Despedidas do mundo dos vivos

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,893
17,999
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
jardel disse:
....Não tarda estás como o Pete tha Zouk que disse que o seu legado é igual ao do Bach e Beethoven...Perturbador.
fdx, os alucinogéneos explicam isso, de certeza.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,722
31,626
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Toda a gente sabe que génio desta cena dos dj´s e de mexer em cenas é só um.. O Vibe e mais nenhum..

Fim da ironia.

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
10,169
6,063
Invicta
David Goodall despediu-se, ?feliz? por morrer hoje

David Goodall, de 104 anos, viajou até à Suíça para morrer esta quinta-feira, uma vez que no seu país, Austrália, a morte assistida é ilegal. "Não quero continuar a viver", disse

Aos 104 anos, o cientista australiano David Goodall decidiu morrer. A morte assistida é ilegal no seu país e, por isso, viajou para a Suíça, onde agendou para esta quinta-feira a sua morte: morreu esta manhã, em Basileia. Uma viagem que se tornou notícia em todo o mundo.

"As minhas capacidades estão em declínio há um ou dois anos, a minha vista há seis. Não quero continuar a viver. Estou feliz por poder acabar com isto", disse ontem Goodall durante uma conferência de imprensa.

Horas depois, em Basileia, o cientista mais velho da Austrália, dirigiu-se à agência a Life Circle, que o ajudou a morrer.

O caso de Goodall reacendeu o debate sobre a eutanásia na Austrália. O cientista esperava que com a sua decisão haja uma alteração na legislação sobre esta matéria.

A morte assistida é legal apenas num estado na Austrália, mas é necessário que a pessoa esteja em estado terminal, o que não é o caso deste professor universitário emérito, condecorado com a Ordem da Austrália.

A condição física e a qualidade de vida do cientista deterioram-se nos últimos anos e, por isso, decidiu morrer, explicou aos jornalistas. Uma opção que todos deveriam ter, defendeu. "Deve-se ser livre para escolher a morte, quando a morte surge no momento apropriado", afirmou.

Por ocasião do seu aniversário, no passado mês de abril, o reconhecido botânico disse que lamentava ter chegado aos 104 anos. "Não estou feliz. Eu quero morrer. Não é particularmente triste. O que é triste é ser impedido de fazer isso", disse à BBC.

De acordo com a Euronews, Goodhall disse que a sua morte iria ser consumada através de injeção letal e que alguns familiares iriam estar com ele nos seus últimos momentos com vida.

Já em Perth, antes de entrar no avião rumo à Suíça, David Goodall despediu-se de alguns familiares. "É muito bom que eles estejam aqui para me ver partir", disse na altura David Goodall que cumpriu hoje o desejo de morrer.

Eutanásia em Portugal vai ser discutida no parlamento

Em Portugal, vão ser discutidos e votados projetos sobre a morte medicamente assistida no próximo dia 29 de maio. Na Assembleia da República vão ser apresentados projetos do PS, BE, PEV e PAN.

https://www.dn.pt/mundo/interior/cientista-australiano-feliz-por-morrer-hoje-9325921.html

Miguel Alexandre

Tribuna Presidencial
10 Março 2016
24,741
27,990
Conquistas
2
  • Campeão Nacional 19/20
  • José Maria Pedroto
TiagoV disse:

David Goodall, de 104 anos, viajou até à Suíça para morrer esta quinta-feira, uma vez que no seu país, Austrália, a morte assistida é ilegal. "Não quero continuar a viver", disse

Aos 104 anos, o cientista australiano David Goodall decidiu morrer. A morte assistida é ilegal no seu país e, por isso, viajou para a Suíça, onde agendou para esta quinta-feira a sua morte: morreu esta manhã, em Basileia. Uma viagem que se tornou notícia em todo o mundo.

"As minhas capacidades estão em declínio há um ou dois anos, a minha vista há seis. Não quero continuar a viver. Estou feliz por poder acabar com isto", disse ontem Goodall durante uma conferência de imprensa.

Horas depois, em Basileia, o cientista mais velho da Austrália, dirigiu-se à agência a Life Circle, que o ajudou a morrer.

O caso de Goodall reacendeu o debate sobre a eutanásia na Austrália. O cientista esperava que com a sua decisão haja uma alteração na legislação sobre esta matéria.

A morte assistida é legal apenas num estado na Austrália, mas é necessário que a pessoa esteja em estado terminal, o que não é o caso deste professor universitário emérito, condecorado com a Ordem da Austrália.

A condição física e a qualidade de vida do cientista deterioram-se nos últimos anos e, por isso, decidiu morrer, explicou aos jornalistas. Uma opção que todos deveriam ter, defendeu. "Deve-se ser livre para escolher a morte, quando a morte surge no momento apropriado", afirmou.

Por ocasião do seu aniversário, no passado mês de abril, o reconhecido botânico disse que lamentava ter chegado aos 104 anos. "Não estou feliz. Eu quero morrer. Não é particularmente triste. O que é triste é ser impedido de fazer isso", disse à BBC.

De acordo com a Euronews, Goodhall disse que a sua morte iria ser consumada através de injeção letal e que alguns familiares iriam estar com ele nos seus últimos momentos com vida.

Já em Perth, antes de entrar no avião rumo à Suíça, David Goodall despediu-se de alguns familiares. "É muito bom que eles estejam aqui para me ver partir", disse na altura David Goodall que cumpriu hoje o desejo de morrer.

Em Portugal, vão ser discutidos e votados projetos sobre a morte medicamente assistida no próximo dia 29 de maio. Na Assembleia da República vão ser apresentados projetos do PS, BE, PEV e PAN.

https://www.dn.pt/mundo/interior/cientista-australiano-feliz-por-morrer-hoje-9325921.html
Estranhamente digno e grandioso.

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
21,893
17,999
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Miguel Alexandre disse:
Estranhamente digno e grandioso.
Faz pensar não só na eutanásia, mas também no mito da vida eterna ou na longevidade da vida.

Quereremos mesmo viver tantos anos?

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
3,021
4,900
Não me interessa viver até aos 100 anos se nos últimos anos viver dependente dos outros para fazer tudo, a sofrer, ou não estiver nas mínimas faculdades mentais.

Espero que, se chegar a esse ponto, já seja possível usufruir da morte medicamente assistida.

pauloans

Bancada lateral
25 Agosto 2016
806
578
As pessoas ainda não perceberam que há uma grande diferença entre viver e existir.
Aliás, mesmo as pessoas que se suicidam, com excepção de motivos de doença mental ou actos irreflectidos de falta de maturidade, são pessoas com uma percepção brutal sobre o que a vida realmente devia ser. Na realidade não é o medo de viver que os leva ao acto, mas a percepção de como a vida realmente deve ser, e quão estão longe disso.
Não é por terem medo de viver, é por saberem que não o estão a fazer.

Vlk

Tribuna Presidencial
3 Junho 2014
17,576
7,950
46
Lisboa
TiagoV disse:

Para quem nunca leu, que leiam a opinião de Nietzsche sobre o suicídio.

cccmonteiro

"No futebol, o pior cego é o que só vê a bola."
3 Junho 2014
45,227
43,759
52
Moimenta do Douro
Vlk disse:
Para quem nunca leu, que leiam a opinião de Nietzsche sobre o suicídio.
Nietzsche, um resumo do conceito de amor fati:

“A morte, eleita livremente, a morte no tempo certo, com claridade e alegria, empreendida em meio a crianças e testemunhas: de modo que uma real despedida ainda é possível, onde este que se despede ainda está aí, assim como uma apreciação real do que foi alcançado e querido, uma soma da vida – tudo em contraposição à comédia deplorável e horripilante que o cristianismo levou a cabo com a hora da morte (…)  a morte sob condições desprezíveis não é uma morte livre, ela não é uma morte no tempo certo, ela é a morte de um covarde. Dever-se-ia por amor à vida – desejar a morte de outra forma, a morte livre, consciente, sem acaso, sem a tomada de assalto…

(…)

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,548
3,751
Conquistas
1
  • José Mourinho
MORREU FRANK CARLUCCI, ANTIGO EMBAIXADOR DOS EUA EM PORTUGAL
Ex-secretário da Defesa dos Estados Unidos tinha 87 anos

PS: Um dos maiores criminosos da Historia moderna ainda que não chegando aos patamares do chefe Kissinger.

dragao86

Tribuna Presidencial
20 Outubro 2014
40,798
20,318
Morreu Anthony Bourdain. o_O
61 anos... falam em suicídio.
https://edition.cnn.com/2018/06/08/us/anthony-bourdain-obit/index.html

FCPorto1989

Tribuna Presidencial
16 Junho 2015
13,173
513
dragao86 disse:
QUÊ ?????????????????

Estou chocado, mesmo! Ainda há pouco estava aqui a ver umas cenas sobre comidas e pensei nele.

Car*lho ó Deus....leva uns gajos mais fraquinhos MEU! Há tanto gajo que aí devia estar e levas os porreiros??

Pedro Teixeira

Arquibancada
10 Janeiro 2017
354
289
FCPorto1989 disse:
QUÊ ?????????????????

Estou chocado, mesmo! Ainda há pouco estava aqui a ver umas cenas sobre comidas e pensei nele.

Car*lho ó Deus....leva uns gajos mais fraquinhos MEU! Há tanto gajo que aí devia estar e levas os porreiros??
Também estou parvo... Adorava os programas deste grande senhor. E parecia, genuinamente,  um gajo "porreiro"

PDuarte

Tribuna Presidencial
16 Maio 2017
11,534
8,839
dragao86 disse:
Triste. Adorava este gajo e os seus programas.

Como disse um user, os porreiros vao e ficam os fracos

lpmacedo

Tribuna Presidencial
15 Julho 2013
12,171
11,080
PDuarte disse:
Triste. Adorava este gajo e os seus programas.

Como disse um user, os porreiros vao e ficam os fracos
Não sabendo as razões do suicídio, mas sendo um suicídio é sempre um sinal de fraqueza