Eu acho que é relativamente fácil responder a isso, não ter usado as bombas nucleares teria obrigado a uma invasão do Japão e as mortes de ambos os lados teriam sido muito maiores para além do estado em que o Japão tinha ficado, seria muito mais dificil se terem tornado o país que se tornaram.Ripas disse:Como posso responder a isso? Não há uma realidade alternativa para saber o que aconteceria se não tivessem bombardeado duas cidade Nipónicas.
Há é uma série muito boa que aborda essa tal realidade alternativa, The Man in the High Castle.
Levaste a peito essa dos dirigentes Noruegueses, haha.
Muito bem, afinal esse trabalho sujo também faz parte do crescimento deles enquanto potência dominante, coisa que tenho referido vez após vez. Demoraste, mas lá admitiste.
Desde os anos 90 que eles têm feito merda atrás de merda (ainda mais), porque há uma indústria da guerra para alimentar.
A outra questão sobre se o exemplo do seu potencial destrutivo ter servido ou não como prevenção de uma guerra nuclear, isso sim admito que seja já mais uma questão de realidade alternativa, embora uma que me parece bem possível.
Eu penso que não percebeste o meu comentário sobre trabalho sujo, tu associaste isso ao enriquecimento dos EUA, e eu não acho que as coisas sejam assim tão lineares, até ao fim da guerra fria fica muito complicado apontar algo que os EUA tenham feito que não tenham sido no interesse global e não só do seu país, mesmo em situações nebulosas como essas e mesmo que tenham cometido erros pelo caminho.
Volto a repetir que não foram os EUA que destruíram a Europa ou que escolheram o fascismo e o comunismo como o seu modelo politico, económico e social, mas sim quem evitou (com a ajuda de outros países) que estes se tornassem os modelos de governação da maior parte do mundo, se eles ganharam algo com isso foi à conta da má decisão dos outros.
A partir dos anos 90 então sim já são mais passiveis de critica, mas mesmo aí não vejo como resultado disso o seu enriquecimento mas sim o oposto, eles estão hoje em dia mais fracos como resultado desse tipo de opções.