Fernando

F

Flems

Guest
O que se diz aqui vale o que vale. O que se passa na cabeça dos jogadores nem sempre corresponde ao que dizem. É uma característica humana ;)

Acredito que estão todos com a cabeça no Porto...mas se aparecer uma proposta maluca...não meto as mãos no fogo por nenhum deles.

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,801
1,771
> Velasquez Comentou:

> O Nando não se perde em terrenos mais avançados. Simplesmente tem o DNA do guardião das portas do castelo.

Nunca sai muito alem do fosso. É isto. Especialização funcional.

E para mim fez esta função quase sempre bem, deixando os médios ofensivos mais libertos para atacar sabendo que as portas do castelo estavam bem guardadas.
Parece-me que o FCPORTO sem o fernando e com o guarin em campo, ficava obrigado a uma maior atenção defensiva, principalmente do moutinho, para compensar a menor capacidade defensiva do guarin e a maior capacidade ofensiva do mesmo.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
Emerson (começando por Emerson), era um jogador que teve o seu tempo, o seu espaço. E no Porto era mais, muito mais do que um jogador de uma posição só. Era uma mais valia. Era um tractor. Desempenhava qualquer posição do miolo do meio campo. Eu lembro-me bem que ele era eleito o melhor jogador em campo em quase todos os jogos. Transportava o jogo para a frente, corria durante 90 minutos, tabelava, subia, rematava, fintava, cabeceava. marcava golos! Quem me dera a mim ter um jogador deste calibre no Porto de 2011/12! Meu Deus!!!

Falamos de Emerson a 6 porque foi aí que começou. E daí evoluiu para outras posições do terreno. Ainda me lembro, o Belenenses tinha subido após 10 anos na 2ª (falo de memória, posso estar enganado pontualmente) e joga na 1ª jornada com o Porto. Ficou 0-0, sobressaiu um puto cheio de força e vigor, de cabelo carapinha curto. No ano seguinte estava no Porto! Que jogador!

Isto, do Emerson. O PULMÃO. O eleito melhor jogador em campo em quase todo os jogos. O eleito melhor jogador do campeonato em prol dessas distinções semanais. Só não me recordo se ele venceu esse prémio duas vezes seguidas, mas creio que sim.

Quanto à tua 2ª pergunta, não me compete a mim. Eu sei o que quero para a posição. Um \"Assunção\" encher-me-ia as medidas.

E quanto a Assunção tenho uma coisa a dizer: Li aqui alguém dizer que o Co Adriaanse uma vez disse que se o Assunção tivesse mais 10 cms, jogaria num \"Milan\", seria um \"Desailly\". É verdade que o disse e eu concordo com essa consideração. Mas o que eu não perdoo ao Adriaanse, é que só FORÇADO e a FERROS é que o meteu a jogar, quando andava a filosofar em esquemas completamente lunáticos sem trinco, que nos causou muitos dissabores, antes de ter quebrado a teimosia e ter posto o Porto a jogar com um trinco, com o Assunção, quase pedido a GRITOS! Por ele, e apesar de depois ter dito o que disse de Assunção, por ele, se ele pudesse, if he could have got away with it, ele jamais poria um trinco na equipa. Foi FORÇADO pela crítica a vergar a teimosia e a provar a si mesmo que estava ERRADO.

Voltando à conversa, reforço: não me compete a mim apontar. Isso é tarefa de outros. Mas sei o que quero, as características que quero. E Villas Boas também. E acima de Villas Boas, o Porto sabe bem o que quer.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> Velasquez Comentou:

> Amigo o Nando não pensava luto em sair. De repente caiu a bomba do céu. Puxa pela cabeça com o que tens lido aqui. Repito: só um maluco pensou em sair já este ano.

Um capitão já chorou, o Hulk disse que era DOIDO de pensar em sair, os outros andam calados que nem ratos.

Quanto a mim, até o Fucile Nda a pedir para ficar...

Admiro esse romantismo. A sério que admiro porque \"vejo\" convicção nisso.

Nisso e no atacar a Champions seja lá como for. Mesmo que seja com base numa politica desportiva confusa para os teus proprios conceitos.

F

Flems

Guest
\"Fernando - A imprensa francesa dá hoje conta do interesse do PSG no médio do Porto. Curiosamente, a RTP garante que o brasileiro nos próximos dias deverá ser oficialmente transferido. Por onde passará o seu futuro? E porque valores?\"

VM
------

Não sei se já foi aqui falado.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> mmmkk Comentou:

1)Emerson (começando por Emerson), era um jogador que teve o seu tempo, o seu espaço. E no Porto era mais, muito mais do que um jogador de uma posição só.

2) Quanto à tua 2ª pergunta, não me compete a mim. Eu sei o que quero para a posição. Um \"Assunção\" encher-me-ia as medidas.
Voltando à conversa, reforço: não me compete a mim apontar. Isso é tarefa de outros. Mas sei o que quero. E Villas Boas também. E acima de Villas Boas, o Porto sabe bem o que quer.
_________________________________________________________________________________________________

Respostas:

1) Emerson não era um 6 puro. Esse Emerson no Porto de Villas Boas também não rouba lugar ao Fernando porque ele continuaria a ser o único 6 puro.
Tudo o que é raro e é necessário é valioso.

2) Um estilo Assunção também me parecia bem. É essa a minha praia.

É pena que nem tu nem eu nos lembremos de ninguém. Eu se me lembrasse de alguém botava aqui o nome mesmo não sendo essa a minha tarefa. Como também não sei confio naqueles que têm essa responsabilidade. Mas que é dificil já deu para ver que é.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
Quanto à regularidade do Fernando, convido aos interessados a ir ver o histórico neste mesmo tópico. Leiam. Acompanhem semana a semana a crítica ao seu desempenho pós jogos. Altos e baixos, altos e baixos, altos e baixos, altos e baixos. Façam o exercício. Dêem-se ao trabalho.

I

illusion

Guest
> mmmkk Comentou:

> Emerson (começando por Emerson), era um jogador que teve o seu tempo, o seu espaço. E no Porto era mais, muito mais do que um jogador de uma posição só. Era uma mais valia. Era um tractor. Desempenhava qualquer posição do miolo do meio campo. Eu lembro-me bem que ele era eleito o melhor jogador em campo em quase todos os jogos. Transportava o jogo para a frente, corria durante 90 minutos, tabelava, subia, rematava, fintava, cabeceava. marcava golos! Quem me dera a mim ter um jogador deste calibre no Porto de 2011/12! Meu Deus!!!

Temos melhor. O Guarín é superior.

Vamos acompanhar as carreiras e palmarés do Fernando e do Guarín e comparar aos do Emerson, que depois de ter saído das Antas andou a saltar de clube em clube, só ganhou mais uma tacita, não evoluiu, não fez nada que se saliente. Teve o alto da carreira aos 25 anos no Porto e depois desapareceu do mapa futebolisticamente falando.

F

Flems

Guest
> illusion Comentou:

> > mmmkk Comentou:

> Emerson (começando por Emerson), era um jogador que teve o seu tempo, o seu espaço. E no Porto era mais, muito mais do que um jogador de uma posição só. Era uma mais valia. Era um tractor. Desempenhava qualquer posição do miolo do meio campo. Eu lembro-me bem que ele era eleito o melhor jogador em campo em quase todos os jogos. Transportava o jogo para a frente, corria durante 90 minutos, tabelava, subia, rematava, fintava, cabeceava. marcava golos! Quem me dera a mim ter um jogador deste calibre no Porto de 2011/12! Meu Deus!!!

Temos melhor. O Guarín é superior.

Vamos acompanhar as carreiras e palmarés do Fernando e do Guarín e comparar aos do Emerson, que depois de ter saído das Antas andou a saltar de clube em clube, só ganhou mais uma tacita, não evoluiu, não fez nada de salientar. Teve o alto da carreira aos 25 anos no Porto e depois desapareceu do mapa futebolisticamente falando.

O Porto nessa altura não exportava jogadores como hoje. O mercado era bem diferente.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,563
27,794
Gaia
Temos que ter calma. Bons posts do Dr. gero, mmmkk

Fizeram me lembrar jogos e épocas bonitas.O Costinha em Alvalade e em Old Trafford, era um jogador com um lastro incrivel. O Emerson era um todo terreno, um animal a lutar e a jogar e o Judas foi crucial para a sobrevivencia do Co (grande maluco) e se calhar por isso chegamos ao titulo.

Há pequenos pormenores que dizem tudo:
-se o fernando é o melhor trinco de sempre e da europa, porque é que o mercado anda tao ausente e desde que chegou só me lembro de uma proposta da fiorentina, mas baixa
-porque é que falam de DNA do fernando e desculpabilizam as suas falhas e em contrapartida esquecem e relativizam grandes jogadores do Porto remetendo-os para o futebol do paleloitico.

Pois eu acho que o Ferrnando nao tinha capacidade para tirar o lugar ao emerson se jogasse naquele Porto, nem teria lugar no porto de mourinho nem tirava lugar ao Judas se jogasse naquela equipa.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
O Guarín não tem o pulmão do Emerson nem sabe ser o tractor defensivo que Emerson sabia ser. Mas Guarín tem os seus pontos de vantagem. Sabe entregar melhor (uma evolução que me deixou de queixo caído este ano), arrisca mais o ataque.

I

illusion

Guest
Não tem a ver com o Porto, tem a ver com a qualidade dos jogadores. E isso é válido para agora como era para antigamente. Quando há muita qualidade, mesmo passando por alturas menos boas, ela acaba por vir ao de cima.

O Emerson mostrou imensa qualidade em 1 ano, ou vá lá 1 ano e meio de Porto, e alguma qualidade e potencial quando estava em Belém, a partir daí foi o que se viu...

F

Flems

Guest
O Emerson não teve um percurso tão \"ranhoso\" quanto dizes. O FC Porto só nos ultimos 10 anos é que começou a vender para os tubarões com alguma frequência.

Percurso do Emerson: Porto, Middlesbrough, Tenerife, Corunha, Atlético Madrid, Rangers, Vasco da Gama...e depois é sempre em queda...

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
> illusion Comentou:

> Não tem a ver com o Porto, tem a ver com a qualidade dos jogadores. E isso é válido para agora como era para antigamente. Quando há muita qualidade, mesmo passando por alturas menos boas, ela acaba por vir ao de cima.

O Emerson mostrou imensa qualidade em 1 ano, ou vá lá 1 ano e meio de Porto, e alguma qualidade e potencial quando estava em Belém, a partir daí foi o que se viu...

------

e o que é que se viu? E onde se viu? No Middlesbrough? O Porto vendeu-o! Por tuta e meia! Foi por 700 mil contos, ou lá o que foi! De borla! Quem é o Middlesbrough? Que estrutura tinham os gajos para sacar o potencial de um jogador deste calibre? nenhum! O Emerson perdeu-se num clube que não sabia o que era ter uma estrutura, como o Porto tem. Azar o dele! Depois por onde andou? Atlético, Corunha, clubes com nome mas abaixo de Reais madrids e Barcelonas. Mas eu creio que ele tinha todo o potencial para lá ter chegado. Foi vendido cedo demais, ao 1º que se chegou à frente, num tempo em que o Porto dava os 1ºs passos a deslumbrar-se a vender jogadores aos mercados ricos. E o 1º que veio foi o 1º que o levou. Pena... muita pena...

Por isso, essa base de comparação não serve. E quero bases de comparação de jogadores no MESMO clube. No Nosso clube.

K

kilkus

Guest
Deixando o meu apontamento:

O Fernando, no plantel actual, é um jogador indispensável. Não concebo um meio-campo do FCP sem um jogador com as características do Fernando.
Conseguiremos arranjar alguém melhor (ou igual)? Acredito que sim, mas não será fácil.

Acho desnecessário comparar o Fernando com trincos (e não só) passados. Só faltou mesmo comparar como Barroso.
Não considero o Fernando o melhor trinco de sempre, mas estará no top 5.

Acho que muitos de nós vive demasiado certas declarações ou atitudes de jogadores. Devemos entendê-las e contextualizadas o mais possível.
Não valorizei as declarações do Fernando e não achei a pouca exuberância nos festejos da Taça de Portugal algo de anormal. Cada um tem a sua maneira própria de viver os momentos positivos e negativos, e ninguém vive dois momentos da mesma forma.

Por fim... saindo o Fernando ou qualquer outro, cá estaremos na mesma a vencer.

grandeporto

Tribuna Presidencial
25 Agosto 2006
33,563
27,794
Gaia
Já que chamaram hoje a varios ex-jogadores do Porto de mercenarios porque foram à vida e á vidinha deles, digam lá quem foi o ultimo jogador do Porto que fez toda a carreira com a camisola azul e branca desde a formaçao até aos veteranos e andou com a nossa camisola cerca de 20 anos ao peito.

Nesse trinco ninguem falou. Nao era mercenario.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
Ó GrandePorto, decerto que não falas do Chainho, que esse só não fez carreira no clube porque nos trocou pelo Barcelona!

F

Flems

Guest
> Frederico Comentou:

> Middlesbrough tinha acabado de subir quando Emerson assinou, a mudança para o Depor Que era só o campeão espanhol, antes teve uma aventura de 2 épocas no Tenerife na segunda divisão onde teve como treinador o Jaime Pacheco espanhol o Sr. Benitez.

Segue-se a aventura na segunda divisão espanhola ao serviço do atlético de Madrid, daqui partiu parai ar incerto o lhe perdi o rasto.

Outros tempos mesmo assim, teve uma carreira bem jeitosa.

De referir que ao serviço do Middlesbrough disputou 2 finais internas. Corrijam-me se estiver errado.