Ripas disse:
Promover golpes de estado, criar guerras artificiais, crimes de guerra, chantagens económicas com estados soberanos.
Tudo isto não alimentou imenso o sucesso Americano desde a década de 50?
Ó Branco, poupa-me.
Eu acho que estás a misturar muita coisa ou não percebes muito bem do que estás a falar, eu pensava que te referias só às guerras do médio oriente, e tu pareces estar também a meter no mesmo saco a guerra fria.
Portanto a tua tese é a de que os EUA enriqueceram com base nisso desde a década de 50, certo ?
Ok, vamos então tentar perceber se a mesma tem mérito.
Foi na guerra da coreia quando a china invandiu a peninsula que os EUA enriqueceram ?
Foi na guerra do vietnam quando o vietnam do Norte invadiu o vietnam do sul que os EUA enriqueceram ?
Tudo isso parece-me que custou dinheiro e não deu muito, mesmo que no segundo dos casos tenha sido um erro monumental.
E golpes de estado eu não percebo porque só se lembram das patrocinadas pelos americanos e nunca as pseudo revoluções com o patrocinio da União Soviética e da China, mas pronto o Chile e o Irão do Shá certamente são piores que a Venezuela actual ou o Irão do Ayatolah (ironia)
Já com as guerras do médio oriente ainda percebo o que estás a tentar dizer, mas creio que lhes saiu cara a intervenção, teria preferido se fosse contribuinte americano que aquele dinheiro tivesse sido gasto em outra coisa que não nas intervenções.
Isto para dizer que a politica americana desde os anos 50 é uma soma de muita coisa, algumas das coisas até uteis para os EUA (e o resto do mundo) e outras não, portanto não faz sentido generalizar e dizer que tudo tendeu para o mesmo sentido e que foram tudo situações que levaram ao enriquecimento dos EUA.