sinal disse:
Isso é um mito, a Bundesliga não tem tanto talento como isso, a Bundesliga tem 1 super-equipa (Bayern) + 1 excelente equipa (Dortmund) + 2 equipas boas (Schalke 04, Leverkusen), o resto são equipas razoáveis e medíocres. É um campeonato que neste momento é completamente desiquilibrado, com 1 terço do campeonato, o campeão já estava decidido.
Isso não é bem assim... a Bundesliga tem normalmente dois crónicos candidatos que lutam pelo titulo (exemplo do que acontece em quase todos os campeonatos). É verdade que nos últimos dois anos existe um super Bayern que não dá chance a ninguém mas a Bundesliga tem excelentes equipas, com excelentes jogadores, um ambiente brutal de enorme fair play e muita festa, com estádios sempre cheios (independentemente da hora ou do tempo que faz - ajuda o nível de vida claro). O futebol aqui na Alemanha é encarado de forma séria mas como um desporto e uma festa. Eu vivo em Hamburgo e é impressionante perceber que o HSV está em enorme crise desportiva e mesmo assim tem sempre um estádio cheio de gente a apoiar... mais ainda, o ST Pauli (clube mais pequenino aqui da cidade) apesar de jogar a 2ª liga tem uma legião de fãs impressionante e uma média de adeptos todos os jogos muito superior à de qualquer clube português (excluindo os grandes). As equipas não são assim medíocres como pintas acredita. Por exemplo se compararmos com o futebol português conseguimos perceber que uma das equipa mais fraca do campeonato alemão deste ano (Freiburg) apanhou uma das melhores portuguesas depois dos grandes (Estoril) na Liga Europa e não perdeu um único jogo com eles ficando com o dobro dos pontos do estoril (6 contra 3).
Não é por viver aqui que digo isto (até porque já gostava muito da Bundesliga antes de cá chegar) mas o campeonato é muito bom. Assistem-se a grandes jogos, a grandes ambientes e a grandes festas. É certo que neste momento o Bayern está muito à frente dos outros (tb por culpa do Dortmund) mas ainda assim é uma liga emocionante.
Ainda assim a grande diferença aqui, na minha opinião, é a forma como se respeitam e como respeitam o adversário e a competição. Basta ver a forma como o Borussia saiu há uns anos atrás de uma grave crise financeira e quem ajudou a isso (os seus adversário como por exemplo o próprio Bayern). Aqui em Hamburgo por exemplo, nas últimas semanas vieram jogar o Hertha Berlim e o Bayern e em qualquer um desses dias as ruas do centro e as esplanadas (apesar do frio) estavam cheias de adeptos forasteiros a beber as suas cervejas, a cantar e a fazer a festa sem qualquer tipo de confusão e sem que ninguém os incomodasse, muito pelo contrário, os adversários juntam-se a eles... é brutal!!! A primeira vez que assisti a uma coisa dessas, ia no metro e de repente ele ficou cheio de adeptos de fora equipados a rigor e a cantar e eu pensei "vai dar merda"... bem me enganei, passado poucos minutos estava o pessoal todo em amena cavaqueira e a conviver na boa.