Fernando Gomes - O Bi-Bota D'Ouro (1956 - 2022)

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,776
25,724
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Permitam-me discordar quando dizem que é um dia triste. Li imensas mensagens que referem isso mas exatamentr a seguir descrevem as vossas memórias, alegrias da vossa infância, seja na verticalidade dos festejos dele, seja na recordação do aspeto felino e matador do nosso Gomes, da imensa simpatia de quem não tinha um por cento de soberba e arrogância que hoje tanto prolifera, fosse pela lealdade com que competia ou apenas por causa da moda da camisola pelos ombros. E isso não é tristeza, isso foi um privilégio de felicidade que nos foi dado, o privilegio e alegria de termos sido e sermos adeptos do maior clube do Mundo. Representado no símbolo, nos dirigentes, nas estruturas, nos funcionários, mas acima de tudo na contextualização do jogo que é o jogador. E nosso Bibota foi muito mais que apenas um jogador. Como vocês demonstraram com o vosso testemunho, foi igualmente um enorme criador de felicidade. Portanto despeçamo-nos dele da forma que ele certamente mais queria. Com uma eterna alegria igual aquela com o Gomes celebrava os seus golos. Vivamos a vida como ele festejava os golos, com o peito aberto e entregando-se completamente nos braços de quem nos ama. E um eterno compromisso, muito à semelhança de outros que infelizmente nos deixaram, de passarmos a gerações futuras quem foram estas enormes lendas.
Obrigado por tudo Gomes.
 

mega_dragon

Tribuna Presidencial
24 Junho 2012
10,403
14,069

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Os miúdos que têm como ídolos jogadores desses clubezecos são uns parolos. Os meus ídolos de infância foram Baía e Domingos. E continuam a ser o mais brilhantes jogadores do Brasão Abençoado 💙
 
M

MartinsPortista

Tribuna
26 Maio 2014
3,279
480
Nunca esqueci e não vou esquecer aquele jogo Porto x Covilha de 1986,tinha Eu 6 anos, estádio das Antas completamente cheio pelas costuras e aquele golo de pontapé de bicicleta que praticamente nos deu o título de campeão. Amo muito o NGC e se o amo devo muito ao Bibota e ao meu Pai que sempre me proporcionou ter o prazer de o ver jogar ao vivo, é o meu ídolo e vai continuar a ser.
Estou a escrever a chorar porque para Mim é o melhor dos melhores de todos os tempos.
Até sempre Bibota.💙
 

SuperdragonXXI

Tribuna
10 Novembro 2014
3,194
2,458
Nunca esqueci e não vou esquecer aquele jogo Porto x Covilha de 1986,tinha Eu 6 anos, estádio das Antas completamente cheio pelas costuras e aquele golo de pontapé de bicicleta que praticamente nos deu o título de campeão. Amo muito o NGC e se o amo devo muito ao Bibota e ao meu Pai que sempre me proporcionou ter o prazer de o ver jogar ao vivo, é o meu ídolo e vai continuar a ser.
Estou a escrever a chorar porque para Mim é o melhor dos melhores de todos os tempos.
Até sempre Bibota.💙
Também estive presente nesse jogo, ainda me recordo desse golaço! Obrigado Gomes, até sempre! Um meus ídolos de infancia.
 

Dragão do Algarve

Bancada central
30 Maio 2017
1,460
1,456
Conquistas
9
29
Algarve
  • André Villas-Boas
  • Ricardo Quaresma
  • Falcao
  • Hulk
Sei que não é altura ideal, mas porque é que o Bibota foi dispensado em 1989?

No google diz o seguinte: "Em 1989 na sequência de um desentendimento com Octávio Machado, que na altura era o treinador-adjunto do FC Porto, resolveu abandonar o seu clube de sempre, assinando um contrato de duas épocas com o Sporting."

O Fernando Gomes, mais do que ninguém, merecia ter acabado a carreira de dragão ao peito.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Hoje estou em várias fotos de jornais lá no meio da multidão numa celebração conjunta com milhares aos gritos de alegria pelos golos do nosso querido Gomes nas Antas. Obrigado Bibota, ontem foram lágrimas de alegria, hoje o preço são as lágrimas da tua partida.

Obrigado também pelos milhares de adeptos que criaste pela admiração à tua imagem de camisola azul e branca e dragao ao peito.
És eterno tal como o FC Porto.
 

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,405
21,033
Gaia
Sei que não é altura ideal, mas porque é que o Bibota foi dispensado em 1989?

No google diz o seguinte: "Em 1989 na sequência de um desentendimento com Octávio Machado, que na altura era o treinador-adjunto do FC Porto, resolveu abandonar o seu clube de sempre, assinando um contrato de duas épocas com o Sporting."

O Fernando Gomes, mais do que ninguém, merecia ter acabado a carreira de dragão ao peito.
---------------------------
Vou apenas relatar o que sei e tomei conhecimento.
Ele desde a entrada do Ivic que teve problemas. O Ivic tinha outra filosofia de jogo queria rapidez e queria um futebol vertigem, rapido e de contra ataque e lançar o Rui Barros. A equipa jogava ainda um estilo herança de José maria Pedroto de bola no pé.

O Ivic começou a abanar um pouco o estatuto de titular absoluto ao Gomes e piorou tudo em entrevistas começando a falar Gomes era finito. Além disso os desentendimentos com Otavio eram cada vez mais frequentes. Numa viagem à madeira, o avião sofreu grande atraso e o jantar foi muito tarde. Pelo que sei a equipa administrativa, medica e tecnnica começou a ser servida antes dos atletas no jantar. O Gomes que nunca foi um bajulador, interviu grosso e defendeu o grupo. As coisas coreram mal na discussão e o Gomes foi mandado saír do estágio.

Essa ferida demorou muitos anos a sarar, e sinceramente não percebo como o Otavio durou ainda tanto tempo no clube. E quando saíu, ainda andou a ameaçar toda a gente a começar pelo Presidente.

Para mim nem o país, nem as seleções nem o clube se aperceberam da grandiosidade do Gomes. Pinto da Costa só muito tarde demasiado tarde lidou com o orgulho de Gomes, o País era e é invejoso e as vergonhas nas seleções!!!!!!!!!

Oh pá, como foi possível um gajo ser Bibota de ouro ter mais de 355 golos, ser 6x o melhor marcador e muitas vezes ser suplente na seleção e ver a titular uma bailarina como o Néné. Mesmo o Manuel Fernandes e o Jordão (era excelente) nunca mas nunca chegram aos numeros do Gomes. Na seleção qualquer marreta do benfica ou scp é chamado, o Gomes e outros do Porto ostracizados. O Gomes era um senhor de uma educação, que ainda ontem um jornalista que disse: o Gomes publicamente nunca disse ser alvo de injustiça na seleçaõ.
 

jesuita

Bancada lateral
16 Junho 2016
937
746
40
Santo Tirso
Sei que não é altura ideal, mas porque é que o Bibota foi dispensado em 1989?

No google diz o seguinte: "Em 1989 na sequência de um desentendimento com Octávio Machado, que na altura era o treinador-adjunto do FC Porto, resolveu abandonar o seu clube de sempre, assinando um contrato de duas épocas com o Sporting."

O Fernando Gomes, mais do que ninguém, merecia ter acabado a carreira de dragão ao peito.
Portento o Octávio Machado foi responsável pela saída do bibota e pela não vinda do Jardel.
Um verdadeiro double agent a minar o FCP.