Francesinhas á moda do Porto

Neiva

Tribuna Presidencial
1 Dezembro 2013
10,575
22,355
Conquistas
1
Porto
  • Alfredo Quintana
Já falaram aqui no Locanda? Vejo que sim. Nunca é de mais dizer: o Locanda tem as melhores francesinhas. Vale bem a pena o tempo de espera para arranjar mesa e depois para ser atendido.
 

ruifcpsempre

Tribuna Presidencial
25 Março 2012
17,489
8,501
30
Porto
Hoje no almoço de turma da faculdade fomos comer ao Cristo Rei, no bolhão, aqui no Porto.
O atendimento foi porreiro, muito simpático, mas o molho podia ser mais quente e mais picante...
Mas a francesinha (para mim foi sem queijo, pois não gosto de queijo) até estava boa :)
 

Nonnenmacher

Tribuna Presidencial
17 Dezembro 2014
7,910
18,098
Conquistas
6
  • Maio/19
  • Agosto/19
  • Janeiro/20
  • Setembro/20
jdragon disse:
Alguém aqui já falou da verdadeira? Aposto que não a comem toda! No café são João em canelas. Fica em Gaia.
Já lá fui muitas vezes, fica mesmo em frente à igreja de Canelas, eu como-a toda, o meu pai também, a minha mãe só consegue comer metade, mas é uma francesinha muito bem servida, em termos de tamanho é do melhor que já comi e para além disso também é bem confecionada.

Outro local no Porto onde gosto de comer a francesina é no Pontual, perto da Trindade. Em termos de molho é do melhor que já comi, não enjoa nada.
 

BlueHell

Tribuna
29 Abril 2012
2,605
49
jdragon disse:
Alguém aqui já falou da verdadeira? Aposto que não a comem toda! No café são João em canelas. Fica em Gaia.
Claro que a como, mas parece que saio com um belo de um murro no estômago...
Houve tempos que marchavam 2 dessas (nos tempos do Cunha), mas a idade já começa a pesar:)
Agora divido a meias uma dessas... e saio super satisfeito!!!
Essa é a minha francesinha de eleição e já provei umas dezenas delas na zona do grande Porto!!!
 

nuno queiros

Tribuna Presidencial
25 Abril 2007
5,586
789
46
Porto
Pessoalmente não gosto...muita quantidade nem sempre é sinónimo de qualidade.

Esteticamente não dá vontade de comer, muito queijo e aquele bife a sair pelos lados deixam-me sem apetite...felizmente para os donos sou dos poucos que pensam assim :)
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
Estavam a falar noutro tópico sobre Francesinhas e lembrei-me de passar aqui para avisar que a melhor Francesinha do mundo é a Francesinha à Cascata do restaurante A Cascata.
 

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
18,543
11,900
Conquistas
7
29
  • Alfredo Quintana
  • Supertaça 19/20
  • Campeão Nacional 19/20
  • Taça de Portugal 19/20
Sou um apreciador nato de Francesinha e na zona de Ovar - zona onde moro - já experimentei em todos os restaurantes que a dispõem na ementa. No entanto, as melhores que comi foram em Braga não me recordo do nome do restaurante, mas sei que fica ao lado de um Tribunal e em Sintra na 'Casa Ribeiro', que é divinal!
 
M

Mighell

Guest
Locanda em canelas, Verso em Pedra junto à alfandega do Porto, Barcarola nas Antas, Santiago em frente ao Coliseu, Requinte em Matosinhos (ex restaurante do GR Beto) e Vitiçalo em Gondomar... espero ter adicionado alguma informação útil para o vosso jantar.

Bom apetite
 

PortoMDL

Tribuna Presidencial
31 Outubro 2014
27,632
755
Conquistas
1
  • Campeão Nacional 19/20
Não é do Porto mas pra mim, de longe, a melhor francesinha é a da Taberna Belga em Braga. Já fui a muitos locais pelo país fora, incluindo no porto, mas essa é a minha preferida. O molho é único e um segredo bem guardado. Tem é uma fila do caraças, ainda no Sábado esperei mais de uma hora cá fora para uma mesa de 2...
 

salman

Tribuna
18 Outubro 2012
3,476
1,384
PortoMDL disse:
Não é do Porto mas pra mim, de longe, a melhor francesinha é a da Taberna Belga em Braga. Já fui a muitos locais pelo país fora, incluindo no porto, mas essa é a minha preferida. O molho é único e um segredo bem guardado. Tem é uma fila do caraças, ainda no Sábado esperei mais de uma hora cá fora para uma mesa de 2...
É realmente muito boa, seja pelo molho como pela qualidade da carne e queijo. Mas ao fim de semana é uma loucura ainda para mais em Agosto. E á semana tb não é fácil especialmente pelas 20h e picos.

Comi uma há pouco tempo no Diu, no Porto, e gostei bastante.

Mas neste assunto os gostos sao sempre relativos pois cada um tem um palato diferente. Mas acho bem que vão colocando aqui as sugestões. Eu tb gosto bastante deste petisco. Quando regressar ao Porto tentarei passar num dos sítios aqui recomendados.
 
V

vitorbaia99

Guest
É impossível classificar uma como a melhor, pois o gosto acaba sempre por ser relativo. Não sei se já referiram este local, mas a do Yuko (Costa Cabral, já a caminho da Areosa) é mesmo muito boa.
 

Scissorhands

Superior
30 Outubro 2014
89
2
Matosinhos
Só para deixar aqui o meu tipo de francesinhas e não conseguindo identificar uma que seja a melhor, aqui vão algumas que eu acho que valem a pena:

- Mauritânea Real (junto ao parque Basilio Teles em Matosinhos). Excelente! Sem ser demasiado grande (não gosto de francesinhas "enfarta brutos", de dois andares, cheias de mortadelas e outras carnes de fraca qualidade só para dar tamanho). O tamanho é qb, acompanhada por uma ótima batata frita e ótima cerveja de pressão...vale a pena! Carnes de bela qualidade, sem inventar muito e um molho muito bom, picante mas aceitável (provem lá o prego em prato ou pão e digam qlq coisa depois).

- O resto das Mauritâneas e outras cervejarias e marisqueiras em geral (não quer dizer que não haja exemplos maus) servem francesinhas de boa qualidade. Como aparte apraz-me dizer que é estranho mas estes locais são para mim os melhores sítios para se comer uma boa carne. Acho importante que não tratem o negócio da francesinha como fábrica das mesmas. Por isto fujo das locandas, requintes e afins. É quase como comer um pudim de pacote ou um feito em casa com cuidado e amor por quem sabe.

- Cervejaria Galiza, já achei melhores as do Cufra (mas gosto) e não deixem mesmo de experimentar as do Meia Banana, perto do Gaia Shoping.

Abraço!
 

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
37,722
25,549
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
Nuno Martins disse:
Tem muita carne?! Da maneira que os canelenses são carniceiros!... :p
qualquer dia farão a francesinha roberto:) mas as do são joão são muito boas... pena é a fila de espera..