Fundação em 1893 ou 1906?

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,249
13,227
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
\"Doar\" Slowhand preferia dar-te a ti ao Mokiev, Velasquez ou outro qualquer, doar ao FCP nem pensar eles têm dinheiro mais que suficiente para pagar (se há dinheiro para tantas coisas que todos sabemos e não é preciso enumerar quais) também têm que ter para ter \"memorabilia\". O Celtic paga e bem paga tudo que adquire.
Digo isto por uma razão simples;
Conheço um tipo de Lisboa que por sua vez conhecia um já falecido que adquiriu o cunho inicial do 1º emblema do Sporting e pagou por ele em 1990 cerca de 200 contos, mandou cunhar 5 emblemas (eu tenho um deles) e entregou o cunho ao Sporting que nada lhe pagou por ele e mandou cunhar um emblema que está no museu deles e depois destruiu o cunho para ninguém poder ter mais nenhum.
O tal de Lisboa que conheço, adepto do Belenenses e ex.Secretário Geral da FPF, tem uma colecção de cerca de 90.000 emblemas/pins e como não tem filhos e já vai nos 86 anos doou recentemente a colecção ao Museu do Desporto embora enquanto ele for vivo tenha a colecção na sua posse para a ir aumentando. O museu do desporto prometeu-lhe pagar as novas peças que ele for comprando e até agora não pagou nada com a desculpa que ele não apresenta facturas das compras como se o homem em antiquários ou feiras da ladra ou outras feiras as pudesse ter. Eu já tinha desmanchado o \"negócio\".
Interlocutor? Laurentino Dias...acho que está tudo dito.
Eu para o FCP já dei o que pude até hoje, 45 anos de cotas, pago as cotas dos meus filhos desde que nasceram uma delas com 26 anos sócia e outro com 22.
Não devo nada ao FCP como eles não me devem nada a mim e não me sinto obrigado a tal porque nunca recebi nenhuma benesse do Clube, isso é para outros que vivem à custa do Clube há muitos anos! Eu sei que FCP e quem está à frente dele (A Direcção) são coisas diferentes e eu pelo FCP daria tudo mas sei ver que se têm dinheiro para muitos luxos para umas coisas também as têm para o resto.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,249
13,227
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Aqui vai mais um, 1º clube a vencer a Liga de Futebol em 34-35 (primeira competição nacional realizada a pontos e não a eliminar).

http://img17.imageshack.us/img17/9302/digitalizar0009u.jpg
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,249
13,227
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Ficam a faltar, mas vou procurar as melhores fotos e demora um certo tempo, os campeonatos de 38-39 e 39-40. Depois virão os dois da década de cinquenta e posteriormente o matar do borrego em 77-78 cujos nomes já são contemporâneos.
Atenção a uma curiosidade;
O FCP nunca ganhou um campeonato a acabar a numeração em 1.
Este ano é 2011!!!!!
Vamos acabar com mais um mito espero.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,249
13,227
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> Velasquez Comentou:

> A celebre foto retocada dos 1ºs campeões!

--------------------------------------

posso por aqui a preto e branco, tenho várias.
 
M

Mokiev

Guest
> Velasquez Comentou:

> A celebre foto retocada dos 1ºs campeões!

---------

Vê o mail que te enviei quando puderes.
 
M

Mokiev

Guest
Eu por acaso gostava de ver esta maravilha era em exposição, um sitio bonito para isso, atrium do Dragão Caixa!
 
M

Mokiev

Guest
> Frederico Comentou:

> Já alguém agradeceu este enorme trabalho do nosso amigo Devenish?

Bem vou ser o primeiro então.

Avô Devenish :), obrigado por este trabalho e espero que tragas mais e mais pedacinhos da nossa história que tanto gosto e acima de tudo porque está recheada de alegrias e vitórias.

----------

Fred meu amigo mais que agradecer que nunca é demais, ele merece é a nossa ajuda, isto merece destaque, uma exposição, porque não lutarmos por ela?
 
M

Mokiev

Guest
> Frederico Comentou:

> Como pretendes fazer isso?

É tudo uma questão de ideias.

-----------

Eu sonho alto meu amigo e nós todos quando nos juntamos já provamos que conseguimos algumas coisas, e esta maravilha merece que se sonhe alto, com a ajuda de todos podemos sonhar, assim de repente lembrei-me do atrium do...... Dragão Caixa, conforme nossa sugestão no trabalho apresentado. ;),

até juntamente com mais gente com maravilhas destas da nossa historia...convidar-mos o clube a dar destaque a estes amigos e a consentir uma exposição com estas preciosidades...

Vamos por a cabeça a pensar junto com o Dev se ele quiser e concordar...eu tou disponível para ajudar. Ele merece, o espólio merece.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Frederico Comentou:

> Já alguém agradeceu este enorme trabalho do nosso amigo Devenish?

Bem vou ser o primeiro então.

Avô Devenish :), obrigado por este trabalho e espero que tragas mais e mais pedacinhos da nossa história que tanto gosto e acima de tudo porque está recheada de alegrias e vitórias.
....................
Bom,eu nao o vou tratar por avo,ja que ate sou mais velho do que ele.:)Mas que estou agradecido,la isso estou.
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,249
13,227
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Se alguém mais me tratar por avô eu paro com isto!
Ainda agora engatei uma ricaça da Figueira da Foz (por isso estive algumas horas sem vir aqui estive no msn), até já vem aqui ao Porto ter comigo, e estão a chamar-me velho?!
 

jsm

Tribuna
29 Abril 2007
3,319
16
Deixa lá não és só tu!!!Estes putos não têm o menor respeito.... (na tanga!)
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Devenish tens \'e que arranjar o scanner, a parte esquerda das fotos estao desfocadas, vamos la\' digitalizar isso melhor, porque assim nao ganho para oculos, a tentar ler/adivinhar os nomes dos jogadores! ;-)
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
Ahn j\'a agora fico deveras desiludido com a historia de 1893 (que me perdoe o Nicolau d\'Almeida) - Velo, uma roda no nosso primeiro simbolo?!?!?!? ui ui ui... Que murro no estomago, que sapo a engolir de todo o tamanho. Clube de domingueiros, para dar umas passeatas? .... mas que raizes sao estas?... :-(

Sendo assim acho preferivel termos comecado em 1906 com o Monteiro da Costa! :-/
 
D

Dark_Sorcerer

Guest
Estou absolutamente maravilhado com isto. Nunca pensei. Então o emblema do Velo é qualquer coisa!

Dev, obrigado. Mesmo! É um orgulho ter adeptos assim.

E é um orgulho ser adepto de um clube assim!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,249
13,227
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> Ferjo Comentou:

> Ahn j\'a agora fico deveras desiludido com a historia de 1893 (que me perdoe o Nicolau d\'Almeida) - Velo, uma roda no nosso primeiro simbolo?!?!?!? ui ui ui... Que murro no estomago, que sapo a engolir de todo o tamanho. Clube de domingueiros, para dar umas passeatas? .... mas que raizes sao estas?... :-(

Sendo assim acho preferivel termos comecado em 1906 com o Monteiro da Costa! :-/

-----------------------------------------------------

Qual 1º símbolo?! O RVCP era um clube distinto do FCP, mas como foi fundado um ano antes pela mesma pessoa e tem as mesmas cores ajuda a tentar explicar se o símbolo em 1906 seria igual ao de 1893. Vai ler os posts todos com atenção.
 
M

Mokiev

Guest
> Frederico Comentou:

> Devenish pensei que fosse um termo carinhoso, mas depois de refletir naquilo que dizes é demasiado pesado para alguém tão jovem. :)

Meu grande amigo retiro já o que disse sob pena de ficarmos sem esta maravilhosa coleção.

--------------

hahahahahah da-lhes Dev.
 
D

Dragão do Sul

Guest
> Timofte 2-3 Comentou:

> > Devenish Comentou:

> campeões de 1931-32 o 3º título.

http://img232.imageshack.us/img232/6307/digitalizar0007e.jpg


uma das melhores equipas do Porto, com Mesquita, Pinga, Valdemar Mota e Siska

................
E o equipamento é lindissimo!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,249
13,227
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
> Frederico Comentou:

> Devenish pensei que fosse um termo carinhoso, mas depois de refletir naquilo que dizes é demasiado pesado para alguém tão jovem. :)

Meu grande amigo retiro já o que disse sob pena de ficarmos sem esta maravilhosa coleção.

------------------------------------

Não tem problema o termo avô, até vou ser em breve, mas quem não me conhecer pode pensar que sou algum gajo sem cabelo e de muletas e sem sair de casa! Olha o Seara tem menos 5 anos que eu, no 25 de Abril era um puto, e está pior que eu. Enquanto isto \"funcionar\" é sempre a andar só rock e nada de tangos ou fados, continuo fiel ao que era quando tinha 20 anos.
 
B

bruno ribeiro

Guest
Agora estamos a discutir o tema onde ele merece ser discutido. Aproveito para deixar aqui a informação sobre o nosso símbolo que postei no outro tópico:

O nosso símbolo, o Dragão, era parte integrante das armas da Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto atribuídas por D. Maria II em Carta Régia de 1837, assinada também por Passos Manuel, primeiro-ministro. O Dragão Negro do poder, que encima a Coroa Ducal, era usado pelos Reis portugueses. Peguem lá uma transcrição da mesma:

Presidente e vereadores da camara municipal da antiga, muito nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto: Eu a rainha vos envio muito saudar, e por vós a todos os cidadãos da vossa heroica cidade, como aquelles que sobre todos muito amo.

Amigos: porquanto meu augusto pae, de saudosa memoria, com o precioso legado do seu coração deixou satisfeita a divida em que ambos estavamos a uma cidade que é o generoso berço d\'esta monarchia, e que havendo dado o nome a Portugal, tantas vezes o tem rehabilitado à face do mundo, e restituido á primitiva gloria e explendor da sua origem; e não me sendo possível juntar nada áquelle grande testimunho com o que o libertador de Portugal, assim firmou a memoria do seu agradecimento, como a dos serviços da mais illustre das cidades portuguezas, a qual já pela admiração das gentes é justamente appellidada eterna; quis eu, todavia, como rainha de Portugal e como filha do Sr. D. Pedro IV, consignar pelo modo mais authentico e solemne, e dar toda a perpectuidade que em coisas humanas cabe, áquelle inapreciavel documento da gratidão real; e para este fim, houve por bem, em decreto d\'esta data, determinar o seguinte:

1º - Para memoria de que a cidade do Porto bem mereceu da patria e do principe, serão as suas armas um escudo aquartellado, tendo no primeiro quartel as armas reaes de Portugal; no segundo as antigas armas da mesma cidade, e assim os contrarios; e sobretudo, por honra, e em recordação do legado precioso que de meu augusto pae recebeu, um escudete vermelho com um coração de oiro: coroa ducal; e por timbre um dragão negro das antigas armas dos senhores reis d\'estes reinos; com a tenção em letras de oiro sobre fita azul - Invicta: - e em roda do escudo a insignia e collar da gran-cruz da antiga e muito nobre ordem da Torre e Espada, do valor, lealdade e merito.

2º - Aos títulos de antiga, muito nobre e leal se acrescentará o de Invicta: - e assim será designada: - A antiga, muito nobre, sempre leal e invicta cidade do Porto.

3º - O segundo filho ou filha dos senhores d\'estes reinos tomará sempre o título de duque ou duqueza do Porto.

4º - Fica por este modo ampliado o disposto no decreto de 4 de Abril de 1833 e carta regia de 13 de Maio de 1813.

O que me pareceu participar-vos para vossa intelligencia e satisfação.

Já agora, o \"legado precioso\" de D. Pedro IV de Portugal, I Imperador do Brasil, foi o seu coração que se encontra guardado em urna de prata na igreja da Lapa.

O Dragão, que encima a Coroa Ducal nas Armas da Cidade do Porto, é designado em heráldica como o Dragão negro do poder e faz parte das Armas Reais de Portugal. De acordo com alguns historiadores, o Dragão - símbolo do culto a S. Jorge - foi trazido para Portugal por cruzados ingleses que participaram na Reconquista auxiliando D. Afonso Henriques. Tornou-se símbolo militar no reinado de D. Afonso IV, sendo o grito de guerra português na Batalha de Aljubarrota dedicado a S. Jorge vs Santiago por parte dos castelhanos. O Dragão faz parte também do Brasão dos Duques do Porto. A lenda de S. Jorge é a que derrotou o Dragão de Silene, sendo que passou a imbuir em si o poder desse Dragão, que passou também a ser o seu símbolo.

Como curiosidade, refira-se que em termos militares \"Dragões\" eram as unidades montadas que usavam arcabuzes.

Meus senhores, façam o favor de irem comprar o livro \"FC Porto 100 Anos de História 1893-1993\". Obrigatório em qualquer casa de portistas.