O tempo não é muito mas como o assunto é o Fernando há coisas que não dá para ler e não comentar:
Destaco 3 partes:
A que sai no JOGO de hoje.
1)
\"Tecnicamente falando, certo é que o FC Porto não vê a saída de Fernando como um problema, mas sim como a \"desculpa\" para implantar um estilo de jogo diferente\".
\"A ideia de André Villas-Boas é ter um jogador na posição seis capaz não só de defender, mas sobretudo de atacar. E neste capítulo tem que ter visão de jogo e que seja um jogador forte no passe\"
2) Um comentário do grande Daniel Alexandre
\"O NGT de um pau de vassoura faz um craque caraglhio!!

\"
3) Outro do Marco Sousa:
\"Para mim era um dos insubstituíveis, um verdadeiro polvo que \"comia\" o meio campo defensivo, mas depois de ler e perceber que o André dará ao 6 um papel diferente já fico mais descansado.\"
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________
1)
A imprensa oficial e consequentemente os adeptos interiorizaram que a saída do Fernando é uma opção estratégica do Treinador.
O AVB é o responsável primário pela saída. Se não é ele o responsável então as agulhas viram-se para o próprio Fernando que encostou a SAD às cordas porque queria sair.
Eu tinha uma teoria na época de JF que a venda do Anderson foi a \"desculpa\" para o FCP jogar com o meio-campo que ele achava ideal (Meireles,PA, Lucho).
Antes da lesão do Anderson o JF chegou a ter que encostar o Meireles no banco. E aquele meio-campo, com o Anderson era demasiado ofensivo para a estratégia do JF julgava eu.
Ali a venda era a \"desculpa\" porque libertava o JF de ter que, a contragosto, não jogar com a tipologia de médios que queria porque era preciso enquadrar o prodigio que tinha em mãos.
Só era \"desculpa\" porque tinhamos um fenomeno em mãos. Não o colocar a titular poderia causar desconforto interno por não rentabilizar um activo daqueles.
Eu também estou convencido que o Adriaanse desde inicio achava que o Helton era melhor que o Baia. Não teve essa ousadia meteu o Baia e aproveitou a \"desculpa\" do frango da Amadora para jogar com quem queria desde inicio.
Num caso a \"desculpa\" de se sentir condicionado a colocar um jogar no 11 era por se tratar dum unanimemente considerado como o Novo Ronaldinho, o maior fenomeno mundial daquela geração.
No outro a \"desculpa\" tinha ainda maior peso. Era o Monstro Baia com o estatuto que tinha no clube e nos adeptos.
Ora e o Fernando? Tem esse estatuto de Monstro no Porto que amedronte um treinador de o mandar para o banco. Ficaria o AVB mais impopular por isso?
Já vimos que não. Os comentários deste tópico demonstram que para uma grande maioria dos portistas ele será o mais dispensável dos indispensáveis. Para outra grande fatia ele é mesmo dispensável. Só um valor residual é que o considera fundamental.
Esta análise faz cair por terra o condicionamento do AVB. Não havia nem há nenhum constrangimento em sentar o POLVO por parte do mundo FCP.
Sentar o Fernando é como sentar o Maicon, o Belluschi, o Micael ou o Otamendi.
É isso que me faz confusão. Vende-se a ideia da \"desculpa\" para o AVB fazer o que sempre quis fazer e eu faço a retrospectiva da época e vejo que ele nunca fez o que tanto desejava.
Porquê?
Será que a SAD o pressionou a jogar com um trinco com fraca capacidade atacante, mediana qualidade de passe e com uma visão de jogo limitada?
Será que a Estrutura condicionou o AVB a apostar num jogador que só fosse realmente bom a destruir, a defender?
Serão critérios de mercado como chegaram a falar que haveria na titularidade do CR10? Jogar para vender?
Quem partilha da opinião que o Fernando não é trinco para o Modelo de jogo do AVB não pode aceitar esse facto como um sacramento religioso e pura e simplesmente ignorar a realidade.
A realidade diz-me que o Fernando não jogou estes jogos:
a) Porto-Maritimo e Porto-Naval (jogou o Guarin a 6 fez 2 bons jogos e marcou um golo de outro mundo)
Nota 1: O Fernando vinha de lesão.
Nota 2: Depois da qualidade revelada pelo Guarin nos capitulos atacante, visão de jogo e passe nestes 2 jogos não seria esta uma excelente \"desculpa\" para encostar o Fernando. Aproveita agora AVB!! Aproveitou?
Não. Pressionado sabe Deus por quem no jogo de Aveiro mandou o Guarin para o banco e Fernando lá para dentro.
A partir daí foi titular indiscutivel falhando os jogos:
b) Leiria - Porto e Portimonense-Porto
Nota1: Jogo de Leiria na 2ª, recepção ao CSKA na 5ª
Nota2: Em Portimão rodou mais de meia equipa
Por uma questão de honestidade na argumentação de cada um eu acho que quem compra a ideia de que o estilo do Fernando não agrada ao AVB e que a sua venda é a \"desculpa\" para jogar diferente tem que se perguntar:
1) Tendo desde 2010 Castro, Moutinho, Souza e Guarin que passam melhor, atacam melhor e têm uma maior amplitude de visão de jogo PORQUÊ é que o AVB lhe deu a titularidade indiscutivel.
2) Se este é um estilo de TRINCO que o AVB não aprecia PORQUE é que não aproveitou o pico de forma do Guarin a 6 em Janeiro para o encostar.
3) Se o fernando tem essas limitações castradoras do Modelo de jogo de AVB PORQUE é que a explosão do Guarin foi feita à custa do Belluschi.
4) Se ele é assim tão dispensável PORQUE é que o perfil de utilização do Fernando não foi similar ao do Sapunaru, Fucile, Guarin, Belluschi, Varela, James??? Rodar. Num joga um noutra joga outro. E o SÓ DESTRUIDOR joga sempre? PORQUÊ?
O jornal ojogo quis pensar essa mensagem centrada no trinco AVB . Eu olho para a realidade e vejo que ela choca DIAMETRALMENTE com o que me vendem.
O AVB na época de todos os sucessos fez do FERNANDO indiscutivel. Como Helton, Rolando, Palito, Moutinho, Hulk e Falcao.
Por isso não engulo essa. Isto de comer o que nos põem no prato já foi tempo.
2,3 - Escolhi os posts do Daniel e do Marco porque são de users relevantes e porque representam a maioria.
O AVB não é Deus. A teoria que a qualidade dos jogadores é secundária e o que interessa é a Estrutura e o AVB é a pior viagem.
Penso logo na venda do Lucho. A estrutura TETRA subestimou a componente jogador de futebol e sobrestimou a gestão de activos.
Aqui sobrestima-se o treinador e subestima-se os jogadores.
Sem talento só há titulos por milagre. Um talento aprimora-se, trabalha-se mas não se cria.
O AVB é fundamental porque não desperdiça o talento. Não desperdiça porque não se endeusa a ele próprio e percebe que o segredo das vitórias não está na tactica nem no treinador. Está em compatibilizar a vertente motivacional e psicológica com o talento que tem em mãos.
Marco.
Utilizei o teu post porque tu estás como eu no grupo residual que o acha fundamental. Tu leste como eu que o AVB preferia outro tipo de trinco.
Eu ao ler não percebi como tu que o AVB queira dar outro papel ao trinco porque os FACTOS demonstram o contrário.
Eu mesmo que tivesse lido e percebido não ficava descansado.
Não ficava descansado como não ficaria se me tentassem vender a ideia que o Alvaro Pereira era dispensável porque o AVB quereria um defesa esquerdo com um papel diferente.
Porque o papel do Alvaro Pereira foi importante para 2010/11.
E o AVB não é DEUS nem tem as costas assim tão largas para suportar o peso de todas as decisões. As dele e as que não são dele.