Fernando Gomes - O Bi-Bota D'Ouro (1956 - 2022)

Dragão 1978

Arquibancada
17 Novembro 2019
394
788
Indiscutivelmente um dos melhores jogadores portugueses de todos os tempos e claro um dos históricos do nosso Porto.
Como envergou quase sempre a nossa camisola nunca teve o destaque que merecia.
Foi o meu primeiro ídolo no Porto e os seus golos tornaram-me portista.
Tive ainda o privilégio de o ver jogar ao vivo.
Quando saiu do Porto senti uma tristeza profunda.
Será sempre recordado como um craque e como um grande senhor.
Descansa em paz, bibota!!
 
G

guardabel

Bancada central
Obrigado, mas preciso de ouvir o Gomes Amaro a gritar golo do Fernando Gomes. Será que não o registo de 1 dos 355?
Eu tenho, em cassete, vários golos relatados pelo Amaro, muitos deles do Gomes. Aliás, a gravação desse registo aí em cima é minha e foi publicada no meu blogue há alguns anos. Vou voltar a publicar esses golos proximamente.
Entretanto, para recordar, fica aqui uma declaração do Gomes, num final de um Sporting-FC Porto...

 
B

BSilva

Guest
Eu tenho, em cassete, vários golos relatados pelo Amaro, muitos deles do Gomes. Aliás, a gravação desse registo aí em cima é minha e foi publicada no meu blogue há alguns anos. Vou voltar a publicar esses golos proximamente.
Entretanto, para recordar, fica aqui uma declaração do Gomes, num final de um Sporting-FC Porto...

Categoria! Pura classe!
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,062
21,518
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Eu tenho, em cassete, vários golos relatados pelo Amaro, muitos deles do Gomes. Aliás, a gravação desse registo aí em cima é minha e foi publicada no meu blogue há alguns anos. Vou voltar a publicar esses golos proximamente.
Entretanto, para recordar, fica aqui uma declaração do Gomes, num final de um Sporting-FC Porto...

Porque não há mais gente assim no futebol?!! É isso que me entristece mas também é isso que faz do Fernando um símbolo e talvez o maior ídolo que tenho no FCP desde sempre. Que senhor, que classe.
 

Pedro Brandão

Tribuna Presidencial
17 Outubro 2018
13,062
21,518
Conquistas
3
47
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Madjer
Hoje de manhâ vinha a ouvir a Comercial e houve um momento em que o Ribeiro fez uma merecida homenagem ao bibota. Contou 2 episódios com ele. Um quando era criança e outro quando iniciou na rádio no mundo dos relatos. Ambos os casos demonstram aquilo que era o Fernando. Terminou dedicando a música " A Cor azul" dos Delfins ao Fernando. Foi muito bonito de se ouvir e o Ribeiro subiu uns pontos na minha consideração.
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,408
21,548
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
Um grande homem cujo carater e legado ultrapassa o rival clubismo.
Não há muitas figuras do futebol que sejam assim admiradas pelos adeptos dos 3 grandes. E hoje em dia haverá cada vez menos, que os jogadores não querem fazer carreira só num clube. Adorava ter o Diogo Costa no Porto nos próximos 15 anos, mas isso não vai acontecer.
 

Taciturno

Tribuna
17 Março 2017
3,592
2,949
Já não vi o Gomes a jogar. Mas é um ídolo na minha família. Posto isto, sempre tive uma imagem muito positiva dele, mesmo quando se incompatibilizou com PC e passou a ser visto algo de lado nas Antas. Pelo menos, é a memória que tenho.

Um dos grandes, que fica para sempre. E um Senhor, no trato e na Educação.

Para mim, e desculpem-me o desabafo sobre pormenores nesta hora tão triste, gostaria de ter visto com maior destaque as figuras do clube, dirigentes ou não, em todos os momentos das cerimónias e, consequentemente, nas imagens que ficam para sempre. Em vez disso, lá aparecem na primeira fila o Futre (não é o jogador), o Catão a bater no caixão, o Macaco, o Abel, a malta do Coletivo… Não gostei desta última imagem do funeral. Nada contra ninguém. E nada que manche o Gomes. Só acho que há coisas que deviam ser mais institucionalizadas e bonitas para perdurarem na memória.
 
Última edição:

Esquerdinha

Tribuna Presidencial
2 Junho 2011
8,875
21,705
Conquistas
2
  • Dezembro/16
  • José Maria Pedroto
Já não vi o Gomes a jogar. Mas é um ídolo na minha família. Posto isto, sempre tive uma imagem muito positiva dele, mesmo quando se incompatibilizou com PC e passou a ser visto algo de lado nas Antas. Pelo menos, é a memória que tenho.

Um dos grandes, que fica para sempre. E um senhor, no trato e na Educação.

Para mim, e desculpem-me o desabafo sobre pormenores nesta hora tão triste, gostaria de ter visto com maior destaque as figuras do clube, dirigentes ou não, em todos os
momentos das cerimónias e, consequentemente, nas imagens que ficam para sempre. Em vez disso, lá aparecem na primeira fila o Futre (não é o jogador), o Catão a bater no caixão, o Macaco, o Abel, a malta do Coletivo… Não gostei desta última imagem do funeral. Nada contra ninguém. E nada que manche o Gomes. Só acho que há coisas que deviam ser mais institucionalizadas e bonitas para perdurarem na memória.

Sem dúvida
 

Mary Antas

Tribuna
20 Abril 2018
2,801
4,318
Uma palavra para o Pedro Proença, que já estava no Qatar quando soube da notícia e voltou só para estar presente nas cerimónias.
Mesmo tendo todas as comodidades para o fazer, seria fácil e até compreensível que tivesse delegado a representação noutra pessoa, mas fez questão de vir.

Não vi nenhuma foto ou referência à presença de algum jogador do plantel principal - foi o Varela. Viram-se dezenas e dezenas de pessoas do futebol com ou sem ligação ao clube, mas eu quero mesmo acreditar que esteve lá algum jogador. Seria mau demais.

Esqueci-me do guarda-chuva no carro (génio) e esperei na Alameda pela descida do carro fúnebre. Caiu um dilúvio que interpreto como um sinal dos deuses, nem eles o queriam receber tão cedo.

Quase que só vi bandeiras gigantes, mas não me passa pela cabeça criticar quem as desfraldou debaixo daquela chuvada. Só acho que os potes de fumo podiam ter ficado em casa.
 

Barrigana

Tribuna Presidencial
3 Novembro 2014
19,772
11,561
Conquistas
3
  • Setembro/17
  • Dezembro/17
  • Fevereiro/18
Não me recordo de o ver jogar, mas sempre foi para mim o primeiro grande craque português da era moderna do FC Porto.
Cada avançado da formação com talento que vinha, ia ser o novo Gomes. Nenhum chegou lá, infelizmente.
Mas isso também é mérito dele, tal a altura da fasquia que colocou.
 

wolfheart

Tribuna
30 Novembro 2015
3,944
5,912
Bragança

Do site do Gijon.... no Facebook do Sporting Gijon, está lá e é o post com mais interações... A estreia de Gomes foi contra o Oviedo, o grande rival do Gijon, visto que são ambos das Astúrias.... e que é que Gomes fez em pleno estádio do maior rival : 5 golos nesse jogo
 
15 Março 2012
4,435
3,422
Comprei a revista Dragões que tem a capa do Gomes. São cerca de 24 páginas dedicadas a ele apresentado com um trabalho gráfico bem conseguido.

Espero que no futuro seja editado um livro com histórias, memórias e imagens que esteja verdadeiramente à altura do Fernando Gomes. Sempre era algo diferente do que apenas mais um livro do Pinto da Costa. Só nos últimos 5 anos foram lançados 3 livros pelo qual começa a tornar-se bastante repetitivo.

Se existem já vários livros (diria mesmo em demasia) com o maior presidente do FC Porto, então o maior goleador de sempre do clube terá que ter um livro à altura da dimensão que o Gomes atingiu no FC Porto.