Despedidas do mundo dos vivos

Ruben1893

"Clube aparenta ser um quintal"
24 Julho 2019
88,972
190,346
Conquistas
33
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
  • Sérgio Conceição
  • Fernando "Bibota" Gomes
Um jogador que ultrapassa Eras
Ainda hoje, mais de 40 anos depois de se reformar, quando se fala do Rei, só há um jogador que é associado ao título

Que descanse em paz
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,293
13,402
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Até na morte foi elegante, deu-nos tempo de sabermos que o seu fim estava próximo.
Eu tive o privilégio de ver jogar Pelé, já na minha adolescência e quase adulto, e apenas direi que foi o jogador que mais apreciei a ver jogar futebol, jogava bem de cabeça, de calcanhar, com o pé direito e esquerdo, uma elegância enorme com a bola nos pés. Não sei foi o melhor, nem sei bem definir isso nas diferenças de gerações, mas foi o maior no sentido de não haver ninguém, ou quase ninguém, que nunca tenha ouvido falar de Pelé tenha 10, 20, 40, 60 ou 80 anos.
A sua elegância, a sua inteligência não se esgotava no futebol enquanto jogador, foi homem de "sete ofícios" depois de deixar a carreira de jogador e encantava todos aqueles que conviviam com ele.
Ajudou a causa negra ao mostrar que era tão inteligente como qualquer outra pessoa de qualquer etnia humana.
As televisões estão a dar eco daquilo que ele foi e nem em 100 horas de emissão deixariam de ter assunto porque Pelé não foi apenas jogador de futebol, foi um ser humano do melhor que a humanidade pode produzir.
O Brasil deve-lhe muito, foi o seu melhor Embaixador no Mundo.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,136
23,786
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Até na morte foi elegante, deu-nos tempo de sabermos que o seu fim estava próximo.
Eu tive o privilégio de ver jogar Pelé, já na minha adolescência e quase adulto, e apenas direi que foi o jogador que mais apreciei a ver jogar futebol, jogava bem de cabeça, de calcanhar, com o pé direito e esquerdo, uma elegância enorme com a bola nos pés. Não sei foi o melhor, nem sei bem definir isso nas diferenças de gerações, mas foi o maior no sentido de não haver ninguém, ou quase ninguém, que nunca tenha ouvido falar de Pelé tenha 10, 20, 40, 60 ou 80 anos.
A sua elegância, a sua inteligência não se esgotava no futebol enquanto jogador, foi homem de "sete ofícios" depois de deixar a carreira de jogador e encantava todos aqueles que conviviam com ele.
Ajudou a causa negra ao mostrar que era tão inteligente como qualquer outra pessoa de qualquer etnia humana.
As televisões estão a dar eco daquilo que ele foi e nem em 100 horas de emissão deixariam de ter assunto porque Pelé não foi apenas jogador de futebol, foi um ser humano do melhor que a humanidade pode produzir.
O Brasil deve-lhe muito, foi o seu melhor Embaixador no Mundo.
Foi o jogador que de forma mais harmoniosa juntou potência física com qualidade técnica e magia.

Nunca o vi jogar mas pelos videos que vi parecia a simbiose do Ronaldo Fenómeno com um puro número 10.


Indiscutivelmente um top 3 de sempre. Em pouquíssimo tempo perdemos Pelé Maradona e Cruyff. As referencias de duas eras futebolísticas
 

+1DRAGAO

Superior
12 Julho 2016
7
2
Discordo em algo que os colegas disseram.
Verdade, o mundo está mais pobre sem o Grande Pelé, mas o cidadão Edson nunca foi modelo de nada, que o diga a suposta filha que tentou em Tribunal até ao fim de sua vida( morreu de cancro) provar a paternidade e agora o Karma atingiu esse cidadão.
Mas reconheço, morreu o melhor do mundo, de sempre, até ao momento.
Obrigado Pelé.
 
  • Like
Reações: PCS

Di Charis

Tribuna Presidencial
23 Abril 2012
7,823
5,025
Quando via o documentário da Netflix sobre o Pelé no ano passado, notei em algo ao fundo, aquando das imagens da paragem da comitiva do Brasil em Portugal no regresso depois de vencerem o campeonato do mundo:

pele4.jpg

pele5.jpg

pele6.jpg

Fui ver se ainda tinha o vídeo que fiz da cena e tive sorte, ainda o tinha comigo.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,293
13,402
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Esqueçam o link e qual é. Tem aqui mensagens de condolências de todo o mundo e algumas bem marcantes e comoventes incluindo a "nossa" (FCP)


 
  • Like
Reações: Moreira

Cherife

82/83/86(2)/87(3)/90/94/96/03/04(2)/11/21/23(2)
8 Março 2012
9,313
15,082
Conquistas
7
62
Porto
R..I.P. Grande jogador. Faltou jogar-lhe na Europa.
Não acho que lhe tenha faltado jogar na Europa. O futebol na altura não tinha os contornos de hoje.
Jogou possivelmente no campeonato mais forte do mundo, à época. O golden standard do futebol mudou-se para a Europa numa fase em que o Pelé já estava longe dos seus melhores anos. Vir para a Europa na década de 60 seria descer de patamar competitivo. Para além disso, foi declarado tesouro nacional no Brasil, o que impossibilitou por completo a sua vinda para a Europa, mesmo que fosse essa a sua vontade.