Fábio Vieira

Fábio Vieira 10

Fábio Vieira

4.49

Estatísticas da Época - 2024/25

Dados completos de 2024/25

4.49 Performance da Época
Jogos
42
Golos
5
Assistências
6
Amarelos
8
Vermelhos
0

Morais

Tribuna Presidencial
4 Maio 2017
16,997
2,960
Conquistas
2
58
Porto
  • Artur Jorge
  • Cubillas
Uma coisa é certa não estava bem em campo talvez devido áquela entrada dura que sofreu pode ter lhe dificultado fisicamente mas até porque o jogo pouco ou nada valia podia ter tirado ele apenas no intervalo,não havia necessidade de o expor assim tão publicamente,é o que penso.
Nestas fases de idade elogios demais atrapalham assim como substituições precoces.

miguel1000

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2017
21,287
14,065
francamente, não vi com especial atenção a primeira parte ( só a segunda ), não sei exactamente em que é que Fábio V. estava errático ( se a fonte de inspiração estava seca, se não estava a responder no momento defensivo, se não estava a respeitar alguma ordem mais específica do treinador... ) mas custa-me muito a crer que o tenha sacado "logo".

em relação ao segundo parágrafo, compreendo perfeitamente.

para terminar, acho que não há aqui caso nenhum com o miúdo. esteve mal ( se todos o escrevem é porque esteve mesmo ), saiu "cedo". está longe de ser um caso isolado no mundo da bola.
Este já foi. Vai para o mesmo caminho que o Paciência para um Kaiserslautern por 2M€. Com SC não há tolerância a não ser com Maregol e Manafa.

Para o lugar dele deve vir um N’Goubou tout droit tout droit da Ligue 2 com muita intensidade.
Isso é certo que não é vendido. Agora no próximo jogo deverá jogar. Agora joga Corona, Otávio ou ele.

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
23,744
31,132
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Para mim não ponho em causa a substituição do jogador ao minuto 38. Estava a jogar mal, não estava supostamente a acatar as ordens do treinador. Substituição acertafo

O que ponho totalmente em causa é a falta de equidade e os 2 pesos e 2 medidas deste treinador.

Para uns pode-se arrastar em campo com ginga de suposto craque e marcar penalties sem ser ele o escolhido (Zé Luís) . Jogou 70 minutos num ritmo de treino.

Pode-se fazer birra por não ser ele a marcar o penalty, dar um chutão na bola, não comemorar o golo com os colegas e ir para a bancada mal jogo acaba (Marega)

Pode-se andar a brincar com a bola na defesa quando não se tem o jogo fechado, originar um penalty consequência do seu primeiro erro, e deixar-nos com o coração na boca à mercê da perda de pontos em Tondela (Manafá)

Outros:

Não acompanham o lateral e levam com uma sessão de bullying em pleno relvado (Naka)

Ou a rábula ontem do Fábio Vieira num jogo a feijões expondo o jogador ao erro e punindo-o severamente por isso.

2 pesos 2 medidas, em que o tamanho do bícep e a relação força/técnica faz a balança pender para um lado. Se um meu superior hierárquico mostrasse essa iniquidade perdia totalmente o respeito por ele. Tal não aconteceu porque o regime implodiu, mas se não vencêssemos o campeonato e ele tivesse esses comportamentos o mau estar iria se manifestar no balneário e no campo.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,566
27,825
Gaia
Nao vale a pena dramatizar, o Marega há 2 jornadas ia ser crucificado, ontem fez um golo de livre que parecia o CR7, enfim.

sangueazul

O Porto precisa de uma revolução
12 Julho 2016
6,878
10,917
Este já foi. Vai para o mesmo caminho que o Paciência para um Kaiserslautern por 2M€. Com SC não há tolerância a não ser com Maregol e Manafa.

Para o lugar dele deve vir um N’Goubou tout droit tout droit da Ligue 2 com muita intensidade.
Na minha opinião, ontem aquilo que lhe aconteceu, foi a garantia de que o SC quer apostar nele.
Ele não estava a defender bem, saiu e a equipa melhorou.
No fim o treinador explicou-lhe... como tem de ser e que todos têm maus jogos.
Ele viu que não esteve bem e vai dar tudo para não voltar a ser substituído.
No fundo percebeu que ficar na equipa depende de empenho e talento...
A segunda ele tem a rodos... o primeiro também depende dele.
Simples.

K92

Tribuna Presidencial
4 Junho 2014
6,350
5,538
Acho que não vale a pena estarmos a criar mais uma dor de cabeça a adivinhar cenários e a fazer comparações.
O rapaz não estava a cumprir com o desejado pelo treinador e saiu.
O meio campo precisava doutro andamento, o treinador corrigiu e o resultado está à vista.
Sem dramas nem receios, digo eu...

SUPERMLY

Tribuna Presidencial
14 Setembro 2017
8,793
7,075
Para mim não ponho em causa a substituição do jogador ao minuto 38. Estava a jogar mal, não estava supostamente a acatar as ordens do treinador. Substituição acertafo

O que ponho totalmente em causa é a falta de equidade e os 2 pesos e 2 medidas deste treinador.

Para uns pode-se arrastar em campo com ginga de suposto craque e marcar penalties sem ser ele o escolhido (Zé Luís) . Jogou 70 minutos num ritmo de treino.

Pode-se fazer birra por não ser ele a marcar o penalty, dar um chutão na bola, não comemorar o golo com os colegas e ir para a bancada mal jogo acaba (Marega)

Pode-se andar a brincar com a bola na defesa quando não se tem o jogo fechado, originar um penalty consequência do seu primeiro erro, e deixar-nos com o coração na boca à mercê da perda de pontos em Tondela (Manafá)

Outros:

Não acompanham o lateral e levam com uma sessão de bullying em pleno relvado (Naka)

Ou a rábula ontem do Fábio Vieira num jogo a feijões expondo o jogador ao erro e punindo-o severamente por isso.

2 pesos 2 medidas, em que o tamanho do bícep e a relação força/técnica faz a balança pender para um lado. Se um meu superior hierárquico mostrasse essa iniquidade perdia totalmente o respeito por ele. Tal não aconteceu porque o regime implodiu, mas se não vencêssemos o campeonato e ele tivesse esses comportamentos o mau estar iria se manifestar no balneário e no campo.

Sobre os 2 pesos e 2 medidas existe claramente mas quem jogou futebol sabe que ganhar mascara tudo o que de mau existe, quando se perde ninguem ve nada de bom mesmo que exista.

Portanto a reacção de um grupo de trabalho a esta postura é diferente quando a equipa ganha ou quando a equipa perde

simao977

Tribuna Presidencial
31 Julho 2015
17,110
16,055
Conquistas
12
27
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Maio/22
  • Vítor Baia
Para mim, a substituição acabou foi por proteger o Fábio e a equipa. Foi o pior jogo que o vi fazer, nem parecia o mesmo. Completamente passivo, quer ofensiva quer defensivamente (principalmente até). Não era o seu jogo e fez bem em tirá-lo.
Depois, a conversa e a flash interview fazem-me crer que será titular em Braga.
Foi uma espécie de calçudo na cabeça, mesmo para evitar um certo deslumbramento que é natural surgir.

• Like
Reações: Porto sentido

NELSON COSTA

Superior
8 Fevereiro 2019
80
60
os jovens ..tirando algumas excepções tem todos este "problema" consistência exibicional e o rendimento oscila bastante....faz parte.
se analisarmos apenas com a razão,é factual que não estava bem no jogo, sair era uma opção que o treinador usou...como podia ter "aguentado" até ao intervalo.
muita paciência e calma com todos os jovens e se nestas apostas sair 1/2 craques será bom, até ainda tem de crescer muito ainda em vários aspectos.....
existe sempre a hipótese dos empréstimos para rodarem, mas o sergio/sad não optaram por essa via...até porque o sucesso dessa opção não tem sido grande coisa...ultimamente.

P

Portus Cale

Arquibancada
9 Março 2012
498
892
Acho que ninguém está a tocar no ponto mais importante.

O que realmente importa (na minha opinião) é perceber o porquê de o Fábio Vieira ter que sair para a equipa subir de nível.

O miúdo não saiu por estar desinspirado, porque se a lógica fosse essa tínhamos tido um rol infindável de substituições na 1a parte ao longo da época.

O Fábio saiu porque não foi capaz de dar
ao jogo a intensidade defensiva que o SC exige a um ala. Também por isso não compreendi a insistência do Corona no meio nessa fase de maior dificuldade do Fábio, mas isso é outra questão.

Muitos falam que o treinador quis dar uma lição ao miúdo. Se o fez, está no seu direito.

Eu acho é que ao Fábio não chegará perceber o que tem de fazer e mudar a atitude por ai além.

Acho é que ele sentirá muitas dificuldades em executar o que o treinador lhe pede, porque terá que fazer coisas para as quais não está habilitado/habituado/preparado. Não o sinto ainda capaz para tamanho fulgor físico no momento defensivo. Nem o Fábio nem a maioria dos talentos que chegaram ou estarão para chegar à A.

Espero que o SC não descaracterize os vários Fábios que temos no plantel e que vão surgindo na formação, só porque a exigência para com o ultra-compromisso defensivo deles é exagerada e desproporcional à exigência na tomada de decisão e execuções técnicas de outros.

As prioridades do treinador não podem sobrepôr-se à capacidade dos seus atletas de se diferenciarem pelo que os distingue. Senão é, muito justamente, um alvo de crítica.

Temos aí uma geração fantástica, e é responsabilidade do treinador potenciá-la. Não moldar/forçar os jogadores à sua imagem, mas sim contribuir, mesmo que com o seu cunho pessoal, para que eles sejam o melhor que podem ser dentro da sua individualidade. Individualidade essa bem expressa no caminho que eles percorreram e os levou à equipa principal do Porto.

Não gostei do que levou o treinador a tirar o Fábio tão cedo ontem. Não gostei e preocupa-me.

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,229
5,753
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
Acho que ninguém está a tocar no ponto mais importante.

O que realmente importa (na minha opinião) é perceber o porquê de o Fábio Vieira ter que sair para a equipa subir de nível.

O miúdo não saiu por estar desinspirado, porque se a lógica fosse essa tínhamos tido um rol infindável de substituições na 1a parte ao longo da época.

O Fábio saiu porque não foi capaz de dar
ao jogo a intensidade defensiva que o SC exige a um ala. Também por isso não compreendi a insistência do Corona no meio nessa fase de maior dificuldade do Fábio, mas isso é outra questão.

Muitos falam que o treinador quis dar uma lição ao miúdo. Se o fez, está no seu direito.

Eu acho é que ao Fábio não chegará perceber o que tem de fazer e mudar a atitude por ai além.

Acho é que ele sentirá muitas dificuldades em executar o que o treinador lhe pede, porque terá que fazer coisas para as quais não está habilitado/habituado/preparado. Não o sinto ainda capaz para tamanho fulgor físico no momento defensivo. Nem o Fábio nem a maioria dos talentos que chegaram ou estarão para chegar à A.

Espero que o SC não descaracterize os vários Fábios que temos no plantel e que vão surgindo na formação, só porque a exigência para com o ultra-compromisso defensivo deles é exagerada e desproporcional à exigência na tomada de decisão e execuções técnicas de outros.

As prioridades do treinador não podem sobrepôr-se à capacidade dos seus atletas de se diferenciarem pelo que os distingue. Senão é, muito justamente, um alvo de crítica.

Temos aí uma geração fantástica, e é responsabilidade do treinador potenciá-la. Não moldar/forçar os jogadores à sua imagem, mas sim contribuir, mesmo que com o seu cunho pessoal, para que eles sejam o melhor que podem ser dentro da sua individualidade. Individualidade essa bem expressa no caminho que eles percorreram e os levou à equipa principal do Porto.

Não gostei do que levou o treinador a tirar o Fábio tão cedo ontem. Não gostei e preocupa-me.
SC não descaracterizou nem Otávio nem Corona, o tempo de não correr pra atrás já acabou há muito no futebol..

Incutir a responsabilidade defensiva em jogadores que vêm dos juniores e habituados a outro tipo de facilidades não é descaracterizar os jogadores é torná-los mais fortes em prol da equipa..

Portus Cale

Arquibancada
9 Março 2012
498
892
SC não descaracterizou nem Otávio nem Corona, o tempo de não correr pra atrás já acabou há muito no futebol..

Incutir a responsabilidade defensiva em jogadores que vêm dos juniores e habituados a outro tipo de facilidades não é descaracterizar os jogadores é torná-los mais fortes em prol da equipa..
O Fábio Vieira sempre foi um jogador voluntarioso. Não faz o estilo dele descomprometer-se do jogo no momento defensivo.

O que o Fábio demonstrou ontem dificuldades em cumprir foi mais do que simples comprometimento. Foi o acompanhamento constante e desgastante do lateral (físico ainda por cima) contrário até ao fim da sua acção.

O Vieira não tem corpo para isso, e esse desgaste tem efeitos na lucidez e frescura nas suas acções ofensivas. Ainda para mais quando com bola passa tanto tempo em zonas centrais e sem ela está encarregue de defender o corredor.

Imagina o atual Bruno Fernandes, já maturado fisicamente, a ter uma missão de sacrifício destas numa ala. Não é difícil de imaginar a perda de preponderância ofensiva com tamanho desgaste. Já nem falo de um James, de um Ziyech e afins que nem metade da raça do Vieira alguma vez tiveram na hora de recuperar a bola.

O Vieira tem sim que ganhar massa muscular e noções de espirito de luta e coletivo nunca fizeram mal a ninguém, mas há limites que o bom-senso do treinador terá que ditar.

Se há jogador técnicos e baixos com outro motor, excelente para eles.
Mas também há jogadores físicos e intensos com qualidade técnica, e não é por o Marega e o Manafá não a terem que deixam de jogar.

Celsius

Tribuna Presidencial
10 Janeiro 2019
5,229
5,753
Conquistas
2
  • Lucho González
  • Deco
O Fábio Vieira sempre foi um jogador voluntarioso. Não faz o estilo dele descomprometer-se do jogo no momento defensivo.

O que o Fábio demonstrou ontem dificuldades em cumprir foi mais do que simples comprometimento. Foi o acompanhamento constante e desgastante do lateral (físico ainda por cima) contrário até ao fim da sua acção.

O Vieira não tem corpo para isso, e esse desgaste tem efeitos na lucidez e frescura nas suas acções ofensivas. Ainda para mais quando com bola passa tanto tempo em zonas centrais e sem ela está encarregue de defender o corredor.

Imagina o atual Bruno Fernandes, já maturado fisicamente, a ter uma missão de sacrifício destas numa ala. Não é difícil de imaginar a perda de preponderância ofensiva com tamanho desgaste. Já nem falo de um James, de um Ziyech e afins que nem metade da raça do Vieira alguma vez tiveram na hora de recuperar a bola.

O Vieira tem sim que ganhar massa muscular e noções de espirito de luta e coletivo nunca fizeram mal a ninguém, mas há limites que o bom-senso do treinador terá que ditar.

Se há jogador técnicos e baixos com outro motor, excelente para eles.
Mas também há jogadores físicos e intensos com qualidade técnica, e não é por o Marega e o Manafá não a terem que deixam de jogar.
Não façamos é filmes, FV fez neste ano dezenas de jogos na B nesta posição na ala, a semana passada apanhou Borja e o Nuno Mendes também bem mais físicos que ele e fez um grande jogo e acompanhou..

Ontem correu mal o jogo e acontece, saiu, vai crescer e melhorar.

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,642
29,397
Conquistas
1
Não façamos é filmes, FV fez neste ano dezenas de jogos na B nesta posição na ala, a semana passada apanhou Borja e o Nuno Mendes também bem mais físicos que ele e fez um grande jogo e acompanhou..

Ontem correu mal o jogo e acontece, saiu, vai crescer e melhorar.
Espero que sim... porque sair ao meio da primeira parte de um jogo a feijões não deve ser fácil de lidar...

Espero sinceramente que o Fábio olhe isto como um desafio e não uma humilhação.

Vejamos que para a sua idade... já levou com o Marega a mandar a bola para fora do estádio e a amuar em frente dele por causa de um penálti... agora levou com uma substituição a meio de uma primeira parte num jogo a feijões...

Se ele sobreviver a isto psicologicamente vai chegar longe

• Like
Reações: Celsius

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
34,103
15,957
Espero que sim... porque sair ao meio da primeira parte de um jogo a feijões não deve ser fácil de lidar...

Espero sinceramente que o Fábio olhe isto como um desafio e não uma humilhação.

Vejamos que para a sua idade... já levou com o Marega a mandar a bola para fora do estádio e a amuar em frente dele por causa de um penálti... agora levou com uma substituição a meio de uma primeira parte num jogo a feijões...

Se ele sobreviver a isto psicologicamente vai chegar longe
Tudo faz parte do processo de maturidade e emocional. Só assim crescem e aprendem a lidar com situações adversas.

• Like
Reações: Azulao

Villas

Tribuna Presidencial
16 Julho 2013
37,642
29,397
Conquistas
1
Tudo faz parte do processo de maturidade e emocional. Só assim crescem e aprendem a lidar com situações adversas.
Isso é discutível...

Se der resultado e ele crescer... bem jogado

Se se perder... olha, é mais um que se perde...