Despedidas do mundo dos vivos

A

Afonso Tinteiro

Guest
Vieira_Amares disse:
Continuas sem entrar no cerne da questão ....
Achas que o presidente ia ter uma paixão por um símbolo do regime que tanto detesta?
Pois essa paixão tão propalada por ti aqui neste forum não passa de ilusão. A mesma ilusão daqueles que em tempos diziam que Pinto da Costa tinha uma atracção pelo ocultismo.
 

Queirós_8

Bancada central
1 Setembro 2012
1,794
5
32
Felgueiras
KomodoDragonFCP disse:
Essas comparações acabam por ser um pouco subjectivas, Imagina um Hulk a jogar nos anos 60? contra jogadores semi-profissionais? Sem querer sequer beliscar o mérito do Eusébio foi sem duvida dos melhores do seu tempo da sua geração, um jogador marcante, mas nunca saberemos o que seria o Eusebio a jogar actualmente. Uma coisa eu sei um Hulk a jogar nos anos 60 contra norte-coreanos, era capaz de vencer jogos sozinho!
Acho que é mais o contrário...na altura haviam piores relvados, bolas mais pesadas e duras, adversários mais duros...acho que o Eusébio e os outros jogadores daquele tempo iam parecer aínda melhores agora.
Eusébio - All touch of the ball - Benfica 1x4 Manchester United - European Champions Clubs' Cup 1968
Penso que o vídeo exemplifica um poucos esses fatores, mas como disse, estou longe de ser a pessoa mais indicada para fazer a comparação entre o futebol moderno e o futebol que se praticava há tanto tempo atrás xD
 
S

Simplício

Guest
É sempre redutor tentar comparar...os jogadores de hoje em dia, com a preparação que têm, fariam "desgraça" nos anos 60, assim como os grandes jogadores dessa época, com as condições que existem hoje, poderia também ser iguais ou melhores.
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,669
65,022
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Afonso Tinteiro disse:
Pois essa paixão tão propalada por ti aqui neste forum não passa de ilusão. A mesma ilusão daqueles que em tempos diziam que Pinto da Costa tinha uma atracção pelo ocultismo.
Não estás a ser sério...
O presidente disse num livro que adorava fados... inclusive chegou  a dizer a famosa frase "largos dias tem 100 anos" numa casa de fados onde o major lhe tinha dito que jamais conseguiria tirar o mestre pedroto do boavista...
Nos livros de quem lidou com o presidente tem vários relatos de inúmeros convívios em casas de fado...
És um insider e não sabes disso...
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Fiquei chocado com a notícia da morte deste grande jogador, talvez um dos 10 maiores jogadores de todos os tempos e eu vi grandes jogadores como Pelé, Maradona, Cruiff, Bekenbauer, Bobby Charleton, Best, Zico ou Yashine...Lembro-me de um genial golo contra o Brasil em 66 sem deixar a bola caír depois de uma assistência do Torres. Assim como das suas arrancadas e do seu poder de explosão incomparáveis!Os livres a 40 e mais metros eram lendários e nunca falhou um penalty. Como costumava dizer os penalties não eram para comemorar pois eram meio golo. Que o digam Yashine ou Banks a quem marcou dois penalties indefensáveis. Com a morte de Eusébio é um pouco da minha infância e adolescência que morre. Agora por favor desliguem as televisões pois vamos ter Mandela 2. Respeitem o desportista e o homem!RIP Eusébio!
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,365
38,847
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Vieira_Amares disse:
Não estás a ser sério...
O presidente disse num livro que adorava fados... inclusive chegou  a dizer a famosa frase "largos dias tem 100 anos" numa casa de fados onde o major lhe tinha dito que jamais conseguiria tirar o mestre pedroto do boavista...
Nos livros de quem lidou com o presidente tem vários relatos de inúmeros convívios em casas de fado...
Verdade. Eu pessoalmente não gosto de fado, nunca me cativou, mas no caso do presidente já revelou que tem diversos CDs da Amália e já foi visto mais do que uma vez em concertos da Mariza. É uma das paixões dele, das várias que muitos desconhecem, sem querer fugir ao tema.
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Já agora queria deixar aqui um post atrasadíssimo sobre a morte de Lou Reed, leader de uma das maiores bandas de todos os tempos, com John Cale, Trucker e Sterling Morrisey, Os Velvet Underground!RIP Lou have a Perfect Day!
 

njsilva84

Bancada central
10 Junho 2013
2,416
1,520
Espero que sejamos diferentes no domingo também.
Um jogador genial no seu tempo, uma lenda com números absurdos que muito poucos jogadores conseguiram ou conseguirão. Sempre o achei uma pessoa humilde e nunca demonstrou ter nada contra o NGC, aliás foi o NGP que "salvou" o Eusébio da banca rota e acredito que sempre foi grato so NGP por isso.
Privou inclusivé várias vezes com o NGP. Partiu um génio do futebol mas também um grande homem, humilde que foi algo usado pelo regime para se engrandecerem.

Quanto ás comparações com jogadores actuais, não as façam, não é justo para ninguém.
Antigamente o futebol era menos pensado, mas também não haviam chuteiras xpto nem bolas super leves que se desviam sozinhas dos guarda redes. Nem obviamente havia a o conhecimento que há agora sobre o treino físico nem sobre suplementação, e a medicina era muito menos evoluída. Não havia crioterapia nem injecção de plasma directamente nos tecidos...
Pessoalmente acredito que o Eusébio hoje em dia seria um jogador top na mesma. A velocidade aliada á técnica e remate que ele tinha fariam hoje um jogador igualmente genial. De certo que não marcaria tantos golos porque o futebol mudou bastante, mas toda a parte fisica e técnica que o Eusébio tinha, aliada à enorme auto-confiança fariam dele top. Quanto à questão tática, acredito que se adaptava.
Depois não se esqueçam da questão dos cartões que antes de 1970 não existiam. O cartão vermelho só surgiu em 1974. Por isso raramente um jogador era expulso, normalmente o árbitro advertia verbalmente os jogadores, o que não os impedia de fazer faltas duras. Estão a imaginar alguns jogadores de agora nessa situação? Eu admiro o Ronaldo, mas ele por qualquer coisa está no chão. Imaginem como seria antigamente...

No fundo e tal como disse é injusto dizer que o Eusébio, Di Stefano, Pelé, Puskas, Maradona não seriam igualmente bons nos dias de hoje.
Eu acho que todos seriam.
 

Drago93

Tribuna Presidencial
19 Março 2012
8,753
3,078
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
njsilva84 disse:
Espero que sejamos diferentes no domingo também.
Um jogador genial no seu tempo, uma lenda com números absurdos que muito poucos jogadores conseguiram ou conseguirão. Sempre o achei uma pessoa humilde e nunca demonstrou ter nada contra o NGC, aliás foi o NGP que "salvou" o Eusébio da banca rota e acredito que sempre foi grato so NGP por isso.
Privou inclusivé várias vezes com o NGP.
Explica lá isso sff, não sabia…

--------

Há pouco tempo vi uma reportagem com o Dr. Póvoas em que ele mostrou uma foto do Eusébio com a nossa camisola, pois segundo o Fernando Póvoas, estavam em sua casa, portanto ele é que mandava!!
 
9 Março 2012
3,801
1,860
sirmister disse:
A industria do whisky fica mais pobre.
:) .. Respeito a morte de Eusebio enquanto pessoa , enquanto jogador do Benfica nao , lamento . Nao ''papo'' estas campanhas de 3 dias de luto por um jogador que nada fez por Portugal , apenas jogou um Mundial , fez mais pelo clube do que por Portugal , acho uma vergonha estes 3 das de luto nacional , uma VERGONHA! Campanhas para o regime e nada mais , o salazar ainda está bem vivo !
 
P

Pavão

Guest
RicardoPortista99 disse:
:) .. Respeito a morte de Eusebio enquanto pessoa , enquanto jogador do Benfica nao , lamento . Nao ''papo'' estas campanhas de 3 dias de luto por um jogador que nada fez por Portugal , apenas jogou um Mundial , fez mais pelo clube do que por Portugal , acho uma vergonha estes 3 das de luto nacional , uma VERGONHA! Campanhas para o regime e nada mais , o salazar ainda está bem vivo !
concordo contigo.... panteão nacional? 3 dias de luto?
que fez este jogador da bola por este miserável país? que ganhou ele em prol de Portugal?...

quem vê os telejornais com emissões especiais de 2 horas a falarem no homem fica convencido que morreu o Ghandi

enfim...

resta-nos isto para nos rirmos

https://www.facebook.com/photo.php?v=10200418183297043

 

fcp79

Tribuna Presidencial
18 Março 2012
6,525
1,689
A partir do momento que a Amalia foi para o Panteão, não vejo por que o Eusébio não ha-de lá ir parar um dia... se ambos deveriam lá estar são outros 500.

Eu gostava de ter tido ou de ter no futuro um jogador no Porto com os números que Eusébio teve no Benfica, não sejamos hipócritas para o seu tempo foi um fora de série e infelizmente era nosso adversário.

Não sou do seu tempo, nunca o vi jogar, como adepto de futebol desde que me conheço respeito o seu legado e limito-me a reconhecer o valor que o Mundo inteiro lhe atribui.
 

Vitor M

Arquibancada
11 Março 2012
193
19
51
Trofa - Porto
Pavão disse:
concordo contigo.... panteão nacional? 3 dias de luto?
que fez este jogador da bola por este miserável país? que ganhou ele em prol de Portugal?...

quem vê os telejornais com emissões especiais de 2 horas a falarem no homem fica convencido que morreu o Ghandi

enfim...

resta-nos isto para nos rirmos

https://www.facebook.com/photo.php?v=10200418183297043
Qual é a piada ??? Até acho que é uma entrevista que engrandece Portugal e o Eusébio e demonstra que o futebol liga o mundo !! Cumprimentos

 
P

Pavão

Guest
Vitor M disse:
Qual é a piada ??? Até acho que é uma entrevista que engrandece Portugal e o Eusébio e demonstra que o futebol liga o mundo !! Cumprimentos
a piada está num português a fingir que é inglês para tentar dar a tal dimensão internacional à coisa...

mas com um inglês básico ao nível de um zézé camarinha
 

Vieira_Amares

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,669
65,022
Conquistas
8
  • Dezembro/20
Pavão disse:
a piada está num português a fingir que é inglês para tentar dar a tal dimensão internacional à coisa...

mas com um inglês básico ao nível de um zézé camarinha
Também não estás a ser sério...  isso é de facto um encenação parva mas não faltam por aí reações de pessoas tão insuspeitado como Owen kompany neville....  olha compra ojogo e vês....
Uma coisa que nos faz ser melhores e admitir a grandiosidade dos inimigos.... não do clube....  mas do fenómeno que foi eusébio.....
 

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
Queirós_8 disse:
Acho que é mais o contrário...na altura haviam piores relvados, bolas mais pesadas e duras, adversários mais duros...acho que o Eusébio e os outros jogadores daquele tempo iam parecer aínda melhores agora.
Eusébio - All touch of the ball - Benfica 1x4 Manchester United - European Champions Clubs' Cup 1968
Penso que o vídeo exemplifica um poucos esses fatores, mas como disse, estou longe de ser a pessoa mais indicada para fazer a comparação entre o futebol moderno e o futebol que se praticava há tanto tempo atrás xD
Fazer este tipo de comparações serão sempre subjetivas pois nunca poderemos tirar as duvidas relativo as capacidades destes jogadores no futebol actual ou vice-versa.Mas é uma questão que tem sido levantada e muito pelos meios de comunicação e comentadores.
Pessoalmente e sem querer sequer beliscar o mérito e as capacidades únicas e felinias do Eusébio que foi de facto um jogador mítico no Top 10 do seculo XX, na minha opinião os jogadores dos anos 50,60, inicio da década de 70, iriam ter muitas dificuldades no futebol actual, vamos nos centrar ok davam mais porrada era um futebol mais pesado, mas será que jogadores que eram ao mesmo tempo operários(CuF) e ao mesmo tempo jogadores tinham a rapidez, o pressing,  o conhecimento técnico ou táctico dos jogadores actuais? será que uma selecção da Corea do Norte chegaria aos 1/4s de final de um mundial actual?
Penso que o nível de um campeonato português dos anos 60 em pelados, com jogadores semiprofissionais estaria a um nível de uma 2ª ou 3ªas divisões actuais mas não era só em Portugal mas também lá fora. Na minha opinião continuo achar que se um Hulk fosse transportado por uma maquina do tempo e jogasse o futebol dos anos 60 venceria jogos sozinho e pegava na bola no meio-campo e faria golo esta é a minha opinião. Acho que temos de ter a noção que a morfologicamente  tudo mudou, não se compara um português médio da actualidade com um português medio dos anos 60.
Mas lá está esta é a só a minha opinião posso estar errado, mas não quero sequer beliscar a dimensão mítica do Eusébio e do seu excelente futebol.