Fernando

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
> jovifcp Comentou:

> Intolerável.

\"Fernando não sabe passar uma bola!\".

\"Fernando compromete a equipa com passes disparatados(...)\"

\"Fernando é tudo menos regular\".

Acabou, não comento mais neste tópico. Isto já nem é ter opiniões divergentes, o que é SAUDÁVEL. Isto ultrapassa tudo.

ACABOU.

-----

ó rapaz, vê lá se te acalmas...

F

Flems

Guest
Anseio por o dia em que o futebol venha a ter estatísticas tão detalhadas como os desportos americanos.

% passes curtos, % passes longos, perdas de bola, desarmes, remates, etc etc...

Acho que seria interessante ver esses dados em relação ao Fernando...especialmente na percentagem de passes curtos/longos e cruzando isso com a informação de que o AVB procura um jogador diferente para aquela posição.

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
> Velasquez Comentou:

> Até porque como diz o Dr.Gero, a avaliação da posição 6 é uma lição de futebol contemporâneo.

A lição, amigo, vai ser dada pelo André.

Não Me perguntes como, que eu e o Gero e todos vamos ficar a ver.

Ou tens duvidas??

--

Nao sei se era para mim mas respondo na mesma.

Sinto-me confortável porque estou curioso para ver que coelho da cartola vai o mister tirar. Sei que ele tem um plano e sei que dificilmente nos deixará mal... mas custa muito pensar numa equipa sem um tipico 6 que possa travar o adversário tão eficazmente como o Fernando faz.

Sempre que ele não jogava nós sentiamos a sua falta e isso é sintomático da sua valia para o nosso jogo dos ultimos tempos.

K

Kostadi9

Guest
> Velasquez Comentou:

> Até porque como diz o Dr.Gero, a avaliação da posição 6 é uma lição de futebol contemporâneo.

A lição, amigo, vai ser dada pelo André.

Não Me perguntes como, que eu e o Gero e todos vamos ficar a ver.

Ou tens duvidas??
...........................................

A verdade é essa. E por isso é que estamos todos em pulgas, nunca mais começa 2011/12.

apocalypto

Tribuna Presidencial
28 Novembro 2006
90,440
98,362
> Velasquez Comentou:

Só um André ultra confiante abdica como mal menor num plantel, de um jogador como o Fernando.
--------------------------------------

E ainda poderá sair o Varela. Chateia-me o facto de podermos perder dois Internacionais Portugueses, substituindo-os por estrangeiros.

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,801
1,771
> JORGE ARAUJO Comentou:

> E não acho muito feliz comparar o Emerson com Fernando.Vocês acham possivel comparar por ex o André com o Lucho?

Pois, na minha opinião, o emerson e o fernando têm estilos de jogo diferentes... é muito difícil comparar...
Enquanto o fernando é um jogador que prima pela descrição em campo, daqueles que parece que nunca lá está mas é sempre importante.
O emerson era um jogador que fazia valer a sua força para se mostrar mais em campo(parece-me mais parecido com o estilo Guarin, com mais recuperações de bola e menos qualidade de passe).
Pessoalmente gosto mais do estilo do emerson, mas parece-me que o Fernando é mais eficaz e importante na equipa.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
> Velasquez Comentou:

> Acho que alguns de nós temos a noção que isto é historia do jogo a fazer-se.

Só um André ultra confiante abdica como mal menor num plantel, de um jogador como o Fernando.

E vai atacar a champions! E se calhar sem rolando!

APRE...
____________________________________________________________________________________________

Em que a época é que o Porto que nós conhecemos começa uma época sem 1 defesa-central que tenha sido titular absoluto?

Começar uma época sem que nenhum dos 4 lá de trás se ter assumido como titular. Não me lembro.

Atacar a Champions fazendo rotação por 2 peças do eixo CENTRAL defensivo?

Tira as telhas de tua casa e ataca o Inverno esperando que não chova. Só se for fé!

mmmkk

Tribuna Presidencial
23 Fevereiro 2007
10,327
314
Porto
> DrGero disse:

\"1)Tendo desde 2010 Castro, Moutinho, Souza e Guarin que passam melhor, atacam melhor e têm uma maior amplitude de visão de jogo PORQUÊ é que o AVB lhe deu a titularidade indiscutivel.

Castro nem faz parte da equação. Quanto aos outros, nenhum deles é trinco. Fernando beneficiou de ser o único 6 puro do plantel.

2) Se este é um estilo de TRINCO que o AVB não aprecia PORQUE é que não aproveitou o pico de forma do Guarin a 6 em Janeiro para o encostar.

Porque Guarín não é trinco. Não dá na posição. Não rende. Não é o seu habitat. Mais vale meter a jogar um jogador de raíz do que um adaptado.

3) Se o fernando tem essas limitações castradoras do Modelo de jogo de AVB PORQUE é que a explosão do Guarin foi feita à custa do Belluschi.

Porque Guarín compete com Belluschi para a posição de campo.

4) Se ele é assim tão dispensável PORQUE é que o perfil de utilização do Fernando não foi similar ao do Sapunaru, Fucile, Guarin, Belluschi, Varela, James??? Rodar. Num joga um noutra joga outro. E o SÓ DESTRUIDOR joga sempre? PORQUÊ?

Porque o Porto não tem mais nenhum jogador de raíz a trinco no plantel, para além do Fernando. Mais vale pôr a jogar um jogador de raíz do que um adaptado.

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,801
1,771
mas quando começa o mercado? daqui a bocado começa a pré-época e não me parece bom entrarem jogadores a meio da mesma.

nunofcp

Tribuna
10 Novembro 2010
2,508
450
Penafiel, 1991
E isto de o André nao o achar nuclear, pode ter várias interpretações.

Supondo um caso, em que apresentam a seguinte lista ao André: Hulk, Falcao, Moutinho, Fernando, Rolando e Alvaro. E fazem a seguinte pergunta: Um destes tem que sair, quem escolhes?

Nesta situação acredito que o André escolhesse o Fernando e como tal passasse que ele é \"menos nuclear\". E a opção seria sempre discutível. Aliás tenho a certeza que aqui no fórum haveria também diversas respostas diferentes.

Agora pura e simplesmente não achar que o Fernando tem lugar 11, não me acredito muito sinceramente. E a época demonstrou-o, tal como frisou o DrGero.

F

Flems

Guest
> Velasquez Comentou:

> O na do esta no top da equipa, nos jogos cujas stats tive acesso nos últimos 3 anos. Sempre acima dos 80% batendo nos 90% de eficacia de passe este ano.

Medias de 10/15 recuperações por jogo. Com Jesualdo mais intercepções que recuperações.

Não é por aí, mas sim na componente criativa, na construção, nas alternativas de construção.

O andré usa um Playbook à moda da NFL, mas insiste muito na opção criativa de cada um, em jogo. Defende as opções deles de tro de campo e incentiva as variações do livro de jogadas estereotipadas.

Alias ele gosta mesmo é de jogadores que cumpram mas que procurem essa irreverência, esse glitch que tem muitas vantagens como é obvio.

Mas estamos a falar de passe curto ou passe longo? É porque o passe longo enquadra-se naquilo que tu falas mais abaixo...a irreverência no passe e nas decisões que o jogador toma em campo. Penso que o AVB está à procura de um jogador com as características do Fernando, mas que seja capaz de na transição ofensiva assumir um papel mais activo.

Por muito que goste do Fernando, sempre achei que ele peca um pouco nisso. Tem medo de arriscar, e em terrenos mais avançados perde algum sentido posicional e capacidade de passe.

DrGero

Tribuna
26 Julho 2007
3,542
1,163
Porto, 1977
a) Fernando beneficiou de ser o único 6 puro do plantel.

b) Emerson mete Fernando num bolso.

Perguntas:

1 - Emerson era 6 puro? (Caso não seja não mete o Fernando no bolso porque Fernando é titular quando não há 6 puros.)
2 - Diz-me três 6 puros capazes de roubar o lugar ao Fernando. Do presente. Puros.

F

Flems

Guest
> Velasquez Comentou:

> O Nando não se perde em terrenos mais avançados. Simplesmente tem o DNA do guardião das portas do castelo.

Nunca sai muito alem do fosso. É isto. Especialização funcional.

Tudo isto me leva a pensar que a saída do Fernando é um 2 em 1. Encaixe financeiro + dar espaço a que o AVB faça algumas alterações na dinâmica do meio campo.

Mirif

Tribuna
9 Outubro 2006
4,801
1,771
Não tenho dúvidas que podemos ir longe na europa... Chegar aos quartos de final é perfeitamente possível e até normal...
participar numas meias finais com o nosso orçamento já seria fantástico... e depois tudo poderá acontecer, basta ter um bocadinho de sorte do nosso lado...

F

Flems

Guest
> Velasquez Comentou:

> Amigo vou repetir: o FC Porto ganhou a liga Europa com uma perna as costas e vai atacar a liga dos campeoes.

NINGUEM QUER SAIR. todos acreditam que vão lá chegar. TODOS.

só um pensou no assunto. O 9.

Perguntaste-lhes? :p

FCP_King

Bancada central
9 Junho 2007
2,477
264
Conquistas
1
Porto, 1991
  • Campeão Nacional 19/20
> DrGero Comentou:

> a) Fernando beneficiou de ser o único 6 puro do plantel.

b) Emerson mete Fernando num bolso.

Perguntas:

1 - Emerson era 6 puro? (Caso não seja não mete o Fernando no bolso porque Fernando é titular quando não há 6 puros.)
2 - Diz-me três 6 puros capazes de roubar o lugar ao Fernando. Do presente. Puros.

--------------------------------

Com o \"amor\" que o mmmkk tem ao Fernando, a tua pergunta 2 ainda tem como respostas: Custódio, Luis Alberto e Djamal

Diogo Silva

Tribuna Presidencial
30 Agosto 2007
22,511
1
Porto, 1987
Tás a chamar maluco ao Falcao pelas semanas de indecisão que teve, mas é o dinheiro :)

Acho que algumas das declarações do nando podem ser interpretadas como querendo sair. Mas pode ter sido no quente depois do amuanço de ter saído ao intervalo.