Covid-19

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,652
38,962
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
Temos que ver como evoluem os casos de internamento na proxima semana.

Confinamento não pode haver nem faz sentido, as pessoas mais debilitadas é que tem que ser protegidas e confinar-se, pessoas saudaveis especialmente com menos de 40 anos não faz sentido nenhum.

Show must go on.
 

nprc

Arquibancada
13 Agosto 2019
295
363
Porto
Eu já desde o início que defendo que deviam haver apoios extraordinários para quem vive da noite e similares, casamentos, quem vive das festas populares, etc.
E existem apoios para todos esses sectores, seja para proprietários ou funcionários. Pode-se dizer que, se possível, poderiam ir mais além nesses apoios. Mas isso já é outra história.

A título de exemplo, bares e discotecas, sendo actividades que não podem funcionar nos seus moldes habituais, são dos poucos sectores de actividade que ainda podem beneficiar do layoff simplificado, ou retoma progressiva de actividade, com os funcionários a partir deste mês de outubro a receber 88% do salário integralmente pago pela segurança social.

Aliás é ilegível qualquer empresa com quebras de facturação acima de 75%. Não acho que seja assim tão mau como pintam.
 

jqmmes

Tribuna Presidencial
13 Julho 2012
8,750
233
Andaram a dar bem nos recuperados, 1853.
Desde dia 15 saiu uma nova norma. Qualquer pessoa sem sintomas durante 10 dias têm alta sem fazer teste. Esteja ou não positiva. Já houve médicos preocupados com isto, porque os positivos ainda podem contagiar, embora não estejam na fase em que são mais contagiosos.

Enviado do meu Pixel 4 através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: Mr.Ribeiro 46

Oliveira

Superior
8 Setembro 2016
92
36
Desde dia 15 saiu uma nova norma. Qualquer pessoa sem sintomas durante 10 dias têm alta sem fazer teste. Esteja ou não positiva. Já houve médicos preocupados com isto, porque os positivos ainda podem contagiar, embora não estejam na fase em que são mais contagiosos.

Enviado do meu Pixel 4 através do Tapatalk
Em França, Espanha e Alemanha fazem o mesmo já há algumas semanas

Enviado do meu EVA-L09 através do Tapatalk
 
  • Like
Reações: C Santos

Tony_Gomes9

Arquibancada
25 Julho 2020
301
849
O problema dos apoios estatais nestas fases de confinamento é que acabam por ser proporcionais às contribuições fiscais que esses negócios faziam anteriormente, o que analisando de forma fria até faz sentido se os fundos forem limitados.
Se pensarmos bem nos negócios que vão sofrer o maior impacto, são negócios que tradicionalmente faziam da fuga ao fisco prática recorrente. Cafés, restaurantes, cabeleireiros, todo o negócio da noite, etc etc etc, com empregados a receber salário "por baixo da mesa", sem declarar rendimentos, como vão agora ter legitimidade moral para pedir apoio do estado?

Vai ser muito complicado de gerir. Muito mesmo.
Se chegarmos a uma situação de crise máxima, ou se os efeitos da pandemia ainda se fizerem sentir em 2021, o Estado vai servir para tentar resgatar cidadãos particulares, mas muitos dos seus negócios vão ruir porque não vai ser possível "nacionalizar" todos os que assim precisarem. Vão sobreviver apenas os que se conseguirem adaptar a este "novo" mercado.
 

Pavão

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
5,216
9,273
Conquistas
7
44
  • Novembro/21
  • João Pinto
  • Jorge Costa
  • Paulinho Santos
uma funcionária minha foi fazer o teste na sexta feira...

tinha tido uma crise de ansiedade, sentia dormência num braço e perna, pensamos que pudesse ser um avc e chamamos o inem.
chegada ao S. João foi levada para o atendimento a COVID e foi-lhe feito o teste...

hoje, segunda feira, dispensei-a e está em casa porque ainda não sabe o resultado do teste

disse-me que a situação que viu no hospital que é de um caos indescritível.
 
  • Triste
Reações: jcmp17

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Muitos dos que defendem um novo confinamento ou teletrabalho estão a esquecer-se de fatores mentais e problemas psíquicos que podem advir disso mesmo.
Um ser social estar tanto tempo fechado em casa também não é saudável, por muito que achem que é igual.
No mês e meio que estive em teletrabalho (e ainda poderia estar agora), andei mais ansioso que nunca, por não ter o feedback tão regular do meu patrão. E trabalhei mais horas.
Eu até posso ir para teletrabalho, mas não, não quero.
 

pedromanuelmorei

Tribuna Presidencial
12 Dezembro 2016
10,821
12,615
Conquistas
1
  • Jardel
Muitos dos que defendem um novo confinamento ou teletrabalho estão a esquecer-se de fatores mentais e problemas psíquicos que podem advir disso mesmo.
Um ser social estar tanto tempo fechado em casa também não é saudável, por muito que achem que é igual.
No mês e meio que estive em teletrabalho (e ainda poderia estar agora), andei mais ansioso que nunca, por não ter o feedback tão regular do meu patrão. E trabalhei mais horas.
Eu até posso ir para teletrabalho, mas não, não quero.
Comigo é o oposto. Ansiedade teria se estivesse no escritório. Na área onde estou, Informática, o teletrabalho devia ser obrigatório.

A empresa à qual presto consultoria, Sonae, solicitou o regresso aos escritórios há 3 semanas. A minha equipa foi a única excepção.
2 dias por semana com todas as medias preventivas previstas.

Já existem 3 casos positivos e o resto da malta preocupada. Eu estou tranquilissimo.
 

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
16,817
14,970
Conquistas
12
25
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Comigo é o oposto. Ansiedade teria se estivesse no escritório. Na área onde estou, Informática, o teletrabalho devia ser obrigatório.

A empresa à qual presto consultoria, Sonae, solicitou o regresso aos escritórios há 3 semanas. A minha equipa foi a única excepção.
2 dias por semana com todas as medias preventivas previstas.

Já existem 3 casos positivos e o resto da malta preocupada. Eu estou tranquilissimo.
Eu também poderia perfeitamente trabalhar desde casa.
Mas lá está, depende da forma como cada um encara o vírus.
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,589
25,420
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Eu não consigo entender como podem dizer que a maioria das empresas podia trabalhar em teletrabalho.
Existirão certamente alguns ramos onde isso é possível. Mas a grande maioria não é possível. O grande tecido empresarial ainda exige a presença da maioria dos trabalhadores no local. Shoppings, turismo, calçado, têxtil, alimentar, agricultura.. Como é possível isto funcionar em teletrabalho?

E já não se fala no absurdo que se passa no público onde se colocou tudo em casa e agora temos serviçso completamente parados. Eu estou à espera do meu cartão de cidadão há 5 meses. Recebi uma sms que dado que não conseguem agendar uma data nem atender o telefone, vão mandá-lo para casa. E isto num país onde de facto se podia investir no modernismo da função pública. Mas isso já sabemos que são duas palavras em planos completamente antagónicos.