Fernando

teach

Tribuna Presidencial
17 Junho 2007
7,033
948
Conquistas
1
Gondomar, 1975
  • Abril/21
Pois eu acho que se calhar o Fernando ainda vai cá estar quando for a pré-época...ou pelo menos que não vai para onde lhe está a apetecer ir...

otilious

Tribuna Presidencial
Staff
21 Março 2007
127,489
58,512
Conquistas
7
Horta
  • Alfredo Quintana
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
  • Supertaça 19/20
Desde o seu regresso após empréstimo ao Estrela, sempre achei um Fernando um jogador para entrar no onze do FC Porto e assim tanto com o professor Jesualdo, como para o Villas-Boas, o Fernando indiscutível no onze, na qual grande parte dos jogos que realizou esteve tremendo, sendo um pêndulo na zona intermédia da equipa.

Fiquei desiludido com as suas declarações. Aliás, qualquer jogador tem o direito de querer sair e o problema não está aí. Mas...guardem para si ou então dirigem-se ao clube. Publicamente é que não!!!

Kilmer

Tribuna Presidencial
2 Abril 2008
9,035
21
42
Barcelos
> otilious Comentou:

Fiquei desiludido com as suas declarações. Aliás, qualquer jogador tem o direito de querer sair e o problema não está aí. Mas...guardem para si ou então dirigem-se ao clube. Publicamente é que não!!!

Pois, infelizmente o Fernando neste aspecto não esteve nada bem...

E eu que adorava o low profile do Nando... Quando abriu a boca saiu asneira...

L

luis casals

Guest
o fernando portou-se muito mal e está a ser mal aconselhado ,é um jogador que defensivamente é fabuloso mas ofensivamente é fraquinho,,espero que tenha consideração pelo clube e se pagarem bem pode ir embora pois eu acho que o sousa está preparado para ocupar o lugar dele este defensivamente não é tão bom mas ofensivamente é muito bom.....

nunofcp

Bancada central
10 Novembro 2010
2,496
414
Penafiel, 1991
Defensivamente, parece que está tudo de acordo em relação á sua qualidade. Ofensivamente, é que já não é o mesmo e há muita discussão. Mas eu pergunto. Qual o papel principal de um trinco no nosso sistema de jogo? Estancar a defesa, dar consistência atrás e equilibrar a equipa, ou construir jogo e marcar golos? É que por vezes até fico confuso, se o Fernando é um 8/10 ou um 6.

O Fernando é top na sua principal função. Não será perfeito no resto, mas na sua função anda lá perto. Para construir jogo estão lá outros, os chamados 8/10.

M

Michael Knight

Guest
> nunofcp Comentou:

> Defensivamente, parece que está tudo de acordo em relação á sua qualidade. Ofensivamente, é que já não é o mesmo e há muita discussão. Mas eu pergunto. Qual o papel principal de um trinco no nosso sistema de jogo? Estancar a defesa, dar consistência atrás e equilibrar a equipa, ou construir jogo e marcar golos? É que por vezes até fico confuso, se o Fernando é um 8/10 ou um 6.

O Fernando é top na sua principal função. Não será perfeito no resto, mas na sua função anda lá perto. Para construir jogo estão lá outros, os chamados 8/10.

---------------------------

Incrível o tempo que se perde a discutir se ele é bom ou mau ofensivamente. Honestamente, acho que não compromete ofensivamente. Ele compromete quando isola adversários ou faz passes à Secretário.
E isso é INEGÁVEL.

L

LuisC

Guest
Fernando é um excelente jogador, um excelente trinco, com imensa qualidade.
Acredito que possa ainda crescer.
Sempre gostei dele, da estabilidade, do equilibrio que proporciona.
Cresceu muito, sim é certo - deve-o ao FC Porto claro e ao seu empenho, humildade e vontade de crescer.

Se algumas palavras me cairam mal, sim.
Se devia ou podia ter outra postura aqui ou ali, sim (relativo apenas a uns dias atras)

Se sair, se o Porto vai ser capaz de o substituir bem, com distinção. Sim, com a estrutura, com excelentes jogadores que tem ao lado. Com AVB sobretudo. Será o que ele escolher dadas as circunstancias do Clube.

Penso, no entanto, que a sair devemos adquirir dois.
Ou melhor teremos que ter dois à altura.
Fernando e outro (Castro por exemplo, adoro este rapaz a jogar a bola)
Souza se AVB achar aplicavel e outro.
Mas dois. Porque fiquei com a ideia que não teve um substituto capaz de ameaçar o lugar.

Queria um Beto para ajudar o Helton.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
Obviamente, caro Michael Knight! A crítica ao Fernando, muito, mas muito mais do que se basear acerca dele não saber subir com a bola (que é uma função que tem a sua importância, mas SECUNDÁRIA para um jogador da sua posição), a crítica incide sim nos constantes erros DEFENSIVOS que ele comete! As perdas de bola! Os passes entregues ao adversário!

Esses aspectos parece que são olvidados, que são perdoados, porque de facto por muitas vezes nada de mal acontece, porque estamos a jogar contra Navais e Portimonenses. Mas eu quero SABER o que acontece se alguns desses erros derem em golos de Mossorós nas finais das UEFAS, ou na Champions contra equipas que têm jogadores que não perdoam nem vão perdoar!

I

illusion

Guest
mmmkk, o Fernando tem 16 jogos feitos na Champions, e que me lembre em nenhum deles teve um desses erros defensivos que dizes. Curiosamente até teve mais assistências para golos do que esses erros crassos. Boa parte desses jogos foi contra equipas de primeira linha europeia, e em alguns deles foi mesmo o nosso melhor jogador. O video que já coloquei aqui alguns vezes é exemplo claro disso, onde ele tem lances absolutamente fantásticos. No entanto queres continuar a fazer passar essa ideia errada, que precisamos de outro 6 para sermos melhor na Champions, por mais que te mostrem o contrário...

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
Ó Illusion, também não me recordo quais são os jogos específicos onde Fernando tem dado abébias, mas num conjunto das suas performances que me têm ficado na memória, é um facto que o Fernando tem um histórico de exibições de altos e baixos. Não é constante. Se por acaso não deu um erro desses que estamos a falar em nenhum jogo da Champions, ainda bem! Mas sendo ele um jogador que comete esse tipo de falhas, está sempre sujeito a fazê-las! Não tem calhado fazê-las na Champions, óptimo! Mas até quando?

Sabes um exercício interessante para se fazer às prestações do Fernando, para corroborarmos que ele é de facto um jogador insconstante nas suas exibições? Basta ires ler, neste mesmo tópico, desde a página 1 e acompanhares a evolução dos comentários. Muitos comentários foram feitos logo a seguir aos jogos do Porto, ao longo de dois anos e meio, e por aí podes tomar o pulso quanto à exibição do Fernando em dado jogo.

E quando tu tiveres o tempo para fazeres esse exercício, vais reparar que é exactamente como eu te digo: altos e baixos, altos e baixos, altos e baixos!

Por isso ontem estavamos a falar de um gajo da qualidade do Assunção, que fazia da REGULARIDADE e simplicidade de processos, a sua força!

Dá-te ao trabalho, Illusion, lê o histórico neste tópico do Fernando!

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
fui ver o meu primeiro comentário neste tópico, à performance de Fernando:

-----------------------------------------------

#166 08-04-2009 00:56:36

mmmkk
Tribuna
De: Porto
Registado: 23-02-2007

\"O Fernando ainda está em crescimento. Há dias em que faz jogos conseguidos, como o de hoje. E não é fácil fazer um brilharete em casa do campeão europeu e mundial em título! Mas ainda não atingiu a consistência que todos queremos. Há jogos em que falha muito no passe e em que dá espaços.

Quando ele atingir uma regularidade, como o Assunção tinha, será um grande jogador. Jogar simples, preencher os espaços, limpar fácil, passar bem.\"

------------------------------------------

Um comentário com mais de dois anos. Lá está. De lá até cá, não evoluiu nos erros que lhe apontam.

I

illusion

Guest
Não preciso de ir ver o histórico, o que dizes para o Fernando é válido para praticamente todos os jogadores. O Falcao ia ser um 2º Farias, o Hulk era um absurdo porque era um dinheirão e vinha do Japão, o Guarín então deve ter um histórico fabuloso! Mas são situações normais, ninguém acerta sempre, e ao darem-se opiniões corre-se esse risco.

O Fernando quer queiras quer não hoje em dia está no top dos trincos a jogar na Europa, e se assim não o fosse não tinha os interessados que tem. Erros todos dão, a ti ficam-te mais na mente os dele. Vê por exemplo a quantidade desse tipo de erros que o Guarín deu apenas numa época e depois falamos...

Desculpa mas as tuas intervenções já roçam a perseguição ao jogador, o Judas Assunção nunca teve exibições ao nível do Fernando e nunca foi globalmente tão completo como o Fernando, e atenção que ele tem ainda 23 anos e ainda mais para evoluir, já o Assunção jogou por nós na melhor idade, entre os 25 e 28 anos.

M

Michael Knight

Guest
Eu não consigo perceber as pessoas que não entendem isto. Erros que não resultam em golo não deixam de ser erros e têm que ser combatidos. Deixar andar é mentalidade vermelha e verde.

A

Azul 77

Guest
Não sei como se pode falar em \" preencher espaços\" sem ver um único jogo ao vivo. Eu pelo menos não consigo ter essa percepção quando vejo os jogos na TV.

Mas no estádio, posso dizer que o Fernando é muito bom a \"preencher espaços\" e no jogo sem bola.

M

Michael Knight

Guest
O Fernando é fenomenal como trinco. E muito sinceramente, na vertente ofensiva não destoa. Costuma progredir bem com a bola e solta-la no momento certo. Não é um primor técnico nem um primor do passe comprido, mas não está lá para isso.
O único problema são os erros já apontados que podem acontecer a qualquer altura em qualquer parte e que não apresentam melhorias, ao longo destes anos.

I

illusion

Guest
> Michael Knight Comentou:

> Eu não consigo perceber as pessoas que não entendem isto. Erros que não resultam em golo não deixam de ser erros e têm que ser combatidos. Deixar andar é mentalidade vermelha e verde.

Mas combater os erros é dizer mal dos jogadores?! Isso sim é mentalidade vermelha.

Meia dúzia de erros em 3 anos fazem um jogador ser mau? Deixa de ser um dos melhores 6 a jogar na Europa por isso?

Quantos e quantos jogadores já não tiveram erros idênticos, mesmo esta época. Vamos combater isso como? Apontando os erros em público e desapreciando o jogador?

Quem combate os erros para fazer com que eles não aconteçam tão frequentemente é a equipa técnica. A nós resta-nos apreciar o resultado final, como o desta época que ficará eternamente nas nossas memórias.

Mais do que qualquer jogador, sou fã é do PORTO, mas caramba, há necessidade de por nas lonas jogadores fulcrais do onze, ainda para mais no que para mim é a melhor época que vi do Porto.

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
> illusion Comentou:

> Não preciso de ir ver o histórico, o que dizes para o Fernando é válido para praticamente todos os jogadores. O Falcao ia ser um 2º Farias, o Hulk era um absurdo porque era um dinheirão e vinha do Japão, o Guarín então deve ter um histórico fabuloso! Mas são situações normais, ninguém acerta sempre, e ao darem-se opiniões corre-se esse risco.

O Fernando quer queiras quer não hoje em dia está no top dos trincos a jogar na Europa, e se assim não o fosse não tinha os interessados que tem. Erros todos dão, a ti ficam-te mais na mente os dele. Vê por exemplo a quantidade desse tipo de erros que o Guarín deu apenas numa época e depois falamos...

Desculpa mas as tuas intervenções já roçam a perseguição ao jogador, o Judas Assunção nunca teve exibições ao nível do Fernando e nunca foi globalmente tão completo como o Fernando, e atenção que ele tem ainda 23 anos e ainda mais para evoluir.

--------

Ó Illusion, primeiro, estamos a fazer comparações que não são comparáveis. Quando tu queres comparar o histórico às críticas às exibições do Fernando, o que é FACTUAL, ao que se disse acerca da vinda do Falcao e do Hulk, que era ESPECULAÇÃO e não resultante da análise factual do rendimento em campo desses jogadores, obviamente que não o poderás fazer!

Eu próprio lembro-me de ter torcido o nariz a um jogador como o Falcao (que não o conhecia), e baseando-me no que os foristas iam aqui dizendo dele, que era um jogador com as características do Farías. partindo do princípio que isso era verdade, partindo dessa base, confiando no que os colegas de fórum diziam acerca de um avançado com essas características, em lembro-me de ter dito que não precisávamos de um jogador com as mesmas características de um farías, mas sim de um avançado com as características do Lisandro, mais móvel.

Mas isso, foi no ANTES de todos o termos visto a jogar. E se queres fazer a comparação com o Hulk, o mesmo se aplica! As críticas (o seu preço) foram feitas ANTES de o terem visto jogar e a render, ou seja, as críticas não foram feitas consoante as suas PERFORMANCES.

Aqui, no caso do Fernando, o histórico da crítica destes dois anos e tal, são exclusivamente às prestações do Fernando em campo, e não baseadas em suposições. É FACTUAL. Vai ler! Ora faz um jogo bom, ora faz um jogo mau, ora faz um jogo jeitoso, ora faz um jogo assim assim, ora faz um jogo para esquecer!

Quanto ao Guarín, esse sim, foi muito sovado e soube impor-se. A crítica foi direccionada às suas performances, mas ele ptóprio tratou de crescer e evoluir. Evoluiu. Melhorou-se. E as pessoas começaram a notar. E começaram a mudar a opinião que tinham em relação a ele. E eu sou uma dessas pessoas. Comecei a credibilizá-lo a partir da 2/3 ou 3/3 do campeonato passado, quando de facto começou um processo de evolução fantástico. Antes disso, demorou o seu tempo a encontrar o seu espaço e o seu jogo. Mesmo o treinador na altura não o entendeu. Demorou também ele a entender onde rendia o Guarín.

Quanto à parte final, volto a dizer: eu não tenho nada contra o jogador. Não me interessa analisá-lo com base em gostos de personalidade ou coisa que o valha. A minha crítica a este e a qualquer outro jogador é sempre feita com base nas exibições de qualquer um. E as do Fernando, quanto a mim, estão aquém. E tenho as razões FACTUAIS para corroborar a minha opinião.
O que me interessa a mim, é que o jogador renda. O que me interessa a mim é que a máquina funcione. Seja o jogador chamado Fernando, Francisco ou Vitorino.

E eu acho que o Porto consegue arranjar melhor. Mais certinho, mais regular, mais completo.