Covid-19

jaco250

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2015
10,193
9,391
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Pinto da Costa
Vlk disse:
O meu para já fica em casa. A irmã tb não tem escola, já que ia ter que ficar alguém com ela...

O meu drama é mais, quem é que consegue trabalhar com míudos em casa?
A situação é difícil para todos, tal como é dramático o pessoal da construção civil irem trabalhar em carrinhas apinhadas de trabalhadores, aqueles que se têm deslocar em transportes públicos apinhados de gente....
 

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
2,022
2,988
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
John Wick disse:
O uso das luvas não faz sentido nenhum, a grande maioria das pessoas nem sequer as sabe usar e pior de tudo, tendo em conta que somos um povo extremamente civilizado, chega a ser assustador a quantidade de luvas que andam por aí espalhadas na rua. Só servem poluir e propagar o vírus.
Numa rua perto de minha casa deixaram lá um par de luvas. Durante 1 semana a Câmara deve ter evitado aquela rua porque lá se manteve.

Há muita coisa que podemos e devemos fazer, mas com a burrice generalizada que muitas vezes se vê nem de máscara e em casa nso safamos
 

Grutz

Bancada central
26 Dezembro 2017
2,022
2,988
Conquistas
4
  • Deco
  • Lucho González
  • Jorge Costa
  • Hulk
hawkeyes disse:
É bem mais perigoso para os avós que para a neta. O risco nas crianças parece ser absolutamente residual.

Eu, em princípio, optaria pelo oposto para salvaguardar os avós.
É residual mas, se não estou em erro, foi diagnosticado em Inglaterra um caso de complicações extremamente graves numa criança. O risco é reduzido mas também deve ser evitado
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,301
928
Conquistas
4
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
katatonia10 disse:
pois, mas é um aspecto que pode ser importante e fazer a diferença.

tirando eu, aqui no fórum, uma vez, não vi mais ninguém abordar esse tópico; nem na tv, nem em redes sociais. nada.

era bom que fosse falado, nem que fosse para contrariar essa minha ideia, naturalmente.
O vírus transmite-se por gotículas e por contacto com superfícies contaminadas (e consequente toque nos olhos, nariz, etc com as mãos).

Eventualmente também se transmite por aerossóis.

Fezes e sangue ainda não se sabe.


Tudo o resto é paranóia. Achas mesmo que não podes mandar um mergulho no mar porque apanhas a covid? Até 2020 pensaste nos outros fungos, bactérias e vírus que podias apanhar?


É o que eu digo... o maior problema agora vai ser vencer o medo e a desinformação.
 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,298
15,183
Vila Nova de Gaia, 1975
Tunes disse:
O vírus transmite-se por gotículas e por contacto com superfícies contaminadas (e consequente toque nos olhos, nariz, etc com as mãos).

Eventualmente também se transmite por aerossóis.

Fezes e sangue ainda não se sabe.


Tudo o resto é paranóia. Achas mesmo que não podes mandar um mergulho no mar porque apanhas a covid? Até 2020 pensaste nos outros fungos, bactérias e vírus que podias apanhar?


É o que eu digo... o maior problema agora vai ser vencer o medo e a desinformação.
Já agora, qual a tua opinião sobre o risco de contágio na areia (contacto com superfície eventualmente contaminada)?
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,812
5,307
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Tunes disse:
O vírus transmite-se por gotículas e por contacto com superfícies contaminadas (e consequente toque nos olhos, nariz, etc com as mãos).

Eventualmente também se transmite por aerossóis.

Fezes e sangue ainda não se sabe.


Tudo o resto é paranóia. Achas mesmo que não podes mandar um mergulho no mar porque apanhas a covid? Até 2020 pensaste nos outros fungos, bactérias e vírus que podias apanhar?


É o que eu digo... o maior problema agora vai ser vencer o medo e a desinformação.
eventualmente por aerossóis?

se é neste degrau de informação que te encontras, não sei se os teus conselhos serão assim tão válidos.
hoje em dia não há dúvidas de que os aerossóis são uma das formas de contágio.

estou a imaginar um dia de sol, 30 graus. praia cheia, bandeira verde. 60 pessoas no mar, 3/4 delas a mandar as suas "ranhocas" para a água ( sabes que o muco nasal é um dos meio de contágio, certo? ) e és capaz de dizer que é seguro ir tomar banho?

o penúltimo parágrafo é tristemente engraçado; até 2020 usavas luvas e máscara para ir ao supermercado? já tinhas vivido alguma coisa semelhante?

o último parágrafo tem uma certa ironia, na parte da desinformação.

ps; esses 3/4 são um valor por defeito. eventualmente, toda a gente deixa secreções na água, mesmo sem querer.

ps2; o exemplo que dei enquadra na mesma as restrições que irão haver nas praias ( menos gente, mais vigilância ). haverá sempre risco, mesmo que os banhos sejam, por exemplo, por vagas/"turmas" de pessoas à vez e afastadas por  x metros. os que virão a seguir arriscam-se.
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,301
928
Conquistas
4
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
katatonia10 disse:
eventualmente por aerossóis?

se é neste degrau de informação que te encontras, não sei se os teus conselhos serão assim tão válidos.
hoje em dia não há dúvidas de que os aerossóis são uma das formas de contágio.

estou a imaginar um dia de sol, 30 graus. praia cheia, bandeira verde. 60 pessoas no mar, 3/4 delas a mandar as suas "ranhocas" para a água ( sabes que o muco nasal é um dos meio de contágio, certo? ) e és capaz de dizer que é seguro ir tomar banho?

o penúltimo parágrafo é tristemente engraçado; até 2020 usavas luvas e máscara para ir ao supermercado? já tinhas vivido alguma coisa semelhante?

o último parágrafo tem uma certa ironia, na parte da desinformação.

ps; esses 3/4 são um valor por defeito. eventualmente, toda a gente deixa secreções na água, mesmo sem querer.

ps2; o exemplo que dei enquadra na mesma as restrições que irão haver nas praias ( menos gente, mais vigilância ). haverá sempre risco, mesmo que os banhos sejam, por exemplo, por vagas/"turmas" de pessoas à vez e afastadas por  x metros. os que virão a seguir arriscam-se.
Quando falei em aerossóis queria falar na “airborne route” (que implicam os aerossóis). Há dúvidas sobre isso sim,  no contexto dos riscos para a sociedade. Não está comprovado (ver imagens, fonte uptodate).

Onde não há é em ambiente hospitalar, como diz a OMS (https://www.who.int/news-room/commentaries/detail/modes-of-transmission-of-virus-causing-covid-19-implications-for-ipc-precaution-recommendations)

“In the context of COVID-19, airborne transmission may be possible in specific circumstances and settings in which procedures or support treatments that generate aerosols are performed; i.e., endotracheal intubation, bronchoscopy, open suctioning, administration of nebulized treatment, manual ventilation before intubation, turning the patient to the prone position, disconnecting the patient from the ventilator, non-invasive positive-pressure ventilation, tracheostomy, and cardiopulmonary resuscitation.


Fonte: Uptodate (fonte científica muito conhecida no meio médico)





Portanto em contexto da minha  desinformação vs informação, estamos conversados.
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,301
928
Conquistas
4
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
hawkeyes disse:
Já agora, qual a tua opinião sobre o risco de contágio na areia (contacto com superfície eventualmente contaminada)?
Hawkeyes, sobre a areia não há estudos que falem disso.

O que encontrei foi isto:
“Can the virus spread through contaminated beach sand, structures and facilities?

The potential transmission route from touching contaminated surfaces is the basis for the CDC recommendation about not touching your nose, eyes or mouth with unwashed hands. This is because various studies are finding that these infectious droplets can land and settle on nearby surfaces and remain infectious for a period of time (up to three days or more on hard, non-porous surfaces like plastic and steel). If someone touches that contaminated surface and then touches their eye, nose or mouth, they may be able to contract the disease. Therefore, at the beach, if an infected individual coughs, sneezes or even breathes on handrails, bathroom stalls, toilets, or other structures and facilities, those surfaces can become contaminated and potential transmission sources for other beachgoers. At this point, there is no literature available about contaminated sand being a potential transmission route.”


https://www.surfrider.org/coastal-blog/entry/the-beach-and-covid-19-understanding-the-risks


Já agora, [mention]katatonia10 [/mention] , no mesmo site e sobre os banhos:

“Can I get sick with COVID-19 from swimming in contaminated beach water?

Researchers from a recent Water Research Foundation webinar stated that the virus has been shown to remain viable and infectious, at least temporarily, in natural freshwater environments including lakes and streams. While dilution is suspected to keep the risk low, researchers note that high concentrations of the viable COVID-19 virus could put freshwater recreation users at risk. There is still no information on the ability of the COVID-19 virus to remain viable in saltwater, so it’s unclear if swimming at saltwater beaches elevates the risk of getting sick. Learn more about COVID-19 and beach water quality here.”

Mais info aqui: https://www.surfrider.org/coastal-blog/entry/8926
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,812
5,307
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Tunes disse:
Tudo o resto é paranóia. Achas mesmo que não podes mandar um mergulho no mar porque apanhas a covid? Até 2020 pensaste nos outros fungos, bactérias e vírus que podias apanhar?


É o que eu digo... o maior problema agora vai ser vencer o medo e a desinformação.

Tunes disse:
Já agora, [mention]katatonia10 [/mention] , no mesmo site e sobre os banhos:

“Can I get sick with COVID-19 from swimming in contaminated beach water?

Researchers from a recent Water Research Foundation webinar stated that the virus has been shown to remain viable and infectious, at least temporarily, in natural freshwater environments including lakes and streams. While dilution is suspected to keep the risk low, researchers note that high concentrations of the viable COVID-19 virus could put freshwater recreation users at risk. There is still no information on the ability of the COVID-19 virus to remain viable in saltwater, so it’s unclear if swimming at saltwater beaches elevates the risk of getting sick. Learn more about COVID-19 and beach water quality here.”

Mais info aqui: https://www.surfrider.org/coastal-blog/entry/8926
paranóia, huh?


 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,301
928
Conquistas
4
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
katatonia10 disse:
paranóia, huh?
No mar não há evidência nenhuma.

Mas, sim, escrevi “paranóia” com base numa opinião e não em evidência forte. Mas pelos vistos o risco não está clarificado.
 

katatonia10

Tribuna Presidencial
1 Setembro 2013
8,812
5,307
Conquistas
2
  • Kostadinov
  • Rui Filipe
Tunes disse:
No mar não há evidência nenhuma.

Mas, sim, escrevi “paranóia” com base numa opinião e não em evidência forte. Mas pelos vistos o risco não está clarificado.

não sou investigador, mas antecipo que este vai ser mais um dos casos em que "não haver evidência de..." irá transformar-se em "confirmação positiva".
 

Tunes

Tribuna Presidencial
4 Agosto 2016
7,301
928
Conquistas
4
  • Deco
  • Bobby Robson
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
katatonia10 disse:
não sou investigador, mas antecipo que este vai ser mais um dos casos em que "não haver evidência de..." irá transformar-se em "confirmação positiva".
Eu também não sou investigador, mas diria o contrário.

Agua em muita quantidade e em movimento constante.

Se tivesse de pôr dinheiro, diria que é um risco baixo.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,351
20,801
Gaia
Tunes disse:
Eu também não sou investigador, mas diria o contrário.

Agua em muita quantidade e em movimento constante.

Se tivesse de pôr dinheiro, diria que é um risco baixo.
-------------------

Eu como banhista e fan de banho de água de mar salgado fiquei preocupado.
Eu já tomei banho em muitos mares, báltico, varios sitios do mediterranico, algarve,  adriático, egeu, biscaia,etc.

De uma coisa vos digo o Mar salgado de Peniche para cima não tem paralelo.
O iodo, o tal salitre e cloreto de potassio, tem ajudado a curar muitas infeçoes de pele e não só.
Se há duvidas na qualidade da água no Norte como Furadouro, Mindelo, Moledo, etc, entao mais vale ficar em casa na  banheira porque em piscinas o contágio será muito mais facil.
 

Sakamoto

Tribuna Presidencial
25 Maio 2017
18,639
18,290
Conquistas
5
  • Bobby Robson
  • Março/20
  • José Mourinho
  • Jardel
Fdx, detesto praia e vai ser uma bela desculpa para não ter que lá por os pés este ano!
 

Celta7

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
5,702
1,075
katatonia10 disse:
não sou investigador, mas antecipo que este vai ser mais um dos casos em que "não haver evidência de..." irá transformar-se em "confirmação positiva".
Também acho.

"Não há evidência de" não é o mesmo de "ausência". Simplesmente quer dizer que ainda não há uma confirmação absoluta. Aconteceu o mesmo com a história da transmissão entre pessoas. Também se leu que "não havia evidência", apesar de ser praticamente uma certeza... e muitas pessoas interpretaram isso como se fosse uma confirmação de que não se transmitia entre humanos.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
113,157
49,662
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Sakamoto disse:
Fdx, detesto praia e vai ser uma bela desculpa para não ter que lá por os pés este ano!
Sou o contrário.

Será um verão penoso.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

 

hawkeyes

Tribuna Presidencial
19 Julho 2006
21,298
15,183
Vila Nova de Gaia, 1975
Tunes disse:
Hawkeyes, sobre a areia não há estudos que falem disso.

O que encontrei foi isto:
“Can the virus spread through contaminated beach sand, structures and facilities?

The potential transmission route from touching contaminated surfaces is the basis for the CDC recommendation about not touching your nose, eyes or mouth with unwashed hands. This is because various studies are finding that these infectious droplets can land and settle on nearby surfaces and remain infectious for a period of time (up to three days or more on hard, non-porous surfaces like plastic and steel). If someone touches that contaminated surface and then touches their eye, nose or mouth, they may be able to contract the disease. Therefore, at the beach, if an infected individual coughs, sneezes or even breathes on handrails, bathroom stalls, toilets, or other structures and facilities, those surfaces can become contaminated and potential transmission sources for other beachgoers. At this point, there is no literature available about contaminated sand being a potential transmission route.”


https://www.surfrider.org/coastal-blog/entry/the-beach-and-covid-19-understanding-the-risks


Já agora, [mention]katatonia10 [/mention] , no mesmo site e sobre os banhos:

“Can I get sick with COVID-19 from swimming in contaminated beach water?

Researchers from a recent Water Research Foundation webinar stated that the virus has been shown to remain viable and infectious, at least temporarily, in natural freshwater environments including lakes and streams. While dilution is suspected to keep the risk low, researchers note that high concentrations of the viable COVID-19 virus could put freshwater recreation users at risk. There is still no information on the ability of the COVID-19 virus to remain viable in saltwater, so it’s unclear if swimming at saltwater beaches elevates the risk of getting sick. Learn more about COVID-19 and beach water quality here.”

Mais info aqui: https://www.surfrider.org/coastal-blog/entry/8926
Já tinha visto isso mas pouco mais se encontra.

Estou...hesitante.
 

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,366
4,964
Conquistas
1
  • Junho/18
A questão da praia eu acho que está a ser exagerada, desde que haja algum bom senso em termos de distanciamento penso que não há grande problema, talvez não seja de começar já a ir à praia mas daqui a algumas semanas quando tivermos números pequenos de infectados não acho que se deva impedir as pessoas de frequentar as mesmas, apenas ter lá gente que as aconselhe e sensibilize para que não se ponham todos uns em cima dos outros.