Nah... ok, Danilo - super craque. Tudo bem. Sem ironias. O clube achou que o jogador valia o preço. OK.
Eu, como adepto, gostava de ver(ou ter visto) um investimento "semelhante" para a frente de ataque. Tão simples como isto. É que custa ver como para a frente aparentemente se depende em jogadores de muito menor quilate... no ano passado Kleber para Falcao e este ano - inserir incógnita aqui - para Hulk. O que transparece é que o clube não teve chance de fazer investimento semelhante... porque o dinheiro não chega para tudo? E então fizeram opções... e voltamos ao inicio e a ter de questionar a opção.
Eu tenho reservas quanto à arte do treinador para "potenciar" estes young lads todos... mas... Iturbe, Atsu, Kelvin... não sei... mesmo que o treinador tenha culpa, os homens não conseguem mostrar grande consistência. Mas eu sou defensor de que em vez de jogar um Defour a extremo(apesar de perceber a opção)... o treinador poderia meter um jogador de menos garantias - agora - mas que com uma run of games... poderia solidificar-se!? Real oportunidade é saber-se que mesmo errando, vamos receber a chance para corrigirmos o erro. Não é por exemplo como o Kelvin, joga 45 minutos em Setubal, a ganhar 1-0, sai... e nunca mais ninguém le coloca a vista em cima.
Antes de atirar culpas para o treinador. A época passada foi penosa. O treinador foi mantido. O treinador é uma peça da engrenagem. Escolhido de acordo com a filosofia do mesmo. Não digo que a direcção se meta a escolher os onzes, mas têm o poder de escolher um treinador de acordo com a sua filosofia. As opções do actual treinador, mais ou menos, terão certamente de serem expectáveis por parte da direcção. Não contratam o treinador de olhos fechados. Não me parece correcto isolar o treinador. Ele para mim faz parte de um todo.
Enfim, eu olho para tudo isto como handicaps que o clube acaba por colocar no próprio sucesso e por ficar mais exposto ao rival. Se se ganhar a Liga este ano... acho que no essencial nada muda! São dois anos longe de serem positivos e que devem merecer grande reflexão. São um sem fim de situação não próprias do Porto. Hey... e este Porto que falo foi "criado" provavelmente pelas mesmas pessoas que lá estão agora. Portanto, não é qualquer critica gratuita, mas apenas o esperar que o clube se mantenha sempre com a mesma exigência e rigor de sempre.
Eu acho que o Alex Sandro já mostrou aquela qualidade "especial" que até justifica o preço, mas mesmo assim, a escassez de opções válidas na frente, faz-me pensar que é difícil de entender como se desguarneceu assim tanto o ataque. Dá para reparar que nos últimos tempos se tem conseguido fazer adaptações na defesa que dão para "não comprometer". Ver o Mangala e Maicon. Ver o Benfica com os scrubs Melgarejo e André Almeida. Convém perceber a realidade competitiva em que se está inserido.
No Danilo - jogador/dinheiro - ainda não tive aquele feeling de craque! Vejo-o ainda talvez preso psicologicamente. Falta instinto ainda. Mesmo que não tenha esse "it factor", pode ser grande jogador, sendo sólido, forte fisicamente e fazendo coisas básicas bem. Alguém que lhe faça chegar uns videos do Srna. Mas como escrevi num post anterior, ele tem estado Ok. Será que ele tem o
beast mode dentro dele. É isto que eu estou à procura. É que com o cepo Guarin, mesmo com muita frustração e cepagem continuada, ele por momentos deixou laivos de genialidade. É o que aguardo no Danilo. A diferença, é que o Guarin é um clássico movimento moneyball, como um Pepe ou o próprio Maicon. Ver potencial num jogador e lapidar. O Danilo tem de ser um stud feito, com um tecto ainda enorme, ou seja, teria de ter oferecido bem mais. Não o conseguiu fazer e a isto alia-se a escassez de meios para dar mais poder de desequilíbrio ao ataque.
Concluindo, o Danilo... tem o beast mode dentro dele e tarda a mostrá-lo? Ou no máximo, vamos ter um jogador decente, combativo e pouco mais? Para isso... já me basta a decepção com o Defour. Com tantos studs Belgas... e foi-me calhar um que apesar da enorme entrega em campo, parece não se conseguir afirmar e liderar a equipa, sendo limitado a ter de jogar com os restos que os castigos e lesões lhe possibilitam. A mim às vezes só me apetecia soltar-lhes o Kam Chancellor a ver se com essa near death experience se conseguiam livrar da pressão e fantasmas que os limitam.