Fernando

L

Larry David

Guest
Se ele fosse melhor com a bola no pé, já cá não estaria provavelmente. Sendo assim, é com alguma naturalidade que aceito que o Sandro esteja à frente dele.

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
851
63
37
Larry David disse:
Se ele fosse melhor com a bola no pé, já cá não estaria provavelmente. Sendo assim, é com alguma naturalidade que aceito que o Sandro esteja à frente dele.
Nah, o Fernando é melhor que o Sandro em tudo, menos na capacidade técnica e no passe. Não chega para ser o titular numa selecção como a brasileira, apesar de jogar com duplo pivot.

Embora o Sandro me esteja a "converter".

P

porto1893

Guest
Sandro quê?

Desde quando é que esse rapaz é melhor que o Fernando?

Nem nos seus melhores sonhos.

L

Larry David

Guest
Eu não disse que o Sandro era melhor. Disse que aceitava que fosse escolhido à frente dele, a pensar na selecção Brasileira.

Mas se tivesse de dizer quem é melhor... isso dependeria da construção da equipa. O Sandro pelo que tem mostrado, é um grande stud. O Fernando é melhor no capitulo defensivo e recuperação de bola, mas não sei se bom o suficiente para sacrificar a qualidade que o Sandro oferece em passe, condução de bola, larga passada e integração no ataque.

Friamente, a cotação do Fernando é bastante afectada por momentos como o de ontem, quando falhou dois passes consecutivos e em geral, não é bom no plano ofensivo(lembro-me com o Rio Ave de um contra ataque perdido por causa disto). Por mim, poderia ficar no Porto mais uns anos, desde que mantenha este rendimento. Nem todos os jogadores podem ser vistos como alguém a vender por muitos milhões e neste caso parece que nunca será valorizado lá fora como é dentro de portas. Portanto, o restante meio campo que seja construido com jogadores que maximizem o facto de terem as 'costas protegidas'.

Onun

Bancada lateral
8 Março 2012
851
63
37
Larry David disse:
Eu não disse que o Sandro era melhor. Disse que aceitava que fosse escolhido à frente dele, a pensar na selecção Brasileira.
Eu sei, mas mesmo assim eu não concordo com o (nabo) do Mano. O Fernando é melhor que o Sandro naquilo que a selecção mais precisa, tendo uma equipa "tracção à frente".

Mas se tivesse de dizer quem é melhor... isso dependeria da construção da equipa. O Sandro pelo que tem mostrado, é um grande stud. O Fernando é melhor no capitulo defensivo e recuperação de bola, mas não sei se bom o suficiente para sacrificar a qualidade que o Sandro oferece em passe, condução de bola, larga passada e integração no ataque.
Partindo do sistema preferido do Brasil, duplo pivot, quem escolherias? Sandro + Rômulo? Ou Fernando + Rômulo?
Para mim a escolha é simples: Fernando.
Para conduzires a bola tens o Rômulo, que é bom nisso. Em princípio será sempre este o 2º voltante titular.
Idealmente o outro médio será alguém mais posicional, com melhor leitura de jogo e ocupação de espaços. Resta entre Sandro e Fernando.
Defensivamente eu prefiro, como já disse, o Fernando. Acho-o melhor, mais rápido, mais forte na ocupação de espaços, melhor a "varrer" aquela zona à frente da defesa. Perderiam capacidade de saída de bola e progressão com bola controlada? Sure, mas ganham tantas coisas mais.
O único contra é ser um duplo pivot, perdendo amplitude de movimentos, Fernando dá-se melhor jogando sozinho do que com alguém ao lado.

Friamente, a cotação do Fernando é bastante afectada por momentos como o de ontem, quando falhou dois passes consecutivos e em geral, não é bom no plano ofensivo(lembro-me com o Rio Ave de um contra ataque perdido por causa disto). Por mim, poderia ficar no Porto mais uns anos, desde que mantenha este rendimento. Nem todos os jogadores podem ser vistos como alguém a vender por muitos milhões e neste caso parece que nunca será valorizado lá fora como é dentro de portas. Portanto, o restante meio campo que seja construido com jogadores que maximizem o facto de terem as 'costas protegidas'.
De acordo.
Fernando jamais será avaliado pelo mercado no valor real dele em campo.
Para mim ficaria cá a carreira toda, mas ele, compreensivelmente, não quer. Dificilmente verá a ser tão valorizado como é no FC Porto.

esteiro

Bancada central
17 Março 2012
2,352
382
Gostei de ver o fernando a fazer recepções orientadas no meio campo, mais calma a passar. acho que isto ajude a que o moutinho não venha tanto atrás, apesar de achar que o moutinho até nem se importa.

B

borovice

Guest
Pareceu desconcentrado, complicativo e nervoso... Enfim, teve um dia mau... Acontece...

O Bicho

Bancada lateral
10 Março 2012
585
32
Do ponto de vista meramente técnico, principalemente na 1ª parte, concordo que parecia um pouco perdido. Mas caramba, com mais ou menos erros, mostrou vontade, arreganho e foi contagiante a sua postura. Nem sempre da melhorforma, é certo, mas é essa atitude que tem que prevalecer, sempre! Tantas são as vezes que se acusa os jogadores de facilitarem.

Dragão_Aveiro

Bancada central
12 Abril 2012
2,238
0
35
Aveiro
Estive a rever ontem á noite a primeira parte que fizémos contra o PSG e o Fernando foi um MONSTRO! Uma pessoa ás vezes em directo não nota tanto a importância dele, mas este jogador é daqueles que decide jogos! Espero que fique no Porto durante muitos anos!