Deco

R

r.a.martins

Guest
A despedida do nosso João Pinto foi muito bonita, entregando e passando o testemunho da camisola 2 ao Jorge Costa.

Despedidas no nosso clube nunca houve.
Fazê-lo ao Deco seria estranho, no mínimo, não desfazendo o jogador que foi.
Mas não se compara a um Baía, a um Jorge Costa, a um Pedro Emanuel, quanto a mim.
Relativamente a estrangeiros temos ainda o Lucho, que apenas teve direito a despedir-se no nosso site.

Fazer ao Deco é a modos que descriminação.
 
B

Bonfim 84

Guest
O nosso histórico diz-nos que as despedidas marcantes foram antes/durante o último jogo (André, Paulinho) ou na apresentação seguinte (João Pinto, Pedro Emanuel).

Para o futuro, para jogadores que já saíram, defendo algo como uma cerimónia evocativa antes ou no intervalo de um jogo.

Não temos mercado para jogos de homenagem individual acho eu. E como não é tradição ainda pior nesta fase enveredar por ai.

Mas defendia jogos de homenagem a gerações ou mesmo com todas ao \"barulho\". Seriam momentos de puro gozo Portista. Valha a verdade, os vermelhos tiveram bem aquando daquele jogo algures em 2010, foi uma noite mágica para eles e tenho vontade de ver algo semelhante no nosso FC Porto.
 
D

Dragon@Eire

Guest
Vai ser complicado o NGP ir por este caminho mas uma coisa é certa: lá por que nunca foi feito nao quer dizer que nao se possa fazer no futuro.

O caso do Baia é o mais delicado e com atraso significativo. Para remediar a coisa acho que arranjavam um jogo contra o Farça e homenageavam os 2. Depois um jogo contra os lagartos para homenagear o Jardel com este a jogar meia parte por cada uma das equipas.

Tem de se criar tradição em homenagear os jogadores nos últimos jogos. A despedida do Paulinho para mim foi das mais emotivas com a grande surpresa do JVP no meio do campo!
 
M

Mokiev

Guest
> Timofte 2-3 Comentou:

> > Mokiev Comentou:

> Timofte isso a mim diz-me pouco a serio, foram símbolos, símbolos como já não há e símbolos que até à morte serão associados a nos.



sim, mas poderia ser um critério...aparentemente não há critério, é só isso

----------

Claro.

E nomeadamente um Lima Pereira que nem era um daqueles craques de encher o olho mas um profissional de primeiríssima classe, que passeou o que é ser Porto, que mesmo sendo um tanto (e ele que não leia isto porra) broeiro, Durão, era um expoente máximo do que é a nossa mistica e que a meu ver nunca até hoje teve a homenagem que merecia.

Eu em Dublin junto com o Pinto e o Antilamp, tivemos a sorte de ter visto o jogo sentados ao lado dos campeões dos anos 80, lado a lado, e nem imaginas a sensação que tive em o cumprimentar em olhar para ele e sentir ali o que era ser porto....é daquelas coisas que enfim não se explicam, sentem-se.

E sinceramente com todo o respeito e admiração que o Deco me merece, não o consigo por num patamar de um Lima, de um Gomes,de um Baía, de um Madjer até...
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
> Mokiev Comentou:

E sinceramente com todo o respeito e admiração que o Deco me merece, não o consigo por num patamar de um Lima, de um Gomes,de um Baía, de um Madjer até... >


Ora nem mais.
 
M

MrKoko

Guest
Boa Mokas!

Ao pretender-se homenagear o Deco, outros antes mereciam muito mais ser alvo de tamanha distinção.

Faça-se um Hall of Fame dos Dragões e assim cabem lá todos os imortais, de forma a se esbater pretensas injustiças.
 

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,009
7,756
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
E porque não fazer um jogo no Dragão, com Deco, Vitor Baia, Jorge Costa entre outros contra algumas ex- estrelas mundiais !!
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,745
2,443
Porto
> Ferjo Comentou:

> > Mokiev Comentou:

E sinceramente com todo o respeito e admiração que o Deco me merece, não o consigo por num patamar de um Lima, de um Gomes,de um Baía, de um Madjer até... >


Ora nem mais.

----


O FCP não tem tradição que me lembre de homenagens individualizadas ( seja a dirigentes , jogadores ou outros )

A ultima da qual me lembro foi há muitos anos realizada a esse GRANDE,GRANDE Guarda/Redes que era o Américo ( para mim o melhor que vi no FCP) e porque por lesão teve de abandonar o futebol.

Daí em diante Nada para ninguém a não ser ali ou acolá \"pequenas homenagens\".

Há muita, muita gente (falando só de jogadores de futebol) que pela sua dedicação e/ou classe poderia eventualmente ter sido alvo de um evento assim , como

Barrigana ( e muitos outros dessa epoca e de epocas anteriores em que tudo era ainda mais dificil e houve gente de muita,

muita classe que deviam estar mais divulgados como Siska,Valdemar Mota, Acacio Mesquita,Pinga, Araujo etc ), Hernani, Virgilio,
Carlos Duarte, Miguel Arcanjo,Rolando (o loiro), Nobrega, Festas, Custodio Pinto, F.Gomes, Rodolfo, João Pinto, Jaime

Magalhaes,Lima Pereira,Frasco,Baía,Jorge Costa etc.

Mas a grande homenagem ( e a mais importante) que o Presidente PC, tem efectuado a essa gente ( do futebol mas também de outras modalidades) é que o clube dentro das suas possibilidades e necessidades ( se calhar até tem ido além disso...) tem proporcionado a muitos ex/atletas, oportunidades profissionais muito relevantes para os mesmos .
 
T

Timofte 2-3

Guest
Também é verdade que os campeões de viena tiveram a sua homenagem há 4 anos atrás
 
J

jovifcp

Guest
O Deco esteve no Penta, esteve na Uefa e na Champions. É só uma das figuras míticas do nosso clube, junto aos nomes dos heróis de Viena.

O Deco representa a mítica transição do FC Porto dos anos 90 que podia chegar sempre mais longe lá fora e que no entanto só executava cá dentro, para o FC Porto dominador europeu do século XXI.

O Deco tem uma das imortais músicas. É o jogador que até putos de agora sabem quem é, quer por ainda o terem visto jogador, ou por ouvirem constantemente histórias dos mais crescidos.

Para mim, o Deco é tão ou quase importante como os de 87 ou os de 30 ou seja o que for.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,273
50,111
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Só um reparo Jovi...o Deco esteve no penta, mas a sua influência no mesmo não foi nada por aí além.
 
T

Tripeirofcp

Guest
Sim, salvo erro foi naquela altura em que andava com problemas no joelho até...
 

Marmita

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
27,009
7,756
Conquistas
5
46
Angra Heroismo
  • Deco
  • Campeão Nacional 19/20
  • Lucho González
  • André Villas-Boas
Deco - 154 jogos pelo FC Porto

Liga Sagres: (3)1998-99, 2002-03 e 2003-04
Taça de Portugal: (3)1999-00, 2000-01 e 2002-03
Supertaça de Portugal:(2) 2001-02 e 2003-04
Taça UEFA: 2002-03
Liga dos Campeões: 2003-04


Vitor Baía - 406 jogos pelo FC Porto


Campeonato Nacional: (10) 89/90, 91/92, 92/93, 94/95, 95/96, 98/99, 02/03, 03/04, 05/06 e 06/07
Taça de Portugal: (5) 90/91, 93/94, 99/2000, 02/03 e 05/06
Supertaça Cândido de Oliveira: (9) 90/91, 91/92, 93/94, 94/95, 99/00, 00/01, 02/03, 03/04, 05/06
Taça UEFA: 02/03
Liga dos Campeões: 03/04
Taça Intercontinental: 04/05
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
114,273
50,111
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Isso foi na época seguinte amigo tripeiro. Na época do penta, o Deco chegou somente em Março (na altura havia janela de transferência nesse mês entre clubes portugueses) e como tal chegou tarde e havia um Zahovic que era indiscutível naquela equipa e por isso jogou pouco.
 
B

Bonfim 84

Guest
O Deco chegou a meio de 98/99, juntamente com o Vitor Baia. Saiu o Doriva na mesma altura.

Fizemos um resto de época fantástico, acumulando vitórias e goleadas. Pena foi que já estavamos out da Champions.

O meio-campo de luxo era formado nessa metade final da época pelo Peixe, Deco e Zahovic.

Os problemas fisicos vieram depois, por exemplo nas alturas dos quartos de final com o Bayern em 99/2000, onde o Deco e o Baía tanta falta fizeram nesses jogos de má memória e roubo.
 
T

Timofte 2-3

Guest
> otilious Comentou:

> Isso foi na época seguinte amigo tripeiro. Na época do penta, o Deco chegou somente em Março (na altura havia janela de transferência nesse mês entre clubes portugueses) e como tal chegou tarde e havia um Zahovic que era indiscutível naquela equipa e por isso jogou pouco.



Jogou pouco mas ainda jogou e ao lado do Zahovic no meio campo. Chegou a tempo do clássico com o slb na luz, em que empatámos 1-1 com um penalty escandaloso inventado pelo coroado, por alegada falta do Baía sobre o Poborsky
 
D

Deco_10

Guest
O empate do slm não foi de penalty. A Amelinha atirou ao lado. Quem empatou o jogo foi um tal Bruno Basto. Curiosamente, vive cá em Vila Real. Ainda o vi há pouco tempo por 2 vezes.
 
D

Deco_10

Guest
Era fantástico se o FC Porto mandasse fazer umas camisolas do DECO para colocar à venda a um preço convidativo. Uma camisola por cada época que ele cá esteve.