Covid-19

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
301
849
o aumento de casos de covid aumentou o desemprego? o a pobreza? a crise? parou as escola? ou foi o confinamento? pensei que tinha sido o confinamento.
Eu continuo sem perceber que cenário idílico é esse de que se evitarmos o confinamento, vamos evitar todas essas consequências negativas.
Meus amigos, essas consequências vão chegar de uma forma ou de outra, mais tarde ou mais cedo, se nao conseguirmos conter a propagação da doença. Ou acham que os padrões de consumo, os mercados, etc etc vao-se manter iguais com um vírus altamente contagioso numa sociedade em que os seus serviços de saúde colapsaram?


Se a pandemia descontrolar-se (como parece estar a acontecer) o confinamento nao vai ser uma decisão política, vai ser uma necessidade. Esperamos todos que assim não seja.
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,060
756
Qual o problema de tornar " obrigatório " o teletrabalho? Eu já estive e sentia me protegido, mas a minha empresa deve-se sentir carente e voltamos para o habitual local de trabalho.... Com estas mentes não saimos disto, entrentanto haverá milhares de funerais para fazer.
Foda-se, e o país vive do teletrabalho? Mas em que planeta é que tu vives? O pessoal dos hipermercados, farmácias e bombas de gasolina, entre outras empresas que tens no país e que precisam de mão de obra PRESENCIAL, e que empregam milhares de pessoas, como vão fazer? É fácil falar quando se tem o rei na barriga. Puta de mentalidade...
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
301
849
Foda-se, e o país vive do teletrabalho? Mas em que planeta é que tu vives? O pessoal dos hipermercados, farmácias e bombas de gasolina, entre outras empresas que tens no país e que precisam de mão de obra PRESENCIAL, e que empregam milhares de pessoas, como vão fazer? É fácil falar quando se tem o rei na barriga. Puta de mentalidade...
Acho que precisamente por isso, em vez de esperarmos que a situação fique de tal ordem que TODA a gente seja mandada para casa, devia ser obrigatório o tele-trabalho a toda a gente a quem isso não tem impacto no rendimento da empresa.

Um programador que possa estar em casa vai sentir um impacto relativamente mínimo em ligar o PC em casa ou no escritório para trabalhar. Se todos na posição dele fossem ja para tele-trabalho, talvez essa redução fosse suficiente para conter a situação e ja nao era preciso exigir o mesmo a outros trabalhadores.
 
  • Like
Reações: Eclipsisboy e mack

Blue Special

Bancada central
14 Abril 2016
2,247
4,350
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
Qual o problema de tornar " obrigatório " o teletrabalho? Eu já estive e sentia me protegido, mas a minha empresa deve-se sentir carente e voltamos para o habitual local de trabalho.... Com estas mentes não saimos disto, entrentanto haverá milhares de funerais para fazer.
Também não percebo - aliás, quando estive em teletrabalho, até era mais produtivo. Nas profissões que se adequem acho que deveria ser de caracter obrigatório, pelo menos até final do ano e reavaliando em Janeiro 2021. A ver se isto baixa um pouco...
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,411
6,171
Foda-se, e o país vive do teletrabalho? Mas em que planeta é que tu vives? O pessoal dos hipermercados, farmácias e bombas de gasolina, entre outras empresas que tens no país e que precisam de mão de obra PRESENCIAL, e que empregam milhares de pessoas, como vão fazer? É fácil falar quando se tem o rei na barriga. Puta de mentalidade...
Em primeiro lugar mais respeitinho sff.

Mas já percebi que no teu planeta, se alguém achar que se a sua profissão tem obrigatoriamente que ser in loco, os outros que podem trabalhar em locais resguardados, por turnos etc não se devem proteger, seja uma percentagem grande, média ou pequena de trabalhadores. Se querem evitar o confinamento, todas as soluções são validas, principalmente estas que não implicam prejuizo de ninguém.
 

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,411
6,171
Também não percebo - aliás, quando estive em teletrabalho, até era mais produtivo. Nas profissões que se adequem acho que deveria ser de caracter obrigatório, pelo menos até final do ano e reavaliando em Janeiro 2021. A ver se isto baixa um pouco...
Ao que parece há quem ache que se há quem não pode ir os outros todos também não podem ir e ainda se acham seres evoluidos.
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,060
756
Acho que precisamente por isso, em vez de esperarmos que a situação fique de tal ordem que TODA a gente seja mandada para casa, devia ser obrigatório o tele-trabalho a toda a gente a quem isso não tem impacto no rendimento da empresa.

Um programador que possa estar em casa vai sentir um impacto relativamente mínimo em ligar o PC em casa ou no escritório para trabalhar. Se todos na posição dele fossem ja para tele-trabalho, talvez essa redução fosse suficiente para conter a situação e ja nao era preciso exigir o mesmo a outros trabalhadores.
Então mas isso é o que irá acontecer, sem novo confinamento, porque as empresas sabem que quem pode exercer em casa, está mais seguro e é menos uma fonte de propagação. Agora confinamento? Esqueçam. Iríamos enterrar este país 20 anos, no mínimo.

Pergunto assim: Quantas pessoas conheces TU que faleceram diretamente da doença do Covid? Quantas empresas é que tu conheces que fecharam devido ao confinamento? Quantas pessoas JOVENS e produtivas, ficaram com as suas vidas suspensas e entregues a uma incógnita e asfixia financeira?
 

DT199

Tribuna
2 Julho 2013
3,060
756
Em primeiro lugar mais respeitinho sff.

Mas já percebi que no teu planeta, se alguém achar que se a sua profissão tem obrigatoriamente que ser in loco, os outros que podem trabalhar em locais resguardados, por turnos etc não se devem proteger, seja uma percentagem grande, média ou pequena de trabalhadores. Se querem evitar o confinamento, todas as soluções são validas, principalmente estas que não implicam prejuizo de ninguém.
Eu não disse nada disso, tu é que disseste. E contra mim falo, porque a minha empresa AINDA tem em teletrabalho 80% das pessoas que o podem fazer.
 

Blue Special

Bancada central
14 Abril 2016
2,247
4,350
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
Ao que parece há quem ache que se há quem não pode ir os outros todos também não podem ir e ainda se acham seres evoluidos.
Acho que muita gente ainda pensa que "querem é ir para casa não fazer nenhum" - enganam-se redondamente, nunca fui tão controlado e com deadlines de projectos como quando estive em teletrabalho... E, como o meu caso, suspeito que todas as empresas tenham agido desta forma.
 
  • Like
Reações: Conceição Santos

mack

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,411
6,171
Acho que muita gente ainda pensa que "querem é ir para casa não fazer nenhum" - enganam-se redondamente, nunca fui tão controlado e com deadlines de projectos como quando estive em teletrabalho... E, como o meu caso, suspeito que todas as empresas tenham agido desta forma.
Eu começava mais cedo uma hora e terminava uma hora mais tarde que o habitual, mas acham que isso é um privilégio.
 

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
301
849
Então mas isso é o que irá acontecer, sem novo confinamento, porque as empresas sabem que quem pode exercer em casa, está mais seguro e é menos uma fonte de propagação. Agora confinamento? Esqueçam. Iríamos enterrar este país 20 anos, no mínimo.

Pergunto assim: Quantas pessoas conheces TU que faleceram diretamente da doença do Covid? Quantas empresas é que tu conheces que fecharam devido ao confinamento? Quantas pessoas JOVENS e produtivas, ficaram com as suas vidas suspensas e entregues a uma incógnita e asfixia financeira?
Acho que esta a haver aqui uma confusão de conceitos.
Tele-trabalho obrigatório para quem tem condições para isso, como foi anteriormente, esta muito longe de ser um confinamento global a toda a população. Parece-me claro.

Segundo, nunca se avalia medidas de saude publica com base numa experiência pessoal.
Mas já que queres pegar por ai, tens de perceber que a mortalidade da doença é inversamente proporcional à capacidade dos serviços de saude em dar resposta. Seja COVID, seja Tuberculose, seja Cólera, tudo pode ser infinitamente mais mortal e nocivo se não houver cuidados médicos disponíveis. E é isso que está em causa: um jovem ate pode nem morrer tao facilmente de COVID (ninguém sabe o suficiente da doença para afirmar que é inócua, mas pronto...), mas a saude nao se extingue no COVID e sem serviços de saude os jovens vão começar a "morrer" de outras coisas. Tem de se evitar ao máximo que os serviços de saúde colapsem por esse mesmo motivo.

Oh pah, e por fim, quanto ao impacto nas empresas do confinamento, é assustador, terrível, uma verdadeira tragédia. Mas de que forma é achas que o impacto seria evitável? Achas que o mercado vai continuar a funcionar de igual forma se simplesmente taparmos olhos e ouvidos, enfiarmos a cabeça na areia e fizermos de conta que nao se passa nada?
 

incrivel

Bancada lateral
14 Maio 2018
838
552
Quantos sectores de actividade ( extra estado ) não podem ser colocados em teletrabalho sem prejuizo de nenhuma das partes?

Só desejo que não afecte as vossas famílias da pior maneira possível, porque aí depois se calhar o discurso muda.
Uma minoria, vives num pais que vive de serviços, vendas, comercio, pouco produz...
 

J | [Ka!s3r^].

Tribuna Presidencial
7 Abril 2012
7,903
9,331
Conquistas
1
  • Alfredo Quintana
Estranho uma clivagem tão vincada acerca dos temas do confinamento, da economia, entre partidários das diferentes opções de resposta. O confinamento foi generalizadamente adoptado entre os países como resposta excepcional face a um problema para o qual não havia preparação. Desconhecia-se muito da doença, não existiam protocolos adequados, escasseavam recursos tão necessários quanto elementares como equipamento de protecção para o pessoal de saúde... todo o sistema teria de ser reajustado, sujeitando-se, caso contrário, à ruptura. Se a mortandade não foi tão elevada, muito se deve à forte resposta inicial. Teria sido bastante delicado reconfigurar os serviços enquanto os mesmos eram levados ao limite. Muitos países tomaram o caminho do confinamento, não se tratou de nenhuma ideia iluminada. A opção deve ser compreendida à luz destes factores, sem prejuízo de qualquer debate.

Dentro das suas possibilidades, os serviços de saúde devem atender a doentes covid e doentes não covid, não está em causa escolher entre um grupo ou outro, embora a gestão dos meios existentes implique escolhas com impactos na saúde e no acesso aos cuidados. Se o número de infectados aumentar descontroladamente, com o correspondente aumento da necessidade de cuidados, ... a mortalidade aumentará por incapacidade de resposta em ambos os grupos. Quem é mais vocal na defesa de medidas menos restritivas não deve por isso menorizar os riscos actuais. Mais infectados com covid significará, com considerável probabilidade, menor capacidade de resposta e mais mortos.

Não podemos deixar a economia definhar. Mas devemos questionar-nos sobre as consequências de contabilizarmos centenas de mortes todos os dias, num cenário mais funesto. Havendo grande temor e incerteza, talvez o comportamento e o sentimento geral das pessoas possa tornar-se imprevisível. Há que agir solidária e responsavelmente, fazer parte do esforço colectivo e tentar trilhar o caminho menos mau.
 

tsilva12

Tribuna Presidencial
10 Julho 2017
5,811
8,489
Conquistas
3
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Os meus amigos engenheiros informáticos estão em tele-trabalho desde Março e assim continuam, só mesmo em caso de necessidade é que vão às respectivas empresas.
Engenheiro informático aqui e continuo em tele-trabalho e não existe previsão de quando iremos voltar ao escritório. No entanto conheço pessoal de outras empresas que tem de ir ao escritório de 2 em 2 semanas ou com outra periodicidade, o que faz zero sentido numa profissão que pode ser feita totalmente à distância.