Estádio do Dragão

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,150
4,159
Conquistas
14
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • André Villas-Boas
  • Madjer
Barreira dos 12 milhões de espectadores ultrapassada ontem no Dragão.

Em 14 anos, que se completam no próximo dia 16.

Média de 857 mil por ano.


https://www.youtube.com/watch?v=O9ID47OaCBE


DE DEZ A 12 MILHÕES EM POUCO MAIS DE DOIS ANOS

Marca atingida na receção ao Leipzig, para a Liga dos Campeões

O Estádio do Dragão atingiu esta quarta-feira a marca dos 12 milhões de espectadores. O jogo frente ao Leipzig (3-1), para a quarta jornada do grupo G da Liga dos Campeões, permitiu ultrapassar o número redondo.

Inaugurado a 16 de novembro de 2003, o Dragão prepara-se para celebrar o seu 14.º aniversário e tem sido palco de emoções fortes para a família portista, assumindo-se como digno sucessor do inesquecível Estádio das Antas.

A festa de inauguração, que incluiu um jogo frente ao Barcelona, levou 51.000 espectadores às bancadas azuis e brancas e perpetuou um recorde de assistência. O melhor registo oficial remonta a 21 de abril de 2004, quando 50.818 adeptos assistiram à primeira mão das meias-finais da Liga dos Campeões frente ao Deportivo da Corunha, a caminho da inesquecível final de Gelsenkirchen.

O Estádio do Dragão chegou aos dez milhões de espectadores na primeira jornada da Liga 2015/16, na receção ao V. Guimarães (3-0), a 15 de agosto de 2015. Em 54 jogos realizados desde então, em pouco mais de dois anos, o FC Porto recebeu dois milhões de adeptos no recinto.

Este início de temporada 2017/18 ficou marcado por um recorde de assistência, com 142.129 espectadores em três jogos, comprovando a progressão sustentada nos últimos anos. Em nove encontros realizados no Dragão até ao momento, a média mantém-se acima dos 41.000 adeptos.

fcporto.pt
 

Lucho75

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2015
16,072
19,520
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Campeão Nacional 19/20
AlmadoBoné disse:
Não sei se já repararam, mas este ano o relvado não está ao nível exigido e que sempre tivemos.
Pode ter haver pelas condições climatéricas.
Relvado novo precisa de muita água para consolidar.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,803
5,097
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
Já está na altura de o nosso Dragão receber uma final europeia! E melhor ainda seria se um dos finalistas fosse nós ;)
 

Dragão do Algarve

Bancada central
30 Maio 2017
1,458
1,452
Conquistas
9
29
Algarve
  • José Mourinho
  • André Villas-Boas
  • Hulk
  • Falcao
O exigido será andarmos sempre pela Champions, mas era bonito fazer o que o Sporting não conseguiu em 2005 e ganharmos a final da Liga Europa de 2020 no nosso estádio
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,333
20,765
Gaia
Na sequência de um comentário do forista Gita sobre os problemas do estadio do Dragão queria mais uma vez abrir a discussão sobre as falhas acústicas e outras do Dragão.

"O Estádio foi projeto de um lisboeta benfiquista arquiteto Manuel Salgado.
Fez um projeto muito bonito mas que tem aspetos que nunca me agradaram e desde inicio até na discussão publica antes da aprovação falei nisso a dois arquitetos e a um Dirigente. Onde eu discordo:
-nunca vi um grande estadio com vistas para um Centro Comercial e vice versa (na altura não estava construido e ENGANARAM as pessoas dizendo que era uma janel discreta (mentira, de noite as luzes até ofuscam)
-os degraus com pouca inclinação são bonitos e comodos mas retira o efeito vertigem e pressao que os estadios de bancada em grande declive projetam para o campo (Barça ou RM)
-acusticamente as antas faziam uma caixa de ressonancia sem paralelo


Soluções? Eu já apontei uma solução que retira beleza mas ajudar a resolver este problema, a seguinte, fechar os topos com mais 3000 lugares em cada lado, norte e sul, de maneira que:
-tapar visualmente o Shopping
-criar um efeito tampão acustico para o som das claques
-evitar o efeito tunel entre as duas bancadas que provoca vento e leva o som para o exterior
-aumenta a lotação para lugares  mais baratos

Um novo candidato e futuro Presidente terá que ter uma nova VISÂO e uma solução para este problema.
O Estadio é muito bonito mas é demasiado agradavel para os adversarios."
 

Fcp1998

Tribuna
11 Dezembro 2017
2,559
9
25
Braga
Concordo com tudo o que foi dito pelo @grandeporto , no entanto:
Não temos capacidade para encher o estádio com os lugares atuais (entrarei em detalhes já de seguida)
Isso será um grande investimento não? Investimento esse que de momento a SAD não pode fazer


Fazer esse acabamento da bancada certamente faria aumentar a lotação do estádio pois haveria mais bilhetes a baixo custo e para as bancadas mais apetecíveis por muita malta, junto as claques. No entanto o aumento de assistência não compensaria no ponto de vista financeiro o investimento...

Agora um aspeto grave em que nos portistas andamos a falhar... como é possível tão baixas assistências em dezembro? Menos de 40k contra o marítimo... um jogo complicado como é sempre...
Esta equipa nunca nos falhou, está a jogar tão bem como já não se via há largos anos, jogos sempre cheio de golos, já lá vão mais de 60 desde o início da época, e não metemos nem 40k a apoiar esta equipa?

Tudo bem está frio, tudo bem está a chegar o Natal e o dinheiro não estica, mas ainda assim... ainda estou para ver na taça da liga, se calhar nem aos 20k chegamos...



É preciso mais campanhas por parte do clube para incentivar os adeptos, pelos vistos a exibição não chega... bilhetes mais baratos, oferta/sorteio de merchandising do clube todos os jogos, cachecóis, T-shirt’s, camisolas de futebol... etc etc
O SC Braga costuma fazer várias campanhas para chamar pelos adeptos. Por exemplo, quando anunciaram o jogo a porta fechada do Braga, no jogo seguinte fizeram entrada livre e deixaram uma T-shirt #PodemContarConnosco em todas as cadeiras para o público usar durante o jogo e fazer uma coreografia.
Costuma também fazer campanhas de solideriedade tipo 1 saco de arroz/massa/etc em troca de 1 bilhete, ou 1 brinquedo ou assim...

Acho que os socios que frequentam as assembleias gerais do clube deviam levantar este tipo de questões, abrir a mente à sad. Quer queiramos quer não, nestes aspetos o benfica está sem duvida superior. Aquela campanha que lançaram em que o tempo de compensação era o preço do bilhete no jogo seguinte foi fantástica para criar aquele vício de ir ao estádio...


Porque bilhetes a 10€ (é um exemplo) se não enchemos o dragão? Não valeria a pena bilhetes a 7,5€ sabendo que enchemos e aumenta o lucro? Não valeria a pena até mesmo abdicar um pouco de lucro, colocar os bilhetes a 5€ com a garantia de que o estádio enchia todos os jogos e a equipa era apoiada rumo aos aliados como deve de ser? Parece me mais importante neste momento fazer do Porto campeão do que sugar um pouco de lucro com a bilheteira...

Gostava de ler aqui opiniões acerca deste tema e se possível que os sócios que frequentam as assembleias gerais as levasse para tentar mudar a postura da sad para com estes problemas.
 

Desterrado

Arquibancada
16 Março 2016
490
0
Acho o nosso estádio fantástico, mas como todos tem alguns pontos a melhorar:

1) assistências - como referiram anteriormente não vale a pena aumentar a lotação se raramente enche. Numa época em que a equipa está a dar o máximo ter 40.000 contra o Vitória (Guimarães) é pouco.
A estratégia de dizermos que já estão vendidos x mil bilhetes pode ser contraproducente. Importante que se dê oportunidade em todos os jogos aos sócios com lugar anual para revender o lugar, ou seja comunicar que não podem ir e o FCP devolve x€ ao sócio caso consiga vender esse lugar.
Marketing mais agressivo para levar novos adeptos ao estádio.

2) sector visitante - se consideram que em termos logísticos/segurança é o melhor local, tudo bem. Agora por favor façam algo quanto à acústica. O meu lugar anual é exactamente por baixo e quase não consigo ouvir as nossas claques. E o pior nem foi com os orcs, mas sim com o Vitória. Parece que ainda consigo ouvir o raio do tambor dos gajos (ainda por cima pelos vistos é baterista, ou seja sabe o que faz e nunca falha o ritmo).
Peçam a algum Portista que seja engenheiro de som para ver o que se pode fazer, porque até em jogos com equipas que trazem 100/200 adeptos parecem 10 vezes mais. Nem quero pensar como vai ser com o Liverpool.

3) rede telm/Wi-Fi - quando entramos no Estádio parece que recuamos 20 anos no tempo. Conseguir aceder à internet ou utilizar apps que precisem de dados às vezes é impossível. Até o WhatsApp por vezes fica inacessível. Ontem tive oportunidade de ir ao Camp Nou ver o Barça esmagar o Celta de Vigo e a rede telm funcionava perfeitamente. Além disso têem rede Wi-Fi à borla pelo que estive a ver o nosso jogo com o Moreirense através da Sporttv sem qualquer corte na transmissão.
Nos dias de hoje é uma falha muito importante, ainda por cima num clube que preza por dar muita importância às redes sociais.
 

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
81,600
69,834
39
Desterrado disse:
Acho o nosso estádio fantástico, mas como todos tem alguns pontos a melhorar:

1) assistências - como referiram anteriormente não vale a pena aumentar a lotação se raramente enche. Numa época em que a equipa está a dar o máximo ter 40.000 contra o Vitória (Guimarães) é pouco.
A estratégia de dizermos que já estão vendidos x mil bilhetes pode ser contraproducente. Importante que se dê oportunidade em todos os jogos aos sócios com lugar anual para revender o lugar, ou seja comunicar que não podem ir e o FCP devolve x€ ao sócio caso consiga vender esse lugar.
Marketing mais agressivo para levar novos adeptos ao estádio.

2) sector visitante - se consideram que em termos logísticos/segurança é o melhor local, tudo bem. Agora por favor façam algo quanto à acústica. O meu lugar anual é exactamente por baixo e quase não consigo ouvir as nossas claques. E o pior nem foi com os orcs, mas sim com o Vitória. Parece que ainda consigo ouvir o raio do tambor dos gajos (ainda por cima pelos vistos é baterista, ou seja sabe o que faz e nunca falha o ritmo).
Peçam a algum Portista que seja engenheiro de som para ver o que se pode fazer, porque até em jogos com equipas que trazem 100/200 adeptos parecem 10 vezes mais. Nem quero pensar como vai ser com o Liverpool.

3) rede telm/Wi-Fi - quando entramos no Estádio parece que recuamos 20 anos no tempo. Conseguir aceder à internet ou utilizar apps que precisem de dados às vezes é impossível. Até o WhatsApp por vezes fica inacessível. Ontem tive oportunidade de ir ao Camp Nou ver o Barça esmagar o Celta de Vigo e a rede telm funcionava perfeitamente. Além disso têem rede Wi-Fi à borla pelo que estive a ver o nosso jogo com o Moreirense através da Sporttv sem qualquer corte na transmissão.
Nos dias de hoje é uma falha muito importante, ainda por cima num clube que preza por dar muita importância às redes sociais.
Passem isto a algum responsável do nosso clube!
 

Desterrado

Arquibancada
16 Março 2016
490
0
apocalypto disse:
Passem isto a algum responsável do nosso clube!
Obrigado. Fiquei a pensar e acho que vou ser pró-activo e enviar eu mesmo por e-mail e carta. Se aproveitassem 10% das ideias e opiniões que lemos neste fórum o NGC teria muito a ganhar.
 

desde 1893

Arquibancada
28 Dezembro 2017
277
0
Desterrado disse:
Acho o nosso estádio fantástico, mas como todos tem alguns pontos a melhorar:

1) assistências - como referiram anteriormente não vale a pena aumentar a lotação se raramente enche. Numa época em que a equipa está a dar o máximo ter 40.000 contra o Vitória (Guimarães) é pouco.
A estratégia de dizermos que já estão vendidos x mil bilhetes pode ser contraproducente. Importante que se dê oportunidade em todos os jogos aos sócios com lugar anual para revender o lugar, ou seja comunicar que não podem ir e o FCP devolve x€ ao sócio caso consiga vender esse lugar.
Marketing mais agressivo para levar novos adeptos ao estádio.
Respondendo somente a este post.

Raramente enche porque está caro. Se se aumentasse a lotação, poderiam-se reduzir os preços nos bilhetes. Nós dos 3 grandes somos os que mais abusamos.

Um bilhete de não sócio para a central que agora custa digamos 50, passava para 40, a diferença dos 10 ganhar-se-ia nos topos fechados, onde os preços poderiam ser dos mais baratos de todos o estádio.
 

desde 1893

Arquibancada
28 Dezembro 2017
277
0
MarcioTeixeira disse:
Acho que vamos receber a final da Liga Europa.

A Luz candidatou-se para receber a final da Champions, claro que a UEFA não lhes vai atribuir no espaço de apenas 6 anos o evento.

Mas se falharmos a Liga Europa, com certeza recebemos a Supertaça. Das 3 é a menos "vistosa", mas não deixa de ser bom, sempre vem cá o campeão europeu em título.