Iker Casillas

DECO-10

Tribuna Presidencial
24 Julho 2013
6,259
2,107
Nirvanes disse:
Fazes más têm todos. Até o Messi e o Ronaldo de vez em quando.
Claro que sim... mas elas ficam nos registos e não podem ser apagadas. Era aí que queria chegar. Até ao momento estou muito satisfeito com a performance desportiva dele.... mas sinceramente, acho que se o Helton lá estivesse, também estaria satisfeito com o GR que tínhamos.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
DECO-10 disse:
Claro que sim... mas elas ficam nos registos e não podem ser apagadas. Era aí que queria chegar. Até ao momento estou muito satisfeito com a performance desportiva dele.... mas sinceramente, acho que se o Helton lá estivesse, também estaria satisfeito com o GR que tínhamos.
A última época que o Helton jogou a titular foi penosa. Esteve mal na época do Fonseca. Mas ninguém se lembra disso, porque já passou, e a nostalgia aparece sempre para mexer connosco especialmente em relação a um jogador que desperta muito carinho nos portistas.

Eu com Helton não estaria satisfeito porque eu não acho que ele vá jogar muito mais tempo e porque precisa de dar lugar a alguém. Achei que seria o Fabiano mas correu muito mal. O substituto natural será Gudino ou Sá, a médio prazo, mas para já há Casillas e muito bem. Trás mais história a um clube com muita história, experiência, humildade, e identifica-se 100% no que é ser Porto dentro e fora do campo.

É muito fácil pegar no campo da especulação e dizer que como Helton estariamos iguais. Se calhar estariamos piores, tendo em conta que o Helton tem dois erros em dois jogos seguidos na Taça e vários golos sofridos. Mas disso não falam os criticos do Casillas do costume. Eu adoro o Helton btw, não o julgo por esses erros tal como não julgo o Casillas pelos dele. Dou o beneficio da dúvida a ambos, e tolerância porque a merecem.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,737
31,686
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
o problema do casillas no porto para muitos adeptos chama-se mourinho.. o que é difícil de entender por vezes.. tem estado bem, na minha opinião é um grande guarda redes.. se precisávamos de um assim tão caro.. isso seria outra conversa..

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
A conversa do salário é quase um não assunto. Avaliem o jogador pelo que é. O que lhe pagam não somos nós que decidimos e não. Melhor pagar ao Casillas do que os muitos milhões de comissões e de contratações da treta. Ao menos sabemos ao certo para onde vai o dinheiro.

A verdade é que o Casillas tem sido muito bom, e o saldo que deixa é positivo, por muito que se esforcem para dizer que ele tirou pontos em jogos completamente parvos que errou mas que não teve intervenção directa no resultado. Porque se vamos por aí também há muitos pontos a favor a contar em jogos que ele evita golos dos adversários e o Porto ganha com mais conforto.

MiguelDeco

Tribuna Presidencial
2 Setembro 2013
41,737
31,686
Conquistas
12
  • Hulk
  • Alfredo Quintana
o ponto não é o salário dele, o ponto é se com um guarda redes mais barato não se tinha conseguido buscar 2 defesas centrais de jeito.. a questão é essa.. seria o casillas assim tão necessário? eu acho que era mais necessário dois defesas centrais de qualidade, algo que não existindo nem o casillas consegue fazer tamanho milagre..

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Realmente só falta mais essa. Agora se não se tivesse ido buscar o Casillas tinhamos ido buscar centrais. Mais especulação.
Como dinheiro do Marega também se tinha ido buscar um central ou dois... ou com o dinheiro de vários outros.
A culpa de não haver centrais não é do Casillas nem da sua vinda de certeza.
Mas isso concordo e já disse, não vale um charuto ter o Casillas numa muito boa forma se tem aquela defesa à frente. O homem pelo que fez nos últimos 3 jogos merecia era estar imbatível, no entanto mesmo a fazer estas exibições encaixou 5 golos. Se calhar os mais criticos diriam que o Helton tinha encaixado menos x) mas a verdade é que a defesa não lhe está a prestar lá grande serviço, e se continuar assim ele vai descer de forma muito rapidamente porque um GR que está bem e sofre tantos golos não deve manter a forma quase de certeza.

O Casillas não foi "assim tão necessário", foi uma oportunidade bem aproveitada. O útil a juntar-se ao agradável.

joaoalvercafcp

Tribuna Presidencial
13 Março 2012
30,567
2,829
CASILLAS: “COM O TEU APOIO, CONSEGUIREMOS!”

Guarda-redes espanhol quer fazer “reviravolta épica” frente ao Borussia Dortmund (quinta-feira, 20h05)

Iker Casillas tomou a palavra na newsletter do seu site oficial para partilhar a crença que reina no balneário portista em relação ao encontro com o Borussia Dortmund, agendado para quinta-feira, às 20h05, no Estádio do Dragão, relativo à segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. O guarda-redes afirmou que só com o apoio dos adeptos será possível uma “reviravolta épica” frente a um adversário que derrotou os portistas na primeira mão, por 2-0, dando seguimento aos bons resultados alcançados com Moreirense e Benfica.

“É uma semana emocionante esta que começa agora, com um jogo difícil e decisivo para a nossa permanência na Europa. Vamos continuar a esforçar-nos e a trabalhar duro para conseguir a vitória e estou confiante de que, como sempre graças ao teu apoio, conseguiremos. Somos Porto!”, escreveu o espanhol.

O guarda-redes não tem dúvidas que só com as bancadas cheias é que os portistas poderão ter hipóteses de chegar aos oitavos de final da competição: “Vamos jogar com o Borussia Dortmund, após termos complicado a nossa missão na Alemanha ao perder por 2-0 no Westfalenstadion, mas agora jogamos em casa, no Dragão, com a nossa gente e vamos tentar fazer uma reviravolta épica num jogo que se espera difícil, muito difícil. Superámos agora jogos importantes contra o Moreirense e Benfica e queremos culminar esta boa fase na Liga Europa. Precisamos de todo o vosso apoio para sair vencedores e passar aos oitavos de final”.

Mike D

Bancada central
8 Novembro 2013
1,713
36
Conquistas
1
Porto
  • Deco
Sem palavras para o que se lê aqui.

Portanto, manteve-nos em jogo no Dragão contra Benfica, Chelsea, Moreirense. Fez a exibição de uma vida na Luz. Manteve-nos na eliminatória em Dortmund. (Sem ir ver jogo a jogo e defesa a defesa).

Errou claramente em Guimarães, e contra o Kiev em casa (apesar de o principal culpado ser o Imbula).

Tudo somado... Saldo negativo.

Tá tudo.

Lucho88

Bancada central
9 Março 2012
1,324
1
Mike D disse:

Portanto, manteve-nos em jogo no Dragão contra Benfica, Chelsea, Moreirense. Fez a exibição de uma vida na Luz. Manteve-nos na eliminatória em Dortmund. (Sem ir ver jogo a jogo e defesa a defesa).

Errou claramente em Guimarães, e contra o Kiev em casa (apesar de o principal culpado ser o Imbula).

Tá tudo.
Tivesse um nome tuga e fosse da formação e estava tudo  a dizer maravilhas :))... mas não te preocupes que ainda existe gente com olhos na cara xD e que saiba ver o que realmente se twm passado.

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
951
261
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Nirvanes disse:
A última época que o Helton jogou a titular foi penosa. Esteve mal na época do Fonseca. Mas ninguém se lembra disso, porque já passou, e a nostalgia aparece sempre para mexer connosco especialmente em relação a um jogador que desperta muito carinho nos portistas.
Nem vou discutir o resto mas. Se calhar "ninguém se lembra disso" porque não aconteceu.
Só para tua referencia, o Iker já sofreu mais golos este campeonato do que o Helton no ano do Fonseca. E ainda faltam uns quantos jogos para chegar aos 23 que o Helton jogou esse ano.
Sei lá, detalhes.

Nirvanes

Tribuna Presidencial
23 Julho 2015
6,444
2,257
Conquistas
1
  • André Villas-Boas
Bruno disse:
Nem vou discutir o resto mas. Se calhar "ninguém se lembra disso" porque não aconteceu.
Só para tua referencia, o Iker já sofreu mais golos este campeonato do que o Helton no ano do Fonseca. E ainda faltam uns quantos jogos para chegar aos 23 que o Helton jogou esse ano.
Sei lá, detalhes.
Os 5 que o Casillas sofreu ainda nestes últimos 3 jogos foram por inteiro demérito dele não sabes! E toda a gente sabe o quão o Helton estava desfalcado na defesa nesse ano coitado.

Em 2013/2014, o Helton acabou com 30 golos sofridos em 33 jogos, uma média de 0,91 golos sofridos por jogo. Já se fores comparar à última realmente boa (e normal) época dele (a titular), 2012/2013 sofreu 22 golos em 40 jogos, uma média de 0,55 g/j.
Então não aconteceu?

O Casillas com esta defesa terrível tem 27 golos sofridos em 30 jogos, 0,9 g/j. Ainda há dois ou três jogos era a melhor defesa do campeonato, mesmo com os problemas defensivos que toda a gente sabe, agora está em segundo!
O Helton não está muito melhor, com 8 jogos e 6 golos encaixados, média de 0,75 g/j, melhor média porque tem uma amostra mais pequena.

Quanto tem o Rui Patricio? 31 golos sofridos em 34 jogos, média de 0,91 g/j.
E o Júlio César? 29 golos sofridos em 33 jogos, média de 0,88 g/j.

andremaisfcp

Tribuna Presidencial
25 Maio 2014
20,277
13,812
Conquistas
9
  • Pinto da Costa
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • Deco
Mike D disse:

Tá tudo.
Defendeu um penalti frente ao Tondela que garantiu os 3 pontos.

Mike D

Bancada central
8 Novembro 2013
1,713
36
Conquistas
1
Porto
  • Deco
Bruno disse:
Sei lá, detalhes.
LOOOL Se eu pusesse o Casillas com Danilo, Ota, Mangala, Alex Sandro à frente dele e ainda com o Fernando a ajudar aí sim podíamos fazer comparações.

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
951
261
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Nirvanes disse:
Os 5 que o Casillas sofreu ainda nestes últimos 3 jogos foram por inteiro demérito dele não sabes! E toda a gente sabe o quão o Helton estava desfalcado na defesa nesse ano coitado.

Em 2013/2014, o Helton acabou com 30 golos sofridos em 33 jogos, uma média de 0,91 golos sofridos por jogo. Já se fores comparar à última realmente boa (e normal) época dele (a titular), 2012/2013 sofreu 22 golos em 40 jogos, uma média de 0,55 g/j.
Então não aconteceu?

O Casillas com esta defesa terrível tem 27 golos sofridos em 30 jogos, 0,9 g/j. Ainda há dois ou três jogos era a melhor defesa do campeonato, mesmo com os problemas defensivos que toda a gente sabe, agora está em segundo!
O Helton não está muito melhor, com 8 jogos e 6 golos encaixados, média de 0,75 g/j, melhor média porque tem uma amostra mais pequena.

Quanto tem o Rui Patricio? 31 golos sofridos em 34 jogos, média de 0,91 g/j.
E o Júlio César? 29 golos sofridos em 33 jogos, média de 0,88 g/j.
eeeeeepá. Pronto, então tá explicado!
Andou aqui toda a gente a chamar nomes ao Fonseca por não ser capaz de arrumar a equipa e a fazer funcionar e afinal a culpa foi do Helton, esse malandro!
Da mesma forma que no ano antes toda a gente chamava nomes ao Vitor Pereira e ao futebol de dar sono com 70% de posse de bola e afinal foi tudo obra e graça do Helton, também.

Ainda bem que me puseste na ordem!!!

Já agora, esta defesa terrível deste ano, como lhe chamas, apenas perde declaradamente para a defesa do Fonseca no central do lado direito.
Os laterais e o central esquerdino cumprem ao mesmo nível (ou pelo menos a um nível muito aproximado) do que acontecia no ultimo ano do Helton titular. E isso até à saída do Ota. Que depois tiveste o grandioso Ba a bombar. Esse portento de defesa.

Agora, voltando ao assunto em mãos. Mais demonstração que o Helton não teve nenhuma época medonha do que a que acabaste de dar, não há. Demonstraste com números que a pior época do Helton no clube esteve ao memso nível que a que o Casillas está a fazer este ano. E já que como defendes a época do Casillas está a ser positiva, então...

Pedrotripeiro

Arquibancada
28 Março 2012
356
9
é curioso que o semblante do Casillas durante os jogos não espelha o optimismo destas mensagens na internet.

Esperamos que este senhor tenha uma noite em alto nível, sem quebras de concentração.

Bruno

#AVB2024
9 Março 2012
951
261
Conquistas
3
  • Lucho González
  • Alfredo Quintana
  • André Villas-Boas
Mike D disse:
LOOOL Se eu pusesse o Casillas com Danilo, Ota, Mangala, Alex Sandro à frente dele e ainda com o Fernando a ajudar aí sim podíamos fazer comparações.
Parte do que escrevi para o Nirvanes também serve para te responder

Gostaria apenas de adicionar que:
O Alex Sandro era insultado jogo sim jogo sim porque parecia que andava a dormir em campo;
O Danilo continuava a não render particularmente bem a lateral e esperava-se pela sua mudança para o meio campo onde iria, finalmente, demonstrar o seu potencial,
O Mangala tinha paragens cerebrais de todo o tamanho em metade dos jogos
O Ota andava a jogar a contravontade (como voltou a fazer em Espanha) porque queria sair do barco

Sobrava o Fernando - o enorme Fernando que a maior parte dos forunistas queria ver fora da equipa porque o bandido estava quase em fim de contrato e andava a jogar já com a cabeça noutro sítio.

É isso. O afortunado do Helton e a enorme equipa cheia de dinâmicas a funcionar em grande que teve à sua frente no ano do Fonseca...

WarriorFCP

Tribuna Presidencial
9 Dezembro 2013
17,356
3
34
Porto
Acho incríveis certas comparações que se fazem, como "ah e tal, o Fabiano na época passada sofreu menos golos"... "ah e tal o Helton nesta ou naquela época sofreu menos golos"... mas é só o GR que defende numa equipa de futebol? Então e os outros 10 jogadores não têm responsabilidade no processo defensivo? O nosso processo defensivo esta temporada é dos piores que já vi no FC Porto, um bom indicador do sucesso ou não dos GR poderia ser, o número de oportunidades concedidas pelo FC Porto esta época em comparação com as épocas anteriores.
Não sei quantas oportunidades por jogo concedemos aos adversários esta época por jogo em média, mas sei que são muitas mais em comparação com épocas anteriores. Um facto e que já vi por aí a circular é que Casillas é o GR dos 3 grandes que mais defesas faz por jogo e o FC Porto é a equipa dos 3 grandes que mais remates permite aos adversários.

O Casillas não está a fazer uma época extraordinária, como ninguém do FC Porto está, bem pelo contrário, agora, tendo em conta o rendimento da equipa, para mim, o Casillas está a ter uma performance individual superior à performance colectiva da equipa do FC Porto.

E não são só os jogos contra o Benfica que o Casillas teve grandes actuações.

Para mim tem um saldo francamente positivo.

Wetl

Tribuna Presidencial
31 Agosto 2012
11,316
5,932
Gostava de ver o Casillas para o ano com uma boa dupla de centrais. Acho que poder dar muito mais. Pode ser o suporte de uma grande equipa. O problema é que este ano a equipa é uma manta de retalhos, Espero que para o ano continue cá.

RuiDias

Tribuna
29 Abril 2013
2,553
936
Gosto da sua confiança mas sempre que fala que quer isto ou aquilo as coisas têm saído trocadas.
Oxalá consiga obter o único trofeu que lhe falta.