cheiro não o conseguem disfarçar.

Meu caro, só se for o imposto q seja abatido pq o dinheirinho do Mexia não mexe.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,598
11,465
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Este tópico descamba com facilidade...

Revi hoje o "contagion" do Soderbergh... é assustador as semelhanças...

Acho que estamos e muito a substimar isto. Paises com muito mais capacidade que nós estão em caos... achar que nos vai correr melhor que os italianos ou espanhois é só tonto...

Até uma Argentina está em lock down e nós não.

Eu e a minha namorada estivemos em risco porque fizemos escala em Madrid para regressar das férias... isto foi no domingo... tivemos 3 horas ao telefone para ser atendidos pela saude24 e nada foi feito no seguimento disso. Podemos estar infectados e nem um teste nos mandaram fazer.

Temo pela minha saúde, pela dela e sobretudo pelas nossas famílias... a mortalidade que estamos a ver em Itália e em Espanha não é de todo o que a China mostrou o que só demonstra o que se desconfiava... que ocultaram e muito o real problema ao Ocidente.

Espero muito estar errado...

Quanto à economia... o mundo terá necessariamente que ser um sítio diferente depois disto

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,619
8,004
46
Lisboa
ixnay disse:
Não acho que seja tão bom. Não faz sentido mandares tudo o que tem sintomas ligeiros sair de casa para fazer os exames. Mais vale manterem-se em isolamento se não precisarem de cuidados médicos a sério.

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
ixnay disse:
Certamente que há aldrabões. Há-os em todo o lado! Mas os justos não podem pagar pelos pecadores.
Sao n de casos!!
É ao chuto, até parece que não sabes como é que este país podre funciona ;)

Pinetree

Tribuna Presidencial
27 Maio 2012
15,217
8,030
Pavão disse:
Este tópico descamba com facilidade...

Revi hoje o "contagion" do Soderbergh... é assustador as semelhanças...

Acho que estamos e muito a substimar isto. Paises com muito mais capacidade que nós estão em caos... achar que nos vai correr melhor que os italianos ou espanhois é só tonto...

Até uma Argentina está em lock down e nós não.

Eu e a minha namorada estivemos em risco porque fizemos escala em Madrid para regressar das férias... isto foi no domingo... tivemos 3 horas ao telefone para ser atendidos pela saude24 e nada foi feito no seguimento disso. Podemos estar infectados e nem um teste nos mandaram fazer.

Temo pela minha saúde, pela dela e sobretudo pelas nossas famílias... a mortalidade que estamos a ver em Itália e em Espanha não é de todo o que a China mostrou o que só demonstra o que se desconfiava... que ocultaram e muito o real problema ao Ocidente.

Espero muito estar errado...

Quanto à economia... o mundo terá necessariamente que ser um sítio diferente depois disto
Eu já  tinha visto ha 2 semanas. As semelhanças são assustadoras.

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,598
11,465
Conquistas
7
46
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
Pinetree disse:
Eu já  tinha visto ha 2 semanas. As semelhanças são assustadoras.
Até a taxa de contágio (R0) é semelhante... só que no filme a taxa de mortalidade era 20% e aqui devemos andar nos 6 a 7

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,619
8,004
46
Lisboa
Pavão disse:
Até a taxa de contágio (R0) é semelhante... só que no filme a taxa de mortalidade era 20% e aqui devemos andar nos 6 a 7
Não é tão alta. É provavelmente metade ou ligeiramente menos.