Emerson (começando por Emerson), era um jogador que teve o seu tempo, o seu espaço. E no Porto era mais, muito mais do que um jogador de uma posição só. Era uma mais valia. Era um tractor. Desempenhava qualquer posição do miolo do meio campo. Eu lembro-me bem que ele era eleito o melhor jogador em campo em quase todos os jogos. Transportava o jogo para a frente, corria durante 90 minutos, tabelava, subia, rematava, fintava, cabeceava. marcava golos! Quem me dera a mim ter um jogador deste calibre no Porto de 2011/12! Meu Deus!!!
Falamos de Emerson a 6 porque foi aí que começou. E daí evoluiu para outras posições do terreno. Ainda me lembro, o Belenenses tinha subido após 10 anos na 2ª (falo de memória, posso estar enganado pontualmente) e joga na 1ª jornada com o Porto. Ficou 0-0, sobressaiu um puto cheio de força e vigor, de cabelo carapinha curto. No ano seguinte estava no Porto! Que jogador!
Isto, do Emerson. O PULMÃO. O eleito melhor jogador em campo em quase todo os jogos. O eleito melhor jogador do campeonato em prol dessas distinções semanais. Só não me recordo se ele venceu esse prémio duas vezes seguidas, mas creio que sim.
Quanto à tua 2ª pergunta, não me compete a mim. Eu sei o que quero para a posição. Um \"Assunção\" encher-me-ia as medidas.
E quanto a Assunção tenho uma coisa a dizer: Li aqui alguém dizer que o Co Adriaanse uma vez disse que se o Assunção tivesse mais 10 cms, jogaria num \"Milan\", seria um \"Desailly\". É verdade que o disse e eu concordo com essa consideração. Mas o que eu não perdoo ao Adriaanse, é que só FORÇADO e a FERROS é que o meteu a jogar, quando andava a filosofar em esquemas completamente lunáticos sem trinco, que nos causou muitos dissabores, antes de ter quebrado a teimosia e ter posto o Porto a jogar com um trinco, com o Assunção, quase pedido a GRITOS! Por ele, e apesar de depois ter dito o que disse de Assunção, por ele, se ele pudesse, if he could have got away with it, ele jamais poria um trinco na equipa. Foi FORÇADO pela crítica a vergar a teimosia e a provar a si mesmo que estava ERRADO.
Voltando à conversa, reforço: não me compete a mim apontar. Isso é tarefa de outros. Mas sei o que quero, as características que quero. E Villas Boas também. E acima de Villas Boas, o Porto sabe bem o que quer.