Despedidas do mundo dos vivos

Gonçaloo

Tribuna
10 Março 2012
4,032
0
Nada tenho contra Eusébio, a sua morte merece-me o respeito que qualquer morte de um ser humano merece.

No entanto acho que todo este dia noticioso, toda esta panóplia de declarações de altas personalidades deste nosso burgo, demonstra de forma clara e inequívoca a pequenez do nosso país, e da mentalidade do nosso povo.

Não é preciso recuar muito, uns dias antes do falecimento de Eusébio morreu Albino Aroso, um dos mais brilhantes médicos portugueses e "pai" do planeamento familiar (grande responsável pela diminuição da taxa de mortalidade infantil). Foram decretadas honras de Estado? Três dias de luto nacional? Declarações do PM e do PR? Enfim. E como este exemplo tantos outros existem, incluindo atletas que representaram o país ao mais alto nível.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,669
65,022
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Afonso Tinteiro disse:
Nunca vi jogos do FC Porto nem com o Presidente nem com Pedroto nem nunca tive em reuniões com eles mas posso dizer-te que o Presidente Pinto da Costa foi varias vezes visita de casa do meu Pai tendo lá visto vários jogos de futebol. Aliás, foi em casa de meu Pai que certo dia ao assistir a uma brilhante exibição de Liedson frente ao Benfica quando ainda era jogador do Sporting confidenciou que adorava aquele jogador não só pela qualidade mas também pelo espirito de raça que emanava dentro de campo. O que é certo é que passado anos ele acabou por ingressar no FC Porto.

E como parece que não estás muito atento a historia deixa-me dizer-te que o período de 1933 a 1974 em Portugal sempre foi caracterizado como o período dos três F (Fado,Futebol,Fatima). Mas se queres continuar a achar que o fado não é a musica do salazarismo e um hino desse regime estás à vontade.
Ou não percebeste a pergunta ou não queres perceber...
Eu não sou dessa geração mas sei muito bem disso por isso é que falei no fado que tu dizes que é um grande símbolo do regime e a paixão que o presidente têm por ele...
Não faz sentido pois não...
 

Juary

Tribuna Presidencial
24 Maio 2013
9,008
2,170
Morreu uma grande personalidade de Portugal

R.I.P Eusébio, e condolências a família.
 

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,232
61
Porto
Respeito pelo Grande Jogador e pela figura Internacional que foi Eusébio. Um dos melhores dos melhores de sempre na História do Futebol. O seu nome ficará eternizado no Futebol. Só ao alcance dos verdadeiros eleitos.
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
João Lucho \"2\" disse:
Para se ser o melhor português de sempre, primeiro precisa-se de ser português.
Cada qual sabe e estuda aquilo que quer, nada tenho contra a tua ignorância neste capitulo, mas permite-me que faça um reparo ao teu comentário, só para não induzir em erro outros users, aceita o reparo se quiseres.

Moçambique foi território português de 1505 até 1975 ano em que se tornou independente. Logo qualquer cidadão nascido neste periodo tinha passaporte português pois Moçambique não existia como país, ou seja, tinha o mesmo valor para nós como o Algarve ou a Madeira.

Repito, nada tenho contra a tua opinião em relação ao Eusébio, mas por uma questão de verdade histórica tive que fazer este reparo.

Se tiveres curiosidade em saber mais coisas sobre este periodo da nossa história podes sempre consultar a wikipédia que além de ser grátis neste caso concreto não foge muito da verdade dos factos, ou se preferires uma leitura mais romântica aconselho os livros de António Brito, um ex-combatente pará-quedista em Moçambique, nomeadamente o Sagal.

Desculpem o off-topic...
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
mmmkk disse:
Respeito pelo Grande Jogador e pela figura Internacional que foi Eusébio. Um dos melhores dos melhores de sempre na História do Futebol. O seu nome ficará eternizado no Futebol. Só ao alcance dos verdadeiros eleitos.
x2
 
A

Afonso Tinteiro

Guest
Vieira_Amares disse:
Ou não percebeste a pergunta ou não queres perceber...
Eu não sou dessa geração mas sei muito bem disso por isso é que falei no fado que tu dizes que é um grande símbolo do regime e a paixão que o presidente têm por ele...
Não faz sentido pois não...
Eu já te disse, se tu achas que o Fado não é um símbolo do Salazarismo então os teus conhecimentos da Historia Contemporânea de Portugal são muito limitados.
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Afonso Tinteiro disse:
Calma que o dia 13 de Janeiro ainda não chegou.
Respeita a opinião dos outros users. Já era tempo de parares com essa arrogância intelectual que demonstras em grande parte dos teus posts.
 
A

Afonso Tinteiro

Guest
nuno queiros disse:
Cada qual sabe e estuda aquilo que quer, nada tenho contra a tua ignorância neste capitulo, mas permite-me que faça um reparo ao teu comentário, só para não induzir em erro outros users, aceita o reparo se quiseres.

Moçambique foi território português de 1505 até 1975 ano em que se tornou independente. Logo qualquer cidadão nascido neste periodo tinha passaporte português pois Moçambique não existia como país, ou seja, tinha o mesmo valor para nós como o Algarve ou a Madeira.

Repito, nada tenho contra a tua opinião em relação ao Eusébio, mas por uma questão de verdade histórica tive que fazer este reparo.

Se tiveres curiosidade em saber mais coisas sobre este periodo da nossa história podes sempre consultar a wikipédia que além de ser grátis neste caso concreto não foge muito da verdade dos factos, ou se preferires uma leitura mais romântica aconselho os livros de António Brito, um ex-combatente pará-quedista em Moçambique, nomeadamente o Sagal.

Desculpem o off-topic...
Isso é verdade. Eusébio apesar ter nascido no território de Moçambique nasceu num período em que o estado de Moçambique ainda não existia oficialmente e como tal ele era Português visto que esse território pertencia ao estado português. A questão aqui é perceber porque razão Eusebio nunca apoiou os seus "irmãos" moçambicanos na luta contra o Salazarismo pela libertação do território de Moçambique. Os abraços de Eusebio a Salazar são pura traição.
 
A

Afonso Tinteiro

Guest
jardel disse:
Respeita a opinião dos outros users. Já era tempo de parares com essa arrogância intelectual que demonstras em grande parte dos teus posts.
Não foi arrogância. São mesmo os jornais portugueses que quase diariamente lançam o debate de quem é o melhor português de sempre. Como toda a gente sabe tanto Eusébio e Ronaldo têm uma bola de ouro cada um. Se por acaso Ronaldo ganhar no dia 13 desempata. Embora aqui existe sempre a questão que no tempo de Eusébio o futebol era tacticamente muito mais macio e mais favorável aos grandes jogadores ofensivos.
 

jardel

Tribuna Presidencial
10 Outubro 2012
13,499
3
Afonso Tinteiro disse:
Não foi arrogância. São mesmo os jornais portugueses que quase diariamente lançam o debate de quem é o melhor português de sempre. Como toda a gente sabe tanto Eusébio e Ronaldo têm uma bola de ouro cada um. Se por acaso Ronaldo ganhar no dia 13 desempata. Embora aqui existe sempre a questão que no tempo de Eusébio o futebol era tacticamente muito mais macio e mais favorável aos grandes jogadores ofensivos.
E desde as bolas de ouro desempatam o quer que seja?

E a tua última frase não faz nenhum sentido.

Mas não perderei tempo com assuntos estéreis.
 
A

Afonso Tinteiro

Guest
jardel disse:
E desde as bolas de ouro desempatam o quer que seja?

E a tua última frase não faz nenhum sentido.

Mas não perderei tempo com assuntos estéreis.
Eu não disse que as bolas desempatavam. Apenas mencionei que no dia 13 o Ronaldo poderia desempatar em numero de bolas de ouro em relação ao Eusébio. O facto de que no tempo de Eusébio o futebol não era pensado, pelo menos a nível elevado, tacticamente é algo inquestionável. Isso favorecia até as características de Eusébio que era um jogador muito rápido e potente. Não quero com isto diminuir as qualidades futebolísticas de Eusébio que sem duvida eram bastante interessantes mas como adepto do FC Porto não posso deixar em claro o contributo da CS fascista de Lisboa para o engrandecer das qualidades de um jogador que para todos os efeitos, nessa altura, jogava num clube que tinha todas as benesses possíveis neste Pais.
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
Queirós_8 disse:
Muito longe de ser do meu tempo, mas em todos os vídeos que vi o homem parecia transpirar classe. Uma lenda do futebol mundial. RIP.
Essas comparações acabam por ser um pouco subjectivas, Imagina um Hulk a jogar nos anos 60? contra jogadores semi-profissionais? Sem querer sequer beliscar o mérito do Eusébio foi sem duvida dos melhores do seu tempo da sua geração, um jogador marcante, mas nunca saberemos o que seria o Eusebio a jogar actualmente. Uma coisa eu sei um Hulk a jogar nos anos 60 contra norte-coreanos, era capaz de vencer jogos sozinho!

Relativo a dimensão social, politica do Eusébio, temos de perceber que Portugal é um pais com grandes carências e necessidades de afirmação, enquanto outros paises tem dezenas de grandes figuras no panorama mundial, nós não, as temos e não as tivemos no tempo do Estado-Novo.Por isso compreendo em parte este enorme protagonismo que é dado á figura do Eusébio.
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,365
38,847
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Podem invocar o regime, Salazarismo, os interesses centralistas... Com quota de parte de razão.

Mas o melhor elogio que posso fazer a Eusébio, o jogador, é lembrar que em 15 anos dele no SLB nunca conseguimos sem campeões nacionais. Pode-se puxar o que falei acima, mas a verdade só uma: eram melhores do que nós.

Muita da nossa ambição nasce aqui: a vontade de PC querer ser melhor do que aquele SLB. A mesma vontade que hoje eles têm de ser melhores do que nós mas há 30 anos que não o conseguem.

Sentirei sempre um vazio por não ter sido campeão contra o SLB do Eusébio, não tenho problemas em admiti-lo, mas recordo-o sobretudo, como português, pelo Mundial 1966. Não o vi ao vivo mas vibro sempre com o jogo contra a Coreia, com alguma amargura de não ver nenhum dos «nossos» em campo (Alberto Festa, Custódio Pinto e Américo no banco), e com uma estúpida esperança de nos últimos minutos contra a Inglaterra ainda consigamos marcar um golo, mesmo já sabendo o desfecho.

Fica a homenagem a um homem do futebol, que nos desafiou a ser melhores. Gosto de ver o desportivismo da maioria dos foristas, sabendo que o respeito nem sempre pode ser mútuo.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,422
21,098
Gaia
O meu segundo post sobre o Eusébio será para lembrar que apesar do futebol atual ser muito mais veloz, atlético, organizado e musculado há uma coisa que retenho.
Eu vi o Eusébio jogar ao vivo umas 4 vezes e na Tv mais algumas mas retenho uma imagem: na marcação de livres o homem inclinava o tronco para frente a 90º  e corria como um bólide  e disparava misseis com direção e força incríveis.
Acho inacreditável nos tempos atuais de tanta evolução ver alguns jogadores a marcar livres de uma maneira ridícula.

PS- Desliguem as tvs porque depois da campanha ridícula no funeral do Féher agora o falecimento do Eusébio vai atingir níveis extra terrestre. O nosso país é isto.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Respeito muito o Eusébio e desejo que descanse em paz.

Mas esta campanha é RIDICULA

O que ganhou Eusébio por Portugal?? NADA

Ou melhor, o mesmo que outros jogadores… muito pouco

Destacou-se ao serviço do Benfica… não merece este aparato todo.

3 dias de luto nacional?? Andamos a brincar??

Mais uma vez: Descanse em paz Eusébio!!
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,669
65,022
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Afonso Tinteiro disse:
Eu já te disse, se tu achas que o Fado não é um símbolo do Salazarismo então os teus conhecimentos da Historia Contemporânea de Portugal são muito limitados.
Continuas sem entrar no cerne da questão ....
Achas que o presidente ia ter uma paixão por um símbolo do regime que tanto detesta?