Eleição do melhor 11 da história do FC Porto

J

Joe66

Guest
É o primeiro tópico que inicio, dado que ainda não me apercebi que alguém já tenha iniciado esta discussão aqui no fórum.
Para quem esteve na apresentação no passado domingo, foi anunciado que seria brevemente posto à votação no portal do clube, os 11 melhores jogadores da história do Porto. Os critérios da nomeação seriam de jogadores que não estejam no activo no clube. Estava a assistir com o meu miúdo de 7 anos de idade, e pela reacção dele, o Hulk e o Falcão estavam mais que eleitos :).
Pus-me a matutar, e imagino-me a votar num Gomes, no Madjer, João Pinto e Domingos, e pessoal que marcaram a minha geração dos 40-50 anos.

Subitamente lembrei-me do meu falecido pai, a contar as jogadas do Monteiro da Costa, dos golos do Pinga ou das defesas do Barrigana.

Não posso deixar de pensar quão injusto poderá ser essa votação, face a estas glórias desaparecidas da história do FC Porto, que muito deram ao clube e em momentos particularmente difíceis do pré-25/4, quando mal a equipa atravessava a ponte Dom Luís e já estávamos a perder por 3-0.

Evidentemente que não existem soluções ou votações perfeitas. Mas não teria sido melhor fazer qualquer coisa do género: vivos/falecidos? Mas a verdade nua e crua, é que a memória histórica depende cada vez mais da Internet e do Youtube. É a vida!

Que acham?
 
I

iaajpp

Guest
Não vou votar porque não concordo com as escolhas efectuadas...
 
S

SADRUMS

Guest
Vai ser, sem dúvida, uma votação injusta para muitos. Acabando até por ser falaciosa. Mas é assim.

É bom sinal. É sinal que passaram por cá, além de muitos, muito bons.
 

Valverde

Bancada central
31 Agosto 2012
1,319
0
Um das mais incríveis é a escolha do Cissokho! Representou o nosso clube de janeiro a Maio e está nos nomeados............................................................
 

Paulo

Arquibancada
22 Junho 2013
238
0
Podia dividir em décadas, e votam aqueles que já viram os jogadores em acção...


 
F

Fucile

Guest
Não sou adepto deste tipo de votações, quase nunca justas, quase sempre controversas.

A finalidade das mesmas também não vejo qual seja. Cada um terá e manterá as suas ideias e lembranças.

Quem elaborou isto ainda por cima teve pouco bom-senso, há escolhas que estão a quilómetros longínquos de qualquer razoabilidade, havia necessidade?

Cubillas, como é possível? Jamais votarei em algo assim.

Querem fazer coisinhas para entreter adeptos? Não faltam exemplos, positivos, construtivos.
 

Draconem

Tribuna Presidencial
16 Junho 2013
10,439
39,170
Conquistas
4
  • Janeiro/17
  • Junho/21
Não sou nem capaz de construir o melhor plantel da nossa história, quanto mais o melhor 11.
 

Rui Azul

Arquibancada
25 Abril 2013
235
0
Já é dificil fazer o melhor 11 de 10-20 anos. Há 50 anos de história do clube que já não tem quem defenda. Numa votação livre, os jogadores nomeados que jogaram nos últimos 20 anos tem vantagem.

Muito estranho o Cubillas não estar entre os nomeados!...
 
J

Joe66

Guest
Pois, é o que me pareceu também.
Estas votações são injustas e não é possível comparar o contexto histórico entre o Pinga, Gomes ou Falcao.

Agora também concordo a estranheza da não nomeação do Cubillas.
Quanto ao Cissoko, julgo que a sua nomeação é justa: nunca nenhum profissional na história do futebol mundial valorizou de 300 mil euros para 15 milhões em.... 6 meses :)))))))))))))))))))
 

COTADRAGÃO

Tribuna Presidencial
25 Novembro 2006
10,744
2,431
Porto
Como alguém lembrou esquecer atletas como Waldemar Mota, Acacio Mesquita, Antonio Araujo ou Miguel Arcanjo parace uma falha muito importnte.
 
F

Francisco Oliveira

Guest
iaajpp disse:
Não vou votar porque não concordo com as escolhas efectuadas...
Fora de questão votar em escolhas feitas por outros mas onde se pode ver essa lista dos nomeados? Obg.
 

luigi71

Arquibancada
21 Março 2012
111
15
52
Porto
Não é só o Cubillas... o Seninho também não está. Saliento que não vi nenhum dos dois, mas pelo que ouvi sempre dizer, é estranho não estarem...
 

André Dias

Tribuna
22 Novembro 2012
2,859
4
O MELHOR "ONZE" ESTÁ NAS SUAS MÃOS

O FC Porto vai eleger, entre 6 de Agosto e 1 de Setembro, o seu melhor "onze" de sempre. Os portistas são chamados a participar e vão ser responsáveis pela escolha, através de uma aplicação no Facebook do clube (www.facebook.com/FCPorto) ou do correio electrónico melhoronze@fcporto.pt.

Nenhum atleta do actual plantel pertence à lista. O resultado da votação será revelado a 28 de Setembro, data do 120.º aniversário do FC Porto.

Lista de nomeados

Guarda-redes: Siska, Vitor Baía, Mlynarczyk, Américo e Barrigana
Defesa Direito: João Pinto, Paulo Ferreira, Bandeirinha, Gabriel e Virgílio
Defesas Centrais: Aloísio, Jorge Costa, Bruno Alves, Monteiro da Costa, Freitas, Fernando Couto, Ricardo Carvalho, Celso, José Rolando e Lima Pereira
Defesa Esquerdo: Murça, Nuno Valente, Branco, Inácio e Cissokho
Médio Direito: Duda, Pedroto, Frasco, Pavão e Alenichev
Médio Centro: Pinga, Rodolfo, André, Costinha e Zahovic
Médio Esquerdo: Jaime Pacheco, Sousa, Oliveira, Deco e Rui Barros
Extremo Direito: Madjer, Capucho, Hernâni, Carlos Duarte e Jaime Magalhães
Extremo Esquerdo: Futre, Hulk, Costa, Nóbrega e Drulovic
Avançado Centro: Gomes, Jardel, Falcao, McCarthy e Domingos


in fcporto.pt
 

A Lenda continua

Bancada central
9 Março 2012
1,065
0
Com votações pelo facebook e por correio electrónico, ficaria admirado se a maioria dos votantes tivesse visto o Madjer a jogar, quanto mais o Cubillas...

Penso que a forma da iniciativa acabará por esvaziar a substância que lhe era merecidamente devida.

Pessoalmente veria com bons olhos que se tivesse optado por um mecanismo de votação a ter lugar no nosso Museu durante um período alargado (ex: 1 ano, com o resultado da votação a ser anunciado no dia da apresentação da equipa para a época 2014-2015), espaço onde os visitantes poderiam ver imagens das nossas glorias e/ou testemunhos sobre as mesmas. Algo do género...
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,111
23,596
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
A equipa que eu votei:

Baia
J.Pinto
Branco
F.Couto
R.Carvalho
Pinga
Pavão
Deco
Futre
Madjer
Falcão

Como é lógico, as escolhas foram tremendamente difíceis. Desses jogadores só não vi jogar o Pinga e o Pavão.