Fundação em 1893 ou 1906?

T

Timofte 2-3

Guest
> Velasquez Comentou:

> Já agora a coroa no nosso escudo não é propriamente real, mas sim das armas do Duque do Porto, a coroa de Bragança mas só do escudo da cidade, tal como D. Maria II estipulou, Por reconhecimento do apoio dado pela cidade ao liberal D. Pedro IV seu pai, e pelo que a cidade sofreu no Celebre \"Cerco do Porto\", feito pelos miguelistas.

Há um excelente artigo sobre o próprio dragão e sobre as Armas da cidade, mas merece topico a parte.



onde?
 
M

Mokiev

Guest
Acho que estas coisas devem ficar bem ordenadas, com algum destaque, juntamente coms os documentos do Dev. Ser tipo joia da coroa Velaasquez....
 
B

bruno ribeiro

Guest
> Velasquez Comentou:

> Vou fazer um topico com isso, é um longuíssimo artigo excepcional de um blog.

Ex-cep-ci-o-nal, prometo-vos.

Digamos que contem a informação deixada Pelo Bruno Ribeiro e que ela é tipo 5% do post!
--------------------

Acho que sei qual é o artigo de que estás a falar e de facto é uma peça impressionante de investigação sobra as Armas da Cidade do Porto. Vale bem a pena partilhar.

Se calhar não é mal pensado perceber se não valeria a pena transformar esta informação histórica num projecto mais alargado.
 

fcporto56

Tribuna Presidencial
26 Julho 2006
7,173
0
Sacramento
> Devenish Comentou:

> > Frederico Comentou:

> Devenish pensei que fosse um termo carinhoso, mas depois de refletir naquilo que dizes é demasiado pesado para alguém tão jovem. :)

Meu grande amigo retiro já o que disse sob pena de ficarmos sem esta maravilhosa coleção.

------------------------------------

Não tem problema o termo avô, até vou ser em breve, mas quem não me conhecer pode pensar que sou algum gajo sem cabelo e de muletas e sem sair de casa! Olha o Seara tem menos 5 anos que eu, no 25 de Abril era um puto, e está pior que eu. Enquanto isto \"funcionar\" é sempre a andar só rock e nada de tangos ou fados, continuo fiel ao que era quando tinha 20 anos.
..............

:)
 

Drakonyaz

Tribuna
18 Julho 2006
2,557
2
Câmara de Lobos, 1975
> bruno ribeiro Comentou:

Se calhar não é mal pensado perceber se não valeria a pena transformar esta informação histórica num projecto mais alargado.

...................................................................................................................................................................................

Já referi aqui, gostava de ver um dia um projecto sobre o FC PORTO à imagem deste do Marselha: http://www.om1899.com/

Página dos atletas: http://www.om1899.com/liste-joueurs.php

Pagina das camisolas: http://www.om1899.com/page.php?id=/historique/maillot/maillot.htm

Pagina dos jogos: http://www.om1899.com/page.php?id=/Championnat/prechampion.htm

E isto é só uma pontinha de toda a informação que podemos encontrar no site, é só perder tempo e procurar tem lá tudo o que pode interessar a um adepto do clube, só não está informado quem não quer.

Agora isto é um trabalho herculeo que precisa de voluntários com muito tempo disponivel e acima de tudo muita vontade, porque envolve muita pesquisa e trabalho de manutenção.

Á falta disto, é sempre positivo constatar o aparecimento de alguns blogues de Portistas que dispõe certamente do seu pouco tempo disponivel para ir dando a conhecer a história, nomes e numeros do nosso clube.
 
M

Mokiev

Guest
Eu acho que já que estas coisas estão a aparecer assim como do nada temos oportunidade de com vontade começarmos a fazer TODOS com ideias algo de significativo. Já o disse atras e volto a dizer, uma exposição, um trabalho, seja o que for...
 

Ferjo

Tribuna
18 Julho 2006
4,890
31
Perth Australia
> Devenish Comentou:

Qual 1º símbolo?! O RVCP era um clube distinto do FCP, mas como foi fundado um ano antes pela mesma pessoa e tem as mesmas cores ajuda a tentar explicar se o símbolo em 1906 seria igual ao de 1893. Vai ler os posts todos com atenção. >

Pronto 1 simbolo se calhar e\' muito forte, mas da\'-me um n\'o na garganta s\'o de pensar que os nossos primordios foram estes. Nao me entra na cabeca, direito \'a estupefaccao! :-D

Nao \'e que esteja a renegar a historia, mas que \'e surpreendente.... \'e!
 

Devenish

Tribuna Presidencial
11 Outubro 2006
23,277
13,294
Conquistas
2
Porto
  • Reinaldo Teles
  • Março/19
Repara bem Ferjo que quando o REAL VELO CLUBE DO PORTO foi fundado o Grupo Sport Benfica estava longe de existir sequer. O que tinha a águia era o Sport Lisboa.

http://img189.imageshack.us/img189/7246/gsbw.jpg

Pode ter havido é plágio!

E o RVCP nada tinha a ver com o FCP foi fundado sim pela mesma pessoa, um ano antes 1892, e apenas para corridas de bicicletas, a única coisa semelhante são as cores AZUIS E BRANCAS que parece eram um amor de NICOLAU DE ALMEIDA.
 

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
8,634
3,475
Invicta
O FC Porto sempre teve a sua data de fundação marcada no ano de 1906, até ao ano de 1988 em que o pianista Rui Guedes apareceu dizendo que o FC Porto teria sido fundado em 1893 e facultou provas de um clube chamado Football Club do Porto ao presidente do Porto. O presidente perguntou em assembleia aos sócios se achariam que esse clube do século 19 seria o FC Porto, ganhou o "sim" e o FC Porto passou a ter a sua data da fundação marcada para o ano de 1893.
Quanto a mim não vejo muitas evidências que o FC Porto do século 19 seja o nosso FC Porto, não há provas que sejam o mesmo clube, nem provas que não sejam.
 

Philipp

Tribuna Presidencial
25 Janeiro 2015
29,250
3,122
Conquistas
1
  • José Mourinho
TiagoV disse:
O FC Porto sempre teve a sua data de fundação marcada no ano de 1906, até ao ano de 1988 em que o pianista Rui Guedes apareceu dizendo que o FC Porto teria sido fundado em 1893 e facultou provas de um clube chamado Football Club do Porto ao presidente do Porto. O presidente perguntou em assembleia aos sócios se achariam que esse clube do século 19 seria o FC Porto, ganhou o "sim" e o FC Porto passou a ter a sua data da fundação marcada para o ano de 1893.
Quanto a mim não vejo muitas evidências que o FC Porto do século 19 seja o nosso FC Porto, não há provas que sejam o mesmo clube, nem provas que não sejam.
O historiador Joel Cleto já apresentou as provas de que o FC Porto foi fundado em 1893. Quem tem de se preocupar com isso é o Benfica que aldrabou a data de fundação já que existiu uma fusão com outro clube.
 
  • Like
Reações: Dragao_man
M

Mike_Walsh

Guest
Não há uma única prova de que o nosso FC Porto tenha sido fundado em 1983. Uma única.
E não há uma única prova de que o FC Porto fundado em 1893 tenha alguma ligação ao nosso FC Porto. Nem uma.
Tudo não passou, no fundo, de uma invenção do pianista Rui Guedes, aproveitada por Pinto da Costa para tornar o Porto o clube mais antigo. Não por acaso, a Assembleia-Geral em que isso foi discutido foi das mais polémicas da história do clube e havia mesmo muita gente contra a nova data.
Mas enfim, como a História é uma ciência dinâmica, pode ser que um dia apareça ao menos um indício que seja a ligar o efémero FC Porto de 1893 ao nosso FC Porto. Até lá, vou continuar na minha, até porque não gosto de mentiras e não acho que o FC Porto seja maior ou menor por ser mais antigo.
Eu sei que no Benfica foi ainda mais grave, pois alteraram a data da fundação e o fundador com recurso a falsificação de actas e tudo. Mas isso não me serve de consolo - os problemas dos outros é lá com eles.
 

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
8,634
3,475
Invicta
Philipp disse:
O historiador Joel Cleto já apresentou as provas de que o FC Porto foi fundado em 1893. Quem tem de se preocupar com isso é o Benfica que aldrabou a data de fundação já que existiu uma fusão com outro clube.
Gostava de ver essas provas. Pessoalmente penso que o Foot-Ball Club do Porto foi fundado a 2 de Agosto de 1906, nada liga o FC Porto ao que aconteceu em 1893.
Na lista de primeiros sócios do FC Porto não se constata nenhuma referência a Nicolau d'Almeida nem a 1893, o primeiro  sócio é José Monteiro da Costa e é da data de 1906.
 

Dragao_man

Tribuna Presidencial
1 Março 2007
9,811
5,125
Conquistas
24
32
Maia
  • Madjer
  • Jardel
  • Deco
  • Hulk
1893 ou 1906 who cares! As datas que verdadeiramente interessam para o nosso clube são: 27/05/1987, 13/12/1987, 13/01/1988, 21/05/2003, 26/05/2004, 12/12/2004 e 18/05/2011 :cool:
 
Última edição:

TiagoV

Da Invicta para o Mundo
1 Março 2016
8,634
3,475
Invicta
Dragao_man disse:
1893 ou 1906 who cares! As datas que verdadeiramente interessam para o nosso clube são: 27/05/1987, 13/12/1987, 13/01/1988, 21/05/2003, 26/05/2004, 12/12/2004 e 18/05/2011
Para mim era importante rever se o Porto foi fundado em 1893 e se essa informação tem embasamento científico.
Acho que seria honesto dar a José Monteiro da Costa a qualidade de fundador do Foot-Ball Club do Porto (agora Futebol Clube do Porto), se ele de facto o for como me parece que é.
 
15 Março 2012
4,441
3,459
  • Love
Reações: Dragao_man