Fernando

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,232
61
Porto
ó sirmister, foste tu que me disseste acerca do pormenor do AVB e do tipo de jogo que ele idealiza para os seus \"6\". A ver vamos a evolução.
 
C

carlos12345

Guest
Trinco com dinâmica ofensiva

Villas-Boas tem uma visão muito particular sobre o papel do \"pivô defensivo\" ou \"trinco\" Para o novo técnico do FC Porto, é fundamental conseguir tirar o \"defensivo\" ao pivô, atribuindo-lhe maiores responsabilidades ofensivas. \"Um dos dilemas com que se deparam os treinadores que jogam com pivôs defensivos é a liberdade concedida a esse jogador em posse de bola. O ideal será que ele jogue vertical e horizontalmente, que não só divida o jogo de um lado para o outro do campo, mas que tenha a dinâmica para penetrar ou a visão para encontrar o passe de penetração. Depois, em organização defensiva, tem de ser capaz de cobrir os outros dois médios, compensar um lateral subido e ditar momentos de pressão em transição defensiva. O que se pretende é atribuir-lhe mais liberdade de penetração e torná-lo mentalmente mais agressivo. Para isso é preciso mexer na organização defensiva da equipa e criar mecanismos de compensação, é preciso ter coragem, assumir riscos e ser mais ofensivo\". Fernando fica avisado.

o jogo
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,357
40,162
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
> mmmkk Comentou:

> ó sirmister, foste tu que me disseste acerca do pormenor do AVB e do tipo de jogo que ele idealiza para os seus \"6\". A ver vamos a evolução.
---------------------------------

pois fui, e olha nem de proposito o comentario que aparece no ojogo de hoje sobre isso que o carlos colocou.

O que estava a dizer é que nem todos os treinadores pensão da mesma maneira sobre o que o jogador deve fazer, e o jogador deve fazer o que lhe é pedido.
 

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,232
61
Porto
Por isso mesmo é que, e mais uma vez palavras tuas, vamos ter este ano \"a prova dos 9\" ;)
 

sirmister

Tribuna Presidencial
21 Março 2008
68,357
40,162
Conquistas
2
  • Março/22
  • Abril/19
mas as minhas palavras foram vais ter a prova dos 9 e não vamos

eu acho que ele não vai ter problemas ;)
 

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,232
61
Porto
Oxalá que não, caro amigo :) Eu cá, não sou de ódios de estimação. Quero é que eles evoluam. Ou isso, ou replacement. Effective immediately. A bem do clube.
 

canadian dragao

Tribuna Presidencial
12 Fevereiro 2007
13,922
6,235
Toronto
nisto os dois lados tem alguma razao mas para mim a realidade e esta com fernando em campo faz com que os o outros medios percam algum medo que possam ter e chegar la a frente para criar perigo porque sabem que tem uma polvo por tras a cobrir-lhes as costas ;

tem defeitos ,sim mas o que ele faz ,FAZ muito bem e isso e o que importa.cobre muito terreno ,e veloz,recupera muitas bolas e da uma seguranca defensiva a equipa que faz com que o nosso ataque particularmente os restantes do meio campo possam libertar-se um pouco mais do que seria caso fosse outro jogador a jogar nas suas costas.
 

miguel

Tribuna Presidencial
1 Agosto 2006
30,937
10,964
Espero ver essa caracteristica de dinâmica a ser despoletada em Fernando. O Fernando é um jogador que se adapta bem ao que lhe pedem.
 
M

Mokiev

Guest
Trinco com dinamica ofensiva, bom toque de bola e seguro no passe por acaso estou a lembrar-me de um....Prediguer.
 

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
O Fernando não tem grandes características para jogar mais ofensivamente, mas vamos lá ver o que muda. Eu acho-o importantíssimo mesmo por saber ficar cá atrás a resolver as perdas de bola dos colegas.

Penso que neste aspecto nada vai mudar muito.
 

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
> Mokiev Comentou:

> Trinco com dinamica ofensiva, bom toque de bola e seguro no passe por acaso estou a lembrar-me de um....Prediguer.

______________________________________

Eu por acaso lembro-me de outro também... Pelé
 
D

Diogo Loureiro

Guest
O pelé é mais numero 8 que 6. Espero que o AVB veja isso.

Os melhores anos da carreira do pelé não foram a jogar a 6.

O pelé gosta de atacar. Gosta de construir.

Vejo ali mais um meireles que um fernando
 

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Mas não sei se Pele fica para o meio-campo, o Castro se calhar fica mais rapidamente.

A trinco é que pode ter uma vaga, como trinco mais ofensivo, mesmo como o AVB quererá para alguns dos jogos.
 
D

Diogo Loureiro

Guest
Espero sinceramente que o Pelé fique.

Já aqui disse várias vezes que é um dos meus jogadores preferidos ligados ao FC Porto.

Seria uma desilusão ENORME para mim se ele não se afirmar com o AVB
 
F

FCP_Fanatic

Guest
Aqui a questão não é a qualidade do Pelé ou a falta dele, é sim a vontade dele, porque começando a ficar de fora, desliga-se do resto...
Vamos ver o que sucederá...
 
D

Diogo Loureiro

Guest
Sim claro. Eu gosto muito dele, mas se começar com os disparates, boa viagem
 
M

Mokiev

Guest
No perfil de trincos seguros que gostem de sair a jogar e ter bola o Prediguer basicamente e até mesmo o Péle parecem-me encaixar como uma luva.
 

Deco 20

Bancada central
29 Maio 2007
2,093
81
43
Barcelos
Um novo polvo

No centro da mudança de treinador que o FC Porto operou neste final de época estará o médio-defensivo Fernando. As diferenças de conceito entre Jesualdo Ferreira e Villas-Boas são mais substanciais numas áreas do que noutras, mas talvez nenhuma função no campo seja tão notoriamente atingida pela metamorfose como a do brasileiro, forçado a passar depressa de varredor a médio completo, tão parecido quanto possível com os parceiros de meio-campo. A novidade, e uma das curiosidades da nova temporada, é que o novo treinador acredita plenamente que o \"polvo\" é rapaz para trocar melhor a bola e até começar a romper pelo ataque adentro. No jargão dos manuais e da TV, diz-se comer linhas.

Villas-Boas não pediu a contratação de um substituto para o brasileiro. Em princípio, o FC Porto contratará sempre um jogador para a posição, por não haver nenhum nos quadros que dê a confiança necessária, muito menos dentro do novo modelo, mas o número 1 é Fernando, basicamente por já reunir uma boa dose das características consideradas essenciais para o lugar e por lhe ser reconhecido, pelo novo técnico, potencial para jogar de outra forma.

Bem mais adepto da posse de bola do que Jesualdo Ferreira, Villas-Boas pretende um meio-campo mais dinâmico, de posições até certo ponto intermutáveis, que vá compensando as subidas de um com as descidas de outro, que se aproxime do ataque e saiba trocar a bola. Nada que, como se pode ler nas páginas seguintes, seja estranho aos próprios princípios do clube desde há mais de uma década.

Outra das convicções do treinador é que a alteração dos hábitos de treino será suficiente. Fernando joga exactamente como Jesualdo Ferreira lhe pedia que jogasse, em contenção, numa zona bem delimitada e sem passaporte para arriscar mais do que uns metros nas áreas proibidas - condições essenciais na função de cobertura, cem por cento posicional, que ocupava no modelo anterior.

Independentemente do que vier a suceder na fase larvar do novo Fernando, o trinco que o FC Porto contratar será um jogador dentro destes parâmetros.

Fernando chegou ao FC Porto aos 19 anos, já internacional sub-20 pelo Brasil, embora ainda na vigência de uma suspensão de um ano por agressão a um árbitro durante o apuramento para o Mundial do Canadá. Chegado de Vila Nova de Goiás directamente para a pré-temporada com Jesualdo, começou por jogar mais vezes a lateral-direito do que na sua posição de origem - na altura, colocada fora do alcance pela presença de Paulo Assunção - e seguiu depois, por empréstimo, para o Estrela da Amadora, onde facilmente blindou o lugar no onze. De regresso ao FC Porto, só depois de chumbada uma primeira experiência com Guarín pôde pegar no leme. Agora terá de aprender a pegar-lhe de outra maneira.

http://www.ojogo.pt/26-158/artigo868842.asp