Despedidas do mundo dos vivos

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Mokiev Comentou:

> > Kerouac Comentou:

------------------

o legado dele tem muito que se lhe diga.

para mim é imortal de facto. mas nem só de coisas boas se faz a imortalidade

--------------
Respeito imenso a tua opinião embora não coincida com a minha, coisas boas e outras menos boas todos temos, era um homem valente que defendia as suas ideias, tb por isso tem a minha admiração, embora esta disparidade entre as nossas opinioes nao deixe de fazer de ti das pessoas que mais gosto de ler aqui nem devia fazer como é obvio :)
-------------

likewise

obviamente!
 

DidaDiogoDog

Bancada central
11 Maio 2007
1,049
34
Porto, 1985
:-(

Um dos meus \"ídolos\".
Literária e humanamente.
A forma como
defendia os seus ideais (independentemente de eu concordar ou não com eles) era inspiradora.

RIP
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,450
808
Porto, 1977
Primeiro contacto que tive com os seus livros foi o Memorial do Convento: Tentei 1, 2 e 3 vezes e desisti. Não consegui. Maçudo.

Passado uns meses e livre do preconceito mudei para a Jangada de Pedra. Devorei-o em 2 dias.
A minha rendição ao Saramago, definitiva, veio com o Ensaio sobre a Cegueira. Um dos melhores livros que li na minha vida. Ainda hoje me lembro onde estava a ler quando o semaforo apagou.

Li mais uns 4 livros dele e rendi-me à sua genialidade.
Era um homem capaz de partir de premissas absurdas (tudo cego, ninguem morre, iberia separada do mundo) e dar coerência à historia.

Eu acredito que se todos ficassemos cegos aconteceria grande parte do que ele escreveu. Era um génio visionário.

Achava um bocadinha exagerada aquela defesa da Iberia primeiro e da quase anexação de Portugal pela Espanha.

Hoje, depois de receber um SMS com a triste noticia, dei uma vista de olhos à net. Publico, Estadao e El País.

Depois passei por aqui, Os comentários no Publico, no Estadao e aqui no forum definem muito daquilo que somos. Brasileiros e portugueses.

No El País tinha o triplo dos comentários do Publico e do Estadão juntos. Um enorme respeito pelo homem e uma profunda admiração pelo escritor.
Ali, ao contrario do que aqui se lê e do que ali se via não havia lugar para o ressabiamento, para o desrespeito e para a pequenez de quem se põe em bicos de pés neste hora que devia ser de respeito.

Não defendo a tese de que quem morre deve ser endeusado e que tudo o que fez era bom. Mas não me imagino a celebrar ou a vomitar ódio por ninguém que acabe de morrer. Chame-se ele Farinha, Cartaxana, Pinochet ou Saramago. Por uma questão de decência.

Aqui, no Publico e no Estadão interessa tudo menos o que ele escreve.
Comunista, Anti-Semita, Ateu, Patriotismo, Sexualidade, Fuga aos Impostos, Habilitações Académicas bla bla bla.
Mais de metade não leu um livro dele sequer.

Só hoje é que o percebi. Nem ibérico desejei ser. Quis mesmo ser espanhol. E compreendo o amor que ele tem por Espanha.
Amar quem nos respeita. Fugir da pequenez.

Lembrei-me duma frase do PdC:

\"O FC Porto está a mais no país que temos, mas é necessário para o país que queremos.\"
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
sobre o que faríamos se estivéssemos todos cegos não sei.

sei o que o Saramago fez em 1975, e se estava cego era de ideias.

perseguiu pessoalmente, saneou, 20 ou trinta colegas seus no Diário de Notícias. estragou a vida de pessoas. seres humanos. talvez não tão geniais como ele. mas ainda assim seres humanos.

o saramago nasceu no alentejo pobre por isso é comunista e perseguiu quem pode quando pode (graças a deus por pouco tempo)

tivesse nascido na alemanha em 1900 e teria sido nazi e queimaria lojas de judeus alegremente

tivesse nascido nos urais e enviaria CV para trabalhar nos Gulags

tivesse nascido judeu na fronteira de gaza e acharia muito bem o que eles fazem aos palestenianos

tivesse nascido sunita e teria aplaudido o ataque às torres gémeas

deixou de apoiar a ditadura de Castro em 2003!

é o tipo de homem que ele é

não sou expert em livros dele. andei sempre por outros lados. por isso reconheço que não sei e admito que os seus livros são geniais. há pessoas mais avalisadas do que eu que o dizem.

aquilo que eu sei é que é um pulha. um pulha que escreve livros geniais.

há homens bem menos geniais que fazem mais falta.

quanto ao Nobel... o outro Nobel que temos é de outro grande português que descobriu a lobotomia uma das piores torturas que o ser humano já inventou.

tudo na vida é muito relativo. eu gosto é de avaliar as situações em que estás numa posição de fazer mal a alguém e por alguma razão não o fazes.

por bondade, por humanismo, por ética, por instinto.

o Saramago não é nada disso.

Deus nos proteja dos homens que pensam ser detentores da razão.

nada é mais humano do que a dúvida.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
a obra não exonera quem somos.

sobretudo quando passamos a vida a atirar pedras aos vidros dos outros do cimo da nossa suposta rectidão

nunca pediu desculpa pelo que fez

morreu de certeza no convicção que fez muito bem e só teve pena de não poder fazer pior.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,450
808
Porto, 1977
> Kerouac Comentou:

A)

tivesse nascido na alemanha em 1900 e teria sido nazi e queimaria lojas de judeus alegremente

tivesse nascido nos urais e enviaria CV para trabalhar nos Gulags

tivesse nascido judeu na fronteira de gaza e acharia muito bem o que eles fazem aos palestenianos

tivesse nascido sunita e teria aplaudido o ataque às torres gémeas


B)

Deus nos proteja dos homens que pensam ser detentores da razão.

nada é mais humano do que a dúvida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sou capaz de concordar com o que escreves no lado B.

No lado A tenho dúvidas. Talvez isso me faça mais humano.
 

surpresa07

Tribuna
25 Julho 2007
2,730
48
Kerouac, respeito pelo contributo que ao nível das \"contas\" dás, mas o que escreveste demonstra uma ignorância gritante sobre a vida do Saramago.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> surpresa07 Comentou:

> Kerouac, respeito pelo contributo que ao nível das \"contas\" dás, mas o que escreveste demonstra uma ignorância gritante sobre a vida do Saramago.
--------------

ai sim?

ainda bem

gritantemente ainda bem.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> DrGero Comentou:

> > Kerouac Comentou:

A)

tivesse nascido na alemanha em 1900 e teria sido nazi e queimaria lojas de judeus alegremente

tivesse nascido nos urais e enviaria CV para trabalhar nos Gulags

tivesse nascido judeu na fronteira de gaza e acharia muito bem o que eles fazem aos palestenianos

tivesse nascido sunita e teria aplaudido o ataque às torres gémeas


B)

Deus nos proteja dos homens que pensam ser detentores da razão.

nada é mais humano do que a dúvida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sou capaz de concordar com o que escreves no lado B.

No lado A tenho dúvidas. Talvez isso me faça mais humano.
------------

:)

sem dúvida. sem dúvida que faz
 

surpresa07

Tribuna
25 Julho 2007
2,730
48
> Kerouac Comentou:


Deus nos proteja dos homens que pensam ser detentores da razão.

nada é mais humano do que a dúvida.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sou capaz de concordar com o que escreves no lado B.

No lado A tenho dúvidas. Talvez isso me faça mais humano.
------------

:)

sem dúvida. sem dúvida que faz



Agora foste pouco humano ;)
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,933
2,282
Lisboa, 1979
> Kerouac Comentou:

> sobre o que faríamos se estivéssemos todos cegos não sei.

sei o que o Saramago fez em 1975, e se estava cego era de ideias.

perseguiu pessoalmente, saneou, 20 ou trinta colegas seus no Diário de Notícias. estragou a vida de pessoas. seres humanos. talvez não tão geniais como ele. mas ainda assim seres humanos.

o saramago nasceu no alentejo pobre por isso é comunista e perseguiu quem pode quando pode (graças a deus por pouco tempo)

tivesse nascido na alemanha em 1900 e teria sido nazi e queimaria lojas de judeus alegremente

tivesse nascido nos urais e enviaria CV para trabalhar nos Gulags

tivesse nascido judeu na fronteira de gaza e acharia muito bem o que eles fazem aos palestenianos

tivesse nascido sunita e teria aplaudido o ataque às torres gémeas

deixou de apoiar a ditadura de Castro em 2003!

é o tipo de homem que ele é

não sou expert em livros dele. andei sempre por outros lados. por isso reconheço que não sei e admito que os seus livros são geniais. há pessoas mais avalisadas do que eu que o dizem.

aquilo que eu sei é que é um pulha. um pulha que escreve livros geniais.

há homens bem menos geniais que fazem mais falta.

quanto ao Nobel... o outro Nobel que temos é de outro grande português que descobriu a lobotomia uma das piores torturas que o ser humano já inventou.

tudo na vida é muito relativo. eu gosto é de avaliar as situações em que estás numa posição de fazer mal a alguém e por alguma razão não o fazes.

por bondade, por humanismo, por ética, por instinto.

o Saramago não é nada disso.

Deus nos proteja dos homens que pensam ser detentores da razão.

nada é mais humano do que a dúvida.


__________________________________________________________________________________________

Não tiro nem coloco nada.

Excepto uma coisa. Egas Moniz não tem culpa da época em que viveu, nem do conhecimento que havia na altura. O caminho para o conhecimento não se faz só com linhas rectas.
O primeiro \"dentista\" que arrancou um dente podre, a \"sangue frio\", sem assépcia, com alicate ferrugento e sem tratamento de prevenção infecciosa, deu um grande passo na saúde oral. Hoje em dia seria tortura...e negligência, no mínimo.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
> Drago Comentou:

Não tiro nem coloco nada.

Excepto uma coisa. Egas Moniz não tem culpa da época em que viveu, nem do conhecimento que havia na altura. O caminho para o conhecimento não se faz só com linhas rectas.
O primeiro \"dentista\" que arrancou um dente podre, a \"sangue frio\", sem assépcia, com alicate ferrugento e sem tratamento de prevenção infecciosa, deu um grande passo na saúde oral. Hoje em dia seria tortura...e negligência, no mínimo.
------------

:)

só de imaginar meu deus
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
vá lá

não quero que se chateiem comigo.

há coisas com que embirro e sou incapaz de ultrapassar

o que é uma fraqueza e não uma qualidade

RIP Mr. Saramago
 

surpresa07

Tribuna
25 Julho 2007
2,730
48
Caro Kerouac, ninguém se chateia contigo.
E garanto que se conhecesses a fundo o pensamento do Saramgo, eras capaz de mudar de opinião.

Mas cada um tem direito à sua opinião.

Cada um de nós tem os seus \"ódios\" de estimação, vê lá tu que o meu é o clube desse Grande Homem ;)
E outros ódios de \"estimação\" viraram hoje \"amores incondicionais\", como o cozido à portuguesa, Radiohead. (ainda bem que o ódio ao tal clube nunca será passível de ser reconvertido ;)
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,933
2,282
Lisboa, 1979
Sim, os pensamentos. O idealismo idílico, bafiento e bacoco.

Um homem não se faz só de pensar, sobretudo quando o seu agir anda muito longe do compasso do seu pensar. Basta ler o que diz o Kerouac. Toda a razão.


Traidores, bufos e arautos da razão. Então se misturado...


Mas a minha opinião não lavra. Felizmente.
 

Kerouac

Tribuna Presidencial
4 Maio 2007
13,918
1,333
Conquistas
4
Lisboa
  • Pinto da Costa
  • José Maria Pedroto
  • Domingos
  • Vítor Hugo
surpresa07

prometo que não bato mais na tecla mas tocas num ponto para mim fundamental

para mim não adianta termos uma grande estrutura de pensamento quando perante uma determinada situação concreta provocada ou imposta nos comportamos mal. somos maus. mesquinhos e torpes.

percebes?

o aristide de sousa mendes provavelmente era um tipo normal. num trabalho normal. nunca em toda a sua vida deve ter feita nada minimamente genial.

mas perante uma situação concreta foi bom.

podia ter sido mau. era sem dúvida mais confortável. ninguém o criticaria.

mas escolheu ser bom. ser humano. usou o pouco poder que tinha para ser humano.

nunca na vida estou a ver o saramago a fazer algo semelhante.

enquanto director do DN podia ter protegido os seus colegas. podia ter feito jogo de cintura. protelado.

não fez nada disso. foi o primeiro a atirar a pedra. porque estava certo. porque tinha razão.

a humanidade precisa é de sousas mendes. saramagos são luxos. extravagâncias de cidades de gente cega.

PS: já agora no Blindness filme no final eles recuperam a visão. Foda-se que merda de fim. no livro também é assim?