Covid-19

31 Maio 2019
41
38
Mas se o critério principal que é mencionado quando se fala da covid, e que é a única justificação para se manter tudo fechado e isolado, é o n.º de mortes, e se isso indigna uma parte significativa da sociedade, não deveria essa mesma parte ficar indignada em saber que existem milhões de pessoas com uma causa de morte que ao contrário de uma doença não necessita de uma vacina para ser mitigada? Basta uma decisão política de transferência de verbas em offshores para comida nos países da África subsariana, por exemplo. Eu por vezes tento entender esta lógica desta nova sociedade mas não consigo sinceramente.
A justificação para o isolamento nunca devia ser o numero de mortes, eu acho que isso e uma justificação que alguns portugueses querem ouvir mas nunca devia ser essa justificação. A justificação devia ser a de estamos a isolarmo-nos como forma que de prevenir o contagio ate que aja uma verdadeira cura. Eu percebo quando se olha para 10 mortes por dia parecer pouco comparado com guerras, fomes, cancros, etc... mas uma coisa e mais facilmente neste momento controlável. Mas eu nunca neste momento defenderia o confinamento, Portugal nunca aguentaria economicamente de outro confinamento, teríamos que ser vendidos a china se assim o fosse.
Em relação ao milhoes e milhoes que se podia arranjar para controlar a fome, nao e assim tão facil com parece, mas isso ia dar uma discução de horas que eu agora nao tenho tempo
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Como medico, acho ignorante o pessoal vir dizer que isto e tudo uma propraganda... eu ja vi e continuo a ver pessoas a morrer com covid no hospital e viver dizer que isto e tudo uma propraganda e de uma ingenuidade que nao se pode ter neste caso, quando existe imensa informação sobre o covid.
Nao quero com isto dizer que se deve fechar o pais, longe disso, porque levaria a uma situaçao muito dificil financeira secalhar que nao iriamos recuperar. Mas por favor nao digam que e propraganda porque continuam a morrer pessoas abaixo da idade de risco.
Se és médico, também deves ver morrer muita mais gente no hospital por causas que não covid do que antes da pandemia.
 
  • Like
Reações: John Guerrilla
31 Maio 2019
41
38
Não és médico? Então sabes que não é preciso o covid para provar que o nosso SNS está mal. O nosso SNS já estava mal pré covid e assim continuará quando esta doença passar.
E se esta crise económica não tiver a solução mágica que algumas pessoas antecipavam então é que corremos o risco de afundar com isto de uma vez por todas.
Exatamente o nosso SNS e um buraco sem fundo e não me parece que alguma vez melhorara, infelizmente, porque adoro este pais e esta minha cidade mas cada vez tenho mais vontade de imigrar
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Eu acho que há muita gente que ainda não percebeu que muito pior que o Covid em si, são os efeitos indirectos que teve. A quantidade de gente, por exemplo, que deixou de ir a consultas, tratamentos e cirurgias é enorme e as repercussões disso vão continuar a sentir-se durante muito tempo.
O número de mortes extra covid subiu a pique desde o confinamento. Parece que tudo o que importa é o Covid.
Isto é muito mais complexo do que: casos=confinar. Não pode, não deve ser assim.
 
  • Like
Reações: John Guerrilla
31 Maio 2019
41
38
Se és médico, também deves ver morrer muita mais gente no hospital por causas que não covid do que antes da pandemia.
E irão continuar a morrer mas umas sao mas quando por exemplo tens cancros inoperáveis e tens 2 doentes de covid que estiverem numa festa num bar de erasmus, o que e que era mais facil prevenir e posteriormente tratar?
 
  • Like
Reações: Dragon G

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,672
25,471
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Vai lá falar com os italianos, e vê se eles te dizem que é mentira. Falo com conhecimento de causa, mesmo aqui em Portugal, na primeira vaga, estivemos por um fio. Não há recursos para um crescimento descontrolado de casos.
Nem vale a pena falar do resto. Não controlasses a população como dizes, e verias o número de mortes por Covid.
Eh pá, os gráficos (as famosas curvas) chegaram a prever milhões de mortos em alguns países. Eles estão por aqui.. É procurar.
Mesmo em alguns países que não adoptam as medidas de distanciamento totalmente, em alguns casos quase em estado de guerrilha total, como são o caso dos U.S.A ou do Brazil, onde estão os famosos milhões de mortos que deviam estar a acontecer?
 
  • Like
Reações: bertobrb

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,769
3,987
Aumentou um bocado o número de casos diários, já começou a entrar tudo em pânico outra vez.

14h17 - “Estamos distantes de esgotar as camas que temos para doentes Covid”

A conferência de imprensa desta sexta-feira contou com Luís Pisco, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, que avançou números concretos sobre as camas em hospitais disponíveis para receberem doentes com Covid-19.

Segundo o responsável, dos 16 hospitais em Lisboa e Vale do Tejo, são 13 os que lidam com doentes Covid. Esses hospitais possuem um total de 7083 camas, das quais 6630 estão a ser utilizadas “de maneira versátil para situações Covid ou não-Covid”, adiantou Luís Pisco.

O presidente da ARSLVT explicou que, dessas 6330 camas, quantas mais forem destinadas a pacientes Covid menos haverá para cirurgias e atividade programada, pelo que “temos que as gerir muito bem”, algo que os hospitais estão a fazer com “muito esforço”.

Assim sendo, das 6630 camas apenas 503 estão dedicadas exclusivamente à Covid-19, mais 88 que são para doentes em espera para confirmar o diagnóstico, ou seja, 591 camas no total.

Neste momento existem 388 doentes internados, pelo que “estamos distantes de esgotar as camas que temos para doentes Covid
”, assegurou Luís Pisco.

Em unidades de cuidados intensivos há um total de 298 camas na região de Lisboa e Vale do Tejo, 200 para situações não-Covid e 98 para doentes Covid. Das 98, estão agora ocupadas 74, pelo que ainda existe “margem de progressão”, declarou.

Ou seja, em Lisboa que acumula casos em catadupa ainda estão longe de sequer estarem assoberbados.
Já se sabia que, com a descida das temperaturas, iam aumentar os casos e mesmo assim já se fala se vai haver ou não novas medidas drásticas.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
E irão continuar a morrer mas umas sao mas quando por exemplo tens cancros inoperáveis e tens 2 doentes de covid que estiverem numa festa num bar de erasmus, o que e que era mais facil prevenir e posteriormente tratar?
Sendo a hipótese de morrer das pessoas que têm covid numa festa de Erasmus menos de 1%, prefiro que as pessoas com cancros ainda não detetádos fossem à consulta de rastreio no centro de saúde, coisa que não podiam fazer, vendo assim o diagnóstico adiado uns meses que podiam ter sido decisivos.

A comparação que fizeste não faz sentido. Não se trata de escolher entre um e outro, mas sim tomar medidas proporcionais. O confinamento que tivemos não foi proporcional.
 
  • Like
Reações: Miguel Alexandre

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Aumentou um bocado o número de casos diários, já começou a entrar tudo em pânico outra vez.

14h17 - “Estamos distantes de esgotar as camas que temos para doentes Covid”

A conferência de imprensa desta sexta-feira contou com Luís Pisco, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, que avançou números concretos sobre as camas em hospitais disponíveis para receberem doentes com Covid-19.

Segundo o responsável, dos 16 hospitais em Lisboa e Vale do Tejo, são 13 os que lidam com doentes Covid. Esses hospitais possuem um total de 7083 camas, das quais 6630 estão a ser utilizadas “de maneira versátil para situações Covid ou não-Covid”, adiantou Luís Pisco.

O presidente da ARSLVT explicou que, dessas 6330 camas, quantas mais forem destinadas a pacientes Covid menos haverá para cirurgias e atividade programada, pelo que “temos que as gerir muito bem”, algo que os hospitais estão a fazer com “muito esforço”.

Assim sendo, das 6630 camas apenas 503 estão dedicadas exclusivamente à Covid-19, mais 88 que são para doentes em espera para confirmar o diagnóstico, ou seja, 591 camas no total.

Neste momento existem 388 doentes internados, pelo que “estamos distantes de esgotar as camas que temos para doentes Covid
”, assegurou Luís Pisco.

Em unidades de cuidados intensivos há um total de 298 camas na região de Lisboa e Vale do Tejo, 200 para situações não-Covid e 98 para doentes Covid. Das 98, estão agora ocupadas 74, pelo que ainda existe “margem de progressão”, declarou.

Ou seja, em Lisboa que acumula casos em catadupa ainda estão longe de sequer estarem assoberbados.
Já se sabia que, com a descida das temperaturas, iam aumentar os casos e mesmo assim já se fala se vai haver ou não novas medidas drásticas.
Todos os anos as UCI ficam à rasca com a gripe, mas nunca se fala disso.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,672
25,471
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
A justificação para o isolamento nunca devia ser o numero de mortes, eu acho que isso e uma justificação que alguns portugueses querem ouvir mas nunca devia ser essa justificação. A justificação devia ser a de estamos a isolarmo-nos como forma que de prevenir o contagio ate que aja uma verdadeira cura. Eu percebo quando se olha para 10 mortes por dia parecer pouco comparado com guerras, fomes, cancros, etc... mas uma coisa e mais facilmente neste momento controlável. Mas eu nunca neste momento defenderia o confinamento, Portugal nunca aguentaria economicamente de outro confinamento, teríamos que ser vendidos a china se assim o fosse.
Em relação ao milhoes e milhoes que se podia arranjar para controlar a fome, nao e assim tão facil com parece, mas isso ia dar uma discução de horas que eu agora nao tenho tempo
Não me levas a mal, mas tu para médico tens uma forma de escrever um bocado estranha.
 

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
Aumentou um bocado o número de casos diários, já começou a entrar tudo em pânico outra vez.

14h17 - “Estamos distantes de esgotar as camas que temos para doentes Covid”

A conferência de imprensa desta sexta-feira contou com Luís Pisco, presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, que avançou números concretos sobre as camas em hospitais disponíveis para receberem doentes com Covid-19.

Segundo o responsável, dos 16 hospitais em Lisboa e Vale do Tejo, são 13 os que lidam com doentes Covid. Esses hospitais possuem um total de 7083 camas, das quais 6630 estão a ser utilizadas “de maneira versátil para situações Covid ou não-Covid”, adiantou Luís Pisco.

O presidente da ARSLVT explicou que, dessas 6330 camas, quantas mais forem destinadas a pacientes Covid menos haverá para cirurgias e atividade programada, pelo que “temos que as gerir muito bem”, algo que os hospitais estão a fazer com “muito esforço”.

Assim sendo, das 6630 camas apenas 503 estão dedicadas exclusivamente à Covid-19, mais 88 que são para doentes em espera para confirmar o diagnóstico, ou seja, 591 camas no total.

Neste momento existem 388 doentes internados, pelo que “estamos distantes de esgotar as camas que temos para doentes Covid
”, assegurou Luís Pisco.

Em unidades de cuidados intensivos há um total de 298 camas na região de Lisboa e Vale do Tejo, 200 para situações não-Covid e 98 para doentes Covid. Das 98, estão agora ocupadas 74, pelo que ainda existe “margem de progressão”, declarou.

Ou seja, em Lisboa que acumula casos em catadupa ainda estão longe de sequer estarem assoberbados.
Já se sabia que, com a descida das temperaturas, iam aumentar os casos e mesmo assim já se fala se vai haver ou não novas medidas drásticas.
Sim, mas tens noção que estamos a aumentar os números de internamentos e UCI em cerca de 20% a cada 5 dias, ou seja essas camas vagas rapidamente podem esgotar-se... Além que tens 24 camas vagas em UCI e só hoje entraram 10 pessoas, ou seja se nada mudar em 1/2 semanas vamos bater nas 98 camas...

Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk
 

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,345
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Sobre o covid e o tema de abrir os estádios

Deve ser complicado arranjar um espaço mais fácil de controlar a lotação e o distanciamento que um estádio de futebol
5 mil num estádio de 50 mil que é espaço muito aberto é que ia ser a ruína do "milagre português na luta contra o covid"(LOL)? A sério?
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
18,903
18,603
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
Forma muito egoísta de pensar. Presumo que tenhas menos do que 50 anos, ou estarei errado? E mesmo que tivesses mais, é um pensamento egoísta. Até porque, os números de internamentos que aí colocaste não é nada animador. Diria que não falta muito para o SNS começar outra vez a sentir pressão. Na primeira vaga tivemos por um fio, desta veremos. E, no caso de isso acontecer, veremos o que acontece ao número de mortos por Covid abaixo dos 50 anos. E atenção, por Covid. Infelizmente, há muita gente a morrer, evitavelmente, por outras causa que não Covid. E olha que alguns com menos de 50 anos.

No entanto, pensar num novo confinamento é utópico.
O problema é q o q contrais no PIB a cada confinamento podes acreditar q custa vidas.
Para além q neste momento morreram mais 7000 pessoas q no período homólogo de 2019 e só 2000 foram de covid, o resto é ausência de atendimento, operações, consulta, medo de ir ao médico...o confinamento ainda agrava mais isto.

Nós somos um dos países mais pobres da Europa, uma economia ridícula baseada em serviços, duma competitividade nula e nem sequer temos ambição para mais por isso é q só vem para cá quem mais nada tem, o futuro não é nada bom. Somos e seremos a cauda da Europa.

Um novo confinamento seria trágico em termos económicos, acredita.
 

bertobrb

Tribuna Presidencial
25 Maio 2019
13,732
18,764
Conquistas
6
  • Alfredo Quintana
Sobre o covid e o tema de abrir os estádios

Deve ser complicado arranjar um espaço mais fácil de controlar a lotação e o distanciamento que um estádio de futebol
5 mil num estádio de 50 mil que é espaço muito aberto é que ia ser a ruína do "milagre português na luta contra o covid"(LOL)? A sério?
Ha quanto tempo estão abertos os coliseus e touradas? É um não assunto, os estádios deviam ter aberto na mesma altura.
 

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
18,903
18,603
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
As pessoas que falam em propaganda possivelmente não querem dizer que não morram pessoas. O que querem dizer é que comparativamente com outras doenças que matam muito mais pessoas, de forma silenciosa, a covid tem uma espaço mediático que mais nenhuma doença tem. E nem é preciso falar apenas em doenças, á mencionei isso aqui uma vez, a fome mata mais pessoas no mundo que 200 anos de pandemia covid. Dá direito a abertura de jornais? Dá direito a gráficos com o n.º de mortos diários? O mundo está a tentar acabar com a fome? Não me parece que seja o caso.
Duas questões fundamentais:

. Consumimos demasiado
. Somos demasiados

Alguém falará nisso? Nunca.
Enquanto assim for será o mesmo de sempre, uma balança de dominadores e dominados, regada a sangue. Alguma vez foi diferente?

As mesmas questões para o problema ecológico.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,672
25,471
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
O problema é q o q contrais no PIB a cada confinamento podes acreditar q custa vidas.
Para além q neste momento morreram mais 7000 pessoas q no período homólogo de 2019 e só 2000 foram de covid, o resto é ausência de atendimento, operações, consulta, medo de ir ao médico...o confinamento ainda agrava mais isto.

Nós somos um dos países mais pobres da Europa, uma economia ridícula baseada em serviços, duma competitividade nula e nem sequer temos ambição para mais por isso é q só vem para cá quem mais nada tem, o futuro não é nada bom. Somos e seremos a cauda da Europa.

Um novo confinamento seria trágico em termos económicos, acredita.
E curiosamente a única coisa que temos para oferecer, que é o turismo, ficará afetada para uns anos.
E hoje temos uma sociedade que está mais ou menos defendida da covid mas que infelizmente viu uma em cada 4 pessoas perder a totalidade do seu rendimento. Certamente não apanharão covid. E certamente estarão mais seguras no desemprego.
E não faltou quem avisasse para isto.
 
  • Like
Reações: Miguel Alexandre

Mr.Ribeiro 46

Tribuna Presidencial
26 Julho 2016
6,769
3,987
Sim, mas tens noção que estamos a aumentar os números de internamentos e UCI em cerca de 20% a cada 5 dias, ou seja essas camas vagas rapidamente podem esgotar-se... Além que tens 24 camas vagas em UCI e só hoje entraram 10 pessoas, ou seja se nada mudar em 1/2 semanas vamos bater nas 98 camas...

Enviado do meu SM-T720 através do Tapatalk
Plena noção disso. O que também foi mencionado no texto é que há camas que podem ser usadas para tais situações caso seja necessário. Por agora, está bem longe de ser altura de tomar decisões de tomar medidas drásticas. Isto não quer que se deva andar à balda em aglomerados ou sem máscara em locais fechados (fora o domicílio). Agora uma coisa é estar ciente do que se deve fazer para prevenir, outra é andar em pânico porque os casos ou os internados aumentam.
 
  • Like
Reações: bertobrb

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,672
25,471
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Duas questões fundamentais:

. Consumimos demasiado
. Somos demasiados

Alguém falará nisso? Nunca.
Enquanto assim for será o mesmo de sempre, uma balança de dominadores e dominados, regada a sangue. Alguma vez foi diferente?

As mesmas questões para o problema ecológico.
Mas isto é que deveria revoltar toda a humanidade e levar a uma tentativa, mesmo que utópica, de regularização de uma situação que é infinitamente superior em termos de magnitude do que a problemática covid. Eu por exemplo acho curioso que o uso de máscara seja obrigatório para prevenir o contágio do covid. E bem. Mas porque raio não tornam obrigatório a prática de exercício físico que previne as doenças cardíacas e afins? Ainda para mais num país que tem uma das maiores taxas de diabéticos e pessoas com problemas derivados de má alimentação da Europa Só interessam as pessoas que morrem do covid? Será que a prevenção é exclusiva apenas da temática covid? Para isso mantinha-se a coerência e iam-se resolvendo alguns problemas de uma vez.

Ps: estou sinceramente à espera de um dia ver um estudo sobre as consequências do uso intensivo de substâncias alcoólicas desinfectantes na nossa pele.
 

arkeru

Bancada central
13 Dezembro 2013
1,589
883
Eh pá, os gráficos (as famosas curvas) chegaram a prever milhões de mortos em alguns países. Eles estão por aqui.. É procurar.
Mesmo em alguns países que não adoptam as medidas de distanciamento totalmente, em alguns casos quase em estado de guerrilha total, como são o caso dos U.S.A ou do Brazil, onde estão os famosos milhões de mortos que deviam estar a acontecer?
Curvas feitas por quem? E quando? E com base em que variáveis?
Diz-me um país que não tenha adotado o confinamento. Mesmo esses que referes, adotaram.