Guerra Rússia - Ucrânia

Filipe01

Tribuna Presidencial
26 Março 2012
17,343
12,576
Eu não te insultei antes nem o farei agora. Não te conheço de lado nenhum. És-me indiferente!

Não é falta de coragem, é apenas e só falta de interesse! Não tens nada de relevante para dizer...
A tua participação aqui resumiu-se a distorcer o que é escrito e inflamar os ânimos sem qualquer motivo ou provocação.

Uma táctica triste e que não me merece qualquer resposta. Bye...
Escreve ai o que me chamaste para todos verem.

Cheue

‎ ‎ ‎ ‎
12 Maio 2016
29,338
46,970
Conquistas
7
109
A Corina Machado ganhou as primárias no partido dela com quase 100% dos votos. Salvo erro foram 93 ou 94%.
Era a candidata que ia enfrentar Maduro.

O que sucedeu?
Maduro deu ordem de prisão para ela e ela foi impedida de ocupar cargos políticos. Ela teve de fugir.

Então o partido acabou por ter de avançar para eleições com um candidato improvisado - Edmundo Gonzalez. Na semana anterior às eleições este homem tinha uma vantagem de mais de 30 pp sobre o Maduro. No dia das eleições Maduro diz que ganhou 51 vs 49.

Depois disso, Maduro deu ordem de prisão para o Gonzalez (que também teve de fugir) e ofereceu largas recompensas financeiras por informações sobre o paradeiro deste.

Isto é tudo factual. Portanto custa-me ler aqui, como já li, que os venezuelanos não estavam descontentes nem nunca fizeram nada para se libertar do regime. Ou que eles é que se deviam desenrascar...

Pessoalmente condeno os EUA pela forma como agiram. O método foi errado. Mas a prisão do Maduro devia estar a ser celebrada por todo o mundo.

PS - tinha tentado postar esta mensagem quando o tópico foi encerrado.
- sim, concordo com tudo isso.
são coisas diferentes, eu disse desde o início que digo que pode ser um mal que veio por bem.

acho que (quase) ninguém defende o regime corrupto do Maduro, era pior do que um ditador cliché de um filme rasca.
mas não se pode defender o direito internacional e ser contra o imperialismo só quando dá jeito, é um bocado como a liberdade de expressão, quando é para defender coisas que gostamos é muito fácil...

- de qualquer forma a Corina Machado, mesmo tendo em conta essa trafulhice, não foi eleita.
a oposição venezuelana até já "pediu" que seja o Gonzalez.
e o Trump já a queimou, para quem acha que devia ser ela.

Última edição:

jorgebest

Tribuna Presidencial
2 Junho 2020
6,833
8,021
A razão é muito simples. A russia foi há procura dos recursos naturais da Ucrânia.
Foram "forçados" a tomar iniciativa. E digo entre aspas pois ninguém é obrigado mas se não o fizessem estaria a Ucrania hoje em dia sob controlo Americano com o monopólio dos seus recursos e com Moscovo facilmente ao alcance dos deus misseis...

Tal como as ilhas Kuril na costa Leste da Rússia, a Ucrania e a Bielorússia servem como buffer no Ocidente. Sem eles Moscovo ficariam numa posição vulnerável e penso que hoje não há dúvidas que os EUA mais cedo ou mais tarde tirariam partido disso.

Felizmente para o equilibrio mundial Putin pode ter muitos defeitos mas é uma velha raposa.

Última edição:
  • Like
Reações: Panda Azul e Branco

panenka

Tribuna
2 Fevereiro 2015
4,791
2,471
Conquistas
27
  • Cubillas
  • Hulk
  • Rui Filipe
  • Jardel
Isso só acontece se a união europeia quiser. Se não se acobardarem e começarem a investir na defesa, não acontece.

Secalhar ja era altura de criar um exército da uniao europeia, sairem da NATO, e investir a serio na defesa nessa nova aliança.

Continuamos a ter tudo para ser o melhor continente do mundo em prosperidade, seguranca, cultura, modo de vida.
Vão ficar todos calados e comer.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,943
8,643
É isso mesmo, é preciso é o futuro estar nas mãos de quem deve, do povo venezuelano.

Fiquei preocupado com as declarações do Dumbf a dizer que agora os "EUA iam governar a Venezuela até estar controlado".

Nada disso, entregar a um governo de gestão, de venezuelanos, provisorio que organize o mais rápido possível eleições livres.
Espero que tenhas a poltrona mais confortável do mundo para esperar por isso!

• Like
Reações: N.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,943
8,643
A unica cena que me fez confusão no discurso do Trump .....foi falar na "Doutrina de Monroe" uma cena inventada em 1800 e tal por causa dos Imperios Colonizadores (nos Tugas incluidos) ....alguem que diga ao Trump Palpatine que estamos no sec.XXI ....
Estás a ser muito ingénuo. O imperialismo é como o garfo, nunca passa de moda. E é óbvio que a doutrina Monroe continua tão válida hoje como no século XIX.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,307
1,873
Isso é mais fácil de dizer do que de fazer. A Europa é completamente dependente em termos energéticos, seja do Médio Oriente, da Rússia ou dos EUA, e sem autonomia energética não pode haver independência.
Toda a gente vai depender sempre alguma coisa de alguem em questões economicas.

O que eu digo e que a dependência seja menor em proporção, para nao ficar totalmente dependente de alguem.
Na vertente militar podemos depender so de nos.

Dagerman

Tribuna Presidencial
1 Abril 2015
6,943
8,643
Toda a gente vai depender sempre alguma coisa de alguem em questões economicas.

O que eu digo e que a dependência seja menor em proporção, para nao ficar totalmente dependente de alguem.
Na vertente militar podemos depender so de nos.
As armas não têm importância nenhuma se não controlares o combustível que as põe a funcionar. Essa foi a lição que os nazis aprenderam na 2ª guerra mundial.
Se a Europa quer investir em armas, só faz sentido se for para invadir a arábia Saudita e lhes roubar o petróleo, uma vez que a Rússia é uma presa demasiado grande para os nossos dentes. Mas duvido que os americanos nos deixassem ocupar a Arábia saudita, de maneira que acho que a Europa está fodida a médio prazo sim ou sim. Mas é só a minha opinião.

luchogonzalez27

Bancada central
31 Julho 2025
1,307
1,873
As armas não têm importância nenhuma se não controlares o combustível que as põe a funcionar. Essa foi a lição que os nazis aprenderam na 2ª guerra mundial.
Se a Europa quer investir em armas, só faz sentido se for para invadir a arábia Saudita e lhes roubar o petróleo, uma vez que a Rússia é uma presa demasiado grande para os nossos dentes. Mas duvido que os americanos nos deixassem ocupar a Arábia saudita, de maneira que acho que a Europa está fodida a médio prazo sim ou sim. Mas é só a minha opinião.
O petróleo também vai ter os dias contados.

Zack Brian

Bancada central
19 Março 2024
2,236
3,806
Conquistas
2
  • André Villas-Boas
  • Lucho González
Estás a ser muito ingénuo. O imperialismo é como o garfo, nunca passa de moda. E é óbvio que a doutrina Monroe continua tão válida hoje como no século XIX.
Ingenuo !?? Nao!!! sou um simples mortal que vive num mundo decadente ....Mas ingenuos sao os lideres Europeus homens com poderes que preferem olhar para o lado do que fazer frente a um homem senil com tiques de ditador que usa as leis do imperialismo do sec 17 ou 18 para drr alguem.....e ja agora burros sao os americanos que elegeram um otario com a merda da frase ....Makes America great Again

N.

Tribuna
20 Junho 2019
4,100
5,732
Conquistas
4
  • Jorge Costa
  • André Villas-Boas
Continua o tom de ameaça em relação à Gronelândia e os dinamarqueses pelo menos diplomaticamente já estão a levar o assunto a sério. Ou a Europa volta a ter uma voz no mundo, ou passará muito em breve a ser apenas um continente museu.

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
2,240
2,290
37
Isso só acontece se a união europeia quiser. Se não se acobardarem e começarem a investir na defesa, não acontece.

Secalhar ja era altura de criar um exército da uniao europeia, sairem da NATO, e investir a serio na defesa nessa nova aliança.

Continuamos a ter tudo para ser o melhor continente do mundo em prosperidade, seguranca, cultura, modo de vida.
Claro! Esse é sem dúvida o caminho. O problema é que isso leva tempo (ainda para mais numa organização que requere consensos alargados para cada decisão). Alguns dos nossos estados membros devem ser facilmente manipulados pela Russia ou EUA. Depois há dependência inevitável nas matérias primas ou know-how de países pouco recomendáveis. Finalmente o outro problema é que as grandes potências não vão assistir a este processo de braços cruzados e farão tudo para que isso não aconteça.

Ou seja, eu concordo contigo e julgo que essa é a direção mas há grandes desafios e uma barreira de tempo ( não vamos a tempo de nos defender no caso fa Gronelandia).
A UE terá de encontrar formas de acelerar decisōes e garantir retorno para os seus investimentos em defesa. Há na Europa um status quo de empresas que dependem de fundos comunitários e que entregam um valor questionável. Em Portugal então as empresas pegam no dinheiro e colam uma camera a um drone.

VisceraEater

Bancada central
28 Maio 2016
2,240
2,290
37
Se a Venezuela atacar os EUA, nós iremos para o terreno ao abrigo do artigo quinto lutar ao lado de Trump? Os EUA são aliados mas houve 0 de coordenação ou consulta com a NATO. Ansioso para ver o que vai o Rutte dizer sobre a operação na Venezuela. Infelizmente, as instituições estão a colapsar.