Danilo Luiz

F

Francisco Oliveira

Guest
"A estatistica é como os bikinis. Mostra muita coisa mas esconde o essencial"
 
L

Larry David

Guest
O Miguel Lopes tinha melhores números que o Danilo no Porto. Se calhar deveria ter sido titular então... e continua a ter números bem simpáticos comparando com o Danilo creio e bem melhores que o... Alex Sandro. Para uma discussão séria, teriam de analisar as jogadas dos golos uma a uma. Valorizar o crédito e mérito a atribuir ao Danilo. Não é para tirar crédito, mas assim de repente, assistências para os golos de James ao Braga de fora da área e às quatro tabelas. Calcanhar de Jackson. Moutinho fora da área. O importante é ajudar aos golos é certo, mas um lateral... deveria ter mais sucesso nas acções junto à... lateral. O passe para o Jackson em Paris, é exactamente daquelas coisas que a equipa ganharia imenso que acontecessem mais vezes, chegar ao fundo e sacar bons cruzamentos. Os laterais têm de servir para dar largura e profundidade à equipa. Digo eu que não percebo nada de futebol.

O Danilo tem aparecido melhor nesta fase, chegando mais à linha e a zonas de finalização/decisão, mas ainda continua infeliz na definição das jogadas. Cruzamentos maus, passes errados(jogadas em que tem de meter a bola rasteira para trás ou perpendicularmente em força para um toque final) e ainda mal no remate(sim, eu vi o golo com a Académica). Eu vi vídeos com bons golos dele de pé esquerdo e até de livre. No Porto não tem sido lá muito feliz. Aparecer nessas situações de forma regular já é positivo. Apesar das melhorias, ainda continua a deixar-me sem a sensação de estar perante um jogador cheio de talento natural. Tudo continua a ser muito laborioso. Desculpem, isto não está nos números, está na sensibilidade de cada um. Posso estar errado. Se ele for um touro e fizer coisas básicas simples, já bastará. Mas não lhe vejo grande instinto natural por assim dizer, mas dito isto, também ainda me parece jogar um pouco preso. O jogador do lado oposto, já deixou as tais marcas de talento especial, apesar de os números serem fracos.

Algo que deveria potenciar os números dos laterais, é o facto de o Porto não ter extremos e por vezes ter crateras nessas zonas, forçando o aparecimento dos laterais em zonas mais avançadas e participando mais na construção de jogo. Os laterais têm de ser mais pujantes para irem colmatar a deficiência(?) do esquema de jogo do Porto. Sinceramente, o Danilo e especialmente o Alex Sandro deveriam ter melhores números. Eu quando falo de números, falo em desequilíbrios em termos de jogadas pela linha, dando largura de jogo e colmatando a falta de explosão dos 'extremos'. O Danilo tem de jogar com mais confiança e à vontade e o Alex Sandro tem de jogar com uma atitude mais competitiva, pois parece-me que sofre um pouco de displicência por vezes. Ambos ainda devem ao Porto épocas consistentes com grande importância para a conquista de títulos. Provavelmente será pedir demais para laterais, mas é assim que eu tenho de encarar estes investimentos do clube. Porque se for apenas para fazer o básico e ser consistente, creio que por uma fracção do preço se conseguiria isso. O ano passado o campeonato foi ganho com uma combinação Maicon/Sapunaru à direita por exemplo.
 

bluesand

Bancada central
30 Abril 2012
1,243
320
rabanada disse:
Um jogador do porto que passa 80% dos jogos cem cima do adversario,e no futebol moderno onde devido as taticas são preponderantes os laterais é obvio que os laterais principalmente os de clubes da nossa dimensão,são também avaliados por estes parametros.Eh sempre a aprender.Já agora não avalias os pontas de lanças pelos golos e assistencias?Então avalias porque?pelo penteado e as orelhas?.
Pronto. Então o Kelvin é o melhor jogador do campeonato porque é o que precisa de menos minutos pra marcar golos, tem a melhor média do campeonato... O Steven Vitória nunca devia ter saido de cá pois é o defesa com mais golos no campeonato, logo o melhor defesa da prova...
S
Avalio os jogadores todos por aquilo que proporcionam... Se um PL consegue abrir espaços pra outros elementos marcarem golos, se desgastam a defesa, se obrigam 3 defesas a estar em cima deles e tudo o mais fazem tanto ou mais do que marcar golos... O futebol não é um desporto individual que se comparam os jogadores por golos marcados, senão caimos num absurdo total... Basta ver que o Falcão nunca foi melhor marcador do campeonato, que o Farias marcava tantos golos como o Lisandro e que em 2008/09 o Nene foi o melhor marcador do campeonato.

Só ver estatistica à frente parece-me completamente redutor, importante e interessante, mas redutor.
 
D

Dillinger

Guest
helderroger disse:
Tudo serve para dar na cabeça do danilo...
O homem deve ter uma cabeça dura pa ca*****!!!!
Se ele tem cabeça dura nao sei, mas que há aqui muitos cabecudos lá isso há.
Estão há nao sei quantas páginas a falar mal do jogador e a denegri lo, nem é criticar, é destruir e falar do dinheiro e comissões. Custa muito admitir que o Danilo é umexcelente jogador.

A realidade esta ai para quem a quiser ver: quisemos dois defesas laterais de TOP mundial domo há muito nao tínhamos, contratamo-los como grande clube que somos.
Nao querem? Preferiam o Merdalejo o Miguel Lopes o Insua? Torçam pela selecção então, tem lá gajos melhores.

Eu já nem ligo sabes, isto nao é defeito, é feitio.
 

helderroger

Tribuna Presidencial
6 Novembro 2012
5,315
1,877
Dillinger disse:
Se ele tem cabeça dura nao sei, mas que há aqui muitos cabecudos lá isso há.
Estão há nao sei quantas páginas a falar mal do jogador e a denegri lo, nem é criticar, é destruir e falar do dinheiro e comissões. Custa muito admitir que o Danilo é umexcelente jogador.

A realidade esta ai para quem a quiser ver: quisemos dois defesas laterais de TOP mundial domo há muito nao tínhamos, contratamo-los como grande clube que somos.
Nao querem? Preferiam o Merdalejo o Miguel Lopes o Insua? Torçam pela selecção então, tem lá gajos melhores.

Eu já nem ligo sabes, isto nao é defeito, é feitio.
E esquecem que tem 22 anos...... ainda pode ser muito melhor!!!!!
 
D

Dillinger

Guest
Espera pelas remodelações e vais ver onde está o problema. Acho que te vais ficar com uma dor no sítio onde está o problema
 

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Dillinger disse:
Espera pelas remodelações e vais ver onde está o problema. Acho que te vais ficar com uma dor no sítio onde está o problema
Eu acho é que te estás a esticar com as observações pessoais...é melhor teres cuidado!
 
D

Dillinger

Guest
Nap é uma observacao pessoal, peco desculpa se te ofendi de algum modo, estava a falar do R&C, aí é que vamos ger problemas, nas nossas contas. Isso é que nos vai dar uma grande dor de cabeça...
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,895
4,754
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
Ponto prévio 1 - Apesar de prometido pela segunda vez vou faltar à promessa e voltar a falar acerca do Danilo

Ponto previo 2 - Acho que a grande maioria dos users considera que as prestações do Danilo têm sido Razoaveis (uns razoaveis mais outros razoaveis menos) - existindo obviamente uma parcela minima que considera que têm sido más e outra que considera que têm sido boas.

A grande questão (na minha opinião) é que a discussão tem se centrado na performance desportiva do Danilo, e o principal aspecto a discutir será a decisão da sua contratação (de forma a validar o merito da decisão de contratar o jogador).

Analisemos então alguns dados que podem ajudar a esta análise:

Custo com o plantel (inclui salarios e amortizações de Passes) - Este é o valor que efetivamente nos custa o plantel, não podemos olhar só para os salarios:
2011 - 63.000.000€
2012 - 74.000.000€

Depois disso devemos pensar (e penso que deve ser essa a análise feita na SAD sempre que contrata um jogador) quanto nos vai custar o Danilo por ano?
e a resposta é nunca menos de 5.000.000/Ano - numero arredondado por baixo.

E depois devemos pensar é racional gastar 6,7% (com base em 2012) a 7,94% (com base em 2011) num lateral direito?

Essa é que devia ser a discussão, e a análise do merito da decisão de contratar o Danilo deveria (volto a repetir na minha opinião) centrar-se na resposta a esta questão.

E obviamente que não podemos esquecer o custo de oportunidade associado ao facto de gastarmos esse dinheiro num lateral e obviamente faltar dinheiro para outras posições...

Por exemplo, e claro que é hipotetico e vale o que vale, mas segundo foi afirmado por aqui não contratamos o Lima por não termos os 4M€ para o contratar e a questão é o nosso plantel fica mais forte com o Danilo apenas, ou ficaria mais forte com o Lima + um lateral a custar 9M€ (13 - 4)?

Mais de que discutirmos Danilos, Anteros, etc a discussão devia passar pelas politicas
 

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
10,423
4,200
Concordo na medida em que investir 17M num lateral direito nunca deveria ser prioritário para uma equipa da nossa dimensão.
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
domribeiro disse:
Por exemplo, e claro que é hipotetico e vale o que vale, mas segundo foi afirmado por aqui não contratamos o Lima por não termos os 4M€ para o contratar e a questão é o nosso plantel fica mais forte com o Danilo apenas, ou ficaria mais forte com o Lima + um lateral a custar 9M€ (13 - 4)?
(Deixa lá, eu também tinha prometido a mim mesmo que nunca mais haveria de por os pés neste tópico...)
O Lima não foi contratado porque o FC Porto optou (mal, na minha opinião) por não o contratar, apesar de o poder ter feito quase até ao encerramento das inscrições.

Danilo - 2011; "Lima" - 2012...
... mas, respondendo à tua pergunta, não sei se ficaria mais forte (designadamente dependeria do Lateral e do facto do Lima poder ser efectivamente opção num possível esquema de rotação com o Jackson - dúvida persistente - ou desempenhar o papel que lhe pudesse ser dado numa das alas) mas muito provavelmente ficaria mais equilibrado ou, pelo menos, mais do meu agrado.

Todavia, se hoje podemos ver (para não escrever outra coisa) o impacto que o Lima tem no regime, ficaremos sempre na dúvida sobre o impacto que Danilo poderia ter no seu meio-campo... e nas suas finanças.

Hipoteticamente (e vale o que vale) até poderíamos estar hoje a escrever:
"Ao invés de comprar o coxo do _______ por €9M - como é possível gastarem-se €9M num lateral que nem cruzar sabe?!?!?! - e o velho do Lima que nem calça por €4M - mais um favor ao Braga, não teria sido mais ajuizado ter logo dado €13M pelo Danilo? Ficávamos com um jogador do comandro e ainda tinhamos enfraquecido os milhafres!!!"

A pergunta é boa mas a resposta é de difícil tarologia.

Abraço.
 

domribeiro

Tribuna
8 Março 2012
2,895
4,754
Conquistas
4
  • João Pinto
  • Deco
  • Jorge Costa
A Lenda continua disse:
(Deixa lá, eu também tinha prometido a mim mesmo que nunca mais haveria de por os pés neste tópico...)
O Lima não foi contratado porque o FC Porto optou (mal, na minha opinião) por não o contratar, apesar de o poder ter feito quase até ao encerramento das inscrições.

Danilo - 2011; "Lima" - 2012...
... mas, respondendo à tua pergunta, não sei se ficaria mais forte (designadamente dependeria do Lateral e do facto do Lima poder ser efectivamente opção num possível esquema de rotação com o Jackson - dúvida persistente - ou desempenhar o papel que lhe pudesse ser dado numa das alas) mas muito provavelmente ficaria mais equilibrado ou, pelo menos, mais do meu agrado.

Todavia, se hoje podemos ver (para não escrever outra coisa) o impacto que o Lima tem no regime, ficaremos sempre na dúvida sobre o impacto que Danilo poderia ter no seu meio-campo... e nas suas finanças.

Hipoteticamente (e vale o que vale) até poderíamos estar hoje a escrever:
"Ao invés de comprar o coxo do _______ por €9M - como é possível gastarem-se €9M num lateral que nem cruzar sabe?!?!?! - e o velho do Lima que nem calça por €4M - mais um favor ao Braga, não teria sido mais ajuizado ter logo dado €13M pelo Danilo? Ficávamos com um jogador do comandro e ainda tinhamos enfraquecido os milhafres!!!"

A pergunta é boa mas a resposta é de difícil tarologia.

Abraço.
Apesar das gargalhadas que dei com a tua boa resposta, e obvio que sei que danilo 2011 e lima 2012, foi só como diria o nosso grande capitão "chutar com o pé que estava mais à mão" - pegar em 2 exemplos muito badalados nos ultimos tempos....

Em relação ao Lateral 9M€ a minha opinião (e já a dei por aqui) é que no inicio da época o Danilo se não representasse o investimento que representa nem sequer tinha tirado o lugar ao miguel Lopes (ou no minimo teria sido muito mais dificil - logico que tal também foi facilitado pela aparente recusa do Miguel Lopes em Renovar)

PS1: também acredito que o não contratar o lima foi uma decisão desportivo/financeira e não apenas financeira (muito mal estará o clube se assim não foi)

PS2: já é a 2ª Vez que foges ao essencial da questão

È racional gastar 5M€/ano (no minimo - acredito que na realidade sejam + de 6) num lateral?

e também convém não esquecer o efeito psicologico nos outros jogadores.... é que não é o mesmo gastar 8 ou 9 M€/ano no hulk que gastar 5/6 no Danilo
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
domribeiro disse:
PS2: já é a 2ª Vez que foges ao essencial da questão
È racional gastar 5M€/ano (no minimo - acredito que na realidade sejam + de 6) num lateral?
Não tinha ideia que estava a fugir a uma ou à questão. Sinceramente.

Se é racional? É também de difícil resposta. Daqui a 50 e tal dias o FC Porto pode estar a vender um lateral direito que comprou por 13+5 mas o clube comprador pode estar a adquirir um promissor interior direito (polivalente) por mais de €20M.

Normalmente recomendo que se façam as contas no início e, concretizando-se o negócio, que se façam as contas no fim e é nesse momento que se devem retirar as efectivas conclusões (sem prejuízo dos inerentes processos de feed-forward).

Posso responder a essa questão apenas depois de vendermos o Danilo? :D
 
L

Larry David

Guest
Não há almoços grátis. Custo de oportunidade. É o que se aplica aos investimentos deste género. Me thinks! Devido a esse custo, a pressão para que o mesmo resulte, visto ser quase um all in, é muito superior a um daqueles negócios moneyball do Porto. Mesmo que o Danilo seja vendido por 30... já teve um grave custo... ver as carências da equipa nestes dois anos. E obviamente que a culpa não é do jogador.

Lima, 29 anos, a acabar contrato em 2013. Preço 5M. Exagero. No entanto, se havia indicações de que ele iria para o rival directo, isto influenciaria a decisão... assim como pelos vistos influenciou na compra de Danilo e mais uns outros no passado.

Eu não posso agora voltar atrás e mudar a opinião. Não me parecia fazer sentido comprar o Lima por aqueles valores. Bem vistas as coisas, este jogador foi responsável pelo Benfica se ter mantido no topo durante a primeira metade da época. O problema não é o Porto não ter Lima. É o próprio Porto não ter extremos de garantias. Com o treinador actual do Porto... eu não sei se ele utilizaria o Lima. É que o Lima jogou bastante pelo Benfica a avançado centro e com dois avançados. O Porto não joga dessa forma. A maior valia provavelmente seria mesmo a de retirar esse jogador ao rival, mas quem sabe se o prodígio Rodrigo não explodiria. Next man up!

Tal como não faço revisionismo sobre o Lima. Não o faço sobre o Danilo. É perfeitamente aberrante o preço gasto neste jogador. Até podia ser 5x melhor do que é. Simplesmente, esse é o melhor caminho para o precipício, porque não há clube no mundo que tenha 100% de acerto e basta um par de tiros ao lado neste tipo de investimentos para colocar tudo em causa. O Lyon é um grande exemplo. Excelente clube, gestão modelo, cada vez maior risco e investimentos mais avultados... booom... é ver novamente o clube a voltar à realidade.

March 25th 2014. The Packers have offered the Raiders their first round picks in 2014, 2015 and 2016 for their number one pick this year and the right to select Jadeveon Clowney and address their lack of manhood on defense.

April 3rd, 2015. Packers offer Alfred Morris 4 year/60 million with 35 million fully guaranteed.

April 5th, 2015. The Packers have reportedly offered Richard Sherman an average of 12 million a year on a 5 year deal.

May 2016, the Packers are now officially known as the Redskins of the NFC North.
 

8Chilavert8

Bancada central
12 Novembro 2012
1,841
0
Já todos chegamos a conclusão que não era necessário 17 milhões para reforçar convenientemente a lateral direita ( provavelmente a posição mais difícil de valorizar ´junto com a de g-r) nem 10 milhões para reforçar a lateral esquerda( mas essa escapa porque foram os 10 milhões da venda do Alvaro diz se na gíria que ficamos em casa)!O problema é que faltou recursos para dotar a equipa de opções de qualidade na frente e é isso que nos tem faltado
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
@Larry - Tiveste bem! :D
Larry David disse:
O problema não é o Porto não ter Lima. É o próprio Porto não ter extremos de garantias.
O problema é de facto um bocado "por aí". Nunca enganei ninguém, o meu nome sempre foi um e só um e logo para ocupar qualquer uma das posições no ataque: Welliton. "Baratucho" e envolvido no "negócio Danilo".

Mas lá está: depois de marcar 41 golos em 46 jogos, este ano tem apenas 2 golos marcados. Flop? Não acho. It´s football.

As contas fazem-se no fim.

*Ah, algo que pretendia ter escrito há pouco e me esqueci: é também importante manter em mente que o nosso conceito de "extremo" pode não ser coincidente com o do treinador do FC Porto...