Fair play financeiro e Gestão Financeira do Clube

D

DaniMontana

Guest
DeepBlue disse:
Realmente este cenário tem que ter algo na manga, de outra forma pode ser um hara-kiri assistido pelo fairplay financeiro da UEFA.

Esperemos que seja o naming e não algo de mais radical, que nos faça ficar de olhos em bico e ver um Dragão Chinês nas ruas do Porto.
Pdc dividir o trono com um chino??

Não tou a ver jeito de isso acontecer!

Ginástica financeira, quando todos estão a nós fazer funeral, booooommm temos boas cartas na manga!

I love Porto

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
10,029
28,527
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
DeepBlue disse:
Com esta abundância toda e não houve uns "míseros" 2,8 M€ para comprar o Palmer-Brown??? Nem uns 400/500 mil para ir buscar o Rui Costa e o Keaton Parks ao Varzim, sem intermediários, para ajudar a B?

Tudo isto é de uma estranheza transbordante.
Estes são apenas alguns e pequenos exemplos da qualidade da actual administração.

Com uma sad minimamente competente limpávamos a liga e ainda sobrava dinheiro para as p...e vinHo verde que os nossos administradores tanto apreciam

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
500
34
Se calhar já foi respondido atrás, mas tendo em conta que nos encontramos em falha, o que é preciso para sairmos da vigilância pelo fair play financeiro?

1) Basta a partir de agora ter contas equilibradas?
2) É preciso cumprir com as normas todas do fair play financeiro (e portanto reverter as perdas dos ultimos anos)?

Fica aqui o link para as regras do fair play financeiro
http://pt.uefa.com/community/news/newsid=2065454.html

E os nossos resultados nos últimos 2 anos:
2015/2016: -58411
2014/2015: +16352

Para cumprir as regras do fair play financeiro (sem injecções de capital; leia-se entrada do estádio), teríamos que ter um lucro de 37059k€ (basicamente 37 milhões e mais uns trocos).

Com injecção do estádio o saldo negativo possível passaria de 5M para 30M, pelo que já "só" precisaríamos de ter um lucro de 12M€ (e mais uns trocos).

Aqui fico com uma outra dúvida. Tendo em conta que a última injecção foi em 2014/2015 essa injecção ainda conta para efeitos de fair play financeiro?

Obrigado

edit:
Tendo em conta que o orçamento apenas prevê um lucro de 2,7M. Não quererá isto dizer que o orçamento prevê uma falha no FPF?
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/CONV61962.pdf

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,677
Conquistas
1
  • Junho/18
Não acho que hajam milagres mas certamente deve existir algum financiamento que nós ainda não estamos a perceber e que certamente será óbvio no próximo RC, ninguém obviamente nos está a dar dinheiro, mas pode nos estar a emprestar restando saber a que taxa.

Em principio e por termos adiantado o pagamento do estádio, assim como por termos accionado a clausula do Oliver também julgo que antes do tempo (1 ano de antecedência) julgo que para se calhar nos darem outros termos de pagamento, é porque a taxa deve compensar.

Ou então já temos alguém vendido e recebemos o dinheiro antes do tempo, creio que fizemos isso com dois jogadores algum tempo atrás, ou pedimos um empréstimo os dando como garantia e isso entraria no primeiro cenário que avancei.

Quanto ao fair play financeiro, eu confesso que não estou muito preocupado, duvido muito que a SAD se ponha em perigo de não fazer negócios, é porque sem isso não há mama, como tal.

rolling

Bancada lateral
9 Maio 2016
500
34
Branco disse:
Não acho que hajam milagres mas certamente deve existir algum financiamento que nós ainda não estamos a perceber e que certamente será óbvio no próximo RC, ninguém obviamente nos está a dar dinheiro, mas pode nos estar a emprestar restando saber a que taxa.

Em principio e por termos adiantado o pagamento do estádio, assim como por termos accionado a clausula do Oliver também julgo que antes do tempo (1 ano de antecedência) julgo que para se calhar nos darem outros termos de pagamento, é porque a taxa deve compensar.

Ou então já temos alguém vendido e recebemos o dinheiro antes do tempo, creio que fizemos isso com dois jogadores algum tempo atrás, ou pedimos um empréstimo os dando como garantia e isso entraria no primeiro cenário que avancei.

Quanto ao fair play financeiro, eu confesso que não estou muito preocupado, duvido muito que a SAD se ponha em perigo de não fazer negócios, é porque sem isso não há mama, como tal.
Vendido não devemos ter ninguém, senão era preciso comunicar à CMVM. Apalavrado acredito.

Ainda assim, tendo em conta a valorização de vários jogadores do onze é provável que consigamos utilizar os passes como colateral em empréstimos de grande envergadura e com uma taxa favorável. Oliver, André Silva, Danilo e Telles vêm-me à cabeça como bons colaterais (todos são comunitários e estão bastante valorizados).  E depois há outros como Otávio, Brahimi, Corona, Marcano e Felipe que também podem ser usados como colateral facilmente.

Quando ao fair play financeiro, nunca devemos subestimar o excesso de confiança nas suas próprias capacidades de qualquer administração. Não faltam exemplos na história de muitos administradores que compraram acções da sua empresa até ao dia em que ela faliu (convencidos que estavam que conseguiam facilmente renegociar dívidas, por exemplo). Ainda assim, não tenho dúvida que conseguem dar a volta, a minha questão é o que será preciso para darem a volta? Será que para além de cumprir o orçamento ainda têm que conseguir 10M adicionais de lucro e ainda injectar o resto do estádio? Ou em alternativa conseguir 35M adicionais de lucro (para além de cumprir o orçamento?
É que se for a última terão que vender uma das jóias da coroa (para além de cumprir o orçamento com o resto). Se o plano for injectar o estádio então já me parece mais fácil mas ainda assim será preciso mais do que o orçamentado.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,938
6,677
Conquistas
1
  • Junho/18
rolling disse:
Vendido não devemos ter ninguém, senão era preciso comunicar à CMVM. Apalavrado acredito.

Ainda assim, tendo em conta a valorização de vários jogadores do onze é provável que consigamos utilizar os passes como colateral em empréstimos de grande envergadura e com uma taxa favorável. Oliver, André Silva, Danilo e Telles vêm-me à cabeça como bons colaterais (todos são comunitários e estão bastante valorizados).  E depois há outros como Otávio, Brahimi, Corona, Marcano e Felipe que também podem ser usados como colateral facilmente.

Quando ao fair play financeiro, nunca devemos subestimar o excesso de confiança nas suas próprias capacidades de qualquer administração. Não faltam exemplos na história de muitos administradores que compraram acções da sua empresa até ao dia em que ela faliu (convencidos que estavam que conseguiam facilmente renegociar dívidas, por exemplo). Ainda assim, não tenho dúvida que conseguem dar a volta, a minha questão é o que será preciso para darem a volta? Será que para além de cumprir o orçamento ainda têm que conseguir 10M adicionais de lucro e ainda injectar o resto do estádio? Ou em alternativa conseguir 35M adicionais de lucro (para além de cumprir o orçamento?
É que se for a última terão que vender uma das jóias da coroa (para além de cumprir o orçamento com o resto). Se o plano for injectar o estádio então já me parece mais fácil mas ainda assim será preciso mais do que o orçamentado.
O que falta do estádio será sempre uma questão de tempo, não acho que haverá grande surpresa por aí.

Se eu tivesse que apostar, diria que a SAD conseguiu um empréstimo a taxas minimamente favoráveis (para estar a fazer adiantamentos) dando como garantias os passes de alguns jogadores, para financiar o que resta da temporada.

Para cumprir o fair play financeiro, não sei se o estádio entra nessas contas, mas certamente quando for necessário entrará.

MISTICAPORTISTA

Tribuna
15 Agosto 2016
2,567
0
Quando o orçamento tem um desvio operacional de quase 40 milhoes de eur e constantemente se aprovam orçamentos deste calibre...é dificil dar a volta.

A SAD do FCP precisa de ter contenção dos adolescentes: tem mesada gere a mesada gastou tudo adeus não há mais.

Mas permite se lhes tudo...

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
22,834
31,053
Conquistas
5
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
MISTICAPORTISTA disse:
Quando o orçamento tem um desvio operacional de quase 40 milhoes de eur e constantemente se aprovam orçamentos deste calibre...é dificil dar a volta.

A SAD do FCP precisa de ter contenção dos adolescentes: tem mesada gere a mesada gastou tudo adeus não há mais.

Mas permite se lhes tudo...
Ainda temos muitos yes man nas nossas Assembleias. Nem sabem o que está a votação, mas votam como a administração quiser.

Não é gerir um clube de olhos fechados, mas quase...

PipoGonzalez

Tribuna Presidencial
9 Março 2012
6,775
4,196
Conquistas
2
38
  • Reinaldo Teles
  • José Mourinho
Espero que na próxima abertura de mercado se lembrem do número de jogadores que tem, e que comecem a vender os emprestados. Acredito que podemos ficar bem mais aliviados financeiramente sem estragar a equipa de futebol.
Possíveis negócios dentro da atual conjuntura:
Aboubakar 15/18m (tem bastante mercado nesta altura)
Reyes 6/7m
Herrera 15m
Índi 7/8m
Com estes 4 jogadores encaixávamos cerca de 50 milhões sem prejudicar a equipa principal. Depois com uma venda de André Silva / Brahimi ou André Silva/ Danilo daria para encaixar uns possíveis 130  milhões que é o que necessitamos neste momento.

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,111
1,983
Conquistas
23
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
PipoGonzalez disse:
Espero que na próxima abertura de mercado se lembrem do número de jogadores que tem, e que comecem a vender os emprestados. Acredito que podemos ficar bem mais aliviados financeiramente sem estragar a equipa de futebol.
Possíveis negócios dentro da atual conjuntura:
Aboubakar 15/18m (tem bastante mercado nesta altura)
Reyes 6/7m
Herrera 15m
Índi 7/8m
Com estes 4 jogadores encaixávamos cerca de 50 milhões sem prejudicar a equipa principal. Depois com uma venda de André Silva / Brahimi ou André Silva/ Danilo daria para encaixar uns possíveis 130  milhões que é o que necessitamos neste momento.
Nenhum desses 4 negocios se fara' por esses valores.

Ablon

Tribuna Presidencial
26 Março 2016
6,736
2,925
Se formos campeões vai sair meia equipa. Não tenho dúvidas nenhumas. Desde Layun, Felipe ou Marcano (um sai), Danilo, Herrera, Brahimi e talvez o Soares ou o Corona.

Temos o Ricardo, o Rúben e o Otávio prontos a brilhar.

Com mais 2/3 reforços de qualidade e voltamos a meter as galinhas num bolso.

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,111
1,983
Conquistas
23
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Ablon disse:
Se formos campeões vai sair meia equipa. Não tenho dúvidas nenhumas. Desde Layun, Felipe ou Marcano (um sai), Danilo, Herrera, Brahimi e talvez o Soares ou o Corona.

Layun deve sair juntamente com o Maxi, ja' temos substitute no Dalot. Marcano deve ficar, Felipe sai por 30, Danilo mais 30, Herrera tambem deve sair, esta' andar para tras e e' aproveitar a forma fisica do Brahimi e tentar finalmente vende-lo. Soares deve ficar e sair corona. Com Casillas, Marcano, Oliver, Telles, Soares e Andre Silva e ficamos com um esqueleto para ganhar o campeonato.

Antunes Varela

Bancada central
27 Fevereiro 2016
1,600
162
70
Coimbra
Acredito que se formos campeões o Danilo sai pela cláusula e Felipe sai por mais de 30. Ou então nenhum destes sai se conseguirmos vender todos os excedentários mais o André e o Brahimi.

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
940
153
Ablon disse:

Com todo o respeito, não consigo ver o Ricardo a voltar, ele foi queimado aqui, sendo o jogo preponderante o Bayern vs Porto em que não havia laterais e em vez de apostar em Ricardo, foram colocados centrais a fazer de lateral.... um jogador leva estas coisas a peito... e a confiança nas pessoas depois de perdida é um bocado dificil de reconquistar

24 Outubro 2014
447
301
Gondomar
gow4hs disse:
Com todo o respeito, não consigo ver o Ricardo a voltar, ele foi queimado aqui, sendo o jogo preponderante o Bayern vs Porto em que não havia laterais e em vez de apostar em Ricardo, foram colocados centrais a fazer de lateral.... um jogador leva estas coisas a peito... e a confiança nas pessoas depois de perdida é um bocado dificil de reconquistar
O Lotopegui já foi embora, ou essas opções no jogo do Bayern foram tomadas por outros?

Eclipsisboy

UM PASSADO ÍMPAR E UM FUTURO RISONHO! 💙🤍
25 Maio 2014
32,964
49,787
Conquistas
3
Porto
  • Pinto da Costa
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Ablon disse:

Não vão sair mais de 2, 3 jogadores no maximo. Esta-se a trabalhar para isso exatamente.

gow4hs

Bancada lateral
20 Agosto 2016
940
153
Portista_desde_pequenino disse:
O Lotopegui já foi embora, ou essas opções no jogo do Bayern foram tomadas por outros?
Certamente foi o Lopetegui, mas o jogador pode achar que o seu ciclo no FCP terminou, depende do Nuno ter um telefonema com ele.

Edit: Ou do Luis Gonçalves

Tails

Tribuna Presidencial
6 Janeiro 2013
10,553
16,586
panenka disse:
Layun deve sair juntamente com o Maxi, ja' temos substitute no Dalot. Marcano deve ficar, Felipe sai por 30, Danilo mais 30, Herrera tambem deve sair, esta' andar para tras e e' aproveitar a forma fisica do Brahimi e tentar finalmente vende-lo. Soares deve ficar e sair corona. Com Casillas, Marcano, Oliver, Telles, Soares e Andre Silva e ficamos com um esqueleto para ganhar o campeonato.
Com esses valores para o Filipe e Danilo, entao bem que vao sair mais jogadores.

Nao chegamos aos 100 M a vender dois dos melhores jogadores da equipa, Filipe e Danilo, por 30 M cada.

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,111
1,983
Conquistas
23
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Tails disse:
Com esses valores para o Filipe e Danilo, entao bem que vao sair mais jogadores.

Nao chegamos aos 100 M a vender dois dos melhores jogadores da equipa, Filipe e Danilo, por 30 M cada.
E vamos ver se da' para fazer algum dinheiro com excendentarios. O Ricardo Pereira e o Aboubakar depois de ganhar a CAN devem ter subido de cotacao.

Vinha

Tribuna Presidencial
23 Abril 2016
17,378
22,587
Evandro e Varela já foram... renderam 2,5M brutos.

Eu tentaria vender Aboubakar, Indi, Abdoulaye (ouviu-se falar em opção obrigatória de 3M para o TSV 1860), Marega (já que se ouve falar em tantos interessados), Reyes e mais qualquer outro excedentário que tivesse interessados.

Nestes, mesmo tendo em conta percentagens de passes e outros custos, ainda seriamos capazes de fazer uns 25M.

Da equipa actual eu venderia o Brahimi (pertence parcialmente à doyen e já está naquela idade em que temos de o vender), Herrera, Layún e Maxi (também nos reduziria considerávelmente o orçamento anual - poderia aparecer um clube chinês ou algum clube sul americano com uma promessa interessante para a troca.)

Para além destes, tentaria vender e comprar o menos possível... laterais substitutos temos nós: Ricardo Pereira, Victor Garcia, Rafa Soares. Dava jeito mesmo era mantêr o Jota, ir buscar outro extremo (talvez o Raphinha do vsc... ouve-se falar tão bem dele) e arranjar um 8 de jeito (isto é muito importante!! ... Óliver está longe de ser um 8 e o AA não aguenta a época toda, e não parece ser o suficiente para os grandes jogos internacionais).

Se vendêssemos o A Silva (penso que seria, adicionalmente aos jogadores atrás mencionados, o suficiente para chegar aos tais 106M de mais valias), por exemplo, talvez o Welthon fosse boa opção.
Gostaria de mantêr o Danilo... temos muita qualidade e potêncial no meio-campo, mas em termos físicos, só o Danilo é top e não sei até que ponto arranjariamos uma opção barata para o substituir, ou se o Mikel teria essa capacidade.