Despedidas do mundo dos vivos

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,767
31,781
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Pessoalmente acho o mundo dos "ses" uma enorme estupidez. Principalmente porque a premissa de que se parte é tão inverosímil que tudo o resto não passa disso mesmo. "Ses".Queria ver o maradona a jogar agora, em defesas compactas, queria ver o messi a rematar bolas com quilos e cheias de chuva. Queria ver o Eusébio a jogar no atual campeonato português. Queria ver o CR7 aguentar as pancadas que se levavam naqueles tempos, e ter os mesmos meios médicos da altura.

Na minha modesta opinião, e repetindo um pouco o que já aqui disse, tudo isto são conversas de surdos, porque cada um vê as coisas conforme quer e pura e simplesmente deixa a cor clubística/cor patriótica falar mais alto.

Acho sinceramente que o Eusébio merece estar no Panteão Nacional, porque se alguém representou o nosso País fora, e nos deu nome, esse Sr. foi um deles. Sabemos bem de toda a estratégia que levou a que assim fosse, sabemos bem de todas as artimanhas que até impediram que brilhasse mais no exterior, mas não podemos esquecer que sempre foi um Sr. e sinto sinceramente uma grande tristeza por ter morrido um grande Português, um Português do Povo.

Tendo dito isto, espero que a nossa equipa dê cabo de todo o filme que está a ser montado pelos jornais/benfica e afins, e que dê cabo deles no domingo.

Nievez

Bancada lateral
10 Março 2012
614
5
MiguelDeco disse:
Pessoalmente acho o mundo dos "ses" uma enorme estupidez. Principalmente porque a premissa de que se parte é tão inverosímil que tudo o resto não passa disso mesmo. "Ses".Queria ver o maradona a jogar agora, em defesas compactas, queria ver o messi a rematar bolas com quilos e cheias de chuva. Queria ver o Eusébio a jogar no atual campeonato português. Queria ver o CR7 aguentar as pancadas que se levavam naqueles tempos, e ter os mesmos meios médicos da altura.

Na minha modesta opinião, e repetindo um pouco o que já aqui disse, tudo isto são conversas de surdos, porque cada um vê as coisas conforme quer e pura e simplesmente deixa a cor clubística/cor patriótica falar mais alto.

Acho sinceramente que o Eusébio merece estar no Panteão Nacional, porque se alguém representou o nosso País fora, e nos deu nome, esse Sr. foi um deles. Sabemos bem de toda a estratégia que levou a que assim fosse, sabemos bem de todas as artimanhas que até impediram que brilhasse mais no exterior, mas não podemos esquecer que sempre foi um Sr. e sinto sinceramente uma grande tristeza por ter morrido um grande Português, um Português do Povo.

Tendo dito isto, espero que a nossa equipa dê cabo de todo o filme que está a ser montado pelos jornais/benfica e afins, e que dê cabo deles no domingo.

E por fim vejo um post no qual me revejo a 100%

bvilela

Tribuna
19 Maio 2012
3,801
2,081
Conquistas
3
46
Barcelona
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Eusebio foi grande e marcou varias gerações.

Nunca o vi jogar mas respeitarei sempre alguém que, como ele, se eternizou na sua área de especialidade.

Enquanto se falar de futebol, em Portugal, Eusebio nunca será esquecido e isso merece um grande aplauso.

paulofcp85

Bancada central
9 Março 2012
1,273
532
Já estou completamente enjoado de toda esta fantochada.  7 canais em simultaneo a transmitir do galinheiro durante mais de. 24 horas ? Nem quando ganhamos a liga dos campeoes. Eh preciso tanto para homenagear um jogador? Mesmo que fosse o melhor portugues de sempre? Que nao e. Para mim esse chama se Cristiano Ronaldo. Isto e o paradigma do benfiquismo faccioso que reina neste país e que se estende por todo o lado incluindo pelos meandros do poder. Vergonha!

Dragaostki

Bancada lateral
10 Março 2012
748
1,745
Conquistas
6
  • Pinto da Costa
  • Sérgio Conceição
  • José Maria Pedroto
  • João Pinto
Espero que todos, mesmo aqueles que com razão ou sem ela se sentem incomodados em honrar Eusébio, percebam que hoje

Somos todos EUSÉBIO ... em memória de um fantastico jogador, um extraordinário desportista e uma lenda que consquistou a imortalidade .....

KomodoDragonFCP

Tribuna
3 Agosto 2013
2,828
0
paulofcp85 disse:
Já estou completamente enjoado de toda esta fantochada.  7 canais em simultaneo a transmitir do galinheiro durante mais de. 24 horas ? Nem quando ganhamos a liga dos campeoes. Eh preciso tanto para homenagear um jogador? Mesmo que fosse o melhor portugues de sempre? Que nao e. Para mim esse chama se Cristiano Ronaldo. Isto e o paradigma do benfiquismo faccioso que reina neste país e que se estende por todo o lado incluindo pelos meandros do poder. Vergonha!
Portugal tem fata de simbolos e uma grande carência a nivel de referências enquanto um outro pais tem imensos actores,escritores,musicos,etc reconhecidos internacionalmente Portugal não os têm, e agarra-se a 2,3 personalidades.
Agora o proprio regime faz uma selecção dos seus eleitos aqui existem filhos e enteados, secalhar existem personalidades igualmente reconhecidas mudialmente falo de premios nobeis ou realizadores de cinema quase centenários que não tiveram ou não terão esse tal reconhecimento.
Este pais está chipado para uma certa linha, o que foge dessa linha é diminuido ou desprezado, por isso nós portistas sabemos o quanto por exemplo os nossos titulos europeus foram secundarizados e diminuidos e desprezados.
Agora quem não tem culpa nenhuma disto é o Eusébio que teve qualidades humanas excepcionais,uma personalidade que amou o jogo como poucos, que de facto levou a diaspora portuguesa aos 4 cantos do mundo, mas se o Eusébio fosse Francês ou Espanhol ou Inglês teria  imensas figuras  de dimensão mundial ao seu lado algo que em Portugal não acontece.

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,948
6,047
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Não sejámos como eles! Há que respeitar a morte de uma figura incontornável do desporto Português.Quer queirámos quer não,o Eusébio é uma figura de dimensão mundial.
Quanto á intoxicação pela CS acho perfeitamente normal,quando estamos a falar de uma personalidade que corporiza muito daquilo que durante anos a fio era a máxima dos 3 éFes,mas quanto a isso nada para que não estejámos já calejados,só come quem quer!

Paz á sua alma.

antas

Bancada central
3 Agosto 2006
1,208
1,340
Não ando com grande disposição de de aqui escrever. Mas acho que, na altura do desaparecimento dessa excelente pessoa e enorme jogador - a ordem dos factores, no caso vertente, não é arbitrária… - que foi Eusébio da Silva Ferreira, tenho de vir aqui para dizer algumas coisas, haja em vista o carnaval que por aí vai.
O circo mediático-saudosista que tem por aí imperado nas últimas horas, varre para debaixo do tapete muita da sordidez deste mundo benfiquista. Recordo apenas o que se passou com José Torres, deixado morrer na  miséria,atacado por Alzeimer, sem que nenhuma voz das cúpulas vermelhuscas - já as actuais, sublinhe-se! - se
tenha manifestado ou preocupado com o drama pessoal do que, quando jogador, era chamado de "Canada Dry".
Com o Eusébio esteve para acontecer o mesmo! Não lhe queriam renovar o pobre contrato que tinha no Benfica, no
tempo do Vale e Azevedo, e estava a ponto de quase não ter dinheiro.
Isto chegou aos ouvidos do nosso presidente, que se pôs em contacto com ele, garantindo-lhe que sem dinheiro não
ficaria. E ofereceu-lhe um contrato igual ao que tinha com o Benfica. Como contrapartida apenas uma exigência: sempre que a nossa equipa de futebol jogasse no estrangeiro, o Eusébio faria parte da nossa comitiva.
Este assunto que tinha, certamente um lado de solidariedade mas, também, uma componente de genial démarche
política, chegou aos ouvidos do Vieira - penso que dele tomou conhecimento nos tempos em que connosco convivia amancebado - e logo tratou de fazer um contrato blindado com o apodado de Pantera Negra.
Como é que eu sei disto? Contou-me  em tempos,  Sua Excelência o nosso presidente, Senhor Pinto da Costa - trato-o assim para não ferir a  sensibilidade de algumas orelhas - no connection… - que se ofendem com o tratamento de "Pintinho".
E acrescento, para finalizar,  só mais duas notas:.
O presidente do FC Porto, nesta hora dolorosa, tem a elegância de se não vangloriar do facto.E condolências só para a família. Honra lhe seja.
Em tempos, num restaurante lisboeta que ambos frequentávamos, com outras pessoas pessoas presentes, recordei ao Eusébio a história. Disse que do tema não falava. Mas, a sua expressão, no momento, traiu-o...

João Lucho 2

Tribuna Presidencial
8 Maio 2008
8,021
2
nuno queiros disse:
Cada qual sabe e estuda aquilo que quer, nada tenho contra a tua ignorância neste capitulo, mas permite-me que faça um reparo ao teu comentário, só para não induzir em erro outros users, aceita o reparo se quiseres.

Moçambique foi território português de 1505 até 1975 ano em que se tornou independente. Logo qualquer cidadão nascido neste periodo tinha passaporte português pois Moçambique não existia como país, ou seja, tinha o mesmo valor para nós como o Algarve ou a Madeira.

Repito, nada tenho contra a tua opinião em relação ao Eusébio, mas por uma questão de verdade histórica tive que fazer este reparo.

Se tiveres curiosidade em saber mais coisas sobre este periodo da nossa história podes sempre consultar a wikipédia que além de ser grátis neste caso concreto não foge muito da verdade dos factos, ou se preferires uma leitura mais romântica aconselho os livros de António Brito, um ex-combatente pará-quedista em Moçambique, nomeadamente o Sagal.

Desculpem o off-topic...
Tenho alguns colegas africanos e por acaso de vez em quando vem esse tema à baila.
Ias achar engraçado o que dizem sobre esse tema do "também eram portugueses". Dizer Moçambique, Angola, Cabo Verde... também eram Portugal é muito bonito mas é cantado.

Desculpem o radicalismo do que vou dizer, mas digo-o aqui tal como já lhes perguntei/disse(ao qual me deram razão) a eles: Nessa altura se servisses para alguma coisa eras português das colónias, se não tivesses jeito para a bola ou o quer que seja, eras um preto das colónias.

PS: Não quis denegrir o Eusébio. Cada um tem o direito de achar que é o melhor jogador de sempre da equipa da FPF.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,451
16,890
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
João Lucho \"2\" disse:
Tenho alguns colegas africanos e por acaso de vez em quando vem esse tema à baila.
Ias achar engraçado o que dizem sobre esse tema do "também eram portugueses". Dizer Moçambique, Angola, Cabo Verde... também eram Portugal é muito bonito mas é cantado.

Desculpem o radicalismo do que vou dizer, mas digo-o aqui tal como já lhes perguntei/disse(ao qual me deram razão) a eles: Nessa altura se servisses para alguma coisa eras português das colónias, se não tivesses jeito para a bola ou o quer que seja, eras um preto das colónias.
Óbvio. Os 'indígenas' não eram considerados cidadãos portugueses a não ser em casos muito excepcionais.

Ou seja: o Eusébio, o Coluna e outros que tais eram 'portugueses' porque convinha, nada mais.

DeZ

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
8,451
16,890
Conquistas
5
  • Artur Jorge
  • Jorge Costa
  • Alfredo Quintana
Simplício disse:
6 canais a dar a mesma coisa...que exagero
Absolutamente ridículo.

Já foi o mesmo com a Amália e quando for o Mário Soares e outros que tais vai acontecer o mesmo. Aproveito para dizer: quanto mais depressa estes símbolos de tempos idos desaparecerem, melhor. Pode ser da maneira que Portugal se liberte do passado de uma vez por todas e deixe de ser um país de saudosistas para se passar a focar no presente e no futuro.

Aliás, acho que esta frase do Devenish diz tudo:

Devenish disse:
Um país que só se mobiliza na morte acaba por desistir da vida.

F

FCP_Swift

Guest
Mesmo, quanto mais figuras do tempo de Salazar e do desastre que foi o pós-25 de Abril melhor.

O Eusébio não passava de um escroque fascista que bem tentou limpar a sua imagem. Em vão, para aqueles que estavam mais atentos. O NGP disse aquilo porque é uma excelente pessoa e sabe perdoar.

admin

Tribuna Presidencial
14 Julho 2006
38,239
33
Cascais, 1966
antas disse:
Não ando com grande disposição de de aqui escrever. Mas acho que, na altura do desaparecimento dessa excelente pessoa e enorme jogador - a ordem dos factores, no caso vertente, não é arbitrária… - que foi Eusébio da Silva Ferreira, tenho de vir aqui para dizer algumas coisas, haja em vista o carnaval que por aí vai.
O circo mediático-saudosista que tem por aí imperado nas últimas horas, varre para debaixo do tapete muita da sordidez deste mundo benfiquista. Recordo apenas o que se passou com José Torres, deixado morrer na  miséria,atacado por Alzeimer, sem que nenhuma voz das cúpulas vermelhuscas - já as actuais, sublinhe-se! - se
tenha manifestado ou preocupado com o drama pessoal do que, quando jogador, era chamado de "Canada Dry".
Com o Eusébio esteve para acontecer o mesmo! Não lhe queriam renovar o pobre contrato que tinha no Benfica, no
tempo do Vale e Azevedo, e estava a ponto de quase não ter dinheiro.
Isto chegou aos ouvidos do nosso presidente, que se pôs em contacto com ele, garantindo-lhe que sem dinheiro não
ficaria. E ofereceu-lhe um contrato igual ao que tinha com o Benfica. Como contrapartida apenas uma exigência: sempre que a nossa equipa de futebol jogasse no estrangeiro, o Eusébio faria parte da nossa comitiva.
Este assunto que tinha, certamente um lado de solidariedade mas, também, uma componente de genial démarche
política, chegou aos ouvidos do Vieira - penso que dele tomou conhecimento nos tempos em que connosco convivia amancebado - e logo tratou de fazer um contrato blindado com o apodado de Pantera Negra.
Como é que eu sei disto? Contou-me  em tempos,  Sua Excelência o nosso presidente, Senhor Pinto da Costa - trato-o assim para não ferir a  sensibilidade de algumas orelhas - no connection… - que se ofendem com o tratamento de "Pintinho".
E acrescento, para finalizar,  só mais duas notas:.
O presidente do FC Porto, nesta hora dolorosa, tem a elegância de se não vangloriar do facto.E condolências só para a família. Honra lhe seja.
Em tempos, num restaurante lisboeta que ambos frequentávamos, com outras pessoas pessoas presentes, recordei ao Eusébio a história. Disse que do tema não falava. Mas, a sua expressão, no momento, traiu-o...
meus amigos, "disto", só no nosso fórum! :)
já agora, queria congratular-me por isto só estar a ser discutido aqui, e pelo facto de termos decidido ficar de fora deste disparate mediático que por aí anda. pessoalmente, como não tenho nada (de valor) a acrescentar, fico calado. Respeito o momento, mas a vida continua. E a "azul" não pára por decreto nenhum...

M

MP_Dragon

Guest
FCP_Swift disse:
Mesmo, quanto mais figuras do tempo de Salazar e do desastre que foi o pós-25 de Abril melhor.

O Eusébio não passava de um escroque fascista que bem tentou limpar a sua imagem. Em vão, para aqueles que estavam mais atentos. O NGP disse aquilo porque é uma excelente pessoa e sabe perdoar.
E que tal se ele fosse apenas um jogador de futebol (e grande por sinal), um apaixonado pela bola, apenas isso!!
Foi conivente? talvez pelo silêncio, mas também a grande maioria da população o foi, caso contrário não teríamos suportado 41 anos de atraso e obscurantismo.

A

Afonso Tinteiro

Guest
Vieira_Amares disse:
Não estás a ser sério...
O presidente disse num livro que adorava fados... inclusive chegou  a dizer a famosa frase "largos dias tem 100 anos" numa casa de fados onde o major lhe tinha dito que jamais conseguiria tirar o mestre pedroto do boavista...
Nos livros de quem lidou com o presidente tem vários relatos de inúmeros convívios em casas de fado...
És um insider e não sabes disso...
Pode ter estado em milhentas casas de fado. Pode ter milhares de CDs de fado. Digo-te uma coisa, o Presidente Pinto da Costa nunca teve como paixão o fado. E já agora, em relação a historia, para que saibas, a Amália fugiu de Portugal logo após o 25 de Abril com medo da reacção do povo. Isso diz tudo em relação a essa senhora e ao que ela significava.

Nuno Martins

Tribuna Presidencial
5 Novembro 2006
13,197
11
47
Trofa
Estas transmissões da rtp, sic e tvi já roçam o ridiculo. Bem como a organização do funeral. Eusébio deve estar às voltas no caixão, merecia mais dignidade.

A

Afonso Tinteiro

Guest
Não perdoo nunca ao Eusébio o silencio sobre Salazar e a guerra colonial mas é um jogador que pelo que fez na sua geração estará sempre na historia do futebol nacional. Além disso, o mais importante neste momento é a família que, mais do que ninguém, sofre com tudo isto. Aliás, não deve ser fácil para eles todo este filme que está a acontecer em redor dele. Se deverá ir para o panteão? Acho que essa questão nem se coloca. Se Amália foi, então Eusébio, eu, o violador de telheiras, o emplastro e todos nós também poderemos ir. É da mais elementar justiça.