A Corina Machado ganhou as primárias no partido dela com quase 100% dos votos. Salvo erro foram 93 ou 94%.
Era a candidata que ia enfrentar Maduro.
O que sucedeu?
Maduro deu ordem de prisão para ela e ela foi impedida de ocupar cargos políticos. Ela teve de fugir.
Então o partido acabou por ter de avançar para eleições com um candidato improvisado - Edmundo Gonzalez. Na semana anterior às eleições este homem tinha uma vantagem de mais de 30 pp sobre o Maduro. No dia das eleições Maduro diz que ganhou 51 vs 49.
Depois disso, Maduro deu ordem de prisão para o Gonzalez (que também teve de fugir) e ofereceu largas recompensas financeiras por informações sobre o paradeiro deste.
Isto é tudo factual. Portanto custa-me ler aqui, como já li, que os venezuelanos não estavam descontentes nem nunca fizeram nada para se libertar do regime. Ou que eles é que se deviam desenrascar...
Pessoalmente condeno os EUA pela forma como agiram. O método foi errado. Mas a prisão do Maduro devia estar a ser celebrada por todo o mundo.
PS - tinha tentado postar esta mensagem quando o tópico foi encerrado.
- sim, concordo com tudo isso.
são coisas diferentes, eu disse desde o início que digo que pode ser um mal que veio por bem.
acho que (quase) ninguém defende o regime corrupto do Maduro, era pior do que um ditador cliché de um filme rasca.
mas não se pode defender o direito internacional e ser contra o imperialismo só quando dá jeito, é um bocado como a liberdade de expressão, quando é para defender coisas que gostamos é muito fácil...
- de qualquer forma a Corina Machado, mesmo tendo em conta essa trafulhice, não foi eleita.
a oposição venezuelana até já "pediu" que seja o Gonzalez.
e o Trump já a queimou, para quem acha que devia ser ela.