D10s disse:
Ciência não é uma religião, o que é verdade hoje em ciência, amanhã pode ser comprovadamente errado e sem ter o objectivo de enganar inicialmente. Estamos a falar de um virus novo, onde inicialmente a base de dados nao era suficiente para ter uma imagem clara do que se tava realmente a passar, alias 5 meses depois ainda não há certezas absolutas sobre nada sobre o virus.
E já que estamos a comparar credibilidades, que credibilidade tem os países que 2003 cortaram os fundos para o desenvolvimento de uma vacina para o SARS 1 qus podia ser util agora? Que credibilidade tem os países por razões de lucro deslocaram os meios de produção hospitalar para a China? Que credibilidade tem os países que cortaram fundos para os estudos de eventuais pandemias?
O WHO para o Trump apenas é um espantalho para distrair do verdadeiro problema que é um vírus que está descontrolado porque no início obtaram por ignorar e agora pode lhe custar a reeleição contra um morto-vivo!
Sent from my SM-G975F using Tapatalk
É impressão minha ou estás a desculpar a incompetência da China e da OMS? A ciência não é algo que é exacto de facto nem é baseado em crenças, mas é algo pode ser perigoso quando se desconhece ou quando não se consegue controlar.
O problema do Covid-19 é um problema de todos os países do mundo, neste momento, então inicialmente um problema chinês.
Ainda bem que falaste do SARS-2003, porque este ainda foi bem controlado e na altura também as informações sobre esse vírus eram bem escassas, parece que nessa altura houve mais prevenção e mais medidas de contingência dos líderes mundiais para o SARS-2003 nem relação ao Covid-19, talvez diria que em 2003 foi dado mais valor ao vírus e talvez não foram omitidas ou transmitida falsa informações por parte de certos países, isto numa altura que os meios de comunicação não eram tão evoluídos como os dias actuais. Os países fizeram mal em descontinuar os estudos sobre o SARS-2003, mas isso é outra história, em nada desculpa a falta de transparência e de verdade da China, porque a China informou à OMS que o vírus não era transmissível de humano para humano e os números apresentados deram uma falsa sensação, então explica-me como é que a China decidiu suspender todos os voos de Wuhan para as restantes zonas do país e não suspendeu voos de Wuhan para o estrangeiro? A chico-espertice nem sempre tem explicação. Além disso curioso há relato de médicos que denunciaram a situação que estão desaparecidos. Meus amigos, estamos a falar de uma ditadura, de um regime que não respeita direitos humanos, como é que é possível confiar em regimes destes?
Além disso a OMS, foi sempre a principal identidade a desvalorizar o problema, aliás curioso foi exactamente o Taiwan que denunciou em Novembro os primeiros casos de Covid-19 à OMS e estes ignoraram. Só deram importância às autoridades chinesas, mesmo se as informações pareciam pouco claras e estranhas, a OMS sempre acataram as informações de olhos fechados sem desconfiar das informações recebidas pela China e óbvio que os restantes países foram confiando nas informações divulgadas pela OMS, a verdade é que as informações divulgadas pela China começaram a comprovar-se que estavam erradas e com médicos a denunciar a situação. Mesmo de todo isto, com a China a meter em causa o bom nome da OMS, estes ainda continuam com palmadinhas nas costas da China a dizer que fizeram um excelente trabalho, aliás na situação dos médicos desaparecidos estranhamente a OMS veio mais uma vez defender o governo chinês. Isto sim é que eu chamo de Síndrome de Estocolmo ou então a OMS colaborou com a (ir)responsabilidade da China.
A OMS neste momento não é apenas um espantalho para Trump, mas sim um espantalho para o mundo, depois de tudo o que aconteceu. A credibilidade da OMS ficou manchada nesta situação.
Quanto às eleições americanas não me meto, porque não sou americano, logo não voto.