Fernando Gomes - O Bi-Bota D'Ouro (1956 - 2022)

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
30,401
20,998
Gaia
Portento o Octávio Machado foi responsável pela saída do bibota e pela não vinda do Jardel.
Um verdadeiro double agent a minar o FCP.
----------------------

Eu não queria, Deus me livre, dar culpas a ninguém.
Para mim ele como adjunto era um capataz implacavél na disciplina e na defesa desses valores.

O Otavio teve vários episódios com varios jogadores sempre a pugnar pela defesa do clube à sua maneira, a partir de certa altura, quem assumia os castigos era a Direção. A saída da madeira e do suspensão foi da Direção. O que fez tinha respaldo dos líderes da Direção e da equipa técnica. Mas tb fez muito disparate.
 
vitor_silva

vitor_silva

Tribuna
9 Agosto 2006
4,717
3,063
39
Porto, Portugal
Pensei bastante no que me fazia sentir o Bibota. Veio-me à memoria quando ia com o meu Pai ha Porto Editora comprar os livros da escola pelo verao. Parando na Casa Louro e sob o aconchego dos presuntos pendurados no tecto velhotes viam o ciclismo
Ao balcao estava eu algumas horas sentado a beber sumol e a olhar para os posters de 87 alem das duas maiores figuras que tinham Uma moldura propria, Rodolfo Reis e Fernando Gomes, talvez outros mas eu focava-me nos dois
Simbolos máximos do clube nos anos 70 e 80 eram lendas do clube. Fernando Gomes era um vulto quase mitico o Bibota,maximo goleador do clube

Sempre idolatrei o Gomes. Qualquer instituiçao até a igreja um dia acabará. Tendo em conta o que o futebol moderno se tornou será quase impossivel que em toda a nossa historia alguem marque mais golos. Se quando o futebol acabar daqui a muito tempo o Fernando esteja ainda ali, recordista maximo do clube e alguem diga do FcPorto o maior foi o Gomes. Ficaria feliz
Perdemos um Grande
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,085
21,633
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
---------------------------
Vou apenas relatar o que sei e tomei conhecimento.
Ele desde a entrada do Ivic que teve problemas. O Ivic tinha outra filosofia de jogo queria rapidez e queria um futebol vertigem, rapido e de contra ataque e lançar o Rui Barros. A equipa jogava ainda um estilo herança de José maria Pedroto de bola no pé.

O Ivic começou a abanar um pouco o estatuto de titular absoluto ao Gomes e piorou tudo em entrevistas começando a falar Gomes era finito. Além disso os desentendimentos com Otavio eram cada vez mais frequentes. Numa viagem à madeira, o avião sofreu grande atraso e o jantar foi muito tarde. Pelo que sei a equipa administrativa, medica e tecnnica começou a ser servida antes dos atletas no jantar. O Gomes que nunca foi um bajulador, interviu grosso e defendeu o grupo. As coisas coreram mal na discussão e o Gomes foi mandado saír do estágio.

Essa ferida demorou muitos anos a sarar, e sinceramente não percebo como o Otavio durou ainda tanto tempo no clube. E quando saíu, ainda andou a ameaçar toda a gente a começar pelo Presidente.

Para mim nem o país, nem as seleções nem o clube se aperceberam da grandiosidade do Gomes. Pinto da Costa só muito tarde demasiado tarde lidou com o orgulho de Gomes, o País era e é invejoso e as vergonhas nas seleções!!!!!!!!!

Oh pá, como foi possível um gajo ser Bibota de ouro ter mais de 355 golos, ser 6x o melhor marcador e muitas vezes ser suplente na seleção e ver a titular uma bailarina como o Néné. Mesmo o Manuel Fernandes e o Jordão (era excelente) nunca mas nunca chegram aos numeros do Gomes. Na seleção qualquer marreta do benfica ou scp é chamado, o Gomes e outros do Porto ostracizados. O Gomes era um senhor de uma educação, que ainda ontem um jornalista que disse: o Gomes publicamente nunca disse ser alvo de injustiça na seleçaõ.
É das coisas que mais admiro no Gomes para além da sua capacidade futebolística. O que sempre passou para fora era a imagem de alguém educado mas que não deixava ser pisado, de alguém com fairplay mas que defendia o seu clube, de um jogador de equipa (quer clube, quer selecção) que não guardava ressentimentos. Era um senhor e há poucos como ele. Numa altura que miúdos mimados saem do clube com 18 anos porque não querem comer banco ou que dizem disparates nas redes sociais, a perda de uma referência como o Gomes é insubstituível.
A mim enoja-me um pouco ver toda a gente a elogia-lo mas poucos a seguir -lhe o exemplo. Nunca gostei destas homenagens pouco sentidas cheirando a falso.
O Gomes merecia mais reconhecimento até do próprio clube.

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk
 

Calabote

Mestre e doutor em eng. de tecidos e neurociencias
30 Junho 2016
13,901
14,546
Conquistas
17
  • Fernando "Bibota" Gomes
---------------------------
Vou apenas relatar o que sei e tomei conhecimento.
Ele desde a entrada do Ivic que teve problemas. O Ivic tinha outra filosofia de jogo queria rapidez e queria um futebol vertigem, rapido e de contra ataque e lançar o Rui Barros. A equipa jogava ainda um estilo herança de José maria Pedroto de bola no pé.

O Ivic começou a abanar um pouco o estatuto de titular absoluto ao Gomes e piorou tudo em entrevistas começando a falar Gomes era finito. Além disso os desentendimentos com Otavio eram cada vez mais frequentes. Numa viagem à madeira, o avião sofreu grande atraso e o jantar foi muito tarde. Pelo que sei a equipa administrativa, medica e tecnnica começou a ser servida antes dos atletas no jantar. O Gomes que nunca foi um bajulador, interviu grosso e defendeu o grupo. As coisas coreram mal na discussão e o Gomes foi mandado saír do estágio.

Essa ferida demorou muitos anos a sarar, e sinceramente não percebo como o Otavio durou ainda tanto tempo no clube. E quando saíu, ainda andou a ameaçar toda a gente a começar pelo Presidente.

Para mim nem o país, nem as seleções nem o clube se aperceberam da grandiosidade do Gomes. Pinto da Costa só muito tarde demasiado tarde lidou com o orgulho de Gomes, o País era e é invejoso e as vergonhas nas seleções!!!!!!!!!

Oh pá, como foi possível um gajo ser Bibota de ouro ter mais de 355 golos, ser 6x o melhor marcador e muitas vezes ser suplente na seleção e ver a titular uma bailarina como o Néné. Mesmo o Manuel Fernandes e o Jordão (era excelente) nunca mas nunca chegram aos numeros do Gomes. Na seleção qualquer marreta do benfica ou scp é chamado, o Gomes e outros do Porto ostracizados. O Gomes era um senhor de uma educação, que ainda ontem um jornalista que disse: o Gomes publicamente nunca disse ser alvo de injustiça na seleçaõ.
Gostava de saber se p.e. o Gomes ou um dia o Baia, o Futre, o Mourinho ou o Deco, tao portugues como o Eusebio, tambem irao para o panteão nacional...

É que abrindo se o precedente com o Eusebio, qual a razao para estes nao irem?
Ou assumem que o Eusebio foi por ser do regime e pela propaganda salazarista e bafienta?
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,085
21,633
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
Vindo da CNN até estranhei mas o texto é maravilhoso e muito verdadeiro. Emocionei-me ao ler aquelas palavras porque o Gomes é mesmo aquili. Ídolo e símbolo de milhares de portistas no tempo em que a paixão era mais autêntica, a rivalidade feroz mas não a roçar o ódio. Saudades desse tempo.

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk
 

pensador

Tribuna Presidencial
29 Maio 2015
8,329
4,264
Vindo da CNN até estranhei mas o texto é maravilhoso e muito verdadeiro. Emocionei-me ao ler aquelas palavras porque o Gomes é mesmo aquili. Ídolo e símbolo de milhares de portistas no tempo em que a paixão era mais autêntica, a rivalidade feroz mas não a roçar o ódio. Saudades desse tempo.

Enviado do meu M2007J3SG através do Tapatalk
O facto da pessoa que escreveu isto ser Portista é um pormenor faz toda a diferença.
 
B

BSilva

Guest
Esse jogo eu vi-o nas Antas!
Fui com um tio meu, teria os meus 11 anos de idade...
Lembro -me bem dos baldes de água fria com os 0-2 do Covilhã na 1ª parte...
E da conformação do meu tio de que aquele campeonato já era.
No fim tudo se recompôs. Reviravolta (agora remontada) no jogo, e derrota dos vermelhos no Bessa...

O passar do tempo é sádico!
Envelhece-nos e com o passar dele, num gesto de requinte de malvadez, deixa-nos a Memória do seu rastro e presenteia-nos com a Saudade de quem nos marca!
 

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,738
14,648
Perda profunda de uma lenda do NGC!
Viverás para sempre nos golos que te eternizaram e, claro está, na enorme história do NGC!
 
  • Love
Reações: Master

MartinsDragão

Tribuna Presidencial
4 Fevereiro 2015
24,738
14,648
André Villas Boas:

"É uma perda irreparável. Um dos símbolos máximos do clube, pessoa que recordamos com grande paixão e intensidade, não só na beleza do seu jogo mas também na beleza das celebrações. Profunda tristeza e pesar para todos, principalmente a família. As homenagens foram prestadas imediatamente, a reação da comunicação social tem sido excelente. Estamos em situação de Mundial, mas esperemos que a Seleção Nacional também possa honrar o Fernando Gomes amanhã no seu jogo. Uma pessoa tão simples, honesta, tão feliz de encarar a vida. Ansiava muito conhecê-lo e o Lima Pereira providenciou esse encontro, que foi cheio de um cariz emocional para mim muito forte. Há poucos números 9 como ele, os números falam por si. Pessoa de carisma e humildade excecional."
 

Maximus

Tribuna Presidencial
8 Agosto 2016
10,656
15,075
Invicta
www.google.com
André Villas Boas:

"É uma perda irreparável. Um dos símbolos máximos do clube, pessoa que recordamos com grande paixão e intensidade, não só na beleza do seu jogo mas também na beleza das celebrações. Profunda tristeza e pesar para todos, principalmente a família. As homenagens foram prestadas imediatamente, a reação da comunicação social tem sido excelente. Estamos em situação de Mundial, mas esperemos que a Seleção Nacional também possa honrar o Fernando Gomes amanhã no seu jogo. Uma pessoa tão simples, honesta, tão feliz de encarar a vida. Ansiava muito conhecê-lo e o Lima Pereira providenciou esse encontro, que foi cheio de um cariz emocional para mim muito forte. Há poucos números 9 como ele, os números falam por si. Pessoa de carisma e humildade excecional."
Propôs ainda a retirada do número 9 , tal como ontem aqui alguém referiu e bem ...

Espero que o clube aceda e preste mais esta homenagem ao nosso Fernando.

Enviado do meu CPH2211 através do Tapatalk
 

Kloppeição

Tribuna Presidencial
8 Maio 2022
15,490
47,715
Se há algo com o qual eu não tenho o mínimo de simpatia é com a retirada dos números em homenagem a jogadores que nos deixaram. Os números das camisolas são algo importante no imaginário do futebol, os miúdos da formação devem sonhar em envergar as camisolas com os números dos seus ídolos. Todas as camisolas têm o seu peso, a 2, a 9, a 10, a 7, é algo que faz parte da história do clube. Quando se entrega um número como o 9 a alguém, aquilo tem o seu peso e o jogador que a envergar certamente terá a curiosidade de saber quem foram os grandes jogadores da história do clube que o fizeram no passado e qual a sua responsabilidade.

Não concordo nada. Há tantas coisas bonitas que se podem fazer.

Isto de retirar números não tem beleza nenhuma.
 

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
8,733
3,484
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
A primeira lembrança que tenho do Gomes é de ser um ídolo para o miúdos e a loucura das raparigas!

Partiu o meu primeiro grande ídolo,o jogador com mais classe que passeou no parolo futebol português ... Espero que encontres agora a merecida paz que não tiveste nestes últimos anos de vida!

Descansa em paz meu grande capitão,as botas de ouro que deixas no nosso museu jamais te deixarão desaparecer da nossa lembrança!
 

Renato

Arquibancada
6 Julho 2018
177
194
Um senhor. Um dos maiores simbolos do nosso clube. Nao é descabida a ideia do AVB de retirar a camisola 9.. era a maior homenagem que o clube poderia dar.
PS: um bocado incompreensível o canal do clube nao transmitir toda a cerimónia para os imensos portistas que nao poderam fazer a sua homenagem presencialmente.