Danilo Luiz

Miguel Careto

Bancada central
16 Março 2012
2,040
167
46
Lisboa
Penso q vindo um lateral a solução para a direita atacante pode passar por ele vamos ver se não iremos ver Maicon a defesa e Danilo a médio direito a subir e jogar na frente...

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
HugoReb disse:
Penso que o facto de todos os custos inerentes à transferência serem referidos aquando da avaliação do jogador tem a ver com o valor final ser um valor bastante elevado (e talvez desajustado para a realidade do nosso clube). Se é efectivamente elevado ou não só se vai poder avaliar dentro de uns anos.
(…)
O ponto principal, penso ser o facto de os adeptos que exigem mais do Danilo, o fazem numa lógica de sentirem que o investimento que foi feito neste jogador não está e ter o retorno esperado. Agora também acho um pouco exagerado dizer que o danilo está a ser um zero, ou que o Sapunaru ou o Miguel Lopes eram muito melhores...
(retirei parte do teu post pois é uma questão lateral e partilho da tua reserva)

Eu também gostava de subscrever e tornar-me num adepto comum mas, apesar de me considerar um comum adepto, prefiro considerar que elevas a um patamar analítico um comportamento das massas genericamente (a)crítico, meramente caricatural e tipicamente português.

Se o tivéssemos ido buscar ao Sabores da Picanha e fosse necessário critica-lo seria porque o FC Porto não deveria contratar trabalhadores da restauração para o seu plantel ou se o que defendes fosse de facto a regra e não apenas a excepção talvez fosse também verdade que a barriga do Walter jamais teria maior relevância do que o facto do seu passe ter sido avaliado em €12M.

Ou se não joga bem é porque tem a cabeça nos Spurs, ou porque só joga na altura das convocatórias para a Selecção, ou porque beija o terço, ou porque não tem dons de oratória ou porque se veste mal e porque se não é dos pés é das botas ou vice-versa.

Cada jogador tem o seu ponto fraco quando toca a criticar (e preferencialmente a fazer piadolas) e o karma deste jogador será sempre o preço da sua transferência .

Contudo, não faço disso directamente uma regra que liga o desempenho de um jogador ao valor da sua transferência. É verdade que excepcionalmente acontece no caso do Danilo e que é uma crítica caricatural? É.

Parecendo um desnecessário loop, deixa-me contudo auto-citar-me para efeitos de um respeitoso QED:
A Lenda continua disse:
Parte da questão é que há quem consiga isolar num indivíduo ou num grupo muito restrito de indivíduos características e comportamentos que foram gerais ao conjunto dos jogadores que jogou.

Uns passam por entre os pingos da chuva e outros têm alvos na testa...

nota: continuar a reduzir o custo de uma transferência exclusivamente à valia individual de um jogador é um erro primário de análise, quanto mais não seja porque aliena tudo o resto que influi no estabelecimento desse preço. Tudo.
Relendo, pode-se dar o caso de estar completamente errado, não ter suficiente empatia para com o que sente e pensa o adepto comum, ambas as hipóteses ou apenas ter escrito algo que me parece evidente:
1. Parte da questão é que há quem consiga isolar num indivíduo ou num grupo muito restrito de indivíduos características e comportamentos que foram gerais ao conjunto dos jogadores que jogou;

2. Uns passam por entre os pingos da chuva e outros têm alvos na testa...;

3. Continuar a reduzir o custo de uma transferência exclusivamente à valia individual de um jogador é um erro primário de análise, quanto mais não seja porque aliena tudo o resto que influi no estabelecimento desse preço. Tudo.

O Bicho

Bancada lateral
10 Março 2012
585
32
Numa apreciação ao jogo de ontem, a impressão, e não convicção, com que fiquei é que ele parece estar preso por arames. A forma como pisa a relva, como corre transmitem-me uma falta de confiança, fragilidade, ou será convicção, nas suas acções. Os franceses têm uma expressão que traduzida literalmente dá qualquer coisa como "não se sentir bem na sua pele"ou "consigo próprio".
Parece pensar, racionalizar em demasia tudo o que faz ou vai fazer. Isso em vez de "curtir" a partida, estar mais solto.

Seria interessante saber se ele já se sente confortável em viver em Portugal e no Porto, ele e a família dele. É feliz cá? Porque no relvado parece ter o peso todo do mundo em cima.

B

BEN

Guest
O Bicho disse:
Numa apreciação ao jogo de ontem, a impressão, e não convicção, com que fiquei é que ele parece estar preso por arames. A forma como pisa a relva, como corre transmitem-me uma falta de confiança, fragilidade, ou será convicção, nas suas acções. Os franceses têm uma expressão que traduzida literalmente dá qualquer coisa como "não se sentir bem na sua pele"ou "consigo próprio".
Parece pensar, racionalizar em demasia tudo o que faz ou vai fazer. Isso em vez de "curtir" a partida, estar mais solto.

Seria interessante saber se ele já se sente confortável em viver em Portugal e no Porto, ele e a família dele. É feliz cá? Porque no relvado parece ter o peso todo do mundo em cima.
Uma perspetiva muito interessante e que faz todo o sentido

fjpfcp

Falar com gente Boa, fanáticos egocentricos longe
26 Março 2012
40,901
80,261
Conquistas
5
  • André Villas-Boas
  • Deco
  • Hulk
  • Sérgio Conceição
O Bicho disse:

em parte ,se calhar, ate pode ser por ele sendo um jovem, que utiliza frequentemente a web, e ate tem curiosidade em ver o que se diz sobre ele, o que a torcida pensa dele, pode ate conhecer um Portal, famoso entre os portistas, e vem cá ler...

Deve ficar mesmo contente...

J

jorgcastro

Guest
A Lenda continua disse:
(retirei parte do teu post pois é uma questão lateral e partilho da tua reserva)

Eu também gostava de subscrever e tornar-me num adepto comum mas, apesar de me considerar um comum adepto, prefiro considerar que elevas a um patamar analítico um comportamento das massas genericamente (a)crítico, meramente caricatural e tipicamente português.
Eu percebo a argumentação do HugoReb se estivesse em causa o salário do jogador!
Oficialmente, não me parece que se possa afirmar que o atleta tenha um salário hiperbólico!
O passe do jogador foi pago pelo FCP e para o jogador, até com eventuais benefícios financeiros pessoais, seria preferível um custo de transferência menor!
Quando falha um passe, quem tem a cabeça a prémio é a SAD e não o atleta!

Dragon Force

Tribuna
9 Março 2012
4,881
577
O Bicho disse:

Eu tenho lugar anual e naturalmente posso acompanhar mais algum jogador em determinado momento e não ver apenas aquilo que a TV mostra. Assim, concordo realmente, em parte, com o que escreves.

É um rapaz que não me parece fisicamente preparado para a intensidade do jogo nem me parece muito "contente" a jogar. No fim de cada pique ou disputa de bola cerra sempre os dentes e parece em grande esforço.

À minha beira, alguns velhos do restelo, dizem que é um malandro e que parece que está a fazer um frete. É, junto com o Varela, o jogador que menos agrada à aficion no estádio. Com a agravante do curto tempo no clube e do preço que custou que está sempre presente no subconsciente dos adeptos.

A título de exemplo, o Alex do outro lado também não mostra grandes sinais daquela alegria brasileira mas a atitude competitiva é completamente diferente e merece o aplauso de todos.

O Bicho

Bancada lateral
10 Março 2012
585
32
Caro Dragon Force, a minha questão é se isso é mesmo físico ou tem na base algo psicológico/mental relacionado com o meu post anterior.

Só como registo: na minha opinião ele tem cumprido mas isto não é um elogio. Vejo nele qualidade para muito mais. Penso que é uma questão de tempo e passar a jogar no meio-campo.

Agora, com ele ou outro jogador qualquer, assobiar é que não. É um autentico tiro na cabeça fazer isso.

HugoReb

Bancada lateral
1 Outubro 2012
500
0
A Lenda continua disse:

Sim, efectivamente, quando me refiro ao adepto comum, o significado adjacente é de um estereotipo do adepto que tem uma visão mais "light" (digamos assim, para não ferir susceptibilidades) daquilo que se passa no futebol. Mas não penso que seja caricatura particular do adepto português (ou do cidadão) uma vez que vejo os mesmos comportamentos em muitos outros países ditos desenvolvidos. Aliás é uma caracteristica transversal à sociedade, que não se aplica só ao futebol.

A Lenda continua disse:
Se o tivéssemos ido buscar ao Sabores da Picanha e fosse necessário critica-lo seria porque o FC Porto não deveria contratar trabalhadores da restauração para o seu plantel ou se o que defendes fosse de facto a regra e não apenas a excepção talvez fosse também verdade que a barriga do Walter jamais teria maior relevância do que o facto do seu passe ter sido avaliado em €12M.

A verdade é que, se bem te lembras, grade parte das criticas apontadas à falta de rendimento do Walter, e ao facto de ele estar consideravelmente fora de forma, eram sempre relacionados com o preço que custou e com o investimento que tinha sido feito.

A Lenda continua disse:
Ou se não joga bem é porque tem a cabeça nos Spurs, ou porque só joga na altura das convocatórias para a Selecção, ou porque beija o terço, ou porque não tem dons de oratória ou porque se veste mal e porque se não é dos pés é das botas ou vice-versa.

Cada jogador tem o seu ponto fraco quando toca a criticar (e preferencialmente a fazer piadolas) e o karma deste jogador será sempre o preço da sua transferência .

Contudo, não faço disso directamente uma regra que liga o desempenho de um jogador ao valor da sua transferência. É verdade que excepcionalmente acontece no caso do Danilo e que é uma crítica caricatural? É.

Na minha opinião essas criticas que referes são críticas de outro tipo (as duas primeiras... as mais irónicas penso que a acontecerem são sempre muito mais pontuais, ou seja ódios de estimação, como referes). Um caso é criticar o desempenho de um jogador e afirmar que não está a atingir o seu potencial, nem a justificar o investimento. Outra coisa é criticar a falta de empenho, ou os amuos, ou qualquer outra razão que faça com que um determinado jogador não jogue a um nivel que já demonstrou (no passado, ou a espaços).

No primeiro caso, acho comum o jogador ver o seu desempenho avaliado em função do preço que custou e das expectativas que se têm dele (Danilo, Walter, Ibarra ou mesmo o caso do Luis Fabiano). Repara q o tom das criticas sobre um Renteria, um Sereno ou um Emidio Rafael nunca chegam ao tom dos primeiros, apenas pelo facto da expectativa sem também mais baixa, e isso esta normalmente relacionado com a percepção que os adeptos têm do valor investido no jogador (percepção por vezes errada, como muito bem referes).

No segundo caso penso que se tratam sempre de críticas muito mais relacionadas com a atitude do jogador, e não tanto com a sua qualidade pura.

HugoReb

Bancada lateral
1 Outubro 2012
500
0
A Lenda continua disse:
Parecendo um desnecessário loop, deixa-me contudo auto-citar-me para efeitos de um respeitoso QED:

Relendo, pode-se dar o caso de estar completamente errado, não ter suficiente empatia para com o que sente e pensa o adepto comum, ambas as hipóteses ou apenas ter escrito algo que me parece evidente:
1. Parte da questão é que há quem consiga isolar num indivíduo ou num grupo muito restrito de indivíduos características e comportamentos que foram gerais ao conjunto dos jogadores que jogou;

2. Uns passam por entre os pingos da chuva e outros têm alvos na testa...;

3. Continuar a reduzir o custo de uma transferência exclusivamente à valia individual de um jogador é um erro primário de análise, quanto mais não seja porque aliena tudo o resto que influi no estabelecimento desse preço. Tudo.
1. Ja concordei contigo neste ponto. Muitas vezes é dificil perceber que um jogador está em sub-rendimento como resultado de um sub-rendimento colectivo da equipa, e não o contrário. Mas volto a afirmar que, regra geral, penso que um jogador (ou um grupo de jogadores) em quem se deposita maior expectativa vai sempre estar mais sujeito às criticas. E como referi anteriormente, embora ache que possa ser um pouco injusto, tenho de referir que na realidade os proprios jogadores utilizam esta precepção do seu valor para proveito próprio, aquando da negociação dos seus contratos.

2. Fortemente relacionado com o ponto anterior. No entanto, penso que os que têm passado entre os pingos são aqueles que têm efectivamente estado num nível superior, ou que já mostraram ser capazes de actuar de forma consistente (ex. Fernando ou o proprio James por vezes).

3. Efectivamente existe uma quantidade muito grande de factores que influenciam o preço de um jogador. No caso do Danilo a conjugação do interesse de rivais a proporcionarem um leilão, o Santos a capitalizar um bom momento do Danilo, a prespectiva de possiveis negócios que acabaram por não se realizar levaram por um lado a que o preço do Danilo fosse inflacionado e por outro lado a que o nosso clube estivesse disposto a pagar esse valor. Isso, aliado às "comissões" e aos pagamentos de salário adiantados, sob forma de prémio de assinatura resultaram neste valor atípico para a nossa realidade.
Isto não invalida o facto do clube ter realmente pago esse valor pelo jogador, e que isso implicou um desinvestimento nos outros sectores da equipa, e por isso existe a expectativa de que este jogador seja, de facto, um jogador capaz de marcar a diferença e confirmar todo o seu potencial, pago a peso de ouro pelo clube.

Novamente, volto a dizer, que não considero justo imputar essas criticas apenas ao jogador, uma vez que ele não se contratou a si proprio, nem foi (só) ele que decidiu o preço a pagar pelo nosso clube. Agora terá de arcar com parte do peso da sua transferência, uma vez que certamente usou esse factor para negociar o melhor contrato possível para ele.

Abraço

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
@HugoReb
Aparece agora uma redacção muito mais consensual, em que apenas meros detalhes nos separam e que, por esta via, seria tarefa quase impossível esclarecê-los/concilia-los devidamente a todos. Da minha parte seria praticamente começar a pegar em pequenas árvores quando tivemos e temos em mente a floresta.

Neste sentido, resta-me agradecer-te a forma como argumentaste e por, de alguma forma, também teres contribuido para parte do esclarecimento colectivo que este jogador bem merece.

HugoReb

Bancada lateral
1 Outubro 2012
500
0
A Lenda continua disse:
@HugoReb
Aparece agora uma redacção muito mais consensual, em que apenas meros detalhes nos separam e que, por esta via, seria tarefa quase impossível esclarecê-los/concilia-los devidamente a todos. Da minha parte seria praticamente começar a pegar em pequenas árvores quando tivemos e temos em mente a floresta.

Neste sentido, resta-me agradecer-te a forma como argumentaste e por, de alguma forma, também teres contribuido para parte do esclarecimento colectivo que este jogador bem merece.
Eu é que agradeço esta descussão saudável e a troca de ideias entre adeptos com uma paixão comum. Acredito que em muitos dos casos as diferenças de opinião que separam muitos dos que por aqui param são acentuadas pelo facto de estarmos num espaço virtual, em que muito se perde na trasmissão das mensagens. E acredito que com bom senso e com equilibrio, é possível apresentarmos as nossas ideias e usar este espaço virtual para uma troca saudável e de ideias e informação que a todos interessa.

Eu por exemplo, desde que venho seguindo este forum (alguns anos, embora só agora possa ter tido a ootunidade de participar), tenho uma muito menor necessidade de recorrer aos jornais desportivos, onde a filtragem de informação tem de ser muito mais apurada, devido à falta de imparcialidade na nossa comunicação social. E por isso agradeço imenso a este forum. A oportunidade de participar activamente permite-me retribuir um pouco daquilo que vou retirando daqui.

Abraço

BestDragon

#AVB2024
22 Maio 2011
17,406
15,431
Por agora ainda nada justificou o seu preço, agora se o colocar no meio-campo ira fazer melhor??
Parece mesmo distante, tem cada falha as vezes!?

P

Playmaker 10

Guest
Vinha aqui referir algo, que foi notório, no jogo contra o Nacional e que outros users já tiveram oportunidade de referir, o seu domínio de bola é péssimo, nunca lhe fica redonda no pé, bate e foge sempre, mais um dos aspectos onde tem muito a melhorar.

A questão de não avaliar o jogador pelo que custou, para mim não faz sentido. Se um clube, de um mercado periférico como o nosso, gasta 16 milhões no DD, eu estou a espera de um Maicon ou de D. Alves, não tenho as mesmas expectativas que tive com um Fucile que custou meia dúzia de tostões. Se um Fucile falhar, não são 500 mil € que vão pesar nas contas, se um Danilo falhar, 16 milhões vão fazer muita mossa.

Aliás, num clube com as nossas receitas e no nosso mercado, pagar 16 milhões por um jogador devia ser proibido. Num caso excepcional, podíamos fazer um esforço destes num Hulk, Falcao, James ou Jackson, jogadores que decidem jogos e campeonatos, num DD, não faz sentido nenhum. Mas isto é outra conversa... 

bakallau

Bancada central
1 Setembro 2012
1,384
777
Conquistas
2
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
fjpfcp disse:
em parte ,se calhar, ate pode ser por ele sendo um jovem, que utiliza frequentemente a web, e ate tem curiosidade em ver o que se diz sobre ele, o que a torcida pensa dele, pode ate conhecer um Portal, famoso entre os portistas, e vem cá ler...

Deve ficar mesmo contente...
Infelizmente a 'vibe' que se passa a este jogador (e a outros patinhos feios, como Kléber ou Varela) não é a melhor. No último jogo, Danilo teve direito a aplausos efusivos quando com raça e esforço foi tentar recuperar uma bola na linha de fundo. Na 2ª parte, e fruto de alguns passes falhados, voltaram a ouvir-se alguns assobios...
O mesmo acontece com Varela, que à primeira finta ou cruzamento falhado, começa a levar com assobios e vaias.
Kléber chegou ao cúmulo de ser assobiado mesmo antes de entrar.
Assobiar um jogador da minha equipa durante um jogo, devido ao seu rendimento (ou falta dele), é algo para mim impensável. Não contribui em nada para a melhoria de rendimento do jogador ou da equipa.

Bem sei que todos temos jogadores preferidos, mas gostava que os adeptos tivessem a mesma paciência e reconhecimento por estes atletas, como têm por um Lucho, Helton ou Moutinho...

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Playmaker 10 disse:
Aliás, num clube com as nossas receitas e no nosso mercado, pagar 16 milhões por um jogador devia ser proibido. Num caso excepcional, podíamos fazer um esforço destes num Hulk, Falcao, James ou Jackson, jogadores que decidem jogos e campeonatos, num DD, não faz sentido nenhum. Mas isto é outra conversa...
(agora é 16… e enfiei o barrete mesmo que não tenha sido o destinatário)
Como referes, é outra conversa e com a qual desde sempre concordei. Aliás, foi de tal forma exagerada a verba envolvida que cedo me convenci que poderíamos estar perante uma rede de operações em que a do Danilo seria apenas a espoleta.

Convenci-me de tal forma que não poderia ser de outra forma que cheguei a ser aqui apelidado de “Agente do Welliton”. Não estava a ver como o FC Porto poderia pagar tanto por um só jogador, mesmo que houvesse um adiantamento salarial.

Um dos últimos posts que me recordo a este respeito:
A Lenda continua disse:
@domribeiro: muito interessante o teu post, sob diversos pontos de vista (para te dar um exemplo, eu até me convenci em determinada altura que estavamos a pagar/fidelizar "o" ou "um" Welliton por antecipação de comissões e similares.... ou um Ganso - excluí o Neymar lol).(…)
Também é verdade que o “negócio Danilo” poderá ter alavancado o “negócio Alex Sandro” ou pelo menos algumas das suas cláusulas mas aí entraríamos num campo demasiadamente especulativo. Ou o Danilo estar a ganhar o ordenado mínimo nacional… Não sei, sei apenas que foi uma verba anormalmente exagerada.

Playmaker 10 disse:
A questão de não avaliar o jogador pelo que custou, para mim não faz sentido.
Defeito profissional… meu. É caso excepcional o custo de algo ou de alguém estar estritamente ligado ao seu valor intrínseco ou ao seu desempenho, numa avaliação completamente desagregada do momento e das circunstâncias que conduziram à sua aquisição.

Isto tanto acontece quando o custo é inferior ao que supostamente deveria ter sido como ao seu oposto. A “necessidade” e o “desejo” andam sempre de mãos dadas.

Neste sentido, não estranho quem avalie o jogador pelo que custou. Estranho ser considerado estranho quem não o faça, nunca fez mas está a tempo de o fazer se vier a ser inevitável, fundamentalmente perante quem tomou a decisão.

Há no plantel quem tenha custado muito menos e perante os quais tenho um maior nível de exigência e até expectativa desportiva (ex: quase todos os titulares, excepto Alex Sandro, Mangala e até mesmo Maicon).

Perdoem-me, não me consigo explicar melhor.

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
33,969
15,711
Eu também preferia ver o Maicon a lateral direito e subir o Danilo para extremo...

Drag72

Tribuna
9 Março 2012
3,100
63
52
Lisboa
Exactamente.

Ficamos com 2 jogadores rápidos para travar o Ola John e com o Maicon ainda ganhamos qualidade na marcação, qualidade no jogo aéreo e o estigma que foi ele que marcou o golo decisivo o ano passado, acho que seria uma bela aposta Maicon e Danilo no lado direito.