Covid-19

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Os numeros que tens, são milhares de infectados e a aumentar, e sabes que não há vacina nem tratamento ainda, quando havia meia duzia de infectados não conseguiram controlar, agora com milhares é que vão controlar.

Só por magia é que aquilo não será pior que em italia ou espanha.

O sistema entrou agora em saturação..
Quanto atingirem o pico a velocidade de quem recupera é bem superior a novas infecções, e como já referi, eles não estão assim tão distantes desse pico, e NY até parece estar mais perto que o resto do país.

Logicamente que durante umas semanas assistiremos mesmo assim a imensos óbitos porque isso são situações que se vão acumulando, mas nenhum dos dados aponta para um cenário tão negro como o que se previa.

A estimativa que faço são 600 a 700 mil infectados daqui a menos de 2 semanas quando atingirem o pico e entre 20 a 30 mil mortes até a terceira semana de Maio quando supostamente controlarem o surto, veremos até que ponto é que calculei mal, é sempre uma possibilidade mas estou apenas a me basear nos dados oficiais.
 

Cheue

12 Maio 2016
18,906
28,961
Conquistas
7
108
https://twitter.com/NorbertElekes/status/1246099812153462786
-
https://twitter.com/NorbertElekes/status/1246072550121062409
-
https://twitter.com/NorbertElekes/status/1246090172351070209
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,116
39,783
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Branco disse:
Quanto atingirem o pico a velocidade de quem recupera é bem superior a novas infecções, e como já referi, eles não estão assim tão distantes desse pico, e NY até parece estar mais perto que o resto do país.

Logicamente que durante umas semanas assistiremos mesmo assim a imensos óbitos porque isso são situações que se vão acumulando, mas nenhum dos dados aponta para um cenário tão negro como o que se previa.

A estimativa que faço são 600 a 700 mil infectados daqui a menos de 2 semanas quando atingirem o pico e entre 20 a 30 mil mortes até a terceira semana de Maio quando supostamente controlarem o surto, veremos até que ponto é que calculei mal, é sempre uma possibilidade mas estou apenas a me basear nos dados oficiais.
Precisamos de ter um pais qualquer a chegar ao pico, para depois perceber o que é chegar ao pico, porque até lá é só pensar num don sebastião.

E já agora como é que calculas uma taxa de mortalidade se nem sequer sabes quantos infectados existem?
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,261
4,896
Conquistas
1
  • Junho/18
sirmister disse:
Precisamos de ter um pais qualquer a chegar ao pico, para depois perceber o que é chegar ao pico, porque até lá é só pensar num don sebastião.

E já agora como é que calculas uma taxa de mortalidade se nem sequer sabes quantos infectados existem?
A Coreia do Sul já atingiu o pico e está neste momento com taxas de crescimento a rondar os 1%, assim como outros paises asiáticos, não é nenhuma novidade, ainda não recuperaram totalmente os infectados mas já vão a meio caminho.

Quanto à taxa de mortalidade, eu estimei o número de óbitos expectáveis em função da relação dos que já se conhecem com a curva de infectados conhecidos, dá uma base para extrapolar aquilo que podemos esperar nas próximas semanas.

 

Ric_Sousa

Bancada central
9 Março 2012
1,515
72
39
Oliveira de Azeméis
JDdRP disse:
Focando no risco: Por acaso sabes que antes de qualquer teste detetar a presença do vírus, é possível que quem o tenha já o possa ter propagado? Por acaso sabes que o futebol é um jogo de contacto? Por acaso sabes que jogadores de futebol não são imunes ao vírus? O que vão pedir aos jogadores? Para não se tocarem?

Focando nos recursos médicos: é simplesmente vergonhoso que haja ainda quem venha sugerir em se gastar uns milhares de testes com jogadores de futebol, isto quando há milhares de pessoas que têm que esperar dias para poder fazer o seu, quando profissionais de saúde nem sequer podem ser testados como deviam porque há falta de testes. E já agora, os tais testes rápidos têm uma sensibilidade fraquíssima, pois detetam anticorpos, não detetam o vírus! Ou seja, é altamente provável que mesmo que alguém esteja infetado esse tipo de teste não o confirme.

Focando no respeito (que até devia ser o primeiro tópico de foco): é nojento ainda haver pessoas que neste momento pensem que o futebol deve ser digno de destaque. Isto, quando andamos a pedir às pessoas para que fiquem em casa, a outras que façam sacrifícios para que não falte nada na mesa de cada um, quando profissionais de saúde todos os dias se dirigem para o seu trabalho sabendo que o mais provável é que voltem para casa infetados e infelizmente alguns acabem também a lutar pela vida com um ventilador. A FIFA, a UEFA e todos aqueles que ainda pensam que o futebol, ou o desporto em geral, tem alguma palavra a dar neste momento, deviam era focar-se em perceber como é que é possível ajudar a evitar mais mortos, a evitar mais doentes, a evitar que pessoas sem rendimentos terminem na pobreza. O desporto e o futebol em particular são meios de desenvolvimento e de transmissão de valores sociais. O que neste momento estão a ser é meios de irresponsabilidade e de €goc€ntrismo. Nem sequer estão a proteger as pessoas que durante todo este tempo lhes encheram os bolsos. Porque o que se trata aqui é de proteger seres humanos e o futebol, de campo, neste momento, é completamente insignificante. Não têm com o que se entreter? Leiam livros! Faz muito bem ao intelecto.
1º sim, sei que há risco. Como em tudo na vida. Neste caso os jogadores também não podem sair de casa para ir às compras, por exemplo. Há risco!
Uma coisa é haver risco; outra é a probabilidade diminuta do mesmo. Acabe-se então com o futebol! Há risco de lesões, de paragens cardíacas,...

E outros milhões de profissionais de outras áreas que andam agora a trabalhar, para as suas empresas não falirem e não irem para o desemprego? Já não há risco aí? Que eu saiba há muito maior do que de uns jogadores de futebol com exame feito. Tenho um amigo meu que está na lista de suspeitos e vai amanhã fazer o exame. Pasme-se... o único local onde ele pode ter apanhado foi na sua empresa...

E que eu saiba clubes são empresas e jogadores trabalhadores. Empresas que podem falir e trabalhadores que podem ficar no desemprego...

2º errado. Já é possível um cidadão comum fazer o teste. Paga 150€. Também não devia deixar para os outros? E estou a falar para daqui a 1/2 meses... quando supostamente já haverá massificação de testes, maior facilidade dos mesmos (por exemplo um instituto português ainda esta semana descobriu um método alternativo). Ou seja, a premissa para os testes dos jogadores é exactamente essa - não interferirem na quotidiana contenção da DGS.

3º LOL
Já cá faltava a superioridade moral.
Eu estou-me a cagar para o espectáculo desportivo em si! De certeza que um final de liga à porta fechada será um grande espectáculo! Vai ser uma emoção! É o que está a faltar na minha quarentena!
Estou sim a sugerir uma forma de não se criarem ainda mais problemas num sector da sociedade que já de si é desequilibrado e problemático. Deves pensar que os jogadores/massagistas/roupeiros do Paços de Ferreira ganham o mesmo que o Messi, para poderem estar 6 meses sem receber e ficar sem clube depois... porque vai fechar...
E se a forma de ajudar essas pessoas acarreta riscos mínimos para a sua saúde e nulos para a saúde dos demais cidadãos... não vejo o problema.



 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,328
13,444
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Quem conhece o Porto sabe onde fica a Areosa - Se uma pessoa estiver no Porto do lado da R. Costa Cabral pode ir até à Foz que são cerca de 15km ou mais mas não pode atravessar para a R. Afonso Henriques que pertence a Gondomar e dista 10 metros - isto de 8 a 13 de Abril. E poderia citar a Circunvalação de um lado e outro ou até a R. Amial que atravessa a circunvalação até 300m e logo a seguir é S. Mamede de Infesta - não pode passar, pode acenar apenas! Mas hoje chegaram 5 aviões a Lisboa cheios de gente que passaram sem qualquer controle.
Porreiro...
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
Enquanto não existir vacina, enquanto não produzirem vacina, enquanto não vacinarem a população, o futebol não volta a ser que era!

Este campeonato não pode ser continuado nas condições que foi dada a sua interrupção. Está finito.

Há que controlar a epidemia e estudar alternativas viáveis a competição que habitualmente conhecemos. Provavelmente vamos ter uma época de futebol apenas na tv, mas tem um início e fim definidos!

Esta época, vão rabiar, vão estrebuchar, vão gritar e apelar, recorrer para tribunais mas, campeão é um só, quem ficou em 1º classificado!
 

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
Devenish disse:
Quem conhece o Porto sabe onde fica a Areosa - Se uma pessoa estiver no Porto do lado da R. Costa Cabral pode ir até à Foz que são cerca de 15km ou mais mas não pode atravessar para a R. Afonso Henriques que pertence a Gondomar e dista 10 metros - isto de 8 a 13 de Abril. E poderia citar a Circunvalação de um lado e outro ou até a R. Amial que atravessa a circunvalação até 300m e logo a seguir é S. Mamede de Infesta - não pode passar, pode acenar apenas! Mas hoje chegaram 5 aviões a Lisboa cheios de gente que passaram sem qualquer controle.
Porreiro...
Eu não sou contra este tipo de medidas extraordinárias durante o período da Páscoa para evitar situações como aquelas que vimos a sul mas sim Devenish, concordo contigo em relação ao resto... de nada valem estas medidas quando tudo o resto falha e as pessoas entram em Portugal sem qualquer tipo de controle...
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
19,169
19,213
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
MiguelDeco disse:
Então porque é que a sonegação da realidade por parte dos americanos não provoca a mesma comoção que a dos chineses?
A mim provoca-me...há milénios q os ataco. São uns imperialistas. Mas são eleitos, há media q criticam o q lhes apetece, há greves, há separação de poderes, há liberdades e garantias, há multi partidarismo.
Mas não preciso de te explicar isto a ti.

Quanto ao tema de esconder a realidade, cada um o faz há sua forma...mas neste caso em concreto há algum controlo dos governos estaduais americanos acerca dos números, vários desses estados anti governo...é muito mais difícil q um governo de pura ditadura como a China.
Mas há-de acontecer não tenho dúvidas.

Mas como o Philip insiste em andar sempre no mesmo carrocel, penso q deve ser para alguém lhe apontar o dedo, so pode ser, é q já somos poucos os q lêem os cartazes q ele cola.


Nota: Trump e Boris e mais nada já temos quase todos os media.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,837
5,974
45
Lisboa
Celta7 disse:
Exacto. Os EUA são quase um continente. Espanha, Itália e França não têm, em conjunto, metade da população dos EUA mas já têm 30 mil mortos, os EUA têm pouco mais de 6 mil.
A europa tem o dobro da densidade populacional dos EUA. E os EUA, pela natureza da sua organização interna também devia ter muito mais facilidade em actuar de forma coordenada do que a Europa.
 
J

JDdRP

Guest
Ric_Sousa disse:
1º sim, sei que há risco. Como em tudo na vida. Neste caso os jogadores também não podem sair de casa para ir às compras, por exemplo. Há risco!
Uma coisa é haver risco; outra é a probabilidade diminuta do mesmo. Acabe-se então com o futebol! Há risco de lesões, de paragens cardíacas,...

E outros milhões de profissionais de outras áreas que andam agora a trabalhar, para as suas empresas não falirem e não irem para o desemprego? Já não há risco aí? Que eu saiba há muito maior do que de uns jogadores de futebol com exame feito. Tenho um amigo meu que está na lista de suspeitos e vai amanhã fazer o exame. Pasme-se... o único local onde ele pode ter apanhado foi na sua empresa...

E que eu saiba clubes são empresas e jogadores trabalhadores. Empresas que podem falir e trabalhadores que podem ficar no desemprego...

2º errado. Já é possível um cidadão comum fazer o teste. Paga 150€. Também não devia deixar para os outros? E estou a falar para daqui a 1/2 meses... quando supostamente já haverá massificação de testes, maior facilidade dos mesmos (por exemplo um instituto português ainda esta semana descobriu um método alternativo). Ou seja, a premissa para os testes dos jogadores é exactamente essa - não interferirem na quotidiana contenção da DGS.

3º LOL
Já cá faltava a superioridade moral.
Eu estou-me a cagar para o espectáculo desportivo em si! De certeza que um final de liga à porta fechada será um grande espectáculo! Vai ser uma emoção! É o que está a faltar na minha quarentena!
Estou sim a sugerir uma forma de não se criarem ainda mais problemas num sector da sociedade que já de si é desequilibrado e problemático. Deves pensar que os jogadores/massagistas/roupeiros do Paços de Ferreira ganham o mesmo que o Messi, para poderem estar 6 meses sem receber e ficar sem clube depois... porque vai fechar...
E se a forma de ajudar essas pessoas acarreta riscos mínimos para a sua saúde e nulos para a saúde dos demais cidadãos... não vejo o problema.
Ponto 1) Comparaste o risco de uma pessoa em ir às compras para se alimentar a si e à sua família (cumprindo a distância social que é pedida), o risco de uma pessoa manter uma empresa para, por exemplo, se manterem as necessidades básicas dos demais cidadãos (com regras e planos de contingência ativos) com o risco de pessoas em ir dar uns chutos numa bola em que, imagine-se, andam todos a tocar-se uns aos outros. A piada até se fazia sozinha, se isto não fosse um assunto tão sério.

Ponto 2) Claro que é possível qualquer cidadão comum fazer o teste. O problema é que tu até podes ter €1000 para pagar para fazer um teste. Se eles não forem produzidos ficas a contar a nota. Como é o que acontece agora. Dinheiro para os comprar não falta... O problema é haver testes para comprar. Porque para haver testes, é preciso ter quem os faça. O milagre da multiplicação ainda não chegou aos testes, infelizmente.

Ponto 3) Se te estás a "cagar" para o espectáculo desportivo em si, imagina um jogador, um massagista, um roupeiro. O que provavelmente eles não se estão a "cagar" é para a saúde deles, para a saúde da família deles e para a saúde do outro. O que provavelmente eles mais querem nesta fase não é servirem de cobaias, ainda para mais não se tratando (penso eu, vá) de um área económica essencial para a vida dos demais. E já que falas do dinheiro que jogadores e outros intervenientes ganham à custa do futebol (que, na grande maioria, deveria envergonhar qualquer cidadão) e que, com isto, podem não ganhar, adorava saber a tua proposta para aqueles que neste momento estão a ser despedidos e que no próximo mês não vão ter o que pôr na mesa para os filhos. Mas deixa lá, para o futebol, pode ser que a FIFA vá à sua reserva de 2,5 mil milhões de euros para ajudar os seus vários intervenientes.

Ponto 4) "Compreendo que há muitos interesses no futebol, coisas muito importantes, mas o mais importante de tudo continua a ser a saúde das pessoas (...) Mesmo com jogos à porta fechada, há muita gente envolvida na organização de uma partida de futebol" - Sérgio Conceição, alguém que não percebe nada disto...
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,780
5,272
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
falam aqui muito da China ( com propriedade ) mas se há outro país em que acredito que os números possam, eventualmente, ser martelados é o brasil.

um país comandado por um lunático que fura todas as barreiras do bom senso e essenciais à segurança e bem-estar da população num momento destes, com mais de 200 milhões de pessoas, que adora forró, tomar um chope, roça roça e um clima brutal para aproveitar, tem, oficialmente, menos infectados e um número não muito distante de portugal em relação a óbitos. ainda por cima, a versão é que de o vírus terá lá chegado em janeiro.

estranho.
 

ressaca

Arquibancada
22 Setembro 2013
156
27
Devenish disse:
Quem conhece o Porto sabe onde fica a Areosa - Se uma pessoa estiver no Porto do lado da R. Costa Cabral pode ir até à Foz que são cerca de 15km ou mais mas não pode atravessar para a R. Afonso Henriques que pertence a Gondomar e dista 10 metros - isto de 8 a 13 de Abril. E poderia citar a Circunvalação de um lado e outro ou até a R. Amial que atravessa a circunvalação até 300m e logo a seguir é S. Mamede de Infesta - não pode passar, pode acenar apenas! Mas hoje chegaram 5 aviões a Lisboa cheios de gente que passaram sem qualquer controle.
Porreiro...
O que se passa é uma VERGONHA com os políticos que temos pois a única profissão que conhecem é a de político e mais nada saberiam fazer pois de tão incompetentes que são ninguém os queria para funcionários.
 

Dagerman

Tribuna
1 Abril 2015
3,500
2,629
Um artigo muito ilustrador sobre a importância central das cadeias de fornecimento numa economia global interligada:

https://marker.medium.com/what-everyones-getting-wrong-about-the-toilet-paper-shortage-c812e1358fe0
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
A batalha pela luta contra a epidemia começa a ter contornos inimagináveis....

A Espanha, as comunidades autónomas compraram centenas de ventiladores á China, pagaram-nos e foram buscá-los...

O avião fez escala em Ankara, Turquia, para reabastecer, no regresso.... o Erdogam abriu as portas ao avião e roubou os ventiladores para salvar o seu povo....

O mundo vai ser muito, muito diferente daquilo que conhecíamos...
 

MarcioTeixeira

Tribuna Presidencial
27 Novembro 2013
11,037
3,159
Conquistas
7
  • André Villas-Boas
  • Jardel
  • Sérgio Conceição
  • Alfredo Quintana
Trump testou negativo em um novo teste.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2020/04/02/trump-faz-novo-teste-para-novo-coronavirus-resultado-e-negativo.ghtml
 

Pedro1893

Superior
29 Janeiro 2020
23
0
Depois de ontem a franca registar 1355 mortes...
Hoje a franca regista 1120 mortes e aumenta para 6600 casos critcos...
 

Jules Winnfield

Tribuna Presidencial
11 Abril 2016
17,906
9,420
Em Portugal anda tudo anestesiado, com elogios diversos, no entanto a circulação de pessoas esta semana e nas anteriores agravou a propagação...

Semanas duras de crescimento e não de estabilização como nos querem fazer crer...

Infelizmente os casos vão começar a aumentar drasticamente.
 

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
15,837
5,974
45
Lisboa
Dagerman disse:
https://observador.pt/opiniao/a-covid-19-na-suica-um-pais-que-nao-faz-politica-de-espetaculo/
Esse artigo é despropositado. Com a variabilidade e dificuldade generalizada na identificação dos infectados, os cálculos de mortalidade são sempre difíceis de uniformizar.

O parâmetro mais directo na avaliação do efeito da doença em cada país é o número de mortos para uma quantidade fixa de habitantes (1M por exemplo). E nisto a Suiça é o 6º pior país do Mundo (excluindo S.Marino e Andorra) com 68 mortos/Milhão.