Fernando

M

Marco Sousa

Guest
Muito bem Mokiev, partindo desse pressuposto, saindo o Fernando quem desempenhará (no actual plantel) o papel de Fernando com essa acutilância mais ofensiva?

Ou será que temos que ir buscar 1 jogador para essa função?

Será mesmo que o André quer o 6 mais dinâmico? Quem o disse?

Vejo vocês todos na combersa mas com este aspecto que acho tão importante... népias.
 
M

Mokiev

Guest
> Azul 77 Comentou:

> O Emersson, do ponto de vista táctico, era bastante indisciplinado. Era limitado em quase tudo e podia ter passado ao lado, só não passou pq era um jogador q jogava muito com o pulmão, deixava tudo em campo e, de facto, era um poço de energia e isso \" abafava\" muito as grandes limitações que ele tinha a nivel táctico/técnico.

-------

Ao nível técnico e considerando técnico como posse de bola, passe curto, finta e domínio de bola era excelente, nada tinha de limitado...

Não esqueci o passe longo, aí sim era limitado mas é comum ao Brasileiro isso, tirando Falcão e Zico claro, a escola deles não puxa a isso,..

Já agora Emerson esteve para fazer parte das escolhas portuguesas para o mundial de 89 que tem boa memória...

Já agora e por falar em trincos de excelência nesse Mundial Paulo Sousa joga o primeiro jogo a médio direito, sendo que o trinco foi Xavier e Nao calça mais, alias nem o Xavier, sendo o lugar ocupado depois pelo moço do Leixoes, mais tarde Erickson pela leitura de jogo do Sousa, pela saída de bola faz dele um...6.
 
M

Mokiev

Guest
> Marco Sousa Comentou:

> Muito bem Mokiev, partindo desse pressuposto, saindo o Fernando quem desempenhará (no actual plantel) o papel de Fernando com essa acutilância mais ofensiva?

Ou será que temos que ir buscar 1 jogador para essa função?

Será mesmo que o André quer o 6 mais dinâmico? Quem o disse?

Vejo vocês todos na combersa mas com este aspecto que acho tão importante... népias.

-------

Eu espetava um alfinete no cu do Prediguer a ver se dava nervo ao gajo ou garra ou espirito de sacrifício e tinha o jogador.

Veio como perro mas saiu caniche, cruzando-o com m pincher Tava ai o jogador com tudo para o lugar...
Pena a falta de garra, vontade e dinâmica....
 

PaulHewson

Bancada lateral
19 Maio 2008
872
12
O avb quer um \"6\" que não tenha tendência de jogar sempre para trás. Um \"6\" que tenha capacidade de olhar para a frente, constuir jogo e progredir com bola se necessário.

Atenção que isto não é critica ao obama. Aliás, este ano vi-o com este espirito variadissimas vezes e tem essa capacidade e pode progredir ainda mais.

Este ano se nao for o obama um dos titulares a unica certeza que tenho é que será alguem com grd capacidade tb e para progredir.
 
A

Azul 77

Guest
> Drago Comentou:

> Deve-se ter enganado. Colocou-o meia época à frente do Fernando e do Moutinho...

______________________________________________


Sem o polvo na equipa. É desse cenário q eu falo. Fizemos grandes jogos com ele a 6.
 
M

Marco Sousa

Guest
> Drago Comentou:

> Deve-se ter enganado. Colocou-o meia época à frente do Fernando e do Moutinho...

--------

Ora aí está!! Será o Moutinho a descair?
 
M

Mokiev

Guest
Estou curioso em saber se é verdade o que o Prediguer falou sobre a pre-época. Se for não é preciso dizer mais nada tá tudo dito e decifrado.

Trinco 6/8, na linha de um Pirlo, Paulo Sousa e por aí fora, com a muleta Moutinho mais Lucho seria o futebol total com horizontes para o sonho...

Guarin não me parece o jogador mas já Souza sim, até porque baixar Guarin era perder mto dele enquanto acrescento para a equipa.

Eu continuo a dizer, espetava um alfinete no cu do Prediguer a ver de enervava o gajo e Tava ali o jogador, tem tudo menos o nervo e a dinâmica ou ritmo europeu.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
A) O que eu acredito:

1 - Que o Fernando possa sair esta época.
2 - Que o AVB seja um técnico ousado e determinado


B) O que eu não acredito de todo:

1 - Que sai o Fernando e o Rolando
2 - Que as caracteristicas do trinco AVB sejam diferentes das do Fernando.

2.1 - Aqui ou se põe mais peso no que vem escrito nos jornais ou forum (nunca pela boca do AVB) ou se analisa a carreira de ano e meio de AVB. Na Académica e no Porto vejo Nuno Coelho e Fernando como imprescindiveis e vejo que tinha nos planteis outro tipo de trincos mais romanticos, mais posse, mais toque.... No ano e meio de carreira de SUCESSO ABSOLUTO ele não foi por aí porque não quis ir.

Agora porque se fala que o Fernando sai (e pode sair) usa-se este argumento para o justificar.

Pago para ver. O Fernando sai e vamos ver daqui a um ano quem lá jogou e que caracteristicas tinha.

C) O que eu tenho medo que venha a ocorrer:

1 - Que o AVB seja \"louco\" no sentido que o Velasquez o coloca. Em principio não acreditaria mas a parte final da temporada com aquela defesa subidissima da eliminatória de Villareal tirou-me os 100% de certeza.

2 - Que o AVB ignore a marca PORTO como muito bem afirma o Velasquez. O Porto tem uma marca, como tem o Barça, como tem o Manchester, como têm todos os grandes clubes que ganham provas importantes na Europa.

A Marca Porto diz-me que quando fomos grandes tivemos sempre grandes jogadores tacticos, brilhantes sem posse.
Mais Moutinhos e menos Micaeis, mais Fernandos e menos Guarins. E que nunca reformulamos planteis pondo-os na 1ª linha da grelha.

Se o AVB abafar essa identidade histórica e colectiva do clube, do PORTO, para optar por um experimentalismodo seu Modelo, do seu desafio pessoal estamos mal.

Eu acho o AVB um treinador de elite, com inteligência, genuina humildade e bom-senso que o podem colocar acima da elite.
Ou prevalece o bom-sendo e a genuina humildade que eu acredito a 95% que existe ou aqueles toques de desafio pessoal, de \"loucura\" e de experimentalismo demasiado ousado que eu receio que possam ganhar terreno.

Vi \"loucura\" e experimentalismo ousado na eliminatória com o Villareal. Ganhamos mas fiquei de pé atrás.
Em todo o resto da época vi aquilo que o caracteriza como de elite e o diferencia dos companheiros da elite.
Ele é tactico q.b porque percebe que o tactico é uma parte do sucessso. Importante mas não crucial. Não faz sentido que abandone o QB e descontextualize depois duma época de ouro o modelo de jogo com a História do clube.

NÃO FAZ SENTIDO. Se for por aí digo-lhes sem problemas o que penso. Vai mal e vamos sofrer.
 
M

Marco Sousa

Guest
LOL

Que vamos sofrer isso é certinho, ou não fossemos nós \"doentes\" pelo nosso Porto. Mas sim, acredito que sem o Fernando a varrer o miolo vamos sofrer sim senhor.
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,957
2,390
Lisboa, 1979
Nisto o DrGero tem razão.

Na Académica, não abdicava de um 6 táctico. Ou era o Coelho ou o Paulo Sérgio. À frente destes é que colocava o Cris, Tiero e D. Gomes (dois de três). Até me lembro de um jogo em que não tinha nem o coelho nem o P. Sérgio, em que \"adaptou o Cris à posição.


Chega ao FC Porto, começa a história do 6...e até chegou a ser colocada a hipótese da saída do Fernando. Foi titularíssimo.

Nova época, eis que estamos no mesmo ponto.



Por fim, se voltam a colocar o Guarín a 6, volto a não gostar dele. ;)
 
M

Mokiev

Guest
Gero a nossa historia não é feita de Fernandos mas de Andres ou Rodolfos, os Fernandos ou os Judas sao coisa recente calma...,
Andre não era fixo, Rodolfo idem e por aí fora, alias é difícil encontrar na historia um jogador de um dois toques e passar.... Esse não era o conceito de Pedroto. O famoso carrocel à Porto Gero em que a bola circula por todos...

E a concepção de que o trinco de AVB quer é um misto 6/8 que saia a jogar não é invenção, é o próprio quem em tempos escreveu pela pena dele nos seus apontamentos, esta la tudo...
 
M

Marco Sousa

Guest
Agora tocaste num ponto fulcral Mokiev, onde estão esses apontamentos do André para tirarmos esta históra da posição 6 a limpo de uma vez por todas?
 

Drago

Tribuna Presidencial
21 Julho 2006
11,957
2,390
Lisboa, 1979
O que o AVB pede é que o 6 não seja um jogador amarrado.


Não tem que colocar a bola nos pés do 8. Se tiver a oportunidade que seja ele a iniciar a transição.

Não tem que estar 90 mins a ocupar a posição. Se poder desequilibrar, que suba e que a equipa o compense.

Não pode ser um jogador de posse. Pelo contrário, deve participar na mesma se for oportuno.


Liberdade de jogo com rigor táctico. E não castração de jogo por imposição táctica.
 
M

Mokiev

Guest
Ora bem googlando encontra-se, eu estou no tlm mas logo se entretanto ninguém aqui puser eu ponho. Esta la tudo, posição por posição conceitos que ele quer e defende.

Posição 6 leiam é claro como a agua.
 
M

Mokiev

Guest
> Drago Comentou:

> O que o AVB pede é que o 6 não seja um jogador amarrado.


Não tem que colocar a bola nos pés do 8. Se tiver a oportunidade que seja ele a iniciar a transição.

Não tem que estar 90 mins a ocupar a posição. Se poder desequilibrar, que suba e que a equipa o compense.

Não pode ser um jogador de posse. Pelo contrário, deve participar na mesma se for oportuno.


Liberdade jogo com rigor táctico. E não castração de jogo por imposição táctica.

------

No fundo isso é o Porto Pedrotiano.
 

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,454
910
Porto, 1977
O Barcelona é um caso aparte. É um cometa.

O que põe o Barcelona neste nivel estratósferico são 2 aspectos que não a posse de bola.
Não sei qual dos dois tem mais peso. Estou certo que são os mais importantes.

1 - Messi

2 - Melhor equipa do mundo a fazer pressão alta aquando da perda. Os 5 segundos após perda de bola parecem um coador.
Já vi jogos deles só a olhar para isso. À espera da perda e maravilhado com o que se passava a seguir. Harmonia, bloco, pressão.

Não chega quase nada para o Busquets cortar. Morre tudo antes. Um trinco como o Fernando ou o Mascherano é menos necessário porque o fabuloso trabalho defensivo que é feito em bloco mas à frente mata quase tudo à nascença.

Se eu e tu jogassemos a centrais em vez do Pique e do Mascherano na final da Champions contra aquele Manchester o Barcelona ainda ganhava.


O que é que isto têm a ver com o Fernando? Tudo.
A Marca Porto não é a Marca Barcelona. Não é não vai ser e se a quiser superar não é copiando.
Aqui \"o\" Central e \"o\" Trinco\" vão ter sempre + peso no nosso sucesso colectivo do que no deles.
 
M

Marco Sousa

Guest
Isso que escreveste DrGero é uma grande verdade.

Gostava muito que me respondesses se achas que o Moutinho seria a chave para a saída do Fernando.