Fernando

J

jovifcp

Guest
> illusion Comentou:

Eu pessoalmente acho é que ele tem sido demasiado mal tratado desde que proferiu aquelas infelizes declarações e que isso em alguns influenciou a opinião sobre as suas verdadeiras qualidades futebolisticas que são muitas.

-----------

É por isto que me debato. Porque a questão é que o Fernando é nosso jogador. É jogador do FC Porto.

Bem sei: \"O clube fica, os adeptos ficam, os jogadores e treinadores passam\".

Mas lá está. Se o Fernando É jogador do FC Porto, eu não irei levar de bom grado que o linchem publicamente. E a partir daí, começa a contra-argumentação.

Esta tua frase, illusion, disse tudo.

M

Mokiev

Guest
> Velasquez Comentou:

Mas desde já te digo roger: o Deco_10 tem os vídeos aí quase todos a sair, e se eu fiz muita força durante 5 anos para que esta videoteca aparecesse, foi exactamente para analisar estas mitologias dentro do nosso clube.

Em cima de futebol jogado, de epocas, de comparações de varia ordem, mas com factos e registos. Isso dentro em breve vai ser possivel neste portal. É uma benção.

-----------

Ainda bem então porque me parece que estás esquecido da primeira época que o Emerson faz no teu clube e da anterior no Belenenses, depois bom depois....eu ao fim de um mês dele cá e depois do que vi tb não acreditava que ele jogasse o que jogou, mas jogou e de que maneira.....

Vcs para uns toleram a perca de cabeça para outros o cerco aperta e são mercenários, façam um esforço vejam o que era o Middlesbrough na altura, qual o projecto quais as verbas envolvidas e o que foi ganhar o Emerson....

I

illusion

Guest
> Mokiev Comentou:

Illusion estás a falar do que não sabes quanto ao Emerson e aqui não to vou dizer tb, se um dia eu tiver a sorte de te conhecer conto-te umas coisas e talvez entendas o \"ocaso\" precoce dele.....

E atenção que quando ele sai para inglaterra sai para um prototipo de Chelsea da altura....

Se era um protótipo do Chelsea foi muito pouco conseguido, porque eles não desceram no 1º ano dele lá por 1 ou 2 pontos salvo erro.

Não tenho inside informations, apenas me refiro aos factos. Sei que o palmarés dele resume-se praticamente às 2 épocas que esteve no Porto, com excepção se não estou em erro de uma taça de espanha. E que saltou por uns 10 clubes diferentes pós-Porto.

M

Mokiev

Guest
Não são inside informations são coisas que vi, retira as inside....

Se desceram ou não não me lembro, mas que te digo que eram um projecto na altura equivalente ao que é o Chelsea nos dias de hoje ai disso não tenhas a menor duvida....porventura falhado ok, mas que houve um tolo a querer o mesmo que o russo quer no Chelsea ai isso....

M

Mokiev

Guest
> DrGero Comentou:

Eu posso discordar mas percebo perfeitamente que aquele Emerson te deslumbre mais do que o Fernando. Porque aquela 1ª época do Emerson talvez tenha sido das minhas maiores surpresas futebolisticas. Lembro-me de sair no Jogo 4 fotografias dizendo que 1 daqueles seria nosso.

Não me lembro bem quem eram os 4. Acho que era o Tavares, o Paulo Bento, o Emerson e outro. Sei que eu achava o Emerson o pior dos 4. E foi o que veio e arrebentou. Ele era 6,8 e 10. Era tudo.

Já me custa mais a perceber que pegues naquela super temporada e que isso sirva para comparar com um miudo que tem 3 épocas de alta competição e nessas 3 épocas foi titularissimo num clube de Top Europeu. Com competência e profissionalismo.

O Emerson que nós vimos foi um cometa. Como foi o playboy Dani que fazia coisas fabulosas mas que não lhes soube dar continuidade.
Como o Ivan de La Pena que tinha absolutamente tudo e acabou por não ser quase nada.

O Emerson teve uma época brutal no Porto, na 2ª foi do médio para o bom e depois andou por Middlesbrough, Tenerife, Deportivo, Atletico Madrid.

Aquele Emerson (da 1ª época) no futebol de hoje era clausula 40 milhões.
O melhor Paulo Sousa ou o melhor Redondo (que parece ser o estilo AVB) nos dias de hoje (muitissimo mais fisico) ou era 8 ou era um 6 do médio para o bom.

---------------

Já começamos a caminhar para a mesma direcção....

Mas eu tb sou dos que dizem que o Fernando vai ser TOP ai disso nao tenho a menor duvida, ou tenho caso vá para o Lyon, aí talvez lhe falte o mediatismo que em outras paragens teria...e que sabemos que hoje em dia é um factor importante

I

illusion

Guest
Mokiev, mas foi precisamente por isso que disse que fiquei estupefacto com a comparação.

O Emerson que na carreira toda teve 1-2 época de alto nível, com um Fernando que aos 23 anos leva 3 de alto nível com o palmarés que bem sabemos...

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,514
27,604
Gaia
O Emersson, o costinha, o maniche, o Judas, o Doriva, o Paredes e muitos outros sao ou eram todos muitos bons .....................no Porto.

Fora do Porto digam lá se se lembram de algo de jeito. Será que nao vai ser igual no Fernando?

A dita estrutura ou nomenclatura sabe o que faz, por isso nada a temer. A máxima do clube é
tratar os jogadores com o máximo de exigencia, rigor e profissionalismo mas em condiçoes sem paralelo no futebol mundial, logo que a sad verifica que o jogador nao vem a valer mais a do que vale, isto é atingiu o limiar da sua mais valia finaceira/desportiva o jogador é tratado como mercadoria se for preciso. Foi o que aconteceu com o Lucho e outros, mas será possivel o clube sobreviver sem fazer essas opçoes arriscadas, sem piedade e até a sangrar o coraçao?

Já aprendi a lidar com estes desgostos e aprendi a entender as opçoes de quem nos dirige.
Estou na fase de querer saber quanto é o guito.

M

Mokiev

Guest
> grandeporto Comentou:

> O Emersson, o costinha, o maniche, o Judas, o Doriva, o Paredes e muitos outros sao ou eram todos muitos bons .....................no Porto.

Fora do Porto digam lá se se lembram de algo de jeito. Será que nao vai ser igual no Fernando?

--------------------

O Fernando volto a repetir que tem tudo para ser TOP, se for para o Lyon prevejo o mesmo que aconteceu com esses, cair no esquecimento, França não é o melhor país para se \"mediatizar\"......

B

bionic

Guest
A seguir à venda o meu nível de expectativa reduz-se a uma palavra inglesa: \"Whatever!\"

Kilmer

Tribuna Presidencial
2 Abril 2008
9,035
21
42
Barcelos
> bionic Comentou:

> A seguir à venda o meu nível de expectativa reduz-se a uma palavra inglesa: \"Whatever!\"

Ora nem mais...

I

illusion

Guest
> grandeporto Comentou:

> O Emersson, o costinha, o maniche, o Judas, o Doriva, o Paredes e muitos outros sao ou eram todos muitos bons .....................no Porto.

Presumo que estejas só a pensar em médios... Basta recuar 1 ano e tens o Meireles, + 1 e tens o Lucho.

De qualquer maneira alguns dos que referiste já sairam do Porto com uma idade bem mais avançada, e a maioria optou por procurar apenas dinheiro e não clubes que lhes dessem condições de evoluir ou ganhar titulos.

Branco

Tribuna Presidencial
2 Julho 2007
21,905
6,591
Conquistas
1
  • Junho/18
... o melhor ?!! ... hum, não sei, talvez o mais regular dos melhores, mas se formos a analisar época a época, há 2 ou 3 que tiveram melhores épocas do que alguma vez o Fernando aqui teve ...

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,794
5,646
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Isso é um pouco relativo Velasquez.Podes fazer a análise de forma diferente e acho que seria mais lógica.Será que o Nando calçava na altura do Emerson?É que todos sabemos que o Fernando era o reflexo do modelo de jogo do Jesualdo,e não tinhas muitos mais jogadores com essas caracteristicas.

Agora o que eu não acho normal é comparar dois perfis completamente distintos,creio até que o Emerson e o Nando cabiam no mesmo 11! O Fernando com o Costinha,com o paredes não me parece,fiz-me entender?

B

bionic

Guest
Hulk e Falcao têm de aprender com o Fernando. Afinal há declarações que trazem dividendos bem positivos. Aprendam! ;)

JORGE ARAUJO

Tribuna Presidencial
6 Setembro 2006
9,794
5,646
Conquistas
6
Braga/Viana do Castelo,1976
  • Domingos
  • Vítor Baia
  • Jorge Costa
  • Fernando "Bibota" Gomes
Velasquez,sabes tão bem quanto eu que quanto ao trinco há o antes,e o pós desailly.No \"meu tempo\" nunca na vida se falava que o trinco tinha que ser alto,rápido e com capacidade de chegada.Era simplesmente o carregador de piano.É aí que quero chegar.

I

illusion

Guest
> bionic Comentou:

> Hulk e Falcao têm de aprender com o Fernando. Afinal há declarações que trazem dividendos bem positivos. Aprendam! ;)

______

Caramba que má fé. Mas alguém ficou satisfeito com as declarações dele?! Desculpa lá, mas que comentário mais infeliz.

A admiração que têm por ele, é pelo que ele fez com a nossa camisola e pela enorme qualidade e potencial que ele realmente tem.

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
> Velasquez Comentou:

> Jorge, os modelos de jogo variaram alguma coisa no FC Porto.

Mas se há Uma distribuição no relvado mais comum, ela é o 4-3-3 com a utilização de um único homem a varrer a frente da área, o Trinco número 6.

Francesinhas há muitas? Há. Mas o 6 ou é ou não é. Alguns tem TUDO. e o Fernando tem TUDO. CLASSE, qualidade, posicionamento sem bola, antecipação e leitura de jogo, cultura táctica, atleticismo, e todas as estatísticas associadas a posição.

É um Trinco de novel mundial, cujas stats não baixam porque defronta o merd utd ou o Barça entendes?? A sua influencia não diminui com um modelo de André nem aumenta com um modelo de Jesualdo.

É e foi igual. Na posição 6, uma falha nota-se tanto como no par de centrais. Nestes 3 anos tivemos centrais brutais. E as falhas foram de 1 do Polvo por cada 10 ou 15 de cada central.

Tem tantos ou menos amarelos que os centrais e que o par de médios (8s), mais intercepcoes, recuperacoes e eficacia de passe por jogo, portanto e de novo: TOPO MUNDIAL, seja em que clube for, modelo for, campeonato for.

Não foi o Fernando a querer sair, mas sim a estrutura a entender que de certa forma era o elo mais fraco numa conjugação de custos e benefícios à equipa.

Dentro daquilo que o André pretende para a identidade do seu FC Porto, afinal de contas o FC Porto do futuro.

Velasquez, 100% de acordo contigo acerca do valor do Fernando... já quanto aos 2 ultimos paragrafos...não... o Fernando quis sair porque os clubes italianos vieram acenar-lhe com uma pipa de massa e o rapaz perdeu a cabeça...acontece aos melhores e o polvo é um dos melhores...