Fernando

V

VM11

Guest
> Velasquez Comentou:

> VINTE E TRÊS ANOS e atenção: Titular no FC Porto aos 21, 22 e 23.

Quem dera ao António André, ao senhor Costinha, ou a qualquer outro.

Sim, provavelmente o melhor TRINCO de sempre do FC Porto...
----------------------------------------------
Sacrilégio Vela, o matraquilho foi o melhor médio defensivo que tivemos, aliás foi dos melhores jogadores que tivemos na nossa história, tu vê mas é a final de Viena e outros jogos da época, o Mestre André dava conta daquilo sozinho.
O homem defendia atacava, marcava, sempre com a cabeça no ar, o André esse sim valia 100 milhões hoje.
Fogo a memória dos homens é curta.

JC

Bancada lateral
5 Junho 2007
819
33
Matosinhos ,1964
Temos de reconhecer que o Fernando substitui P.Assunção com inegavel categoria, e tem vindo a transformar-se num 6 de \"alta rotatividade\".

Não é um jogador forte no passe e no aspecto ofensivo, mas é na realidade um \"trinco\" rapido e agressivo, no espaço defensivo.

Reconheço que temi quando se lesionou, que não tinhamos um substituto á altura, porque Sousa não tem a amplutude de movimentos de Fernando e Guarin na posição de 6 classico, que Jesualdo gostava, nas aparições que teve em anos anteriores deixou muito a desejar.

Contudo, esta epoca Guarin quando substitui Fernando, teve exibiçoes de grande categoria, não comprometendo no aspecto defensivo e sendo uma mais valia no aspecto ofensivo, porque \"roda\" melhor o jogo naquela posição, faz aberturas e remata de longe.

Claro que o ideal era ter Fernando e Guarin, mas não tendo, não me parece que tenhamos de arranjar alguem á pressa, como teremos se sair Falcao principalmente ou como teremos se sair Rolando embora em proporções menores neste caso ( Maicon dá algumas, eu disse algumas garantias )

Kilmer

Tribuna Presidencial
2 Abril 2008
9,035
21
42
Barcelos
Relembrando o passado temos tido jogadores impressionantes a jogar nesta posição...

Quem dera a muitos...

André, Paulinho, Emerson, Costinha, Fernando...

Diz muito do que é o nosso clube...

V

VM11

Guest
> Velasquez Comentou:

> Olha, a memória é muito mais funda que a tua. É que eu estava nas Antas quando o SENHOR andré veio para o FC Porto.

Cuidado, VM11, cuidado...

Olha, sabes que idade tinha e sabes porque veio?...

Cuidado...
--------------------------------
Mais sacrilégio então Vela fogo estou a falar contigo, comparares o André com o Fernando não dá para mim, digo-te outra vez o André foi dos melhores jogadores que vi jogar com a nossa camisola, era tremendo.

Kilmer

Tribuna Presidencial
2 Abril 2008
9,035
21
42
Barcelos
Atenção que o Paredes de Alvamerda nada tem a ver com o que por aqui passou...

Agora realmente sair do Porto para o crlho da Reggina não lembra ao Diabo...

Ficou-me atravessada essa saída bem como a do Sr. Doriva que em Janeiro forçou a saída para a Samp...

V

VM11

Guest
> Azul 77 Comentou:

> Outros tempos, outros modelos de jogo, caro VM11.
------------------------
Certo, aliás se recordo bem , o André no Varzim era médio ofensivo e foi no nosso clube que passou a médio defensivo.

E

Equilibrium

Guest
> mmmkk Comentou:

> Deixem-me só fazer uma adenda:

A razão pela qual eu insisto sobretudo NESTE tópico, é porque eu considero que a posição #6 de médio defensivo é talvez a posição mais importante e fundamental de toda uma equipa. É a posição que regula, que balança, que pendula, que dá confiança a toda uma equipa. As suas variações, as suas transições, o acompanhamento com o bloco, são fulcrais. Fundamentais para o equilíbrio da equipa. Por isso insisto e particularizo muito esta função, esta posição.

Eu defendo que o Porto com um médio defensivo de eleição, mais um defesa central de gabarito para jogar ao lado de Rolando (ou de Otamendi, veremos), da qualidade de um Carvalho, de um Pepe, de um Alves, o Porto tem equipa para a CHAMPIONS.

E é isso que eu pretendo. Que o Porto vá em busca de um grande trinco e de um grande defesa central, para atacar 2011/12.
----------------------------------------------------------------------------------------
A questão é saber se o NGT acha essa posição assim tão importante mmmkk.

D

Deco_10

Guest
O que penso é que o Fernando era um dos jogadores mais importantes na estrutura de Jesualdo. O problema é que Fernando especializou-se em destruir.

O FCPorto de Villas-Boas exige mais do jogador que joga naquela posição. A tão falada cultura de posse, aliada ao posicionamento habitualmente recuado dos nossos adversário obriga a que o nosso 6 tenha muito mais bola e tenha uma participação mais intensa na construção de jogo.

Para isso não contem com Fernando... Nota-se que houve um esforço da parte do jogador para acompanhar a ambição do treinador mas, apesar de não ter corrido mal, podia ter corrido melhor. Fernando começou a construir jogo com AVB, a subir mais no terreno, a aparecer a rematar mas quer se goste, quer não, Fernando não dá para essas funções.

AVB prefere outro tipo de trinco, outro tipo de médio defensivo, um médio de posse, que saiba iniciar a transição ofensiva.

Falou-se aqui em Adilson. Quem sou eu para avaliar? Mas pelos vídeos que vi, Adilson é um dos que tem perfil do agrado de AVB.

V

VM11

Guest
> Velasquez Comentou:

> Mas não é só isso, VM11, o André entrou com 26 anos no FC Porto amigo.

Este rapaz vem do Estrela com 20 anos ainda por fazer e pega de ESTACA como titular no FC Porto Campeão Nacional de 2008/09 à 2ª jornada, no estádio da luz!

Numa época em que o FC Porto foi eliminado na Liga dos Campeões nos QUARTOS DE FINAL, com o melhor golo do ano para a FIFA, contra o Man Utd.

Numa época em que vencemos o Campeonato e a Taça de Portugal (era a 6ª vez na nossa história)

diagmos que estamos num nível diferente... e convem alguns de nós com MEMÒRIA lembrar aos outros amigos...
-----------------------------------------------------
Sim mas vinha do Varzim e tinha jogado toda a vida ali, chegou e limpou, a um nivel menor mas penso que na mesma época veio também o Quim do Rio Ave outro muito bom jogador.
Mas o André era um dos meus idolos de puto era um jogador excepcional.

R

Ricpat

Guest
O André veio para o Porto com o Quim para substituir o Sousa e o Jaime PAcheco se bem me lembro.
Lembro-me duma reportagem deles na Foot vestidos de fato macaco.

Quanto ao Fernando será sempre uma perda importante mas se realmente a cabeça já aqui não está pouco haverá a afazer.
O que me parece é qeu saindo o Fernado torna-se importante segurar o Rolando, nap gostava que saissem os dois.

I

illusion

Guest
> mmmkk Comentou:

> Eu não estou com estas análises a querer comparar o Fernando a ninguém, ou a querer rebaixá-lo em relação a outro trinco qualquer que por cá tenha passado. Estou sim a servir-se de uma base do que eu entendo que é primordial para que um jogador que desempenha a sua função terá que ter: regularidade.

Que o Fernando já fez grandes jogos? Já o fez! Nem sequer ponho isso em causa, que seria desonestidade intelectual! Que fez um jogão em Manchester, fez! Mas não é daí que advém a crítica, mas sim à inconstância das suas exibições, e isso é inegável! Um jogador que desempenha a função de médio defensivo não pode alternar o muito bom com o muito mau! Tem que ser regular! E o Fernando não o tem conseguido ser ao longo destes anos, lamento!

Não estás a compara-lo com ninguém ou a rebaixa-lo? Disseste já várias vezes em vários posts que o Judas dava 30 a zero ao Fernando! Isto não é rebaixa-lo?!

Fernando não foi regular nas 3 épocas que cá esteve? Meia dúzia de erros graves em 3 anos fazem dele irregular?

Achas que isso faz algum sentido? O Fernando tem sido titularissimo, e sendo uma posição fulcral como tu próprio já disseste posteriormente, como é que é possível termos ganho o que ganhamos nestes 3 anos com um jogador irregular numa posição fulcral, nomeadamente campeonatos que são provas de regularidade. Não achas isso de uma tremenda oposição ao que disseste?

Volto a frisar que ninguém aqui está com as mãos na cabeça pela perda do jogador, a questão é o tipo de comentários que alguns users lhe têm reservado. Tremenda injustiça e ingratidão na minha opinião.

Estou como o Velasquez, o Fernando é dos melhores 6 actuais e dos melhores que vi com a nossa camisola. Se quer sair, azar o dele, se lhe correr bem a vida ou não, não deixo de dormir por isso, agora reconheço e agradeço-lhe tudo o que fez com a nossa camisola, que não foi pouco.

I

illusion

Guest
> Bruno 99 Comentou:

> Para vender apesar de ser um excelente jogador.

A primeira parte ninguém põe em causa, a de ser excelente jogador pelos vistos é que já alguns põem!

Zakarum

Bancada central
18 Julho 2006
1,625
285
34
S. M. de Lamas
http://www.youtube.com/watch?v=ULFXLm1HTM8&feature=related

Vejam e revejam. Um corte daqueles nao está ao alcance de muitos.

OBRIGADO FERNANDO!

madjer87

Tribuna Presidencial
18 Julho 2006
11,817
4
55
Porto
Não venham com moralismos.

Ninguém aqui está ou duvida do enorme Valor do Fernando Polvo.Ele é Enorme.Gigante.

Eu já nem falo na total desconcentração das duas ultimas finais...

Eu falo do que vi na final da taça de Portugal ou melhor vi a AUSÊNCIA do Fernando e vi como ele fez o FRETE de estar no Varandim no estádio do Dragão na festa da taça de Portugal.

Obrigado Fernando , mas para mim já eras.

Vai á tua vida.Mas quem te quiser que bata os Euros da Clausula.PONTO.