Fernando Gomes - O Bi-Bota D'Ouro (1956 - 2022)

Fil

Fil

Tribuna Presidencial
30 Maio 2016
7,254
4,653
Conquistas
15
  • José Maria Pedroto
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Madjer
  • André Villas-Boas
Fernando Gomes!
Bibota!
Líder!
Capitão!
Referência!
Herói!
Lenda!
Ídolo!
Símbolo!
Craque!
Gigante!

Estou chocado. Embora soubesse do seu estado de saúde, tinha esperança que melhorasse e pudesse viver mais alguns anos, mas a doença maldita não permitiu.

Posso dizer que me faltam as palavras e que sobram as lágrimas e lendo os comentários anteriores as emoções vieram ainda mais à tona.

É um dia muito triste para a nação portista e para mim em particular é bastante impactante.

Se sou portista doente muito devo à influência do bibota. Os golos, os festejos vibrantes, a paixão e o amor por um clube, por um símbolo e por uma camisola que sempre envergou e defendeu como ninguém e por isso foi e será sempre um portista como poucos que tem lugar cativo na galeria dos heróis e dos notáveis.

Faz-me recuar à minha infância e aí vou buscar memórias bem guardadas, que envolvem não apenas o Gomes e o Futebol Clube do Porto, mas também pessoas que também já partiram e cuja saudade é eterna.

Descansa em paz grande Gomes.

A saudade já é muita.

PS. Acabei de ver uma peça jornalística na RTP onde apareceu o enorme Pedroto a falar do Gomes. Enfim, dois portistas que deviam ser eternos e que por certo estão lado a lado no Céu trajados a rigor com a camisola azul e branca.
 
Última edição:

forcadragoes

Bancada central
21 Abril 2016
1,566
575
Conquistas
1
Paris
  • Jorge Costa
Que grande tristeza 😢.
Que grande jogador! melhor goleador de sempre e grande homem.
Eu me lembre de bi bota campeão europeu e campeão do mundo 87 eu era miúdo mais eu me lembre, faz parte da minha infância faz parte da minha história de portista.
Eterno portista que tem uma grande impacto na história do clube ajudou a fazer o que o porto e hoje. Um grande clube europeu.
Estamos todos triste. Obrigado por tudo Fernando.
Vai em paz Fernando Gomes.
 

SafariNasCuecas

Tribuna
9 Setembro 2022
3,866
4,912
Pajuelista Assumido
Descansa em paz Bibota. Não era nascido quando jogavas mas sei de viva voz através da minha mãe que para alem de seres craque nos relvados eras um senhor de uma simpatia enorme e tinhas sempre um sorriso e um "Olá" preparado por quem passavas no caso da minha mãe e amigas quando ias lanchar com os teus companheiros á Petúlia. Obrigado pelo legado Eterno "9" 💙
 

Raba

Tribuna Presidencial
13 Junho 2013
17,557
21,867
Conquistas
4
  • André Villas-Boas
  • Fernando "Bibota" Gomes
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
No rescaldo desta perda, acho que há uma homenagem que esta administração deve a Fernando Gomes.

O Bibota jogou na nossa formação, foi um dos mais jovens a estrear-se e a marcar pela equipa A. Um símbolo da nossa formação. Nestes últimos anos de vida ocupava o cargo de Diretor da Formação...

Acho que devem deixar-se de engonhar e de enconar e começar a construir a futura Academia Bibota Fernando Gomes.

Se há algo ou alguém capaz de inspirar os nossos jovens rapazes é o legado deixado pelo nosso Bibota.
 

DeepBlue

Tribuna Presidencial
27 Maio 2015
14,209
29,584
Conquistas
16
  • Novembro/16
  • Março/17
  • Julho/17
  • Maio/18
Descansa em paz, Bibota!

Uma notícia que nos deixa a todos abalados, a perda de uma referência incontornável do FCP. Tristeza atroz.

Perdemos um enorme goleador e jogador, um líder, um símbolo, um Senhor, um guerreiro... um DRAGÃO.

Muito obrigado pelas memórias, pelas vitórias e tantos e tantos golos, Fernando. Tive a felicidade de te ter visto jogar com a nossa camisola, algo que para sempre ficará na minha memória e indiscutivelmente na colectiva de todo o universo azul e branco... e não só.

Um grande e apertado abraço à sua família e as minhas sentidas condolências por tamanha perda.
 

Treinador de Bancada

Tribuna Presidencial
16 Março 2012
21,126
23,761
Conquistas
5
  • Dezembro/19
  • André Villas-Boas
  • Bobby Robson
  • João Pinto
Alguem tem o video de um golo que o bibota marcou num jogo de glorias?

Uma recepção de costas e um pontapé de moinho. Tudo fácil para quem nasceu já casado com o golo.

Sinto hoje um vazio, uma parte da minha inocência , da minha infância morreu, uma figura proeminente do que é o FCP deixou- nos. Não sei se é o melhor de sempre do clube, sei que certamente janta nessa mesa.
 

bluevertigo

Tribuna Presidencial
26 Maio 2014
10,873
6,181
Conquistas
2
  • Abril/22
  • Fevereiro/20
Aquela tarde de Janeiro de 85 na Luz...o golo de cabeça claro, cabelos longos, a festa efusiva com os adeptos subindo às grades...o primeiro grande flash de ser portista.
Infância toda a querer imitá-lo para ser sempre o bota de ouro.
A perda e o vazio que sempre dói.
Como viverá sempre em nós...até ao fim.
 

Zé do boné

Superior
28 Novembro 2016
47
48
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Alfredo Quintana
Que final de vida injusto, perder um pai e uma filha enquanto lutava com um cancro.
Será eterno no FCPorto, e será também para sempre o melhor marcador do clube. Idolatrado por todos os que o viram a jogar, foi graças a ele (não só, claro) que o FCPorto se tornou naquilo que é hoje. Para mim, o melhor e mais importante jogador do nosso Porto.
Espero que possa finalmente descansar em paz.
 

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
115,084
50,596
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Muito havia a dizer...

Não é da minha época, mas felizmente o que não faltam são registos e jogos completos deste extraordinário PL, o que permite que muitas gerações tenham noção do que foi e o que representa o Fernando Gomes para o FC Porto e para o futebol nacional.
Uma LENDA do nosso clube e será sempre lembrado como o ENORME Bibota!!!
Felizmente tive o prazer de privar várias ocasiões com ele e como pessoa também nada a apontar, um grande campeão dentro e fora das quatro linhas!

Dia muito triste. As minhas condolências a todos os familiares e amigos do Bibota.

Será sempre eterno!!!

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk