http://www.fcporto.pt/pt/Pages/fc-porto.aspx
HERRERA: ESTAMOS MUITO APAIXONADOS PELO QUE ESTAMOS A FAZER
Em entrevista à Dragões, o capitão dá voz à união e ambição de um grupo que quer coisas grandes e importantes
Por Bruno Leite
O estatuto de jogador do atual plantel há mais tempo no FC Porto faz de Herrera uma das vozes mais ouvidas no balneário, mas não é só por isso que o internacional mexicano enverga a braçadeira de capitão. A cumprir a quinta época de Dragão ao peito, o médio abriu o coração à DRAGÕES e fez uma retrospetiva dos primeiros meses sob o comando de Sérgio Conceição, um treinador cujo caráter se reflete na equipa. Esta mesma equipa, no entender de Herrera, é a mais forte do Campeonato, mas como sempre, é dentro do campo que se estabelece a diferença para os demais, ainda que os adversários sejam mais do que um em muitos jogos. No meio de um intenso desejo coletivo de vencer, Herrera garante, ainda assim, que não há ninguém dentro do grupo que queira ser campeão mais do que ele. A relação equipa-adeptos e adeptos-equipa também entra nesta equação, pois afinal de contas, ambos se tornam mais fortes quando estão unidos.
O balneário é uma das grandes forças, senão a maior, deste FC Porto?
O balneário está muito unido e sempre falámos que teríamos de ser como uma família, e é isso mesmo que somos, uma família. Passamos muito tempo juntos e partilhamos muitas alegrias e outros momentos não tão bons, mas estamos sempre juntos. Eu, tal como os meus companheiros, tenho o pensamento de que, unidos, somos mais fortes. Temos de continuar com esta união e com esta força que demonstrámos até agora.
(
)
Sente que agora a equipa extrai melhor o talento de cada um, tornando-se por isso num coletivo mais forte?
Sem dúvida. Sempre disse que tínhamos jogadores de grande qualidade e que poderiam resolver um jogo de um momento para o outro. Depois, coletivamente, todos temos de funcionar como uma equipa para a própria equipa funcionar. Creio que este ano, estão a aproveitar os próprios jogadores e, consequentemente, a equipa. A equipa é o maior beneficiado. Creio que é uma parte importante: todos trabalharem como uma máquina. Quem ganha é o FC Porto, não é o Herrera ou outro qualquer. Creio que é algo muito importante para o grupo conseguir atingir os objetivos.
(
)
Acredita que o FC Porto é a equipa mais forte do Campeonato?
Acredito muito nos meus companheiros, na equipa técnica e em toda a gente que trabalha no FC Porto. Se queremos conseguir coisas grandes e importantes, temos de acreditar que somos os melhores. Mas não basta dizermos que somos os melhores, temos de trabalhar com os melhores e demonstrar dentro do campo que somos os melhores. Isso podemos consegui-lo trabalhando com disciplina e preparando-nos ao máximo para podermos demonstrar que somos os melhores.
(
)
Acredita que os adeptos do FC Porto se reveem nesta equipa?
Acredito que sim. Com a pouco experiencia que tenho mas com o que já vi, a união que existe e a força que nos dão, bem como o acreditar deles e o nosso, é algo que tem sido diferente. Também é verdade que todos estamos um pouco ansiosos e com muita vontade de ser campeões, e isso ajuda bastante.
(
)
Além da conquista do Campeonato, também é essencial voltar a chegar às finais e conquistar a Taça de Portugal e a Taça da Liga?
Sabemos que o mais importante é o Campeonato, mas ganhar um título também é ganhar uma Taça. Damos o máximo e trabalhamos para conseguir o que todos queremos, que são títulos. As Taças entram nesses títulos e vamos sempre jogar para ganhar.
Este é um excerto da entrevista a Herrera publicada na edição de dezembro de 2017 da Dragões, a revista oficial do FC Porto