Despedidas do mundo dos vivos

S

Supra

Guest
> andrejohny Comentou:

> Não tenho pena nenhuma esse homem, nem que ganhase 10 prémios Nobel, era anti-Portugal queria a anexação com Espanha e ainda por cima era comuna ...

----------

E comia criancinhas ao pequeno almoço, ouvi dizer também.


Enfim, somos ainda tão mesquinhos e pequeninos.
 
D

Don Corleone

Guest
Que problema vocês têm com a opinião dos outros. Se o Andrejohny não gostava do homem, nem gosta de comunas, é a sua opinião e o problema é dele...

Eu também não podia com ele, de qualquer forma, que descanse em paz!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,126
12,938
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Essa generalização de meter todos no mesmo saco devido aos ideais filosóficos de cada um é uma situação perigosa Don Corleone, já tivemos muita desgraça em regimes comunistas, fascistas, islamitas, etc. devido a essa \"aversão\" que transmitida num local onde outros participam transmite uma mensagem perigosa e que entra em muitas mentes pouco preparadas, começou assim na Alemanha nazi a perseguição aos judeus, ciganos, etc.
Ele tem direito à opinião dele mas quando a transmite sabe, ou devia saber, que pode ter respostas ou certas opiniões é para comer e calar?
Não sou comunista, achava Saramago confuso e traumatizado com a herança judaico/cristã em que cresceu e viveu isto para que conste que não vim aqui defender nem uns nem outros, sou apenas contra chavões ridículos e intolerantes.
 
A

andrejohny

Guest
> Supra Comentou:
---------------------------------------------------
E comia criancinhas ao pequeno almoço, ouvi dizer também.


Enfim, somos ainda tão mesquinhos e pequeninos.
--------------------------------------------------------------

Pois é já me constou que mataram milhões de pessoas na Rússia e na China ... ou não conhece figuras como o Tio José Estaline ou o Mao Tsé-Tung ... Se não conhece vá a alguma livraria e há imensas publicações sobre essas trites figurinhas que o Comunismo deu à Humanidade ... ; )
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
67,850
39,238
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
andrejohny o problema não é comunismo, o hitler não era comunista e tambem não consta que a maior parte dos ditadores africanos o sejam. é errado catalogar assim as coisas a meu ver. Em todos os partidos e cores politicas existem pessoas más e outras menos más.
 
S

Supra

Guest
\"Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.\"
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,795
5,089
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
> andrejohny Comentou:

> Não tenho pena nenhuma esse homem, nem que ganhase 10 prémios Nobel, era anti-Portugal queria a anexação com Espanha e ainda por cima era comuna ...
__________________________________________________________

Compreendo perfeitamente o teu ponto de vista e eu próprio fiquei revoltadíssimo quando o Saramago insinuou que mais tarde ou mais cedo Portugal iria integrar-se a Espanha. E citei várias vezes que mais vale ele converter-se castelhano, porque de Português pouco ou nada tem, mas isso não implica necessariamente que ele fosse anti-portugal. Ele simplesmente não tem os mesmos conhecimentos sobre política e história que tem em relação à literatura. Podemos dizer que era um ignorante nessas áreas, porque quando se fala sobre algo que não se compreende costuma-se de cair no ridículo e foi o que aconteceu. Mas daí dizer que a sua morte não aquece nem arrefece não é a melhor forma de despedir-se do homem.

R.I.P. José Saramago
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,587
1,143
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
Não me parece que seja de todo um senhor. Na única ocasião que teve verdadeiro poder foi um pulha.

Para mim é isso que ele foi um pulha que escreveu (admito mesmo sem gostar) bons livros.

Veio-me à memória o que sobre ele escreveu o VPV outro homem seco mas que desta vez acho que atirou na mouche.

\"O problema com o furor que provocaram os comentários de Saramago sobre a Bíblia (mais precisamente sobre o Antigo Testamento) é que não devia ter existido furor algum. Saramago não disse mais do que se dizia nas folhas anticlericais do século XIX ou nas tabernas republicanas no tempo de Afonso Costa. São ideias de trolha ou de tipógrafo semianalfabeto, zangado com os padres por razões de política e de inveja. Já não vêm a propósito. Claro que Saramago tem 80 e tal anos, coisa que não costuma acompanhar uma cabeça clara, e que, ainda por cima, não estudou o que devia estudar, muito provavelmente contra a vontade dele. Mas, se há desculpa para Saramago, não há desculpa para o país, que se resolveu escandalizar inutilmente com meia dúzia de patetices.

Claro que Saramago ganhou o Prémio Nobel, como vários “camaradas” que não valiam nada, e vendeu milhões de livros, como muita gente acéfala e feliz que não sabia, ou sabe, distinguir a mão esquerda da mão direita. E claro que o saloiice portuguesa delirou com a façanha. Só que daí não se segue que seja obrigatório levar a criatura a sério. Não assiste a Saramago a mais remota autoridade para dar a sua opinião sobre a Bíblia ou sobre qualquer outro assunto, excepto sobre os produtos que ele fabrica, à maneira latino-americana, de acordo com o tradição epigonal indígena. Depois do que fez no PREC, Saramago está mesmo entre as pessoas que nenhum indivíduo inteligente em princípio ouve.

O regime de liberdade, aliás relativa, em que vivemos permite ao primeiro transeunte evacuar o espírito de toda a espécie de tralha. É um privilégio que devemos intransigentemente defender. O Estado autoriza Saramago a contribuir para o dislate nacional, mas não encomendou a ninguém? principalmente a dignatários da Igreja como o bispo do Porto – a tarefa de honrar o dislate com a sua preocupação e a sua crítica. Nem por caridade cristã. D. Manuel Clemente conhece com certeza a dificuldade de explicar a mediocridade a um medíocre e a impossibilidade prática de suprir, sobre o tarde, certos dotes de nascença e de educação. O que, finalmente, espanta neste ridículo episódio não é Saramago, de quem – suponho – não se esperava melhor. É a extraordinária importância que lhe deram criaturas com bom senso e a escolaridade obrigatória.\"

o problema não é ser comunista, nem ser iberista.

foi simplesmente um pulha cujo jeito para a escrita o tirou do canto escuro de onde nunca deveria ter saído.

vou seguir o conselho do VPV.

vou esquecer-te Saramago.

adeus boa noite dorme bem.
 
S

Supra

Guest
Sempre gostei dos \"x2\". Demonstram uma profunda capacidade argumentativa *cough* de seguir o rebanho *cough*. Bravo.
Quanto a ti Kerouac, esta frase por ti citada só demonstra a ironia em relação ao teu nick: \"e vendeu milhões de livros, como muita gente acéfala e feliz que não sabia, ou sabe, distinguir a mão esquerda da mão direita.\"
 
S

Supra

Guest
> Dyonisius Comentou:

> Quem é VPV?

-------------

Deve ser o Vasco Pulido Valente.
 
M

Mokiev

Guest
Contrariamente a algumas coisas que tenho lido, fez muito mais por Portugal que Portugal alguma vez fez por ele, que descanse em paz, infelizmente mais um grande nome que nos deixa, fica o legado que o torna imortal, Paz a sua Alma.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,587
1,143
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Supra Comentou:

> Sempre gostei dos \"x2\". Demonstram uma profunda capacidade argumentativa *cough* de seguir o rebanho *cough*. Bravo.
Quanto a ti Kerouac, esta frase por ti citada só demonstra a ironia em relação ao teu nick: \"e vendeu milhões de livros, como muita gente acéfala e feliz que não sabia, ou sabe, distinguir a mão esquerda da mão direita.\"
-------------------

escapou-me a ironia

sou o primeiro a admitir que escreve bons livros.

não me apeteceu foi só citar a parte que me interessa. a parte da crítica aos livros é dor de cotovelo do VPV que de facto escreve muito melhor mas nunca terá o mesmo sucesso.

o Jack era um poço de defeitos mas nunca fez o que o Saramago fez. não perseguiu colegas. não fez purgas. não prejudicou vidas a não ser as das mulheres que amou.

não era mesquinho, nem vaidoso. era inseguro. nervoso. frágil.

tinha mais humanidade.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,587
1,143
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Mokiev Comentou:

> Contrariamente a algumas coisas que tenho lido, fez muito mais por Portugal que Portugal alguma vez fez por ele, que descanse em paz, infelizmente mais um grande nome que nos deixa, fica o legado que o torna imortal, Paz a sua Alma.
------------------

o legado dele tem muito que se lhe diga.

para mim é imortal de facto. mas nem só de coisas boas se faz a imortalidade
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,587
1,143
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
três dias atrás, na china, vi o blindness.

gostei

quase que me deu vontade de ler o livro
 
M

Mokiev

Guest
> Kerouac Comentou:

------------------

o legado dele tem muito que se lhe diga.

para mim é imortal de facto. mas nem só de coisas boas se faz a imortalidade

--------------
Respeito imenso a tua opinião embora não coincida com a minha, coisas boas e outras menos boas todos temos, era um homem valente que defendia as suas ideias, tb por isso tem a minha admiração, embora esta disparidade entre as nossas opinioes nao deixe de fazer de ti das pessoas que mais gosto de ler aqui nem devia fazer como é obvio :)